Decisão/Duvidas adopção 1º gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

nunogfarr
Registado: quarta ago 21, 2013 8:26 am

quarta ago 21, 2013 9:12 am

Olá,

ora eu sou novo nestas zonas, mas venho tentar obter experiências e opiniões de pessoas que tenham passado mais ou menos pelas mesmas duvidas que eu.
Eu sou um rapaz que trabalha e vive sozinho de momento e sempre tive uma grande paixão por animais.
Sempre quis ter um gato, mas antes não me era possível. Agora morando sozinho penso ter condições não só monetárias mas como logísticas para o poder ter, mas surgem-me algumas questões:

1) Gostaria de passar pela experiência toda, ou seja, desde ser um gato pequenito até ao seu estado adulto. Sei que requerem sempre muita atenção, o meu problema é que trabalhando estou fora de casa das 8h as 19h, durante dias de semana, o que me leva a pensar que o animal vai ficar muito sozinho e deprimido :( Ainda que já existe em casa um aquário grande para ele ter 'televisão a cores' de peixes...

2) Gosto muito de duas raças: Bosques da Noruega e Azul Russo. Mas pelo que li, o azul Russo é mais independente e pode suportar melhor a ausência. Qual a opinião de quem conhece ou sabe algo?

3) Moro num 1º andar, o que pode criar problemas com as janelas. Eles tem sempre tendência a saltar?

4) Deve este ser esterilizado ou capado? Visto que não queria reproduções, ainda que acha isso um pouco cruel :S mas como tinha preferência numa gata, acho que as alturas de cio e assim são desnecessárias e andar com vacinas parece-me ser pior solução.

peço desculpa pela wall of text, mas realmente existem em mim várias duvidas pois se avanço com o protejo é para o seguir a 100% e quero dar a melhor vida que possa ao animal.

Obrigado
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quarta ago 21, 2013 12:48 pm

Boa tarde, acho que faz muito bem em querer ter um animal para lhe fazer companhia, os gatos são muito independentes portanto na minha opinião não vejo mal em ele ou ela ficar sozinho em casa desde que lhe dê toda a atenção quando estiver com ele.
Os gatos devem ser castrados e as gatinhas esterilizadas na minha opinião, diminui muito o risco de doenças entre outras coisas.
Os gatos pulam imenso, trepam tudo, se quer ter um gatinho deve colocar redes mosquiteiras nas janelas e ter muito cuidado para ele não sair para a rua, mais alguma dúvida pergunte, se puder responder assim o farei ;) boa sorte e dê noticias.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 21, 2013 1:11 pm

se não quiser apanhar muitas irritações por ver a casa revirada com um gato bebé, adote um jovem ou adulto. as associações têm-nos aos montes e costumam já vir castrados e testados. assim evita passar por essa "crueldade" e enfim...gastar dinheiro. se acha que o gato sozinho deprime, arranje dois :D quem gosta de estar sozinho? e os custos não aumentam assim tanto
AnGeLa_88
Registado: terça nov 02, 2004 6:27 pm

quarta ago 21, 2013 1:47 pm

Pela minha experiência, e estando nas mesmas condições, moro sozinha e trabalho, um gato é o animal ideal, acho que faz muito bem mesmo. Sempre tive mais contacto com cães, mas depois de pensar bem optei por uma gata bebé e não estou nada arrependida, muito pelo contrario. Claro que um dia se tiver uma família ou assim um cão encontra-se nos planos.

Eu trabalho por turnos, por vezes faço 2 turnos seguidos, o que leva a que ela esteja sozinha longas horas, nunca houve problema nenhum, fica mais carente, mas isso com mimos a coisa resolve. Se lhe der um brinquedo ou uma bola de alumínio que a minha adora passa horas a brincar sozinha.

A minha gata não é de raça, por isso em termos de raça não posso falar, mas veja se não terá de despender muito tempo a tratar do pelo por exemplo, e se está disposto a isso.

Eu moro num 2º andar, tenho portadas, por isso janelas abertas para mim é com portadas fechadas e problema resolvido!

A minha já está esterilizada, mas pelo que li e ouvi dizer os gatos que não são capados têm tendência a marcar o território e podem tornar-se mais agressivos, o veterinário vai aconselhar de certeza.

Tenha é em atenção que principalmente nos primeiros tempos vais ter de gastar uns eurozitos, cama, comida, areia, veterinário, vacinas, desparasitações, eu fiz um mealheiro lol Mas compensa sem dúvida nenhuma!! Boa sorte!
nunogfarr

quinta ago 22, 2013 10:27 pm

Eu tenho de descartar a hipotese de 2 porque já um vai ser algo complicado e novo. Um dos motivos, por exemplo, é que volta e meia tenho de ir visitar os pais e se for mais que um fim de semana, possivelmente ou levo o animal ou terei de arranjar quem me cuide dele.

A questão das raças é que realmente há gatos bem giro nas raças que referi, mas os preços pedidos são bastante elevados... E sobre o tamanho do pelo... pois não sei, para mim uma das características mais importantes é a personalidade do animal e inteligência, mas isso deve ser complicado de se escolher ou encontrar no meio de tantos, principalmente tão novos...
Se calhar, conselhos de como escolher um gato, por exemplo num gatil ou assim, eram muito uteis... isto sem deixar só o coração falar... que sinais devo procurar?

A nível de pelo espalhado pela casa normalmente é muito ou bastante notório, mesmo escovando o gato por exemplo 2 vezes por semana ou assim? Eu assumo que um de pelo comprido ou curto, vai largar o mesmo numero de pelos, excepto que um larga pelos maiores que outros... isto é mesmo assim?

Da zona de Lisboa / margem sul, há algumas instituições com melhores recomendações onde obter animais, onde estes tenham sido bem tratados, e sejam entregues sem doenças e afins?
Sei que existe o Canil de Lisboa, mas como já ouvi falar não tão bem dele, nomeadamente a nivel de burocracia na aquisição...
Já procurei aqui no forum mas não encontrei grande informação sobre isto.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta ago 23, 2013 10:22 am

Nunugfarr, moro em Lisboa e tenho gatinhos para adopção, alguns dos quais já com tópico aberto no fórum das Adopções. Se quiser, posso enviar-lhe os meus contactos por PM, para falarmos melhor.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
nunogfarr

segunda set 02, 2013 9:33 am

Desculpa a demora na reposta Tassebem, mas de momento acho que estou a perder a batalha sobre o ter um gato ou não. Tendo em conta que tenho de ter condições ideais para tal, ou então não avanço com o projecto e dado que os pais não estão a facilitar (ainda apesar de viver sozinho a opinião tem de contar)...
Por isso tenho de passar a oferta e planear melhor a abordagem de mudança de mentalidades...
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda set 02, 2013 9:51 am

toda a vida quis ter um gato mas os meus pais recusaram-se sempre terminantemente!!assim que me apanhei sozinha, e apesar de na altura estar ainda a estudar, fui logo adotar uma. andei a poupar dinheiro e a construir o 'enxoval' durante as férias de verão, ao mesmo tempo que preparava psicologicamente os meus pais para a realidade de que iria mesmo adotar um gato :lol:

conclusão, já terminei os estudos e estou de volta a casa dos meus pais, e apesar de eles um dia terem sido tão absolutamente contra a ideia de terem um animal em casa, agora gostam imenso da minha gata. a minha até diz que nunca imaginou ver um gato a dormir na cama dela e não se importar :D

com isto tudo queria apenas deixar a minha experiência e dizer que se realmente tem muita vontade e sabe que tem condições para ter um gatinho, devia avançar. vivi 2 anos sozinha e não me imaginava a passar esses 2 anos sem a companhia da minha gata. são animais independentes, limpos, dão menos trabalho que um cão, mas também nos são leais e carinhosos e não há coisa que eu gostei mais do que chegar a casa ao fim do dia e ter a gata a ronronar-me à porta porque eu cheguei!

boa sorte com a sua decisão :)
Petxy
Membro Júnior
Registado: segunda nov 05, 2007 8:44 pm

terça set 03, 2013 3:42 pm

A decisão de ter um animal deve ser muito bem reflectida, uma vez que é um compromisso que se assume para o resto da vida (é um casamento para os bons e maus momentos).
Em resposta às suas questões:
1) A maior parte das pessoas trabalham das 08h às 19h. O gato durante a ausência do dono acaba sempre por dormitar. Sò quando tiver o gato é que irá verificar se o animal se torna muito dependente da sua companhia e depois tem sempre a hipótese de arranjar brinquedos para ele se entreter na sua ausência.
2) Eu tenho 2 Bosques da Noruega e são..... qualquer coisa de extraordinário (parecem cães). Muito ativos e aguardam pela chegada dos donos a casa como se fossem cães. É obrigatório perder umas horitas na brincadeira com eles. No meu caso, não há noite de descanso caso eu entre em casa e os ignore. São muito dóceis, em caso algum as unhas saiem para fora (NUNCA me aconteceu ficar arranhada). Não conheço a raça Azul Russo (não posso opinar).
3) São muito curiosos (Bosques da Noruega), a passagem de um pássaro numa janela aberta e pode acontecer um azar. Eu moro no 6.º andar e janelas abertas.... só com as persianas encostadas abaixo.
4) O animal deve ser esterilizado. Capado?!?! isso é à moda antiga, não? Até me arrepio só de pensar.
Boa reflexão!!!!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça set 03, 2013 4:26 pm

Eu quando decidi ter um gato, estava indecisa entre duas raças: O British shorthair e o Turkish angora; porém alguém se adiantou e me ofereceu um suposto angora. O problema, que deixou logo de ser problema, foi que o gato não é puro, apenas a mãe tem raça pura.
Mas fica algumas horas sozinho e é um excelente gato, qualquer gato, eu ia gostar, mas de inicio estava um pouco insegura devido à personalidade e ao pelo.

Um gato mais independente é o british shorthair, eu gosto muito dessa raça também.

O pelo...a palavra de ordem é escovar e uma boa alimentação, quanto mais comprido possivelmente mais precisa de escovar, em especial se tiver sub pelo... aí garanto que a escova será a sua melhor amiga.

As janelas terá de as resguardar, existe à venda uma rede com malha que eles não conseguem roer. Já a vi à venda na tiendanimal.

E castração é sem dúvida uma grande ajuda.
Um gato em casa sem ser castrado...as marcações de urina nos moveis e outros objetos é bastante chato...imaginem o cheiro. As fugas, aumentam a probabilidade de acidentes, doenças e desaparecerem.
nunogfarr

terça set 03, 2013 10:36 pm

Obrigado desde já pelos vossos testemunhos.

No meu caso, apesar de viver na cidade, os meus pais são de vila mais interior, onde os animais são é para estar na rua e nunca em casa.
(Daqui se pode entender o porque de ter dito que um gato é 'capado' e uma gata esterilizada :oops: )
Isto sem falar com as inúmeras discussões que já houve devido aos gatos deixarem pelo espalhado pela casa e possíveis alergias / doenças que se podem apanhar por conviver com gatos... Algo que as minhas pesquisas não confirmam...

Eu apesar de gostar de todos, só vou poder adquirir um e sendo uma pessoa que se apaixona constantemente à primeira vista, se calhar o melhor vai ser sempre ver o gato e depois logo se parte dai. O que aconteceu é que apaixonei-me por 3 ou 4 raças, em que por exclusão ficou o Bosques da Noruega e o Russo, e dado as características de cada um, inclino-me pro russo...
A única certeza que tenho é que preferia ter uma gata, pois parece-me que podem ser mais ligadas ao dono (homem) e mais carinhosas. Basicamente passava a ter uma 'mulher' cá em casa a 'dar-me cabo da cabeça' :twisted:

Ora, depois disto tudo, deixaria então uma duvida minha.
Dado que a casa é pequena (60m2 +/-), e o wc sem espaço para colocar o caixote de areia dele, a minha alternativa era coloca-lo no quarto pequeno, usado de arrumações. Como tem janela, pensava em deixar perto da janela, com ela aberta e estore descido.
A minha duvida é, quão intenso pode ser o cheiro que pode criar? Visto que durante o dia não estou cá, ou seja, limpo de manha e depois só ao final do dia?
Já li várias cenas sobre isto mas não é conclusivo, ainda que uma das coisas que li por aqui foi dando carne / peixe cru o cheiro diminui-a muito.
A outra hipótese é areias 'perfumadas' coisa que acho que o animal pode mandar-me 'às couves' e ir fazer em cima do sofá :?

Raios... Quanto mais penso, mais duvidas tenho :roll:
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

terça set 03, 2013 11:05 pm

nunogfarr Escreveu: Isto sem falar com as inúmeras discussões que já houve devido aos gatos deixarem pelo espalhado pela casa e possíveis alergias / doenças que se podem apanhar por conviver com gatos... Algo que as minhas pesquisas não confirmam...

A única certeza que tenho é que preferia ter uma gata, pois parece-me que podem ser mais ligadas ao dono (homem) e mais carinhosas. Basicamente passava a ter uma 'mulher' cá em casa a 'dar-me cabo da cabeça' :twisted:

A minha duvida é, quão intenso pode ser o cheiro que pode criar? Visto que durante o dia não estou cá, ou seja, limpo de manha e depois só ao final do dia?
parece-me que estão a complicar demais o que não tem de ser complicado :D mas atenção, acho as dúvidas perfeitamente legítimas, e vou tentar responder com a minha opinião :)

pelo em casa, a não ser que seja um gatinho careca, vai acontecer... é algo que tem se aceitar. eu passei a aspirar muito mais a casa.a minha gata é de pelo curto, pelo que não larga assim muuuito pelo, mas é inevitável, aqui por casa nota-se mais nas carpetes e tapetes. e claro, quando lhe pego ao colo durante algum tempo, é o pelo na roupa... :lol: doenças e etc, sinceramente não concordo... se é um gatinho mantido dentro de casa, bem cuidado, desparasitado e visto pelo veterinário, que doenças há? a minha só esteve constipada uma vez e tratou-se com xarope :P

quando à caixa de areia, compreendo bem, pois também vivi numa casa muito pequenina (40 m2), e ainda por cima não tinha janelas na única divisão onde podia deixar a caixa. sinceramente nunca achei que as areias perfumadas ajudassem. o que eu fazia era: utilizar caixa de areia fechada, retirar cocós todos os dias, e trocar a areia toda uma vez por semana. o cheiro não era nada de especial (só quando a deixava sozinha 2 dias é que cheirava!). também pode ajudar um ambientador. :P

quanto à questão gatas vs gatos, eu sempre quis uma gata e nem sei explicar bem porquê. quanto a serem mais meigas, eu oiço é dizer que são mais ariscas, mas não sei se será verdade :lol: acho que quer um gato quer uma gata têm muito carinho para dar. e asneiras para fazer :P
Alcagoitas
Registado: terça jun 25, 2013 10:15 am

quarta set 04, 2013 1:40 am

Vou tentar dar a minha opinião o mais claro possível:

1. Adoptar um gato/a: considero serem o animal de estimação na cidade de excelência. A escolha do sexo, para mim é quase irrelevante. Gatas devem ser esterilizadas bem cedo (evitar cios/piómetras/tumores - sou radicalmente contra a supressão do cio em gatas! - as ditas "injecções"e pilulas). Gatos devem ser castrados (marcação de território, maior tendência para fugir - especialmente se vive num 1º andar!). Desde um ponto de vista económico, é bem mais barato castrar um gato que esterilizar uma gata.

2. bebé/jovem/adulto: a minha preferência vai para o jovem adulto ou mesmo adulto, isto porque podemos perceber facilmente o tipo de personalidade do gato, pelo que dificilmente terá grandes surpresas. (ex: num jovem/adulto, experimente fazer 5 festas pelo dorso, calmamente. Se deixar, experimente pegá-lo ao colo e volte a repetir 5 festas. Se o gato/a deixar fazer, sem tentar fugir, terá um gato extremamente dócil)

3. Tempo em casa: não vejo qualquer problema em deixar um gato sozinho durante todo o dia, desde que tenha um par de brinquedos/arranhadores.

4. Pêlo curto/comprido: inevitavelmente terá muito mais pêlo por casa. se optar por pêlo comprido, deverá ter o cuidado de o escovar com frequência, pois evita uma grande queda de pêlo e o mesmo se apresentará mais bonito. Uma boa alimentação, por vezes faz "milagres" no que respeita ao pêlo.

espero ter ajudado!
Petxy
Membro Júnior
Registado: segunda nov 05, 2007 8:44 pm

quarta set 04, 2013 7:48 am

Volto a falar da minha experiência.

O meu apartamento não é grande, e tive que colocar a caixa de areia obrigatoriamente na cozinha. Uso a areia mais barata (facilita financeiramente para uma ração de boa qualidade). Com dois gatos limpo a caixa todos os dias ao final do dia mal chego a casa. Os cheiros só se sentem nos 5 minutos imediatamente a seguir a eles lá irem. :| (mas não é um cheiro de outro mundo.... as rações ajudam aos cheiros diminuírem).
Se você tem a hipótese de colocar num quarto de arrumações...... MELHOR tem o problema mais do que resolvido.

A minha casa, mesmo com dois animais não cheira a gato. Como são gatos peludos tenho que aspirar dia sim dia nao (no Verao chego aspirar todos os dias). A verdade é que não uso tapetes, uma vez que tenho a vantagem do apartamento ser todo com chão em madeira (quente).

Já percebi que está mesmo inclinado em ter uma companhia. As gatas são de facto mais ligadas aos homens. Mais uma vez dou o meu exemplo. O meu gato ADORA-ME e gosta do meu namorado a minha gata ADORA o meu namorado e gosta de mim. :)
Responder

Voltar para “Gatos”