Brigas entre gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

quarta ago 07, 2013 2:40 pm

Boa tarde!
Tenho dois gatos: a Luna que esta comigo há 2 anos e o Nero que esta há 7 meses... Pois bem, nunca se entenderam no inicio a Luna bufava-lhe e ele sempre na "boa" como se nada fosse metia-se com ela, eu nem ligava deixava para lá as vezes berrava com ela porque ele só queria brincar, até que passado pouco tempo o cenário muda... A Luna começou a ser submissa, só come depois dele, se estiver a comer e ele for lá ela sai, o mesmo acontece com a cama, alias com tudo... Só há sossego quando estão a dormir, ai conseguem estar no mesmo sitio sem haver atritos mas nem se aproximam um do outro porque se não há chatice... A realidade é que se o Nero não estiver com a Luna ela nem se incomoda nada mas se a Luna desaparece ele parece doido à procura dela.
Hoje reparo que a Luna tem feridas na cabeça e fiquei preocupada, até porque a Luna dos 5kilos que pesava passou a pesar 2kg e o Nero, quando chegou pesava 1,800kg, agora esta com 6kg... Estão ambos castrados/esterilizados...
Já nao sei mesmo o que fazer, aceito sugestões...
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta ago 07, 2013 2:42 pm

o Nero está castrado ?!
Tdias72
Membro Veterano

quarta ago 07, 2013 2:44 pm

Sim estão os dois... O Nero é um gato muito dado as pessoas só quer mimo e todos lhe dão mimo em excesso a Luna também é muito mimalha mas desde que o Nero chegou já não procura tanto as pessoas...
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 07, 2013 2:46 pm

porque será que de repente as mensagens deixam de ter título? :o :o :o
Tdias72
Membro Veterano

quarta ago 07, 2013 2:57 pm

Pois tambem nao percebi :twisted:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta ago 07, 2013 3:36 pm

mistériooooooo...... :lol:

estando ambos esterilizados e vivendo juntos há 7 meses....não faz muito sentido.

ele está a ter um comportamento altamente dominante.
porquê ???

pode sempre alimentar a Luna á parte pois a perda de peso dela parece-me muito acentuada.
e dar um "espaço" dela - falo de um tempo sózinha consigo e um espaço para ela estar relaxada. digo isto porque stress em gatos é um pesadelo que pode ter consequência muitissimo graves.

tente falar com o vet pois poderá haver alguma alteração fisiologica no Nero que provoque esse comportamnto.

com um gato muito pouco sociabilizado obtive bons resultados com uma coleira calmante, deixo-lhe o link da amazon.uk (nem desconfio se há em Portugal).

http://ecx.images-amazon.com/images/I/6 ... L1200_.jpg

há o Felliway que é suposto ser calamante e ´funciona como um "ambientador". com o felino de que falo não deu resultado.
a coleira sim.
Tdias72
Membro Veterano

quarta ago 07, 2013 3:53 pm

O problema é que eles brincam o Nero desafia a Luna mas a Luna também quer porque revola no chão e tudo e as vezes e ela que o desafia... o pior é que acho que nao tem controlo nas brincadeiras porque o Nero morde-a sempre ja a nos é igual quando nao lhe damos mimos ele vai e dá pequenas mordidas nas nossas pernas :) já falei com a vet, ela disse que podia dar calmantes mas não me parece uma boa sugestão...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta ago 07, 2013 7:19 pm

Isso está mesmo muito complicado.

A gata adulta a pesar menos que o meu pirralho que nem 5 meses tem?
O stress nos gatos leva-os à morte ou a problemas de saúde graves que os leva à morte. Não sei bem se me fiz entender.

Eu durante algum tempo, separava os dois. O macho tinha de acalmar e não andar desesperado quando ela não está. A mim parece-me demais mesmo, ele morder ao ponto de fazer feridas. Só com gatos que não se suportam é que isso acontece. E o fato dele a procurar, parece mais o instinto predatório e dominador que outra situação.

Eu separava-os. A coleira sugerida pelo homeless, parecia-me apropriado. E usava no processo.

Veja também os vídeos do cats from hell.

E compra peru para eles ficarem mais contentes (especialmente para ela), um pouco a brincar, mas quase todos os dias o meu gato come peru. É por ter bastante triptofano, acalma ao que parece.

Eu por enquanto, tenho pouca experiência de lidar com gatos indoor, muito menos quando são mais que um.

Cria brincadeiras com eles, em especial com ele, para o manter distraído dela. E depois com ela, para a tirar desse estado de ansiedade.

A hora de refeição sempre separados ao ponto de não se conseguirem ver, mesmo que um dia acalmem, mantem sempre as refeições em separado.

E as liteiras também as colocava separadas. E tentava encontrar algo, onde apenas ela conseguisse estar. Ele é maior, arranjava um buraco onde só ela fosse capaz de entrar, mas imagino que não seja fácil.

Na certa, eu separava-os uns tempos.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 07, 2013 7:30 pm

é impossível um animal perder tanto peso e não estar doente. a intolerancia tem muito a ver com doença.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta ago 07, 2013 7:36 pm

anja-azul Escreveu:é impossível um animal perder tanto peso e não estar doente. a intolerancia tem muito a ver com doença.
Muito bem pensado...
anja-azul
Membro Veterano

quarta ago 07, 2013 9:07 pm

meu deus. passar de 5 kg para 2...e nunca foi ao vet? :o
o 1º sintoma que uma gata minha que contraiu cancro, foi assanhar-se com os outros. à medida que a doença evoluiu, tive de a separar. até ao colo, só de ver os outros, se assanhava. o pantufinha que era um paz de alma, no fim, ganhou um tal ódio ao flávio que havia lutas de morte. bom, deve ter contraido fiv, o que para o caso dele, pouco importou.
vá ao vet
Tdias72
Membro Veterano

quinta ago 08, 2013 11:25 am

Eles sempre andaram acompanhados pela vet... Alias quando o Nero aqui apareceu vinha muito mal tratado e fui logo a vet fiz os exames todos para ver se podia ficar com ele uma vez que já tinha a Luna e foi dado luz verde...
Passado pouco tempo o Nero foi castrado e ai mudei de ração porque a vet aconselhou uma vez que a Luna estava esterilizada e estava com 5kilos ela achava que estava gorda e aconselhou ração para gatos esterilizados ate porque o Nero também estava castrado...
Quando tive a Luna ela era muito magra quando a esterilizei no hospital veterinário de Viseu disseram para eu continuar com a ração para gatos bebes sem ser esterilizados porque ela estava muito magra... depois começou a ser acompanhada noutro veterinário porque mudei de cidade... Já fui a veterinária mas apenas disse que se continuasse assim devia dar calmantes... sinceramente não gostei muito dessa solução...
Em relação à saude estão bem.... Eu já os separo para dormir... O Nero so quer mimo... se não lhe damos ele salta para o nosso colo ou entao roscasse pelas nossas pernas até nos mordisca para lhe dar mimo... ela também pede mimo mas com ele longe porque se o Nero estiver perto ele nem a deixa chegar...
O meu marido já disse que era melhor separa-los ou entao da-los mas é so da boca para fora, porque é impossivel isso... vou falar a veternaria dessa coleira e acho que vou mudar a ração da Luna para que anterior a ver se ganha peso...
anja-azul
Membro Veterano

quinta ago 08, 2013 11:29 am

não lhe dê ração junior, mas uma boa ração. mas perder 3 kgs :o pode ter adoecido ou estar muito stressada
Tdias72
Membro Veterano

quinta ago 08, 2013 11:36 am

Dava a arden grange, ela comia bem... Passei agora para a proplan para gatos esterilizados nao liga muito à comida mas já com a outra ia comendo ao longo do dia, nunca foi muito comilona... Já lhe tentei dar frango cu, frango cozido e nada nem lhe toca...
Acho que nunca aceitou bem o Nero porque antes tinha o mimo todo e agora tem de o repartir e ele não é pera doce, só quer mimo.... :?
anja-azul
Membro Veterano

quinta ago 08, 2013 11:43 am

eu acho isso tudo muito estranho :roll: :roll: :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”