O Gato andava à procura de novos donos...
Agora a sério, ainda bem que encontraste o gatinho. É geralmente aflitivo.
Adorava viver numa casa que tivesse um espaço exterior devidamente vedado. O que acontece com os gatos que vão passear assim por fora, geralmente não acaba bem. São atropelados, feridos ou roubados...por pessoas que nem sempre o fazem porque sejam bons donos.
homeless, vou expor aqui um caso particular sobre o que se passou com um familiar sobre a castração.
A minha tia teve uma gata esterilizada com problemas de tiroide; não foi propriamente uma gata muito saudável. Após a morte da gata, algum tempo depois foi oferecido um gato ainda bebé.
Nas consultas ao vet, sendo a minha tia, uma pessoa extremamente disciplinada e cuidadosa; abordou todo o plano de saúde do gato, para ter tudo planeado. As perguntas da praxe sobre a alimentação, vacinas, exames periódicos e castração.
Aqui o veterinário desaconselhou determinantemente a castração. Até para surpresa dela, afinal a minha tia tinha ideia que era melhor ter o gato castrado.
O veterinário disse-lhe que os gatos castrados sofriam muito com problemas que surgiam devido a esse procedimento; desaconselhou o procedimento. Não estou certa, mas acho que apontou problemas das vias urinárias em gatos castrados. Se não fosse a minha tia, eu não ia acreditar; porque geralmente aconselham a castração.
Agora... Ela confia no veterinário e ponto. Eu confio na minha tia, mas não totalmente no veterinário dela; confio 80%no meu veterinário, salvo seja.
Quem tem gatos castrados, nota algum problema causado ou potencialmente causado devido à castração?
Mas por favor queria uma opinião isenta dos problemas das fugas, controlo de natalidade, marcação de território, etc. Mas gostava da vossa opinião do aspeto clínico da coisa.