Castração/Esterilização

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

A castração ou esterilização é um crime ?

Sim
2
8%
Não
22
92%

Total de votos: 24
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

domingo dez 14, 2003 6:52 pm

:? Tenho um gatinho pequeno (nao deve ter mais de 6 meses) e recentemente pensei em arranjar-lhe companhia.

Pensei então que, talvez o melhor fosse adoptar uma gatinha, mais ou menos da mesma idade, meiga e que já estivesse esterilizada. Assim, arranjava companhia para o gato, eles satisfaziam os seus instintos com segurança e não seria necessário castrar o gato. :roll:

Acontece que, em conversa com um grande amigo meu, que até possui uma gata, descobri que ele acha que castrar um gato ou esterilizar uma gata é um crime e que vai contra a própria natureza!! :cry:

Ainda durante esta semana vou visitar algumas associações que têm gatinhas para adoptar e preciso de me decidir.

Precisas duns conselhos :oops:
Obrigado
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo dez 14, 2003 7:21 pm

A esterelização ou castração não é nenhum crime. Embora os gatos ás vezes pareçam-se com os humanos, para eles o sexo é uma questão hormonal, que apenas desaparece quando castrados, não sofrem de maneira alguma!
As gatas apenas sofrem com a operação, por ser de barriga aberta, por demorar cerca de 1 semana para a recuperação e por vezes tentarem tirar os pontos sozinhos, a dos gatos é indolor e de rápida recuperação.
Agora é consigo!
Boa sorte com o gatinho que adoptar!
:D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 14, 2003 7:26 pm

Crime são os gatinhos que morrem, resultantes de cruzas dos animais não esterilizados de pessoas que acham que tomar uma decisão dessas e evitar que andem à solta é crime.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

domingo dez 14, 2003 7:45 pm

CasadeAnaval Escreveu: Crime são os gatinhos que morrem, resultantes de cruzas dos animais não esterilizados de pessoas que acham que tomar uma decisão dessas e evitar que andem à solta é crime.
Precisamente isso que eu ia escrever. Por outras palavras...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 14, 2003 8:17 pm

Eu acho que se tem que ser "curto e grosso"...

Pois afinal... pessoas como o amigo a Serene, são um risco...para os gatos
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

domingo dez 14, 2003 8:31 pm

Exactamente por achar a opinião deste meu amigo um grande preconceito e uma grande parvoice, dei a conversa por encerrada (até porque ja estava a ficar :evil: :evil: :x :x )

so tenho pena da gata dele (a Faísca)

ja falei com uma senhora da UZ e ainda esta semana la vou ver umas gatinhas :D
AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

domingo dez 14, 2003 8:36 pm

A minha opinião sobre este assunta já deve ser conhecida por alguns, mas, repito: Considero perfeitamente normal a esterilização/castração e em certos casos até uma questão de responsabilidade e bom senso!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo dez 14, 2003 11:05 pm

CasadeAnaval Escreveu: Crime são os gatinhos que morrem, resultantes de cruzas dos animais não esterilizados de pessoas que acham que tomar uma decisão dessas e evitar que andem à solta é crime.
Subscrevo por inteiro. Só tenho pena que ainda existam tantas pessoas neste país a pensar como o seu amigo...

Beijokas
Kathleen
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

segunda dez 15, 2003 1:24 am

serene Escreveu: ? Pensei então que, talvez o melhor fosse adoptar uma gatinha, mais ou menos da mesma idade, meiga e que já estivesse esterilizada. Assim, arranjava companhia para o gato, eles satisfaziam os seus instintos com segurança e não seria necessário castrar o gato. roll

Obrigado
Serene muito dificilmente isso vai acontecer. A satisfação dos instintos como lhe chama. É que nesse caso o instinto vai ser só do gato que não está castrado, a gata não o vai aceitar porque sendo esterilizada não vai ter o tal instinto reprodutor. Para o seu gato a melhor solução é sempre a castração. Se tiver acesso à rua acaba por lhe fugir ou ser contagiado com alguma doença grave, se não tiver acesso à rua vai começar a marcar território em casa mais dia menos dia e acredite que não é uma coisa fácil de suportar.
Quanto a esse tal seu amigo leve-o consigo à Uz quando for adoptar a gatinha, mostre-lhe as dezenas largas de gatos abandonados provenientes muitos deles de ninhadas cujos donos pensavam como ele.
Fiquem bem
Fátima
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça dez 16, 2003 3:31 am

O gato, desde que vive com o homem, nunca chegou a ser um animal verdadeiramente doméstico. Sempre viveu em liberdade, alimentando-se e reproduzindo-se por conta própria, sujeito mais à selecção natural do que à selecção humana.

Odiado por certas culturas adorado noutras, no entanto sempre respeitado como espécie que vive ao lado mas nunca sob o domínio homem.

Quase selvagem, o gato é, enquanto espécie, o animal “doméstico” que mais tem sido respeitado pelo homem, mantendo intactas as suas capacidades de viver por conta própria. Nunca tendo sido verdadeiramente manipulado pela mão pesada do homem.

Hoje, vitima da drástica mudança do modo de vida humano, o gato é castrado (em todos os sentidos), privado da liberdade, humanizado, abonecado ... isto é, criado e seleccionado sob o critério da “vaidosice” humana e não pela sua funcionalidade natural. Está a passar de um orgulhoso e digno animal quase selvagem para aquilo que nunca foi: um brinquedo humano.
O gato está pela primeira vez na sua história a ser domesticado, no pior sentido do termo, isto é, domado.

Tenho passado algum tempo da minha vida a observar e a analisar o comportamento de gatos que vivem em liberdade ou semi-liberdade ( os únicos que realmente vivem ) e tenho verificado que, tal como nos outros animais, o que os move é o sexo. Tudo na vida de uma espécie gira à volta da reprodução. As relações socio-familiares, o território, a hierarquia, etc, etc estão relacionadas com a capacidade reprodutiva e com a virilidade.
No gato, principalmente no macho, todo o seu ritual diário gira em volta da sua sexualidade.
Quando castrados, os machos, vivem no fundo da escala social, apáticos, sem orgulho e sem comportamentos típicos da espécie. Existem numa não vida.
Concordo com métodos de esterilização sem que haja castração.
A castração é um crime horrendo, seja contra quem for.
A mentalidade dos “defensores” dos animais, de hoje em dia, é tipicamente urbano-depressiva. Defendem a não vida para que não haja sofrimento. Na natureza existe vida e morte, sofrimento e prazer, mas não há lugar para essa semi-existência que é a não vida.
Arco-iris
Registado: quarta dez 10, 2003 9:50 am

terça dez 16, 2003 9:36 am

[quote=FBC]
Concordo com métodos de esterilização sem que haja castração.
A castração é um crime horrendo, seja contra quem for.
[/quote]

Eu até podia perder um pouco do meu tempo a reflectir na sua resposta e a tentar encontrar alguma razão nela, mas apartir do momento em que diz "concordo com métodos de esterilização sem que haja castração", o que diabo quer dizer com isso? No caso dos gatos que outro método de esterilização existe sem que seja a castração? E se não defende a esterilização nas fêmeas (se calhar até defende e então a sua opinião é dum machismo...), defende o uso da pílula? Sabe que a administração da pílula nas gatas tem fortes probabilidades de estas desenvolverem tomores mamários que podem levar à morte?!
Se quer dar a sua opinião e defendê-la pelo menos seja coerente.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça dez 16, 2003 10:09 am

Olá

Eu entendo o seu ponto de vista. Mas, a verdade é que se hoje em dia não tentarmos controlar os gatos através da castração e da esterilização eles vão-se reproduzindo e acabam por ter um fim não muito feliz. Por isso sou completamente a favor da castração e esterilização, não gosto de ver animais a sofrer.

Em relação á questão colocada pelo Gatosa, é possível esterilizar o macho sem o castrar. Existe um tópico meu em que coloco essa questão, pois tenho uma amiga que tem um gato esterilizado e não castrado. O gato está inteiro, mas não tem capacidade reprodutiva.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”