quanto se gasta com um gato mensalmente?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

annis
Membro
Mensagens: 82
Registado: segunda ago 15, 2011 1:55 pm

domingo set 01, 2013 5:10 pm

muito boa tarde

nunca tive gatos e gostaria de saber mais ou menos quanto é que se gasta mensalmente com um gato?

qual a ração? e areia? vacinas? desparazitante e pipetas?

e já agora quem tem um gato adulto poderia me dar a sua opinião, porque tenho uma criança recém nascido e uma criança de 3 anos, acham que é aconselhável um gato ?

obrigado pela atenção

pois ando indecisa entre um gato e um cao
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

domingo set 01, 2013 6:42 pm

A raçao cada 2kg, custa 20 euros, para mes e meio...extras como carne e peixe, tambem nao e muito dinheiro, ainda nao contabilizei, mas talvez gaste mais 15 euros...mas e essencial.
O desparasitante interno varia ao longo da idade, nao se pode contar como mensal. Mas ate agora gastei 12 euros o meu gato tem 5 meses. O externo nao usei ainda...
O vet tambem varia um pouco, mas e uma despesa consideravel, no inicio pelo menos.

A areia, custa por mes uma media de 15 euros, a 4 embalagens de aprox 4 euros.
O depois os arranhadores e torres, mas nao sao despesas mensais.

Acabo por gastar mt possivelmente mais de 50 euros, mas nunca contabilizei, vou fazer uma folha de calculo este mes.
Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

domingo set 01, 2013 6:52 pm

vou falar da minha experiência com uma gata em casa,que vale o que vale :D

os gastos que tenho por mês são praticamente irrisórios porque compro a areia mais barata do mercado - Continente, que sai a menos de 1 euros o saco de 5 kg. Gasto 10 kg por mês, ou seja: menos de 2 euros por mês para areia.

Comida: compro quantidades grandes de uma vez só, o que me permite depois não gastar mais dinheiro com isso durante uns bons meses. Por exemplo, a última encomenda que fiz foi de 7,5kg de ração, paguei menos de 30 euros. Encomendei em maio e ainda tenho ração para mais um mês e meio, portanto não gasto dinheiro com comida durante meses :)

Comida húmida (patés): aproveito sempre as promoções do Pingo Doce e também considero um gasto irrisório. só dou patés como um miminho de fim de semana, pelo que uma caixa de 8 patés me dura 2 meses e custa menos de 3 euros!

O que considero serem os maiores gastos a ter em conta são mesmo as despesas com o veterinário, e ainda o 'enxoval' inicial do gato. É inevitável gastar algum dinheiro a mais nos primeiros tempos, pois quando eles são mais pequenos necessitam de desparasitação mais frequente e duas doses de vacinação. E o enxoval deve ter tudo para receber o novo gatinho como ele merece :)

Para que tenha uma ideia, posso dizer-lhe que comecei a construir devagarinho o 'enxoval'da gata cerca dois meses antes de a receber em casa e gastei provavelmente à volta de 60 euros (arranhador, caixinha de areia, uns brinquedinhos, transportadora...).

Em termos de gastos no veterinário, deixo os valores que gastei:
cada vacina: 25 euros
cada consulta: 30 euros
esterilização/castração: cerca de 150 euros para uma gatinha, e metade desse valor para um gato macho
desparasitação interna: 4 euros cada
desparasitação externa: sai-me a 5 euros por pipeta e apenas faço anualmente... ela é gata de interior.

espero ter ajudado com este testamento, peço desculpa pelo texto tão longo!
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 01, 2013 7:20 pm

tudo depende do tipo de ração e areia que comprar. para mim, isso não é o que custa e já foram nove. o pior é quando adoecem :cry:
ghij
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: sexta abr 06, 2012 2:32 pm

domingo set 01, 2013 10:18 pm

O meu vet faz a castracao dos gatos por 35 com tudo incluido ( nao sei das gatas pois como n tenho nenhuma n sei) e a desparacitacao interna 1 e meio e as externa cada saqueta que da para um mes custa perto dos 7 euros.

Quanto a areia a do continente serve( desculpa pela publicidade) e a racao para adulto penso que sao uns 3_4 euros o quilo e mts vezes esta em promocao (nao covem mudar de marca de comida e ter em conta que a racao varia consoante a idade).
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda set 02, 2013 12:57 pm

É sempre relativo - depende da ração e areia que se pretenda usar e do gato em si.
Tenho gatos grandes que a quantidade de ração diária apropriada ronda os 75 gramas, logo mais de 2 kgs por mês. Aconselho a que não façam as contas à ração mais barata, mas a um de tratamento - quando elas são necessárias depois não estão orçamentadas e é um sarilho.
O melhor é fazer as estimativas por cima, assim é menos susceptivel de haver erro.
Não consigo ajudar nas contas, porque como são muitos compro tudo em grandes quantidades, o que distorce o preço por kg. Não aconselho sacos grandes de ração para um gato só, por muito bem que se acondicione acho que ficam abertos tempo demais.

De resto, concordo com a anja azul - o problema maior é quando adoecem e aí convém ter um pé de meia ou uma boa relação com o vet, que permita ir pagando aos poucos.
Satomi
Membro Veterano
Mensagens: 363
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm
Localização: Raviolli e Alfredo

segunda set 02, 2013 2:44 pm

Em relação aos gastos, é como disseram os outros users...depende da qualidade que escolher. Tudo depende da qualidade dos produtos que quer dar ao gato ou do que pode/pretende dar.

Nunca fiz as contas muito ao certo, até porque a minha gata é novinha e à medida que vai crescendo, come cada vez mais e não estou a medir os custos a cada mês. Vou comprando o que falta.
Mas mensalmente, penso que não chega a 10 euros. A ração de 1,5 Kg deve durar um mês ou mês e meio ( cerca de 5 euros pela ração Ultima da Affinity) e um saco de areia daquela mais barata, penso que nem chega aos 2 euros.

Depois há as vacinas, eu pago 20 euros por cada no veterinário (este ano teve que levar duas, uma delas foi o reforço).

A desparasitação, não me recordo, porque tenho feito no veterinário. Mas para desparasitação externa, existe um genérico do frontline que é mais barato. A desparasitação ainda sai um "cadito" caro sim, claro que fica mais barato se comprar na farmácia do que no veterinário.

Em relação à castrar/esterilizar, os preços médios que tenho visto é 60 euros por um macho, 120 para uma fêmea.

Também convém comprar pasta de malte para as bolas de pêlo, mas como é algo que costuma durar imenso tempo, acaba por ficar barato.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

segunda set 02, 2013 5:13 pm

Bem estive a pensar melhor nas despesas mensais: Para um gato adulto.

A porção mensal de ração por dia para um gato normal será de 80 gramas, que multiplicando por 30 dias perfaz 2073,6kg; desta forma praticamente o saco de 2kg de ração chegará para o mês. No meu caso vai sempre sobrar, uma vez que ele come extras e acabará naturalmente por comer menos ração. Em suma, só vou precisar de gastar os 23,50 euros mês sim, mês não.
Actualmente 1 embalagem dá para 2 meses.
Total: €11,75 por mês em ração.

O peixe: A comer pelo no mínimo 3 refeições por semana.

As petingas e carapau de gato: 3 euros.
O salmão compro cabeça de salmão a 0,99 cêntimos por kg, acabo por comprar 3 cabeças de salmão: €1,50. O rabo do salmão( 2 rabos dá para o mês). Desde as cabeças e rabos eu compro o que há, gasto até 3 euros, no máximo.
A pescada, não posso contabilizar bem mas sou capaz de gastar mais 2 euros.
Total: €8

A carne: É o forte da alimentação dele.

A codorniz: Eu compro cada 1 por 98 cêntimos: €2.
[Ele geralmente desperdiça, porque fica preguiçoso, eu acho. É natural que em adulto sempre que queira que ele perca peso, compro -lhe que ele come bem devagarinho as codornizes.]

O peru compro geralmente 0,5kg: €4-5

A carne de cabra muito barata e é excelente, gasto uma média de €3 (das minhas carnes favoritas), mas aqui não tenho bem a ideia exata do gasto.

Ovos: come 4 ovos por mês mais ou menos, talvez seja 1 euro.
As natas, compro 1 pacote pequeno que custa €1,34; que serve de mimo.

Total aprox: 10 euros.

O total da alimentação : €29,75. Estou certa que estes valores representam o teto máximo. Tudo bem contabilizado, talvez não seja tanto.

A areia, acabo por gastar uma embalagem de 10 L por semana, porque não sou muito eficiente a limpar sem trocar toda a areia.
Acho que uma pessoa bem eficiente 2 sacos chegava. O que não ultrapassava os €8.

Acho que no mínimo uma pessoa vai gastar €25 por mês em alimentação.
E parece-me que no mínimo €4 em areia.

As consultas no vet são a € 20
As vacinas são €20
As outras consultas que fiz foram de nutrição, não é relevante.
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda set 02, 2013 7:50 pm

margoustink Escreveu: As consultas no vet são a € 20
As vacinas são €20
As outras consultas que fiz foram de nutrição, não é relevante.
Mais uma vez, relativo. No meu vet uma consulta são 25€. Se for em urgência (ie, fora do horario normal de funcionamento), são €40.
A vacina, se for a normal (panleucopenia, calicivirus e herpesvirus, salvo erro) são 28€. Se incluir felv passa para €40. Nas vacinas está incluída a consulta.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda set 02, 2013 8:28 pm

Bingley Escreveu:
margoustink Escreveu: As consultas no vet são a € 20
As vacinas são €20
As outras consultas que fiz foram de nutrição, não é relevante.
Mais uma vez, relativo. No meu vet uma consulta são 25€. Se for em urgência (ie, fora do horario normal de funcionamento), são €40.
A vacina, se for a normal (panleucopenia, calicivirus e herpesvirus, salvo erro) são 28€. Se incluir felv passa para €40. Nas vacinas está incluída a consulta.
que sorte. o meu (deles) leva 35 euros de consulta. se for uma urgência, custa o dobro. é ótimo vet mas começa a ser demasiado pesado. entre cães e gatos gasto cerca 136 euros em ração. agora que o flávio já não está cá, consigo que a areia dure 2 dias. assim, gasto cerca de 15 euros por mês. mas são 4 gatuxos
Inkas
Membro
Mensagens: 114
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

segunda set 02, 2013 8:46 pm

Olá Annis

Já foi dito aqui muitas coisas.

Gato/Cão
Quanto a cães eu não tenho muita noção, mas acho que comem bem mais? Não?

Vendo em termos mais “práticos” cão/gato:

Um gato não precisa de ir com ele a rua para passear (eu adoro cães, mas só teria um se tivesse uma casa com um enorme quintal, vivo num apartamento e sei que não teria coragem de acordar bem cedo para ir passear o cão) ao passo que os gatos são muito asseados, fazem tudo no seu WC.

Férias: se for uma pessoa que tenha por habito se ausentar, tipo duas semanas de férias, o gato pode ficar na sua casa, claro está, que tendo uma pessoa de confiança que lhe vá dar de comer e beber e fazer um pouquinho de companhia para o bicho não se sentir abandonado.


Gato Adulto

Pedia uma experiência de quem adoptou um gato adulto!?. A minha tinha dois anos quando a fui buscar, ela é muito meiga. Tem a sua personalidade claro, mas rapidamente ela nos adoptou e nos a ela. O meu sobrinho (que na altura tinha 10 anos) ela era, e continua a ser, super meiga, mesmo quando ele lhe faz as maiores travessuras ela nunca lhe arranha ou morde. Eu não tive qualquer problema por ela ser adulta, pelo contrário era bem mais calma. Os gatos adultos quando são abandonados ficam mais carentes e por isso adoram receber uma nova família.

Adoptar um gato bebé ou um gato adulto!? É a questão que muitas pessoas se colocam. Agora acho que tudo depende da sua disponibilidade, imagino que com um recém-nascido não seja muita.

Os gatos bebes precisam de mais atenção que um gato adulto. São mais traquinas, mais irrequietos … afinal ainda são crianças … certo.

Um gato adulto, então se já estiver castrado/esterilizada, são normalmente mais calmos. Se lhe disserem que com um adulto já não se pode mudar os hábitos não acredite porque é mentira, casa nova hábitos novos. Os gatos são animais de hábitos/rotinas. A minha aqui em casa soube logo de inicio muito bem que sítios/ coisas não podia fazer ou ir.

Aconselho a que vá junto do sítio onde pretende ir buscar o gato, se for essa a sua opção, exponha a situação que tem dois filhos, e que animal mais se puderá “enquadrar” no seio da sua família. As pessoas das associações dos animais costumam conhecer bem os feitios dos seus bichos, com a minha foi assim.


Despesa mensal
A despesa mensal depende sempre da qualidade/preço da ração (seja húmida, seja granulado) e da areia que pretende a dar ao gatinho ou que tenha hipóteses de dar.

Existe de fato comidas baratas no mercado... mas que em termos de qualidade deixam muito a desejar, até poupa dinheiro mas depois mais tarde isso pode se reflectir a saúde do bichano e como tal na conta do Vet.

Quanto à areia, eu já experimentei daquela mais caras (aglomerantes, ou seja, os cocos e xixis ficam tipo em bola, mas nem sempre resulta comigo), Eu gosto muita da do Pingo doce com cheiro a alfazema e que custa 1,99€ 5 kilos ( o que por mês dá cerca de 7 euros, porque não uso um saco todo de uma vez e dá para uma semana, tirando os cocos durante a semana).

E claro está as despesas iniciais, essas são mais elevadas, mas existem sites de venda online que tem tipo kits para as primeiras coisas bem mais baratos (depois se quiser peça que lhe envio em msg privada).


Espero ter ajudado
dmarracho
Membro Veterano
Mensagens: 399
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

terça set 03, 2013 7:54 am

Ainda ontem fiz as contas aos gastos mensais que tenho com o meu gato e cheguei à conclusão que gasto uma média de 22€ por mês.

Ração 9.50 2kg (compro AG 8kg a 38€)

Areia - 3.49*2sacos 6kg = 6.98€ - aglomerante mais barata - não gasto os 12kg, mas gasto mais de 1 saco.

Desparazitante - 3€ interno, 4€ pipeta externa (não se usa sempre)

Total: 23.48€

A ração so compro de 4 em 4 meses, mas fazendo a média dá mais ou menos os 20 a 23€ por mês.

Tiramos aqui o preço de ir ao veterinário. Mas como já de as 2 primeiras vacinas, entretanto esterilizo (entre 60 a 80€) , depois é só para o ano...


No incio gastei uma média de 150€ com o gato.. entre as vacinas, e todo o kit de bens necessários..

Aconselho a comprar já aquilo que acha que é o melhor.
Eu primeiro comprei um wc (15€), mais tarde encantei-me pela omega paw e comprei.. tinha poupado os 15€ se tivesse apostado logo naquela..

Aconselho a comprar as tacinhas em separado, são muito mais práticas de limpar. Primeiro comprei aquela que é dois em 1 (no continente), arrependi-me quase logo, era melhor ter gasto mais um pouco e comprar aquelas em inox separadas com suporte.
Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

terça set 03, 2013 9:47 am

dmarracho Escreveu: Aconselho a comprar as tacinhas em separado, são muito mais práticas de limpar. Primeiro comprei aquela que é dois em 1 (no continente), arrependi-me quase logo, era melhor ter gasto mais um pouco e comprar aquelas em inox separadas com suporte.
é um excelente conselho!!também me arrependi já tantas vezes.. :lol: o pior é que ainda não encontrei nenhumas em inox ou cerâmica que goste... estou a ver que vou ter de encomendar online e pronto!
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça set 03, 2013 10:34 am

eu comprei algumas nos chineses. já as tenho há que tempos. agora não sei se o inox dos chineses é igual ao nosso :P
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

terça set 03, 2013 1:05 pm

Eu acho que o inox deles poderá ser igual ao nosso( :lol: ). Aliás as taça de inox de hoje já não são como as que a minha mãe comprou à 8 anos atrás. Nunca ganharam ferrugem. As que se compram agora têm uma liga fraca em inox, são mais baratas e também não resistem tanto.

O meu veterinário é mais em conta que o vosso... :lol: Foi o melhor que encontrei. É um hospital, já recorri a eles para duas cirurgias para uma cadela dos meus pais e foram 5 estrelas, a ultima operação foi bastante complicada mas a cadela ficou nova em folha.

Uma despesa muito importante: Os arranhadores e as torres, são despesas consideráveis.
Arranhadores acho importante 1 em cada cómodo da casa. Para eles não marcarem território com as unhas na mobília.
E uma torre ou duas também acho importante.

No meu caso, como não gosto das torres de compra, acabei por fazer uma torre. O que ficou em €50 uma torre de 1,75 m, se a fosse comprar não me chegava 150 euros.

Os postes(postes cilíndricos para vedações com tratamento) do merlin custaram cerca de €3 euros. Usei 2 postes, com 1 suportes para cada... por €3

2 tábuas, uma para a base e a outra para a parte superior, abaram por custar 10 euros.

E mais tarde, encontrei duas prateleiras excelentes no Ikea, acabei por comprar...contabilizo mais €10

A corda a €4 por kg. Levou muita corda...gastei €20

As prateleiras acabei por forrar a cortiça, mas não foi preciso comprar. Se não tivesse cortiça compra no chinês aqueles tapetes a rolo, género esponja e colava de forma a poder tirar facilmente e lavar.

O total dá 42 euros, não contabilizando parafusos, brocas, alinhas e cola...daí que possivelmente seja preciso os tais 50 euros.

Mas vale a pena, dá gosto ver o gato a subir a torre com tanta destreza e exercitar as suas habilidades. Além disso, diminui o stress do gato, ele faz mais exercício que faz imensa falta. Eu acho as torres e arranhadores essenciais.

Quem tiver crianças, pode considerar a torre essencial para o gato aprender a livrar-se das crianças e refugiar-se em local seguro; - A torre. É muito importante, o gato aprende que pode defender-se fugindo ao invés de entrar em confronto.

Eu tenho quase a certeza que um cão dá praticamente a mesma despesa do gato, proporcional ao tamanho do cão claro o que acontece é que geralmente os cães são animais maiores, um cão relativamente pequeno pode pesar uns simpáticos 7-8 kg. É claro vai comer mais.
Um cão com 5 kg, dá a mesma despesa que o gato; não come mais.
Responder

Voltar para “Gatos”