Uma ajudinha para o olho da minha gatinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jonnydiana
Membro Júnior
Registado: quinta mar 01, 2012 12:59 pm

domingo jul 14, 2013 12:02 am

Boas...

Precisava de uma ajudinha. Tenho uma gata,super meiga e calma,mas não se dá com outros animais.
Por motivos de força maior e por tempo indeterminado tivemos que nos mudar para casa dos meus sofros, que têm 2 gatos. Ora,está-se mesmo a ver o final da história...cada vez que a minha gata sai do nosso quarto é o fim do mundo, porque por muito que ela evite os gatos, eles vêm sempre provocá-la e assanhá-la.
Bem, hoje apareceu-me,por cima do olho está inchado e ela coitadinha nem consegue abrir o olho.
O veterinário está fechado e só abre na 2ªfeira, e aqui perto não existe mais nenhum.
Será que alguém me consegue dar uma ajudinha...não me pareçe infetado nem nada e até já pensei por gelo na zona inchada, mas não sei se irá ajudar!!!

Uma ajudinha será muito bem vinda...

Origada
PsyJimbo
Membro
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

domingo jul 14, 2013 12:06 am

Tenta meter umas gotas de soro para ver o resultado, se não tem fridas nem vestigios de infecçao tenta as gotas hoje e amanha vês o resultado
jonnydiana
Membro Júnior
Registado: quinta mar 01, 2012 12:59 pm

domingo jul 14, 2013 12:15 am

Mas coloco as gotas de soro dentro da vista, ou passo à volta do olho com um pouco de algodão embebido no soro???

Obrigada
PsyJimbo
Membro
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

domingo jul 14, 2013 12:23 am

jonnydiana Escreveu:Mas coloco as gotas de soro dentro da vista, ou passo à volta do olho com um pouco de algodão embebido no soro???

Obrigada
Não, mete duas ou três gotas directamente no olho, como disses-te por fora não tem ferimentos, o soro pode até não fazer nada mas pelo menos sempre limpa a vista, se fôr um simples inchaço dois, três dias passa. Mas vai-lhe metendo gotas soro
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo jul 14, 2013 8:49 am

Procure urgentemente um veterinário que faça urgências. Pode ter uma ulcera (ferida) na cornea e nesse caso é preciso saber bem que medicação colocar e é muito arriscado pôr coisas ao calhas. Corre o risco de perder a visão e tem decerto imensas dores.

não perca tempo, na zona há de certeza vets que façam urgências e isto é uma!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo jul 14, 2013 1:38 pm

É melhor ir ao veterinário como já lhe foi indicado. Ficar 2 ou 3 dias "à espera se passa", pode estar a deixar agravar o problema e a dificultar o tratamento e cura.

É que possivelmente foi uma unha de outro gato que a feriu...Vá ao veterinário, pode ser que nem seja um tratamento dispendioso e assim resolve logo o problema.

Num caso qualquer ferida sempre me foi dito para não usar algodão, mas sim compressas gazes esterilizadas.

Em relação ao problema de socialização, antes de introduzir a gata em casa dos seus sogros, devia de ter lido a respeito ou procurar informações a respeito. Acho que sabe que os gatos são extremamente territoriais, e portanto, exigem passos a ser dados, de modo, a facilitar e a melhorar o processo.

Eu começava por manter os gatos isolados, numa primeira fase.

Arranjar umas toalhas que esfregava no focinho dos gatos, colocava a servir de tapete das taças da comida da gata.
Uma outra toalha que esfregava no focinho da sua gata e usava de tapete por baixo da comida dos gatos.

E isto devia ser feito todos os dias, durante pelo menos 3 semanas.

Arranjar forma deles poderem visualizar sem os colocar em perigo, ambos dentro de crates; com treats para terem associações positivas com a presença de uns e de outros. E tudo com calma, quando eles demonstrarem poucos sinais de agressividade, ir aumentando o tempo de exposição. Quando não demonstram agressividade, então arriscar mais um pouco o contato.

E agora vem a eterna questão. Os gatos e a gata estão castrados/esterilizados? Ao não estarem, parece ir estar em grandes problemas, com marcações de território e competição pela fêmea na altura do cio.

As pessoas quando deparadas com as situações devem pensar primeiro em como o fazer da melhor forma.
Responder

Voltar para “Gatos”