gato novo em casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LilianaR
Membro Júnior
Registado: sexta jul 12, 2013 8:21 am

terça ago 06, 2013 8:58 am

bom dia,

na passada sexta feira o meu marido trouxe-me um gatinho para casa, era um gatinho que o nosso mecanico tinha acolhido juntamente com outros que encontrou "perdidos" na rua, não faço a mais mínima ideia da idade do gatinho e quando abrir o meu veterinario vou telefonar para ver quando posso levar o gato para uma avaliação, desparazitação e vacinas.

Já tenho um cão arraçado de jack russel que neste momento está confinado á varanda pois não consigo que ele seja asseado (apesar de ter 7 meses) não espera pelas horas de ir a rua, nem faz no jornal ou qualquer lugar designado ....

O cão gosta do gato e inclusive quando se conseguiu chegar perto do gato quando ele estava a dormir, deu-lhe uma lambidela todo contente, mas o gato não pode ver o cão que fica todo açanhado e a bufar, e ataca o cão deixando-o a sangrar ...... não os posso ter juntos

Alguem me sabe informar que cuidados extra devo ter em relação a um gato adoptado que era gato de rua???? apesar de não saber a idade ele não deve ter mais de 3 meses, é pequenino levezinho, pesa 1,8 kg na balança da cozinha .....

o gatinho é muito giro e assim que conseguir crio um petsite para ele como tenho do meu cão Salazar, já agora, o gatinho foi "baptizado" de SonGoKu.......
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça ago 06, 2013 9:32 am

cortar as unhas ao gato e...paciencia! 8)
ah...quem vai mandar será o gato!!!

e fotos >???????????
LilianaR
Membro Júnior

terça ago 06, 2013 11:19 am

pois, fotos estao no telemovel e ainda não tive paciencia de as passar para o pc, amanhã irei faze-lo e publicarei dos dois, ate tentarei tirar uma foto dos dois juntos, mas isso é que vai ser um desafio ......

telefonei ao vet e disseram que a 1º vacina é aos 2 meses ...... peso que será maios ou menos essa a idade do gato .....
BangAngel
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 11:26 am

terça ago 06, 2013 11:42 am

Como lhe disseram é mesmo muito importante cortar as unhas ao gato.
Não se preocupe que isso é normal, apenas tem que ter cuidado para nenhum dos dois se aleijar. Até ter confiançã em que eles se dão bem e não se vão aleijar, nunca os deixe sozinhos.
As minhas gatas tbm faziam o mesmo com a minha cadela quando vieram, agora dão se todos bem, é preciso muita paciência e se ler algumas coisitas sobre socialização dos animais, não perde nada ;)
Cumps
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça ago 06, 2013 1:20 pm

Os meus animais são a prova viva de que um cão pode ser muito amigo de um felino :) tenho um cão com 1 ano e 8 meses, e uma gata agora com 5 meses, nos primeiros dias ela bufava-lhe, deixei-a numa divisão à parte para se ambientar e fui-os juntando aos poucos sempre a serem vigiados, passado cerca de 3 dias já eram amigos, a vet não me aconselhou a cortar as unhas à Xena, e nunca foram cortadas, é preciso ter paciência mas vale muito a pena ;) alguma dúvida pergunte ;) boa sorte.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 06, 2013 1:50 pm

LilianaR Escreveu:bom dia,

na passada sexta feira o meu marido trouxe-me um gatinho para casa, era um gatinho que o nosso mecanico tinha acolhido juntamente com outros que encontrou "perdidos" na rua, não faço a mais mínima ideia da idade do gatinho e quando abrir o meu veterinario vou telefonar para ver quando posso levar o gato para uma avaliação, desparazitação e vacinas.

Já tenho um cão arraçado de jack russel que neste momento está confinado á varanda pois não consigo que ele seja asseado (apesar de ter 7 meses) não espera pelas horas de ir a rua, nem faz no jornal ou qualquer lugar designado ....

O cão gosta do gato e inclusive quando se conseguiu chegar perto do gato quando ele estava a dormir, deu-lhe uma lambidela todo contente, mas o gato não pode ver o cão que fica todo açanhado e a bufar, e ataca o cão deixando-o a sangrar ...... não os posso ter juntos

Alguem me sabe informar que cuidados extra devo ter em relação a um gato adoptado que era gato de rua???? apesar de não saber a idade ele não deve ter mais de 3 meses, é pequenino levezinho, pesa 1,8 kg na balança da cozinha .....

o gatinho é muito giro e assim que conseguir crio um petsite para ele como tenho do meu cão Salazar, já agora, o gatinho foi "baptizado" de SonGoKu.......
Só venho responder para lhe dizer para dar o cão a quem tenha paciência, vontade e tempo para o ensinar. Ter um canídeo confinado a uma varanda, não é, DE TODO, situação digna de se ter um animal!
Boa sorte com o gatinho.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
materia
Membro
Registado: terça ago 06, 2013 11:47 am

terça ago 06, 2013 2:13 pm

O que é que tem feito para o tentar ensinar a fazer as necessidades no local correcto? 7 meses vai bem a tempo de aprender

Coloque a ração à disposição dele apenas durante 10 a 15 minutos. No final de comer e beber água leve-o à rua, ele vai ter tendência a fazer as necessidades depois de comer e beber. Não deixe a ração com ele o dia todo. Vai custar nos primeiros dias até ele se habituar que há regras e horários para a alimentação e você vai notar uma melhoria no comportamento geral.

Dê-lhe brinquedos bons e em quantidade suficiente para ele se entreter durante o dia.
LilianaR
Membro Júnior

terça ago 06, 2013 10:12 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Só venho responder para lhe dizer para dar o cão a quem tenha paciência, vontade e tempo para o ensinar. Ter um canídeo confinado a uma varanda, não é, DE TODO, situação digna de se ter um animal!
Boa sorte com o gatinho.

Leo
Devo dizer que o seu comentário é mesmo muito infeliz... quem é que lhe disse que nao tenho paciencia, vontade ou tempo para ensinar o salazar?? Sabe por acaso o tamanho da minha varanda ou as condições que tem?? penso que deve abster-se de comentários assim sem saber minimamente do que fala...

materia Escreveu:O que é que tem feito para o tentar ensinar a fazer as necessidades no local correcto? 7 meses vai bem a tempo de aprender

Coloque a ração à disposição dele apenas durante 10 a 15 minutos. No final de comer e beber água leve-o à rua, ele vai ter tendência a fazer as necessidades depois de comer e beber. Não deixe a ração com ele o dia todo. Vai custar nos primeiros dias até ele se habituar que há regras e horários para a alimentação e você vai notar uma melhoria no comportamento geral.

Dê-lhe brinquedos bons e em quantidade suficiente para ele se entreter durante o dia.
eu alimento o cão 3x por dia, de manha, hora de almoço e à hora de jantar, sirvo a quantidade recomendada, deixo-o comer e depois retiro a tijela.

Eu e o meu marido levamos o salazar à rua 4x por dia, logo de manha por volta das 7h, à hora de almoço por volta das 13h, ao fim da tarde por volta das 19h e por fim à noite por volta das 23/24h.

Essa é a rotina que ele tem, e enquanto está sozinho tem normalmente 1 osso para se entreter e outro brinquedo.

Para o habituar já tentei várias coisas, desde gritar "nao" deixa-lo cheirar o que fez e leva-lo para a rua para o local onde deve fazer as necessidades, já experimentei de cada vez que ele fazia as necessidades na rua dar-lhe uma guloseima, já experimentei comprar um daqueles sprays para ensinar a fazer no jornal, mas ele faz xixi lá uma vez e depois anda a rasgar o jornal, nunca faz as necessidades lá duas vezes...
ando no último mês a experimentar cada vez que ele faz as necessidades na rua, logo a seguir dou-lhe miminhos.

Ele tem alturas que se porta bem, como nas ultimas duas noites em que nao fez nada a noite toda, de manha foi a rua e fez tudo, ficou em casa a manha toda sem fazer nada e à hora de almoço quando foi à rua fez o rio nilo e 2 montes grandes de necessidades.

No entanto depois tem alturas como ainda à pouco, dei-lhe o comer, olhei para o lado por 3 minutos e já tinha feito as necessidades mesmo ao lado da tijela de agua e comida... e ainda por cima foram 2 bocadinhos muito pequenos, por isso não era por estar aflito.... já cheguei até a leva-lo a rua, ele fez as necessidades todas, passados 5 minutos de estar em casa foi fazer coco outra vez.

O cão é muito esperto, já aprendeu a sentar, deitar, come só se eu disser, para de comer se eu disser, já busca à ordem e traz a bola, entra em casa só depois de mim, tudo isto em menos de 5 meses de treino amador...

Não percebo mesmo isto das necessidades, ele parece que às vezes está bem, e outras vezes simplesmente "parece querer ser porco", digo querer porque faz as necessidades ao pe das tijelas, e até já dentro da cama andou a fazer xixi e coco... depois anda a patinhar a porcaria por todo o lado e chega a ficar com o pelo com muita porcaria... as vezes até leva os brinquedos para cima das necessidades... Nao compreendo..

O gato já se está a habituar mais, ainda "bufa" mas já nao fica tantas vezes com o pelo eriçado... e vai muitas vezes para ao pé dele e fica a bufar...
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta ago 07, 2013 10:11 am

o gato tá-lhe a motar quem manda... 8)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 07, 2013 10:31 am

pode ser um problema comportamental. fale com o vet ou um treinador
LilianaR
Membro Júnior

quarta ago 07, 2013 1:03 pm

pois, o vet disse-me que ele ainda era pequeno e que como ele é hiperativo iria demorar mais um pouco a aprender (isto há quase 3 meses atras ...... ) o que um treinador que conheço disse foi para o levar a rua 5 min depois de lhe dar comer, mas isso não resulta porque ele faz na rua, mas depois faz em casa antes de eu o poder levar a rua de novo, e mesmo quando estou em casa de folga, já cheguei a levá-lo a rua e ele fez as necessidades todas e passados 30 min deixei-o sozinho somente 2 min para eu ir ao wc e ele fez novamente dentro de casa mesmo ao lado da comida .......

mas ja estamos a fugir ao assunto pois estamos no forum dos gato ......

o gato vai ao vet assim que eu puder em termos de €€€ mais uns dias ou uma semana e ja o levo ás vacinas ...... a ver o que o vet me diz dele em relação á saude do bichinho pois ele é o gato mais meigo e "maricas" que ja conheci, so quer mimos e dormir, tirando isso gosta de ir provocar o cão, mas hoje já só lhe bufou sem ficar com o pelo erriçado e sem lhe dar nenhuma sapatada .....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 07, 2013 10:44 pm

LilianaR Escreveu:
Boa sorte com o gatinho.

Leo
Devo dizer que o seu comentário é mesmo muito infeliz... quem é que lhe disse que nao tenho paciencia, vontade ou tempo para ensinar o salazar?? Sabe por acaso o tamanho da minha varanda ou as condições que tem?? penso que deve abster-se de comentários assim sem saber minimamente do que fala...
LilianaR Escreveu: (...)
Cara LilianaR:

Cingi-me, tão somente, responder à triste situação em que tem o seu cão, numa varanda, descrito por SI!
Pois é, os gatos dão menos trabalho e são "mais asseados", até.... ah, pois, que vai fazer a esse, quando, quiçá, ele um dia lhe dê na vineta de passar a fazer fora da caixa? Vai pô-lo numa varanda como ao cão?
Haja pachorra!!!

"Não ter animais dá ainda menos trabalho. E sempre é melhor que tê-los numa varanda!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LilianaR
Membro Júnior

quinta ago 08, 2013 8:31 am

LilianaR Escreveu:
Boa sorte com o gatinho.

Leo
LilianaR Escreveu: (...)
Cara LilianaR:

Cingi-me, tão somente, responder à triste situação em que tem o seu cão, numa varanda, descrito por SI!
Pois é, os gatos dão menos trabalho e são "mais asseados", até.... ah, pois, que vai fazer a esse, quando, quiçá, ele um dia lhe dê na vineta de passar a fazer fora da caixa? Vai pô-lo numa varanda como ao cão?
Haja pachorra!!!

"Não ter animais dá ainda menos trabalho. E sempre é melhor que tê-los numa varanda!

Leo
[Editado pela moderação] Eu gosto de ter a casa limpa e não de a deixar limpa quando vou para o trabalho e passadas 8 horas quando volto até *** entre as almofadas do sofá eu encontro .......

Por isso enquanto o meu cão não aprender a ser asseado, pois é claro que terá de ficar na varanda quando não está ninguém em casa para o controlar (varanda essa com tamanho suficiente e sombra para ele não estar o dia todo ao sol .....)

O gato para não me destruir tudo o que encontra que tenha cabos, como por exemplo os meus electrodomesticos, também fica no wc onde tem a caminha dele, a comida e a caixinha de areia, isto quando não está ninguém em casa .......

Quando eu ou o meu marido estamos em casa deixamos o gato solto e deixamos o cão vir para a sala connosco, levamos o cão a rua para ele poder fazer as necessidades e correr ou fazer uma caminhada .......

Se não tivesse paciência já o tinha deixado abandonado em algum lugar ou entregue em alguma associação ou canil, em vez disso continuo todos os dias a tentar ensina-lo a ser asseado, se isso é não ter paciência então não sei o que é .......

Se tiver mais respostas "brilhantes" para dar como as que já deu que só servem para mostrar o ignorante que é, por favor abstenha-se de comentar ou responder os meus tópicos .......
Fatima2011
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2011 11:00 am

quinta ago 08, 2013 8:34 am

Não posso deixar de comentar:
um cão todo o dia numa varanda?
um gato todo o dia fechado numa casa de banho?

Por amor à santa!!!!
LilianaR
Membro Júnior

quinta ago 08, 2013 8:40 am

nâo é todo o dia, são as 4 horas que ninguem esta em casa de manhã até ao almoço e outras 4 á tarde, e como eu tenho horarios rotativos, muitas vezes nem isso é .....

hoje estou em casa de folga e so vão estar fechados quando eu for lavar o chao para nao andarem a patinhar tudo(+/- 15 min), quando eu estou de tarde so ficam sozinhos fechados cerca de 4 ou 5 horas pois eu passo a manha em casa e se eu estou de manha só passam a manha fechados e á tarde estão soltos ........

nas folgas que eu e o meu marido temos que raramente são juntas eles passam o dia todo á vontade, por isso tenham amor á santa por outro motivo .....
Responder

Voltar para “Gatos”