Rações: boas ou más?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
dfrank
Mensagens: 6
Registado: domingo nov 07, 2004 12:09 am

segunda jul 15, 2013 2:48 pm

Uma das minhas gatas come Hill'z Z/D por sofrer de alergias. A outra come a ração Mobility da Royal Canin, tem 14 anos e começou a dar sinais de problemas nas articulações. A ração Mobility tem extractos de Mexilhão Verde da Nova Zelândia, que promove a saúde das articulações.
Estive a pesquisar na net e, para minha surpresa, estas marcas são consideradas de má qualidade, principalmente nos EUA. Sei que há marcas consideradas de excelente qualidade, como a Acana e Orijen.
A minha perguntas é: como é que as dietas veterinárias da Royal Canin e da Hill's podem ser consideradas de topo num sítio e de baixa qualidade noutro? É tudo uma questão de marketing?
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

segunda jul 15, 2013 5:06 pm

:lol: Tem toda a razão.

Ora pensando bem, tem um gato com 14 anos, provavelmente escolheu bem a ração.

A Acana e a Orijen podem ser excelente rações, no entanto, nem todos os animais têm boas experiências com elas. Também me parece arriscado fazer mudanças na dieta dos seus gatos sem antes avaliar os riscos junto do veterinário, especialmente no gato idoso.

O gato que tem alergias... apurado o que lhe provocava a reação alérgica, podia procurar uma outra ração compatível se chegar à conclusão que é melhor.

Eu recentemente fiz uma troca de ração, num gato com 4 meses. A mudança foi da hill's (Eu gosto desta marca) para a naturea. Não foi por estar insatisfeita com a hill's, foi apenas porque não gosto de determinados ingredientes usados. Um deles o glúten de milho, depois também não simpatizo nada com o milho e por isso mudei. Somos a geração milho, e portanto, estou mesmo a embirrar com ele.

Agora ainda vou levar algum tempo, para poder dizer que fiz a escolha certa.
É preciso ponderar na balança os prós e os contra.

Os médicos onde levo o meu gato, gostam da naturea e deram voto favorável à experiência. No entanto, também me dizem que é um pouco demais desprezar rações que estão no mercado à imensos anos com provas dadas de sucesso: A hill's, eukanuba, purina pro plan e a royal canin. E eu não posso deixar de concordar em parte com eles.

As rações em cima, prefiro a hill's e a eukanuba.

Dentro das rações boas, escolha a que o seu gato mostre estar com melhor saúde.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda jul 15, 2013 6:51 pm

tudo uma questão de propaganda
afterdark
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

segunda jul 15, 2013 9:19 pm

Royal Canin, Pro plan, eukanubas... só marketing.

Se forem analisar ao pormenor essas rações é facil constatar que não são NADA de especial.

A ACANA e a ORIJEN são sem dúvida o top dos tops... a Orijen então é fantástica.
É obvio que há animais que não se dão bem com elas, muito devido ao alto teor de proteinas.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça jul 16, 2013 11:04 am

Até não sei bem se é o alto teor de proteínas se é o elevado teor de proteína processada. Será muito provavelmente isto que dificulta a digestão e provoca efeitos indesejáveis.
Mesmo na alimentação humana, mais depressa vemos mais variedade de cereais usados como alimentos processados com sucesso que a carne propriamente dita.

A carne que se vê processada; quase não chega a ser considerado um processamento que me estou a referir, mas sim preservada. É enlatados, salmoura e congelados (em alguns países a carne seca).
As sopas instantâneas de rabo de boi, que é um processamento claro, apenas tem 1% de rabo de boi. Não é nada. O sabor conseguem por outros meios, não é por ter a carne propriamente.

Ao dar uma refeição de carne não é um problema, a carne é uma excelente fonte de proteína e de elevada concentração proteica.

Quando dou carne de peru de manhã e carne de coelho à tarde e um peixe à noite eu não terei problemas de vómitos ou diarreias, se trocar de ração da mesma forma, aí terei vómitos e/ou diarreias; na maior parte dos animais.

A questões sobre a ração acaba sempre num túnel sem luz à vista.

Eu mediante alguns aspetos sobre rações "premium ou super premium" já não digo que umas não prestam e as outras é que são boas...
Pinguicha
Mensagens: 2
Registado: sábado jul 13, 2013 1:52 am

terça jul 16, 2013 1:20 pm

Eu dava Royal Canin Indoor à minha persa Sushi e ela criou acne. Descobrimos que é alérgica à ração. Depois, quando capámos o Jubas, demos Royal Canin Sterilized aos dois e ela vomitava por tudo quanto era sítio. Criou uma intolerância alimentar aquela ração e, novamente, tivemos de mudar. Agora comem Naturea e não só o Jubita parou de engordar, a Sushi parou de vomitar.

Isto para dizer que a ração pode ser óptima (os persas da minha mãe sempre comeram Royal Canin sem problemas, por ex), mas um gato pode não gostar dela. Varia muito de animal para animal.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça jul 16, 2013 5:36 pm

É música para os meus ouvidos: Agora comem Naturea e não só o Jubita parou de engordar, a Sushi parou de vomitar.

É algo que me preocupa bastante. Um meu pequenino ficar um gato gordo com pouca capacidade de movimentar, etc.

An increasing number of nutrition-savvy veterinarians, including board-certified veterinary internists, are now strongly recommending the feeding of canned food instead of dry kibble.


The three key negative issues associated with dry food are:
Os 3 aspetos negativos que encontramos na ração associados a problemas de saúde são:

1) water content is too low
(A percentagem de água é muito baixa)
2) carbohydrate load is too high
(A quantidade hidratos de carbono é demasiado elevada)
3) type of protein - too high in plant-based versus animal-based proteins(A fonte de proteína de origem vegetal é elevada comparada às fontes de proteína animal)
http://www.catinfo.org/

As situações colocadas neste paradigma:

Passava a humedecer a ração antes de dar...é uma hipótese.
E usando uma ração com muito hidrato de carbono e vegetais, dava uma pequena percentagem de ração e fornecia alimentos frescos ricos em proteínas animal.

O meu objetivo será que ele coma menos vegetais e cereais e mais proteína animal fresca de preferência.
Inkas
Membro
Mensagens: 114
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

terça jul 16, 2013 10:47 pm

Olás

De facto a comida Natuera parece ser boa e com provas dadas, adorei a ideia de seguir a lógica da forma como os felinos se alimentam, mas com a minha gata não resultou, ela detestava a comida.

A minha gata tem problemas de peso e está em dieta, como me falaram bem da Naturea resolvi experimentar, mas ela não se deu, ela comia menos (e isso não era o pior) o pior e que ela cheirava a comida e arrastava a pata no chão ao lado da comida como se tivesse a limpar as fezes. Acabei por acabar o saco dos dois kilos e dar outra.

Mas esta foi a minha experiência, cada caso é um caso, na altura fiz pesquisa e de opiniões sobre esta comida e li feddbacks muito positivos.

Quanto à Marca Eukanuba e Iams, recuso a me comprar porque fazem testes em animais.
Mortheph
Membro Veterano
Mensagens: 214
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

quinta jul 18, 2013 2:14 am

Uma coisa é certa, a Royal pratica preços altíssimos para uma composição da treta. Isso sim, é marketing. E sabem pratica-lo muito bem nos nossos vets, que empingem o raio da marca às pessoas fazendo acreditar que estão a comprar o top das rações. Gastam imenso dinheiro quando podia oferecer uma ração de composição semelhante a um preço mais baixo e com um design menos xpto. A Arden Grange sem cereais foi a melhor coisa que podia ter acontecido na alimentação dos meus gatos. É bastante barata comparada com outras marcas ''grain free'' e é realmente excelente! Recomendo vivamente. Tinha um gato bastante gordo que ficou elegante em 3 tempos e uma gata jovem que está a cada dia mais bonita: pêlo brilhante e suave e nada de magrezas nem excessos de peso. Como esta ração tem um nivel de proteína mais elevado, acabam por comer menos quantidade porque se sentem saciados com menos porção de comida. :)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta jul 18, 2013 2:21 pm

Inkas Escreveu:Olás

De facto a comida Natuera parece ser boa e com provas dadas, adorei a ideia de seguir a lógica da forma como os felinos se alimentam, mas com a minha gata não resultou, ela detestava a comida.

A minha gata tem problemas de peso e está em dieta, como me falaram bem da Naturea resolvi experimentar, mas ela não se deu, ela comia menos (e isso não era o pior) o pior e que ela cheirava a comida e arrastava a pata no chão ao lado da comida como se tivesse a limpar as fezes[/b](Foi clara... :lol: ). Acabei por acabar o saco dos dois kilos e dar outra.

Mas esta foi a minha experiência, cada caso é um caso, na altura fiz pesquisa e de opiniões sobre esta comida e li feddbacks muito positivos.

Quanto à Marca Eukanuba e Iams, recuso a me comprar porque fazem testes em animais.


Eles fazem testes em animais, mas outras grandes marcas fazem o mesmo; acho que mais ou menos são todos iguais nesse campo.
Alguns anos atrás sei que houve problemas com salmonelas. Mas claro isso deve ter sido "rapidamente" resolvido; contudo assustou imensos consumidores.
http://www.fda.gov/Safety/Recalls/ucm220780.htm

FOR IMMEDIATE RELEASE -- CINCINNATI, July 30, 2010 – The Procter & Gamble Company (P&G) (NYSE:PG) is voluntarily expanding its recall to include veterinary and some specialized dry pet food as a precautionary measure because it has the potential to be contaminated with salmonella. No salmonella-related illnesses have been reported


No entanto, não houve casos reportados. Não deixa de ser estranho.
Tudo isto favoreceu imenso a concorrência como é óbvio.
Inkas
Membro
Mensagens: 114
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

quinta jul 18, 2013 7:46 pm

Mortheph podia me dizer qual foi a que deu par ao seu gato emagreceR?
Obrigada
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sexta jul 19, 2013 6:34 pm

Inkas Escreveu:Mortheph podia me dizer qual foi a que deu par ao seu gato emagreceR?
Obrigada
Mortheph Escreveu:(...)A Arden Grange sem cereais foi a melhor coisa que podia ter acontecido na alimentação dos meus gatos. É bastante barata comparada com outras marcas ''grain free'' e é realmente excelente! Recomendo vivamente. Tinha um gato bastante gordo que ficou elegante em 3 tempos e uma gata jovem que está a cada dia mais bonita: pêlo brilhante e suave e nada de magrezas nem excessos de peso. Como esta ração tem um nivel de proteína mais elevado, acabam por comer menos quantidade porque se sentem saciados com menos porção de comida. Smile
Era só ler...
Mortheph
Membro Veterano
Mensagens: 214
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

domingo jul 21, 2013 1:42 am

Inkas Escreveu:Mortheph podia me dizer qual foi a que deu par ao seu gato emagreceR?
Obrigada
Foi com a nova arden grange. Por aqui os resultados foram realmente muito bons! O gato emagreceu gradualmente e ao fim de 2 meses está um gato normal e com menos apetite. Não sei se isto aconteceu com mais alguém mas até poderia fazer um antes e depois sem uso de photoshop! :p
Responder

Voltar para “Gatos”