O que fazer para ela me deixar dormir :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lucy1978
Mensagens: 5
Registado: sexta jul 04, 2008 4:12 pm

quarta set 04, 2013 1:19 pm

Boas a todos

Tenho uma gatinha com 5 anos de idade. desde à uma ano a esta data por volta das 5 a.m que insiste em me acordar simplesmente para ir com ela à cozinha, mexer na sua ração seca para ela comer....se não o fizer não consigo voltar a dormir.....impossivel dormir com as suas lambidelas, os seus mios....será que alguém tem o mesmo problema que eu???? :)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta set 04, 2013 2:39 pm

O meu gato também tem essa mania, mas porque eu o ensinei dando de comer bem cedo, com medo que tivesse fome.

A solução é um comedouro com temporizador, programado para a madrugada quando ela miar "não acorde", não abra os olhos e não se mexa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta set 04, 2013 2:56 pm

lucy1978 Escreveu:Boas a todos

Tenho uma gatinha com 5 anos de idade. desde à uma ano a esta data por volta das 5 a.m que insiste em me acordar simplesmente para ir com ela à cozinha, mexer na sua ração seca para ela comer....se não o fizer não consigo voltar a dormir.....impossivel dormir com as suas lambidelas, os seus mios....será que alguém tem o mesmo problema que eu???? :)
Se não lhe "der resposta..." ela desiste desse hábito...
Contudo, o mais indicado seria dar-lhe outra companhia felina. Assim ela investiria a atenção no ou na amiguinho/a :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dmarracho
Membro Veterano
Mensagens: 399
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

quarta set 04, 2013 3:14 pm

margoustink Escreveu:O meu gato tamb�m tem essa mania, mas porque eu o ensinei dando de comer bem cedo, com medo que tivesse fome.

A solu��o � um comedouro com temporizador, programado para a madrugada quando ela miar "n�o acorde", n�o abra os olhos e n�o se mexa.
Tem problema o gato ter a dose de comida `diária disponivel sempre?

Por exemplo, ao meu gato dou-lhe de manhã a dose diária, e à tarde meto mais uns grãos só para ele ficar feliz e na manha seguinte por vezes ainda tem alguma ração.
Se tiver outro felino cá em casa, estou a pensar dar a mesma dose pela manhã e ponho outra ao final do dia... (faria a dose diária para dois gatos).

Eles podem comer e beber da mesma taça?
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta set 04, 2013 3:34 pm

dmarracho Escreveu:
margoustink Escreveu:O meu gato tamb�m tem essa mania, mas porque eu o ensinei dando de comer bem cedo, com medo que tivesse fome.

A solu��o � um comedouro com temporizador, programado para a madrugada quando ela miar "n�o acorde", n�o abra os olhos e n�o se mexa.
Tem problema o gato ter a dose de comida `diária disponivel sempre?

Por exemplo, ao meu gato dou-lhe de manhã a dose diária, e à tarde meto mais uns grãos só para ele ficar feliz e na manha seguinte por vezes ainda tem alguma ração.
Se tiver outro felino cá em casa, estou a pensar dar a mesma dose pela manhã e ponho outra ao final do dia... (faria a dose diária para dois gatos).

Eles podem comer e beber da mesma taça?
O problema é ele devorar a ração de um dia quase de uma só vez, deixa uns míseros grãos que 1 hora depois desaparecem também. E depois a meio do dia quer mais, à noite quer mais...

A primeira vez que lhe deixei a ração recomendada para o dia e mais um pouco, até vomitou ou regurgitou...comeu depressa e demasiada comida.

Não sei se foi de inicio ter racionado as refeições que agora acontece isto.

Ao ter outro felino, numa fase inicial, optava por separar as taças da comida, em locais opostos da casa, porque vai surgir competição pela comida...Ao fim de uns tempos se as coisas funcionarem pode aproximar, mas por norma, um gato come mais descansado sozinho, acompanhados comem mais depressa e mais.
JPFA
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta ago 20, 2008 12:29 am

quinta set 05, 2013 4:05 am

Boa noite!

Já experimentou dar-lhe ração à discrição? Eu tenho 2 gatas e 1 gato e a ração está disponível todo o dia e nenhum deles tem problemas de peso. Por norma, os gatos sabendo que a comida nunca lhes falta, têm tendência a não serem uns comilões. Claro que há os papa-tudo... a solução seria um doseador de ração temporizado para a hora que ela costuma comer, ou deixar-lhe já alguma comida antes de se deitar. A hipótese mais 'fria' é não fazer o que ela pede... ela acabará por perder o hábito porque saberá que não terá sucesso.

Boa sorte!
&laquo;Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais.&raquo; Alexandre Herculano<a href="http://pensador.uol.com.br/autor/fiodor_dostoievski/" class="autor"></a>
lucy1978
Mensagens: 5
Registado: sexta jul 04, 2008 4:12 pm

quinta set 05, 2013 9:28 am

Olá a todos

Muito obrigado pelos conselhos, relamente já pensei em arranjar um amiginho para a bichana, mas é complicado uma vez que ela tem um feitio muito especial :twisted: . Quanto à questão da comida, sempre que me vou deitar certifico-me que ela tem comida disponivel para a noite, o interessante é que tenho mde me levantar sempre....ela mia e fica parada junto à ração a olhar para mim.....só tenho de mexer levemente com os dedos na ração e fica tudo bem....já vi que a solução será mesmo acordar todas as noites..... :)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta set 05, 2013 2:32 pm

lucy1978 Escreveu:Olá a todos

Muito obrigado pelos conselhos, relamente já pensei em arranjar um amiginho para a bichana, mas é complicado uma vez que ela tem um feitio muito especial :twisted: . Quanto à questão da comida, sempre que me vou deitar certifico-me que ela tem comida disponivel para a noite, o interessante é que tenho mde me levantar sempre....ela mia e fica parada junto à ração a olhar para mim.....só tenho de mexer levemente com os dedos na ração e fica tudo bem....já vi que a solução será mesmo acordar todas as noites..... :)
O comedouro com temporizador cria artificialmente uma ação. E é diferente ao deixar a noite inteira.

Quando a tampa abre automaticamente, isso também cria uma distração e faz com que ela não vá pedir comer...o que ela quer é no fundo uma atenção e distração diferente. Neste caso o mecanismo do comedouro cria aqui uma ação ainda que artificialmente.

Foi assim que resolvi o problema da minha amiga com os 3 gatos que ela tem.

Eu também vou comprar um, apenas para essa primeira refeição, porque acho de todo importante que sejam os donos a dar o alimento aos gatos.

Este agradou-me até porque tem refrigerador.

http://www.mascotanature.com/tienda-com ... atos-.html
Última edição por margoustink em quinta set 05, 2013 2:38 pm, editado 1 vez no total.
Lucci
Membro Veterano
Mensagens: 2562
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta set 05, 2013 2:38 pm

Simplesmente não ceda aos miados da gata!!!

Vai custar no inicio mas eles apredem e desistem! A minha gata é assim, nao com a comida mas com os mimos....vai para o fundo da casa miar ALTO, e chega até a vocalizar como se estivesse a chorar, por varias vezes fui lá preocupadissima, estava ela de barriga para o ar a pedir festas na barriga!!!!

Sempre que me faz isso, digo queres festas anda cá, e deixo a miar, ela acaba por se cansar e vem deitar se ao nosso lado!!!

O que tem de fazer é ignorar, ao levantar se está a dizer à gata que está certo o que ela faz, e esta a fazer lhe a vontade!!!
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta set 05, 2013 2:41 pm

Lucci Escreveu:Simplesmente não ceda aos miados da gata!!!

Vai custar no inicio mas eles apredem e desistem! A minha gata é assim, nao com a comida mas com os mimos....vai para o fundo da casa miar ALTO, e chega até a vocalizar como se estivesse a chorar, por varias vezes fui lá preocupadissima, estava ela de barriga para o ar a pedir festas na barriga!!!!

Sempre que me faz isso, digo queres festas anda cá, e deixo a miar, ela acaba por se cansar e vem deitar se ao nosso lado!!!

O que tem de fazer é ignorar, ao levantar se está a dizer à gata que está certo o que ela faz, e esta a fazer lhe a vontade!!!
Está correto, sempre que nos levantamos estamos a reforçar o comportamento.
Eles sabem que se miam recebem o que querem...atenção e/ou comida.
bombocaa
Membro
Mensagens: 87
Registado: terça set 20, 2011 1:25 pm

quinta set 05, 2013 2:41 pm

eu tenho 2, um deles só se levanta quando eu já estiver levantada e o outro às 5, 6 da manhã acha que é uma boa hora para se pôr a miar à frente da porta pr dar o passeio matinal dele.

Cada um com sua pancada.
Winty
Mensagens: 3
Registado: sexta set 06, 2013 3:24 pm

sexta set 06, 2013 3:33 pm

eu :PPPPPPP acorda ás 5 da manhã as para pedir colinho hihi comeca me a arranhar o braço se nao brincar com ele :P
Menoita
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

sexta set 06, 2013 4:11 pm

Conheço o problema.
Se não é comida é a areia ou os pássaros a passear no parapeito da janela ou simplesmente um bocado de mimo.
Arranjei outro gato a pensar que se entretinham um com o outro mas afinal só veio duplicar o problema.
Tive de aprender a minimizar danos:
Estores abertos só na sala
Comida ao lado da cama
Areia na divisão mais distante do quarto.
Os mimos é que ainda não resolvi. Mas sempre os posso fazer de olhos fechados!
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sexta set 06, 2013 6:01 pm

O meu amado gato, hoje não me acordou...o comedouro com temporizador resultou.
Ele levou para a cama dele a minha bolsa e o meu chinelo. Era lá que estavam os objetos preciosos. :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”