Vamos falar de vacinas, qual o plano de vacinas ideal?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Vamos tentar explorar um pouco mais o tema das vacinas e polémicas em torno delas.
Quais as principais vacinas?
Qual a opinião sobre o reforço das vacinas?
As vacinas devem ser dadas todos os anos ou de 3 em 3 anos?
A titulação das vacinas? Os vets falam a respeito?
Existem vacinas a evitar...?
A eficácia é questionável... os riscos associados são graves? Que se passa afinal?
Não estou a conseguir pensar com clareza a respeito, as duvidas são muitas e como já disse confio, mas não 100% em nenhum. Acho que também é uma defesa. E também porque ao ter tido imensos animais, acabei por conhecer diferentes posições e contraditórias sobre o mesmo assunto. O que me deixou ainda mais de pé atrás.
No site cats about, explicam de forma explicita que há controversas e as coisas não funcionam como me dizem no veterinario. Está difícil.
Existem apenas 3 vacinas que o meu gato tem
A panleucopenia felina
A leucose
A coriza.
Não tem mais porque estou dividida nas opiniões diversas que me aparecem.
www.catinfo.org/?link=vaccines
Quais as principais vacinas?
Qual a opinião sobre o reforço das vacinas?
As vacinas devem ser dadas todos os anos ou de 3 em 3 anos?
A titulação das vacinas? Os vets falam a respeito?
Existem vacinas a evitar...?
A eficácia é questionável... os riscos associados são graves? Que se passa afinal?
Não estou a conseguir pensar com clareza a respeito, as duvidas são muitas e como já disse confio, mas não 100% em nenhum. Acho que também é uma defesa. E também porque ao ter tido imensos animais, acabei por conhecer diferentes posições e contraditórias sobre o mesmo assunto. O que me deixou ainda mais de pé atrás.
No site cats about, explicam de forma explicita que há controversas e as coisas não funcionam como me dizem no veterinario. Está difícil.
Existem apenas 3 vacinas que o meu gato tem
A panleucopenia felina
A leucose
A coriza.
Não tem mais porque estou dividida nas opiniões diversas que me aparecem.
www.catinfo.org/?link=vaccines
é a que os meus gatos têm.
nos USA ? à Sissi (10 anos ?!), ao H. (8 anos ?!) e ao Ventura 3 anos na altura foram feitas análises para avaliar imunidades. segundo o vet a análise feita avalia principalmente a imunidade à panleucopénia.
não acharam necessário vacinar.
a Rosie, que só tinha uma vacinação foi revacinada no ano seguinte e foi-me recomendado que o fosse 3 anos seguidos.
a partir daí análises.
como cá as análises são caras só a Sissi é sujeita a elas e se for caso disso será vacinada.
os outros de 2 em 2 anos - o H. sê-lo-à pela ultima vez para o ano (vacino em anos pares) depois passará ao mesmo sistema.
nos USA ? à Sissi (10 anos ?!), ao H. (8 anos ?!) e ao Ventura 3 anos na altura foram feitas análises para avaliar imunidades. segundo o vet a análise feita avalia principalmente a imunidade à panleucopénia.
não acharam necessário vacinar.
a Rosie, que só tinha uma vacinação foi revacinada no ano seguinte e foi-me recomendado que o fosse 3 anos seguidos.
a partir daí análises.
como cá as análises são caras só a Sissi é sujeita a elas e se for caso disso será vacinada.
os outros de 2 em 2 anos - o H. sê-lo-à pela ultima vez para o ano (vacino em anos pares) depois passará ao mesmo sistema.
-
- Membro Veterano
homeless, também já não vacina os seu gatos assim de olhos fechados...já vejo que vai um pouco ao encontro dos problemas aqui levantados no site.
O melhor será mesmo fazer os exames e depois avaliar que género de vacinas dar...e quais doenças vacinar?
Os veterinários estão confortáveis a falar sobre estas abordagens?
Eu agora tenho ido a um hospital, fui à consulta de nutrição essencialmente, mas não me parece que haja uma grande abertura.
Adiante: Desculpem lá mas agora são citações do link http://www.catinfo.org/?link=vaccines
bordatella...jamais eu pensei que tivesse duvidas em vacinar. Esta vacina protege os gatos de imensos problemas respiratórios...
Mais...
Sejam mais críticos a respeito - incluindo leiam os estudos.
Nunca permitam que seja injetado um reforço nos vossos gatos.
Os veterinários são eles e muitas vezes a nossa capacidade de avaliação pode ser comprometida pela nossa (minha) falta de conhecimentos técnicos a respeito. E daí que não estou à altura de uma discussão propriamente com nenhum veterinário. Será expor a questão e ouvir a resposta...será mais assim.
http://www.catinfo.org/?link=vaccines
Os vossos gatos mais velhotes e saudáveis receberam as vacinas que aqui tão mal falam?
Quem já usou essas vacinas intranasais?
O tipo de vacinas que existem:
O melhor será mesmo fazer os exames e depois avaliar que género de vacinas dar...e quais doenças vacinar?
Os veterinários estão confortáveis a falar sobre estas abordagens?
Eu agora tenho ido a um hospital, fui à consulta de nutrição essencialmente, mas não me parece que haja uma grande abertura.
Adiante: Desculpem lá mas agora são citações do link http://www.catinfo.org/?link=vaccines
Traduzindo assim muito rápido: Não vacinem para a FIV ( o vírus da imunodeficiência felina), FIP ( peritonite infeciosa felina), Eu estou de queixo caído sobre o que tenho lido a respeito da vacinação...Please DO NOT vaccinate for FIV (Feline Immunodeficiency Virus - aka "feline AIDS"), FIP (Feline Infectious Peritonitis), bordatella, giardia, or chlamydia.
bordatella...jamais eu pensei que tivesse duvidas em vacinar. Esta vacina protege os gatos de imensos problemas respiratórios...

Estava a tentada a experimentar a vacina intranasal...? Que acham e o que conhecem a respeito?[Bordetella bronchiseptica [B.BRONCHISEPTICA]
[Gatos] infectados com a B. bronchiseptica tem sido observados com traqueobronquite, conjuntivite e rinite (infecção do trato respiratório superior ou URI), linfadenopatia mandibular e pneumonia. Entretanto, a URI em gatos também pode ser causada pelo: vírus da herpes, vírus calici, espécie Mycoplasma ou Chlamydia psittaci.7 Existe uma vacina intranasal para gatos
Mais...
Traduzindo: Parem de vacinar e revacinar os vossos gatos às cegasMy goals in writing this page are to get the reader to:
•
stop blindly over-vaccinating their cats
•
apply more critical thought - including reading the studies
•
NEVER ALLOW AN ADJUVANT TO BE INJECTED INTO THEIR CAT
Bem agora vamos à FVRCP? É mais segura?Adjuvants are substances that are added to vaccines to purposely cause inflammation at the vaccine site in order to alert the immune system to its presence. They are used with killed vaccines to stimulate a more robust immune response but can also cause fatal, aggressive tumors at the site of vaccine injection. (See below for a picture of "Chicken" - a sweet cat who is battling this cancer.)
DO NOT assume that your vet is using the safer, non-adjuvanted vaccines. ASK before allowing any vaccine to be administered to your cat.
To repeat much of what I have said above: There is nothing in the scientific literature to support annual vaccination with the FVRCP and Feline Leukemia (FeLV) vaccines. It is well-known that:
•
the vaccines commonly used for cats confer immunity for much longer than 1 year - and actually provide lifelong immunity in most instances for panleukopenia;
•
adjuvants contained in killed vaccines put cats at risk for fatal tumors (sarcomas);
•
even the non-adjuvanted FVRCP vaccines have caused sarcomas, as have the PureVax vaccines;
•
natural immunity to feline leukemia is very strong by the time the cat reaches ~1 year of age; and
•
there may be a link between the FVRCP vaccine and kidney inflammation.
Please note that kidney disease is the most common subject that I consult on and it is considered by many to be the number one cause - or at least a very common cause - of death in our older cats.
A sugestão da autora da página que pelo que parece é veterinária.FVRCP:
Most people are familiar with the abbreviation 'FVRCP' which stands for Feline Viral Rhinotracheitis (herpes), Calici, Panleukopenia. FVRCP is a combination vaccine that includes 3 out of the 5 vaccines that will be discussed on this webpage.
This vaccine can either be modified live (NON-adjuvanted) or killed (adjuvanted). The route of delivery can be either injectable or intranasal.
Only use a modified live (NON-adjuvanted) - never a killed (adjuvanted) - FVRCP vaccine, with injectable (not intranasal) being the preferred route of administration in most, but not all, instances.
To clarify - all modified live vaccines (MLV) are NON-adjuvanted.
Eu não sei bem se vou ser bem recebida na abordagem, mas cuidadosamente vou falar mais a respeito disto.My suggestions:
Kittens:
Vaccinate kittens with FVRCP twice starting at 8-9 weeks of age with the second, and final kitten vaccine, administered when the kitten is no younger than 16 weeks of age.
The AAFP guidelines state that you can start this vaccine when the kitten is as young as 6 weeks of age but, unless there is a very high index of risk, I would definitely not vaccinate a kitten this young.
We wait until the kitten is at least 16 weeks old to receive his last kitten shot because the antibodies he got from nursing on his mother will have decreased to a low enough level that his own body can respond to the vaccine in order to make his own antibodies. (Maternal antibodies within the kitten can 'tie up' the vaccine before his body has a chance to respond to it.)
The AAFP and WSAVA-VGG guidelines suggest giving the FVRCP every 3-4 weeks until the kitten is 16 weeks of age. This is to try to vaccinate the kitten the minute his maternal antibody level wanes to a low enough level to allow him to respond to the vaccine. That way, there will be a minimal gap between the time his mother's antibodies stop protecting him and the time when he can start making his own antibodies.
That said, I would rather not give this many vaccines to a kitten. Unless there is a high index of risk, I prefer to limit it to 2 vaccines total for the kitten series.
If you read the AAFP guidelines, there is the potential for administering 4 vaccines in the kitten series. Given the fact that the FVRCP vaccine has been proven to cause kidney inflammation (nephritis), I am not comfortable following their suggestions.
Os veterinários são eles e muitas vezes a nossa capacidade de avaliação pode ser comprometida pela nossa (minha) falta de conhecimentos técnicos a respeito. E daí que não estou à altura de uma discussão propriamente com nenhum veterinário. Será expor a questão e ouvir a resposta...será mais assim.
http://www.catinfo.org/?link=vaccines
Os vossos gatos mais velhotes e saudáveis receberam as vacinas que aqui tão mal falam?
Quem já usou essas vacinas intranasais?
O tipo de vacinas que existem:
Isto é complexo...Vaccine Types
There are 4 main categories of vaccines:
Killed
Do not use.
All killed vaccines are adjuvanted and may cause malignant tumors.
All FeLV vaccines, except for PureVax, are killed.
Some FVRCP vaccines are killed.
Killed vaccines do not stimulate the immune system as efficiently as modified live vaccines.
Modified live (MLV)
MLV stands for Modified Live Virus. They are all NON-adjuvanted. The viruses contained in these vaccines are not killed but are attenuated (blunted) so that they will replicate in the recipient but, hopefully, will not cause disease. Most, but not all, FVRCP vaccines are modified live.
'Reverting to virulence' means that the virus contained in the vaccine is now infective enough to cause disease. This is a rare risk of using MLV vaccines.
Note: In 1999, I was involved in a situation where several kittens in a group died from panleukopenia post vaccination with a MLV FVRCP vaccine. The vaccine was from a leading vaccine manufacturing company and after speaking with their head veterinarian, it was determined that the vaccine may have reverted to virulence.
This means that the vaccine could have caused the very disease we were trying to protect these kittens from. Since MLV vaccines do carry this risk, I try to limit the kitten series to 2 MLV vaccines.
Intranasal (IN)
Intranasal vaccines are also modified live viruses and all are NON-adjuvanted. They are administered via the nose and eyes. I do not use them for several reasons. The following comments pertain to the intranasal FVRCP vaccine - keeping in mind that the most important virus among the 3 that any FVRCP vaccine targets is panleukopenia:
1) The route of infection for panleukopenia is oral, not via the respiratory tract. Intranasal vaccines are better at conferring immunity for respiratory viruses and are less effective than an injectable MLV for stimulating immunity to panleukopenia.
2) There are no DOI challenge studies for panleukopenia post-intranasal vaccination like there are for the MLV vaccines.
3) Even though they may be more efficacious for the herpes and calici viruses, they often cause sneezing and watery eyes and the owner needs to be aware of this. Our rescue group tried using these vaccines and it was a disaster because our kittens had to sit out from adoptions for about 2 weeks due to sneezing and watery eyes.
4) On a positive note, intranasal vaccines cannot cause a Vaccine Associated Sarcoma and they have been shown to cause NO kidney inflammation. However, even in light of these 'pluses' I am not comfortable using them to protect kittens against panleukopenia.
5) In some situations (catteries and shelters with a severe herpes/calici problem), the IN vaccine that contains only the herpes and calici viruses but not panleukopenia virus is of value since it stimulates a local mucosal (the lining of the respiratory tract) immunity very quickly and is not affected by maternal antibodies. Therefore, it can be given to kittens younger than the traditional 8 weeks of age.
Recombinant
Merial's PureVax rabies (1 ml dose) and feline leukemia (0.25 ml dose) vaccines are recombinant vaccines which means they contain only a portion of the genetic material of a pathogen (virus). Therefore, reversion to virulence (able to cause disease) is impossible.
The PureVax FeLV vaccine uses a very low volume (0.25 ml) and it is injected intradermally (within the skin) versus under the skin. No needle is used but, instead, a special Vet Jet transdermal injection system is used
Although I have not seen any literature on the negative reaction rate, I am going to assume that the recombinant vaccines will be less apt to cause an anaphylactic reaction because they contain fewer potential allergens.
They also do not replicate in the recipient and there is no reason to believe that they cause kidney inflammation.
To clarify: Merial makes a PureVax FVRCP vaccine but it is not a recombinant product. It is a modified live vaccine just like other manufactures make.
Recombinant vaccines are the safest type available. While they can cause sarcomas (in my reading I came across a reference to two cases), they are much less likely to do so when compared to a killed/adjuvanted vaccine.
eu tento usar o bom senso.
os meus animais vivem em casa, afastados de outros gatos.
uso o mesmo principio que para a minha pessoa...levei as vacinas da praxe na infância, como cresci em África tenho várias inoculações contra colera e outras doenças típicas da zona.
quando fui para a Ásia tentaram impingir-me as da hepatite - não fui por aí.
era (sou) uma pessoa saudável, tenho um sistema imunologico eficiente não achei necessário sobrecarregar-me com mais vacinas.
a D. Maria Sissi que esteve 5 / 6 anos no gatil 2 da UZ tem a vacina da Fiv.
compreendo porque a vacinaram mas...agora vive em casa, tem um ambiente saudável.
mais nenhum dos meus gatos tem tal vacina.
tento mantê-los saudáveis.
se um adoece...lisina para todos! tá tudo fino (embora alguns um cadinho rechunchudos...
)
os meus animais vivem em casa, afastados de outros gatos.
uso o mesmo principio que para a minha pessoa...levei as vacinas da praxe na infância, como cresci em África tenho várias inoculações contra colera e outras doenças típicas da zona.
quando fui para a Ásia tentaram impingir-me as da hepatite - não fui por aí.
era (sou) uma pessoa saudável, tenho um sistema imunologico eficiente não achei necessário sobrecarregar-me com mais vacinas.
a D. Maria Sissi que esteve 5 / 6 anos no gatil 2 da UZ tem a vacina da Fiv.
compreendo porque a vacinaram mas...agora vive em casa, tem um ambiente saudável.
mais nenhum dos meus gatos tem tal vacina.
tento mantê-los saudáveis.
se um adoece...lisina para todos! tá tudo fino (embora alguns um cadinho rechunchudos...

-
- Membro Veterano
Não conhecia a lisina...
Tens gatinhos mais gorduchos...
Eu também acho que vou seguir essa política... Tenho aqui o meu gato doido tão feliz e não me vou alargar nas picas com ele.
Se estiver com pachorra amanhã ainda vou ao vet, expor estes assuntos e entender qual a verdadeira posição deles por lá.
Não vai ser nada fácil acho eu...ainda hoje na televisão o que passou foi que as pessoas cumpram com o plano anual de vacinação.

Eu também acho que vou seguir essa política... Tenho aqui o meu gato doido tão feliz e não me vou alargar nas picas com ele.
Se estiver com pachorra amanhã ainda vou ao vet, expor estes assuntos e entender qual a verdadeira posição deles por lá.
Não vai ser nada fácil acho eu...ainda hoje na televisão o que passou foi que as pessoas cumpram com o plano anual de vacinação.
Dieta nesses manipuladores...homeless Escreveu:se um adoece...lisina para todos! tá tudo fino (embora alguns um cadinho rechunchudos... Embarassed )

-
- Membro Veterano
Parece-me ser um tema bastante polémico e a dividir imenso as opiniões.
Já fui ao veterinário e:
A veterinária desvalorizou por completo as ideias controversas a respeito das vacinas...Deu-me mais material para ler a respeito.
Falou inclusivamente que pode haver situações do gato se mexer na altura da injeção e poder ser afetado tecido e poderá existir mais tarde problemas. Mas também me assegurou que nunca teve nenhum gato com esses problemas.
Falou da importância do despiste da FELV e FIV, que custa 35 euros...Acho que é importante, ela desvalorizou a vacina dessas doenças, uma vez que ele é gato de interior. Ele já foi gato de exterior, daí eu ter feito o teste.
Já fui ao veterinário e:
A veterinária desvalorizou por completo as ideias controversas a respeito das vacinas...Deu-me mais material para ler a respeito.

Falou inclusivamente que pode haver situações do gato se mexer na altura da injeção e poder ser afetado tecido e poderá existir mais tarde problemas. Mas também me assegurou que nunca teve nenhum gato com esses problemas.
Falou da importância do despiste da FELV e FIV, que custa 35 euros...Acho que é importante, ela desvalorizou a vacina dessas doenças, uma vez que ele é gato de interior. Ele já foi gato de exterior, daí eu ter feito o teste.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Vacinas para FIV e PIF? Desconheço por completo e a vet nunca me falou em tal.
Os meus gatos, em casa têm acesso ao exterior e por isso são vacinados com vacina quintúpla, após terem feito os despistes de FIV/FELV e também do corona vírus. Não lhes dou a vacina da raiva. Desde 2003, sigo a recomendação da FIFE, vacinar de 2 em 2 anos mas a vet está de acordo com o plano de vacinação anual. Também ela diz que nunca teve casos de sarcoma.
Agora estou a criar um gato. Telefonei-lhe para me aconselhar o plano de vacinação já que não tem a imunidade dada pelo leite da mãe. Ela aconselha a vacinação a partir dos 2 meses e um mês depois o reforço.
Os meus gatos, em casa têm acesso ao exterior e por isso são vacinados com vacina quintúpla, após terem feito os despistes de FIV/FELV e também do corona vírus. Não lhes dou a vacina da raiva. Desde 2003, sigo a recomendação da FIFE, vacinar de 2 em 2 anos mas a vet está de acordo com o plano de vacinação anual. Também ela diz que nunca teve casos de sarcoma.
Agora estou a criar um gato. Telefonei-lhe para me aconselhar o plano de vacinação já que não tem a imunidade dada pelo leite da mãe. Ela aconselha a vacinação a partir dos 2 meses e um mês depois o reforço.
Maria João
-
- Membro Veterano
É capaz de ter razão. Hoje o que fiz foi mesmo a desparasitação interna com o drontal, os testes da felv e fiv...não houve vacinas.mjoaomarques Escreveu:Vacinas para FIV e PIF? Desconheço por completo e a vet nunca me falou em tal.
O meu gato está em ambiente protegido, não existem outros animais de estimação e não tem acesso ao exterior, nem sabia da quíntupla vacina, nem do outro despiste do corona virus .
A veterinária, desta vez gostei muito pela forma como me desarmou sem cerimonias, embora seja fácil...achei-a segura e isso é positivo.
Estavam 7 gatos na sala de espera...todos com mais de 1 ano. E todos com infeções urinarias e "cristais", inclusivamente um rapaz foi comprar ração para esse problema.
Um deles nunca tinha sido vacinado, os outros tinham...
A veterinária disse que isso, já é bastante comum devido à origem, podia agravar-se devido à comida, à água, etc.
Eu tive gatos em miúda, nunca tive gatos com esse problema, mas viviam em semi liberdade.
A veterinária disse que reunisse mais coisas na net para ela ver, que queria ver e tirar-me as dúvidas todas.
Ela não negou que existia algum risco para a vacina da leucemia... falou em 0,01% de risco de tumores. E essa vacina não vou dar.
Agora preciso de me orientar com os nome que acho que já os confundi, aqui e acolá.
Eu não vacino os meus, por opção mesmo, vacinei as minhas primeiras meninas porque não foram alimentadas pela mãe e teriam assim menos defesas, mas atenção que não têm acesso à rua nem contacto com outros gatos, os que tenho acolhido mantêm-se sempre fechados num quarto até à sua adopção, tirando os 3 pirralhos que lá tenho que já tá tudo junto, e acho que vão ficar, afinal já tenho a equipa de futebol completa

O vet não discordou da minha opção, embora me esteja sempre a dar na cabeça sempre que levo mais um , é sempre um risco, mas talvez um mal menor ...

O vet não discordou da minha opção, embora me esteja sempre a dar na cabeça sempre que levo mais um , é sempre um risco, mas talvez um mal menor ...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Ainda quanto à vacina de FIV, há uns anos lembro-me que foi falado num fórum que um laboratório (Fort Dodge?) estava a experimentar uma vacina mas era de uma variante de FIV que não aparece na Europa. De qualquer modo, a próxima vez que for ao vet logo pergunto.
Quanto aos gatos de rua, não misturo com os meus. Adultos podem ser testados mas os meus estão tão velhotes que o stress de um focinho novo a querer também o seu espaço, é desnecessário. Os pequeninos até poderiam ser aceites sem problemas, mas como teria que esperar até aos 6 meses para serem testados, tb ficam separados.
Ainda o ano passado (ou no outro ano, já não me recordo) a ABRA teve que se desfazer dos gatos por causa de PIF. É um risco real e que aumenta consideravelmente com o aumento do nº de residentes.
Quanto aos gatos de rua, não misturo com os meus. Adultos podem ser testados mas os meus estão tão velhotes que o stress de um focinho novo a querer também o seu espaço, é desnecessário. Os pequeninos até poderiam ser aceites sem problemas, mas como teria que esperar até aos 6 meses para serem testados, tb ficam separados.
Ainda o ano passado (ou no outro ano, já não me recordo) a ABRA teve que se desfazer dos gatos por causa de PIF. É um risco real e que aumenta consideravelmente com o aumento do nº de residentes.
Maria João
-
- Membro Veterano
Estou a pensar manter aquelas vacinas pra gatos indoor e que não apresentem efeitos secundários graves. Mesmo que vá para outras casas ele tem acesso condicionado e os outros animais estranhos não conseguem entrar, logo aí, reduzo imenso as probabilidades de problemas.
Agora na próxima vou ver este assunto da PIF, acho que não falaram nisso.
Mas os seus estão vacinados contra a PIF?
Um à parte, existe uma coisa que não gosto ali: Os donos não acompanham os seus pets, nos procedimentos...eu acho que é um excelente hospital, mas tem esse senão.
Agora na próxima vou ver este assunto da PIF, acho que não falaram nisso.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=436Existe uma vacina no mercado, mas por ser recente, ainda não é clara a sua eficácia. Estudos apontam em direcções diferentes, por isso siga o conselho do seu veterinário em relação a este assunto. Geralmente só é aconselhada a administração da vacina em gatos que vão viver em casas onde o vírus esteve presente ou em animais em contacto com gatos vadios.
Mas os seus estão vacinados contra a PIF?
Um à parte, existe uma coisa que não gosto ali: Os donos não acompanham os seus pets, nos procedimentos...eu acho que é um excelente hospital, mas tem esse senão.
Ui, isso para mim seria inadmissivel. Não assisto a todos os procedimentos: a gata que faz quimio fica lá o dia todo para isso, portanto seria impossivel, quando levo um dos meus doentes urinários para ecografia também vão de manhã e ficam o dia todo até a bexiga estar cheia e poder ser feito o exame, como tenho que trabalhar é impraticável fazer doutra forma.margoustink Escreveu:...
Agora se vou lá seja para vacinas, análises, consulta, acompanho tudo. Já ajudei a fazer raio-x (em urgências) e tudo.
-
- Membro Veterano
Não é?Bingley Escreveu:Ui, isso para mim seria inadmissivel. Não assisto a todos os procedimentos: a gata que faz quimio fica lá o dia todo para isso, portanto seria impossivel, quando levo um dos meus doentes urinários para ecografia também vão de manhã e ficam o dia todo até a bexiga estar cheia e poder ser feito o exame, como tenho que trabalhar é impraticável fazer doutra forma.margoustink Escreveu:...
Agora se vou lá seja para vacinas, análises, consulta, acompanho tudo. Já ajudei a fazer raio-x (em urgências) e tudo.

Eu às vezes, penso que é exagero meu...Mas a verdade é que exagero ou não, não gosto nada.
"Adjuvante" é uma coisa, "reforço" é outra. O adjuvante é uma substância adicionada a um antígeno ou vacina para intensificar a reacção do sistema imunológico.Adjuvants are substances that are added to vaccines to purposely cause inflammation at the vaccine site in order to alert the immune system to its presence.
Traduzindo: Parem de vacinar e revacinar os vossos gatos às cegas
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo