Gatinha porca

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
TINI
Registado: terça fev 11, 2003 11:09 am

sábado dez 13, 2003 3:44 pm

Olá a todos.

Estou com um problema, que não sei como resolver... :?
Ofereceram-me uma gatinha persa à 6 meses que todos lá em casa adoramos, mas com um pequeno (grande defeito). Faz xixi em qualquer sitio, menos no caixote. Estive a ler alguns tópicos relacionados com este assunto, mas em todos eles só falam de gatos(machos) que ao fazer as suas necessidades fora do caixote podem estar a marcar território. O meu caso é diferente, é uma gatinha que esteve com a mãe até aos 2 meses e não faz só xixi no sofá como dizia um forista. Faz onde calha. :evil:
Tenho também um gato que apanhei na rua com dias (foi criado a biberão) e nunca fez nada fora do sitio. Para além disso eu nunca a vejo lavar-se, enquanto ele passa o dia a lamber-se. Às vezes ele é que lhe dá umas lambedelas.
Já a apanhei em flagrante mais de uma vez. Pego logo nela dou umas palmadas, meto no caixote, mas não vejo melhoras nenhumas e não sei mais o que fazer, mas estou a ficar cansada do cheiro a xixi na minha casa. Não tenho coragem de a dar ou vender a alguém, pois para o conseguir teria de omitir este problema.
Ajudem-me por favor
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sábado dez 13, 2003 3:54 pm

pois, eu nunca tive esse problema...já há 6 meses q tens a gatinha e ela ainda continua a n usar o caixote?? q estranho...e ainda por cima se ela esteve c a mãe até aos dois meses devia de estar já habituada....

mas olha, tu tens um ou dois wc? é q ela pode n gostar de fazer as necessidades no mesmo wc q o outro gatinho...ou então n gostar da areia...tenta mudar...

e n dês nem vendas a gatinha...vais arrepender-te...eu sei q deve de ser dificil...mas tem paciência...a sério...n desamines.... ;) ;) ;)
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sábado dez 13, 2003 3:56 pm

Olá TINI,

Tem de ter calma e "muita paciência"... insista, pegue na gata e leve-a à liteira, passe várias vezes as patinhas na areia da liteira (esfregue na areia) para ela perceber que é ali que tem fazer as necessidades.

Por vezes não se compreende mas a alguns gatos falha o instinto... por exemplo, a Mel não sabe tapar o coco.... já o Torby é super certinho.

Outra hipótese é borrifá-la com água cada vez que a panhar em flagrante. Use um borrifador de água ou um pistola de esguichos de brincar com água. Mas só em flagrante, senão eles nunca associam que estão a fazer algo mal.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sábado dez 13, 2003 5:10 pm

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa as fêmeas também marcam território fazendo xixi fora do sitio. Ela sempre foi assim desde bebé ou só mais tarde é que começou a fazer?
Se a gatinha já tem 8 meses ( 6 consigo + 2 com a mãe) porque não fala com o vet e não a esteriliza? Muito provavelmente resolve a situação. Outra coisa que muitas vezes leva a esse comportamento são problemas de saúde. Já pediu a opinião ao veterinário? Que lhe disseram?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado dez 13, 2003 5:13 pm

cá por mim, deixava-a fechada numa divisão onde estivesse a liteira. entretanto, punha um bocado de papel higiénico com o xi-xi dela para que o identificasse. pode ser que resulte. já me aconteceu isso com uma gata de rua adulta. durante uns dias, era muito porquinha. mas aprendeu depressa. a sua pode não gostar da areia ou ter algum problema. também há repelentes. mas se o cheiro está entranhado nalgum lugar, é possível que ela o identifique com o sítio de fazer xi-xi. é melhor limpar tudo muito bem, de modo a desaparecer o cheiro. provavelmente, só através de alguma agencia de limpezas. caso sejam os móveis.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sábado dez 13, 2003 8:08 pm

Petruska Escreveu: Tem de ter calma e "muita paciência"... insista, pegue na gata e leve-a à liteira, passe várias vezes as patinhas na areia da liteira (esfregue na areia) para ela perceber que é ali que tem fazer as necessidades.
Foi exactamente o que a minha vet disse para eu fazer quando as trouxe para casa. Há um tempo atras eu abri um tópico no qual referia que a minha Margarida, já adulta me dava presentes mesmo à porta da caixinha. E pode mesmo ser marcar território. Usei o método acima referido e agora só muitooo pontualmente lá aparecem umas "bolinhas"
Tenha paciência, avalie as provavéis soluções que leu aqui,mas acima de tudo pergunte ao seu vet uma opinião. :)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo dez 14, 2003 12:47 pm

Olá

Eu tenho duas gatas persas e sempre foram muito limpinhas. O que costuma resultar nestes casos, é embeber em papel higiénico o que ela faz fora do sitio e colocar no wc dela e levar a gata lá, pois assim ela percebe que é aquele o local.
Mas, há uma outra coisa, a vet não colocou a hipótese de a gatinha ter problemas urinários? É que por vezes nestes casos é que fazem fora do caixote, pois os gatos em regra são animais muito limpos.

beijokas
Kathleen
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

domingo dez 14, 2003 8:38 pm

Eu tenho apenas um gato macho mas apesar de ele nao ter vindo habituado a fazer xixi no caixote (pois andava a solta numa quinta e fazia onde calhava) lol no 1º dia que chegou foi direito ao caixote :lol:

Realmente não é muito cumum gatas fêmeas marcarem territorio mas tenho um amigo com o mesmo problema :o e a gata dele tambéme sta sempre a fazer isso e até ja tem mais de 6 meses

Será que a gatinha se sente ansiosa por algum motivo?
Será que o veterinário nao pode ajudar ? :?
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

domingo dez 14, 2003 9:54 pm

Olá
O tigrinho quando veio cá para casa , ainda não tinha 2 meses, também era um porcalhão, aorva deixar os sseus presente em todo o lado,excepto no caixote, aliás o lugar favoriro era o meu edredão :evil: :evil: :evil: , mas quando isso acontecia, eu ralhava , fazio cheirar e depois punha-o no caixote, e ia sempre ralhando, ele aprendeu. Em relação a lavar-se a ele ´proprio tamb´me foi dificil, nunca se lavava, mas hoje em dia com 9 meses passa o dia a lamber-se.
Não foi um gatinho muito precoce, mas hoje em dia já está normal.
Eu no meu caso associei estes comportamentos ao facto de ter sido tirado à Mãe muito cedo, mas se o mesmo não aconteceu com a sua gatinha , talvez seja melhor mesmo falar com a vet,
Os gatinho são como nós, não há dois iguais
Espero que corra tudo bem e que a gatinha depressa aprenda

O tigrinho manda uma lambidela
TINI
Registado: terça fev 11, 2003 11:09 am

quarta dez 17, 2003 9:33 pm

Ola

Obrigado a todos pelas sugestões. Estou neste momento a experimentar a técnica de molhar o papel higiénico no xixi e leva-la junto com o papel para o caixote.
Penso que não seja marcação de território, porque ela ainda é muito pequenina,e desde que veio cá para casa com 2 meses que faz isso. Já falei com o criador e le disse-me que a mãe é igual. Tem 3 anos e também faz fora do caixote. Portanto a origem do problema deve ser precisamente essa; provavelmente não aprendeu com a mãe, porque ela não ensinou. De qualquer maneira a v/ ajuda fez com que eu ficásse mais motivada para tentar todas as situações que foram sugeridas. Como disse de inicio tenho outro gato de rua, já tive 3 persas e nunca tinha tido este problema. Todos sempre foram extremamente asseados.
Mais uma vez obrigado a todos
melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

quinta dez 18, 2003 1:48 pm

A minha nina tem um ano e só cá está em casa há um mês, era gata de rua e eu trouxe-a para viver conosco, nunca tinha vivido com ninguém antes, e espanto dos espantos, faz tudo no caixote, nada fica fora e tapa tudo muito bem tapadinho. O caixote está no w.c. dentro do poliban (acho q é assim q se escreve)...... É um amor, mas acho q foi sorte....
melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

quinta dez 18, 2003 1:48 pm

A minha nina tem um ano e só cá está em casa há um mês, era gata de rua e eu trouxe-a para viver conosco, nunca tinha vivido com ninguém antes, e espanto dos espantos, faz tudo no caixote, nada fica fora e tapa tudo muito bem tapadinho. O caixote está no w.c. dentro do poliban (acho q é assim q se escreve)...... É um amor, mas acho q foi sorte....
Bicharoca
Membro
Registado: terça out 14, 2003 8:28 am

quinta dez 18, 2003 2:04 pm

Olá Tini,

A minha Berta também era como a tua gatinha, eu já estava a ficar desanimada porque também esteve imenso tempo sem aprender, falei com a Vet e ele deu-me a idei-a de usar o atractivo, que continuo a usar porque deixa um cheirinho muito agradável na liteira, e fechá-la no local onde estava o wc.... o que não resultou nada! :|
A Berta só começou a fazer relegiosamente no local quando o Ramon chegou, mas nunca aprendeu a tapar os cocos, até tem piada porque se o Ramon vai logo a seguir a ela primeiro tem que tapar o que a Berta faz :D
É preciso ter calma! ;)

Beijokas

Bicharoca
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta dez 18, 2003 2:52 pm

Olá! :D

Ao ler a primeira mensagem do tópico pensei em duas hipóteses: ou a gatinha queria marcar território por causa do macho ou tinha um problema de contenção urinária. Depois de ler a tua resposta aos foristas - onde dizias que a mãe dela fazia o mesmo - fiquei mais esclarecida; penso que ela não tem problema nenhum e tendo mesmo a acreditar que a gatinha adquiriu o mau hábito com a mãe.
Nos dois primeiros meses de vida os gatinhos aprendem os ensinamentos básicos com a progenitora. Normalmente "copiam-na" em tudo o que faz. A tua gatinha continua a "copiar" a mãe exactamente nessa forma aleatória de urinar em qualquer sítio. Terás de ser tu, com muita paciência, a dissiadi-la e a determinar-lhe as novas regras. Tenta seguir o conselho da anjazul e da Kathleen porque costuma dar resultado. ;)
fabriro Escreveu:Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa as fêmeas também marcam território fazendo xixi fora do sitio.
A minha Anaïs também tem a mania de marcar território no cesto da roupa passada. :oops: Só aí. Acho que é porque a roupa lavada perde o cheiro a gato e fica com o cheiro da empregada que é quem passa a ferro. Ela deve sentir necessidade de reafirmar a sua presença e o poder sobre as coisas dos donos... Aliás acho mesmo que ela não suporta a intromissão da empregada lá em casa! Cada vez que a pobre mulher tenta fazer a cama de lavado, a malandra assanha-se e crava as unhas nos lençóis como cão que defende a propriedade dos donos! :p Já o Matisse é diferente. Basta dar-lhe um colinho que ele deixa qualquer um roubar o recheio da casa! :evil:
Responder

Voltar para “Gatos”