Gatinha resgatada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Vava09
Membro
Registado: sexta jan 13, 2012 6:48 pm

quarta ago 21, 2013 11:17 pm

Bom .. eu tenho três cães e à cerca de 4 meses trouxe uma gatinha branca de olho azul para casa. Estava sempre no mesmo sítio da minha rua e estava toda mordida. Era um esqueleto andante, mas muito querida.

Sinceramente ? Não lhe resisti. No dia seguinte levei-a à veterinária e ... a gatinha é surda e estava grávida. De imediato entendi o porquê do abandono. Os gatinhos já nasceram (4) e estão todos ótimos. Agora que tudo está mais a acalmar e porque nunca tive gatos, queria perguntar aos entendidos,

Como se educa uma gata surda? Devo castrá-la ? Porque? Que comida lhe dou ?

Ela agora está a comer RC para bébés recomendada pela vet, mas após isto, que comida lhe dou? E areias? O que é melhor ?
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta ago 22, 2013 12:03 am

Fico contente por não ter ficado indiferente ao estado dessa gatita.

Em relação à comida, continue a dar-lhe a comida recomendada pela vet, uma vez que ela teve uma ninhada e está fraca e desnutrida. Pergunte-lhe qual a ração que deverá dar quando ela já estiver melhor e quando é que deve fazer a transição. Não lhe dê das rações mais baratas que pelos vistos não são grande coisa. E também porque ela vem de um processo de total abandono, precisa de uma alimentação melhorzinha (aliás todos precisam)

Em relação à areia, depende. Eu uso uma barata do lidl e não estou descontente. Mas há quem use areia aglomerante.

Em relação à surdez, não lhe sei responder visto nunca ter tido gatos surdos, mas pelo que já li, eles fazem uma vida normal, dentro da deficiência que têm. Outros foristas responder-lhe-ão melhor.

E uma boa recuperação para a mamã gata e que os filhotes fiquem bem.

Vá dando notícias.

p.s. editei para dizer que deve mandar esterilizar a gata para evitar futuras gravidezes e também para evitar que ela tenha outras complicações.
Vava09
Membro

quinta ago 22, 2013 12:25 am

Obrigada pela sua resposta. Ela ainda estava a recuperar dos ferimentos que tinha, que eram imensos, quando teve os bébés. Eu não percebia nada de gatos, achava que ela estava muito magra e realmente estava, mas também estava grávida e o que pensei logo foi que nunca tivesse sido desparasitada, visto que ela não parece muito velha (e não o é, segundo a vet, nem um ano deve ter) .

O que é areia aglomerante ?

Pois, eu já tinha pensado nisso e sem dúvida que ela irá ser esterilizada assim que possa.

Se alguém tiver ideias de como educar a gatinha surda, agradecia que dissesse aqui alguma coisa, porque não sei mesmo como a ensinar certas coisas.

Depois, os gatos tomam banho ?

A nível de comida , ela vai manter RC durante ainda 2 meses, depois irei questionar a médica. Mas aqui alguém conhece a marca Brekkies? Vende-se no Continente, sabem se é boa para gatos?
Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

quinta ago 22, 2013 11:06 am

As areias aglomerantes não deitam pó, tem umas bolinhas... não sei explicar bem mas na net se colocar irá ver como são... Eu sinceramente já usei e depois deixei de usar porque são muito mais caras que as normais e acho que as normais fazem o mesmo efeito... Eu uso do eleclerc das mais baratas e estou satisfeita...
Em relação ao banho, sim os gatos tomam banho, no entanto basta dar um por ano (no meu ponto de vista) porque os gatos são animais muito limpos e estando dentro de casa acho desnecessário...
Em relação a educação de um gato surdo, devo mencionar que nunca tive nenhum, mas pelo que leio os cuidados a ter são os mesmos, esses simplesmente são educados mais pelos gestos, por exemplo para dizer Não use um gesto seguido com a palavra... Convém não deixar a gatinha vir à rua, uma vez que é surda não houve os carros e pode ser atropelada...
Em relação à comida, não me parece a mais adequada... Tem a Arden Grange http://www.ardengrangeportugal.com/ que é de melhor qualidade e a preço também acessível, pode pedir amostras para ver se a sua gatinha gosta sem nenhum custo....

Cumprimentos,
Odete Monteiro
Vava09
Membro

quinta ago 22, 2013 11:52 am

Já tive a ver e acho que me vou manter na mesma com estas areias. Mas as de silicone sao as mesmas que estas aglomerantes?

Obrigada pela recomendação de comida Odete.. Vou ver como faço.

Se aqui alguém tiver um gato surdo, diga-me assim algumas dicas. Ela o Não, já entende.. Consegui arranjar um gesto que ficou o Não para ela. Mas queria mais indicações, se possível.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta ago 22, 2013 12:19 pm

não tenho um gato surdo mas...lido com uma gata surda que pertence a uma amiga.

educar um gato não é muito viável.
o que pertende dizer quando diz "educar" ?!

as areias para gato são, basicamente de 3 tipos:
areão : uma "areia" grossa" com ou sem cheiro que normalmente se muda regularmente. são as mais baratas e obrigam a troca frequentes com lavagem da liteira.

aglomerante: são "argilosas" - a urina provoca a formação de uma bola facilmente removivel. têm que manter uma altura minima para poderem funcionar como deve de se (está escrito nos sacos). é levemente mais cara.

silica: são uns "cristais" que absorvem a urina. obrigam a troca frequente. é mais cara.
Vava09
Membro

quinta ago 22, 2013 12:35 pm

homeless Escreveu:não tenho um gato surdo mas...lido com uma gata surda que pertence a uma amiga.

educar um gato não é muito viável.
o que pertende dizer quando diz "educar" ?!

as areias para gato são, basicamente de 3 tipos:
areão : uma "areia" grossa" com ou sem cheiro que normalmente se muda regularmente. são as mais baratas e obrigam a troca frequentes com lavagem da liteira.

aglomerante: são "argilosas" - a urina provoca a formação de uma bola facilmente removivel. têm que manter uma altura minima para poderem funcionar como deve de se (está escrito nos sacos). é levemente mais cara.

silica: são uns "cristais" que absorvem a urina. obrigam a troca frequente. é mais cara.
Quando eu falo em educar, é "tentar" que ela não assalte a bancada quando se está a fazer o almoço ou por exemplo que ela não ataque os meus cães, porque eles têm todos medo dela, mas ela não tem medo nenhum deles.

Eu sei que não é possível, mas queria saber se havia algum metódo possível.. Eu sei que com calma isto vai lá..

Obrigada pela informação das areias!
dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

quinta ago 22, 2013 1:13 pm

Vava09 Escreveu: Quando eu falo em educar, é "tentar" que ela não assalte a bancada quando se está a fazer o almoço ou por exemplo que ela não ataque os meus cães, porque eles têm todos medo dela, mas ela não tem medo nenhum deles.

Eu sei que não é possível, mas queria saber se havia algum metódo possível.. Eu sei que com calma isto vai lá..

Obrigada pela informação das areias!
Também gostava de educar o meu a não assaltar a bancada :lol:

O malandro quando estou porta-se bem porque já lhe dei uns sustos, quando não estou salta para a bancada.

Penso que não há uma maneira de os educar a fazer tudo o que queremos... Mas eles são inteligentes e sabem sempre quando fazem asneiras. :D

Eu uso areia aglomerante e gosto bastante. Em relação a rações estou a dar a Arden Grange.

Tenha cuidado com as janelas para o pequeno não se aventurar a saltar...
Em relação aos cães eles daqui a uns dias são todos amigos :)

Boa sorte e parabéns pela iniciativa :wink:
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 1:55 pm

deixe-me adivinhar....é o seu 1º gato ???
ok...pode tentar educá-la! :lol:

gato vai para onde lhe dá na telha á hora que bem entende!
nenhum dos meus é surdo ou cego e... :roll:

quanto aos cães...é natural.
tem (teve) crias, foi gata de rua e vê o cão como um "inimigo" natural.
mantenha-le as garras aparadas regularmente (uma paticure a cada 2 semana) e em priincipio a coisa acalmará naturalmente.
ah...quem manda é o gato! esqueça... :oops:

tente palmas, bater com o pé no chão ou... como factor de correcção - eles sentem vibrações.
Vava09
Membro

quinta ago 22, 2013 3:20 pm

Sim, eu ja disse que nunca tive gatos. E não faço a mais pequena ideia como o educar. Eu cães, sempre tive e tomo conta de 3 sem quaisquer problemas.

Eu não o quero ensinar a não assaltar a bancada quando não estou presente. Quero ensiná-la é mesmo quando estou presente, porque ela não me presta atenção. Ai está o meu problema. Quando estou fora de casa, ela fica na varanda , que é fechada. Quando chego a casa fica há solta, normalmente, sendo que agora está com as crias.

Eu estou a tentar ir pelas vibrações, pois parece que ela me presta mais atenção, mas com a questão da comida está a ser mega dificil, porque ela não me presta (ou não quer prestar) atenção nenhuma. E acham que se lhe dar a dita palmada irá funcionar ?

Fora isso, lavo o gato com que champô? Já estive a ver essa comida e parece-me boa para quando as crias forem dadas.

Outra questão, devo dar-lhe comida húmida?

Desculpem tanta pergunta, mas eu realmente não tenho ideia de como a educar.
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 3:24 pm

segure-a pelo cachaço e sacuda devagar (como a mãe faz às crias).
resulta.

mas....os gatos não são muito para o "obediente"! :oops:

palmada...hum.... :oops: os lá de casa devem ter o traseiro insensivel!
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 3:28 pm

http://www.aspca.org/pet-care/cat-care

se lê inglês...é a minha biblia.

eu sou apologista da comida humida todos os dias.
sendo a seca apenas de apoio.
ainda por cima se ela está a amamentar.

não faço com os meus por causa dos €s mas, tento dar-lhes regularmente ração humida.
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 3:29 pm

Vava09
Membro

quinta ago 22, 2013 3:35 pm

dmarracho obrigada, mas eu não consegui resistir a uma gata naquelas condições.

Obrigada pela dica homeless, irei ler sim. Que ração humida devo dar ?

Eu começo a entender que a obediência não é o forte deles xD.
homeless
Membro Veterano

quinta ago 22, 2013 3:49 pm

há no supermercado...é claro que uma serão melhores que outras.
eu uso a ... :oops: varreu-se-me da ideia....

não dou a linha branca dos super mas dou a que se lá compra... :oops: são 0,68 c a lata (salvo erro).
Responder

Voltar para “Gatos”