Qual a melhor idade para castrar um gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
voca
Membro Veterano
Mensagens: 2694
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm
Localização: Rufus (Fonte Dos Campos) e Xena

sexta ago 02, 2013 1:07 pm

Se o seu vet diz que é aos 9 meses.... eu confio na vet dos meus animais....
gata7b
Membro
Mensagens: 64
Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain

sexta ago 02, 2013 2:39 pm

A maioria dos vet castra ao 5/6 meses. No entanto, e como em tudo, há opiniões diferentes sobre a idade certa para castrar. Há quem defenda que só se deve castrar por volta de um ano, quando o animal estiver completamente desenvolvido. Por outro lado, castrar aos 6 meses, diz-se que previne mais facilmente o possível (e provável) comportamento de marcação...

Nunca tiva gatos (machos, i mean), mas se tivesse, acho que o castraria por volta dos 7 meses, dependendo do seu desenvolvimento. A minha gata mais nova foi castrada com 9 meses, porque era muito pequena em jovem e eu tentei ir adiando a ver se ela crescia mais...Curiosamente, parece-me que nos últimos meses ela cresceu bastante, apesar de continuar a ser uma gata com um porte relativamente pequeno...
dmarracho
Membro Veterano
Mensagens: 399
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

sexta ago 02, 2013 2:49 pm

A minha Vet recomenda que castre o meu gato quando ele fizer 6 meses. Os tintins já estão mais saidos e a cirurgia é simples.
O meu Nico tem 5 mesinhos e os seus tintins estão bem bonitinhos :)

A castração nesta altura ajuda a evitar que ele começe a marcar território.

Nas gatas recomenda que seja mais tarde, ao estarem completamente desenvolvidas e antes do 1º cio...
bombocaa
Membro
Mensagens: 87
Registado: terça set 20, 2011 1:25 pm

sexta ago 02, 2013 3:10 pm

os meus foram castrados com 6, 7 meses
enlatado
Membro
Mensagens: 198
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

sexta ago 02, 2013 3:46 pm

O meu foi aos 11 meses porque não havia necessidade de o ser antes. Não havia gatas por perto e não marcou território.

Segunda a minha vet, quanto mais tarde, melhor, quanto mais desenvolvida estiver a uretra, melhor.

Já a gata, foi após o primeiro cio, tinha 8 meses.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sexta ago 02, 2013 8:34 pm

Até chegar a altura, comecei a usar um fantoche que tinha em casa. É de peluche e bem grosso, dá perfeitamente para o ensinar a não se atirar a mim, mas ao boneco. Sempre que percebia que algo do género ia acontecer eu ia buscar esse boneco.

Agora imensas vezes, ele vai atrás desse fantoche e morde, transporta na boca, leva-o brinca com ele de forma mais agressiva aos nossos olhos.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sábado ago 03, 2013 12:59 pm

Reiko, ando a sondar o assunto e até à data parece que para a saúde do gato é preferível depois de estar completamente formado. Até porque as hormonas sexuais, também contribuem para isso. Ao castrar antes do "processo concluído", pode originar problemas de saúde futuros.

Existe uma erva que chamam a erva-dos-gatos também conhecida por catnip, parece ter grandes efeitos sobre a maior parte dos felinos, mas cada um reage da sua forma, não sei bem se colocar essa erva em algum brinquedo, talvez ele acalme. Mas eu nunca experimentei e recomendo que pesquise sobre o assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=J5Xrcp6k8VE

Eu lembro-me desta erva ao natural no campo, mas aqui não tenho visto à venda.

E este é o primeiro gato que não tem acesso ao exterior, aqui haverá pessoas que tenham mais experiência sobre esta erva e como e não usar...
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado ago 03, 2013 7:32 pm

Os problemas de saúde futuros prendem-se com uma teoria que não está provada.

Ao castrarmos retiramos a hormona que inibe o crescimento pelo que os gatos crescem mais mas de forma mais lenta. Alguns vets afirmam que isso torna os ossos mais frágeis, mas até hoje não vi nenhum estudo sobre isso.

Nos Estados Unidos são efectuadas castrações a partir das 8 semanas e em tempos vi um estudo, efectuado ao longo de 15 anos, que atestava que isto não causava qualquer problema. Não me recordo se não teria sido na antiga página da Drª. Addie, a perita em PIF.
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado ago 03, 2013 7:51 pm

8)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

domingo ago 04, 2013 11:56 am

WaterMonitor Escreveu:Os problemas de saúde futuros prendem-se com uma teoria que não está provada.

Ao castrarmos retiramos a hormona que inibe o crescimento pelo que os gatos crescem mais mas de forma mais lenta. Alguns vets afirmam que isso torna os ossos mais frágeis, mas até hoje não vi nenhum estudo sobre isso.

Nos Estados Unidos são efectuadas castrações a partir das 8 semanas e em tempos vi um estudo, efectuado ao longo de 15 anos, que atestava que isto não causava qualquer problema. Não me recordo se não teria sido na antiga página da Drª. Addie, a perita em PIF.
Eu vou ver bem sobre isso watermonitor...o tema é um pouco polémico, até porque os problemas associados muitas vezes são difíceis de provar a relação, no entanto, os médicos podem facilmente na consulta dizer, "pode estar relacionado, mas não posso assegurar que seja essa a causa". A verdade é que a ideia fica sempre em suspenso.

Eu não tenho a certeza, mas também me parece um pouco demais esperar que o gato comece a marcar o território com urina, até porque uma vez o comportamento iniciado, será mais difícil de eliminar...também haverá aqui o meio termo. Até porque as hormonas não desaparecem imediatamente após a operação.

E possivelmente uma analise ao sangue deve dar para averiguar os níveis hormonais e fazer a operação o mais especifica possível. Sem assumir à priori que o que serve para os outros gatos serve para o nosso.
Responder

Voltar para “Gatos”