Vacina FELV - Opinião

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mesara
Mensagens: 4
Registado: segunda fev 08, 2010 5:58 pm

quinta set 12, 2013 9:30 am

Olá a todos. Peço desde já desculpa se já existir um tópico sobre este assunto. Sou nova aqui no forúm.

Tenho um gato de 3 anos (Sushi) perfeitamente saudável e com as vacinas todas em dia excepto a da FELV.

Acontece que me apaixonei por um pequenito que estava para adopção - o Sashimi. :P
Já está em minha casa mas por enquanto está separado do Sushi porque ainda não fez os 2 meses e não tem vacinação nenhuma.

A minha questão é a seguinte, eu vivo num t1 e não tenho possibilidade de manter os 2 gatitos separados durante os 4 meses que faltam para que possa fazer o teste (com resultados viáveis) do FIV e da FELV ao Sashimi.
O meu vet não quis fazer o teste rapido porque disse que os resultados não eram fiáveis, nem mesmo se fosse negativo a FELV porque diz que já teve alguns falsos negativos (algo que eu até achei que era dificil).

A sugestão dele seria vacinar o meu Sushi contra o Felv.

Alguém aqui já vacinou os vossos gatinhos contra o Felv? Alguém com reacções adversas à vacina?

Perguntei ao vet sobre a vacina depois de ter lido muito na net e ele diz que os carcinomas estão ligados à vacina da raiva e não há do Felv. E que não tem problema nenhum vacinar o Sushi.

O que é que vocês acham? Ando a colher opiniões. Gostava de juntar os bicharocos assim que o sashimi levar as primeiras vacinas, até porque o Sushi não está a reagir mal aos cheiros exceptuando os normais bufos. :)

Obrigada a todos e desculpem o testamento.
:oops:
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta set 12, 2013 9:44 am

a vacina do felv tb. pode provocar fibrosarcoma. eu vacinei alguns e não tive problemas. uma outra teve essa doença e penso não a ter vacinado contra o felv.
no seu caso, vacine o gato até o outro ter idade para fazer os testes. de todos os riscos, este deve ser o menor
teru1992
Membro Veterano
Mensagens: 425
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

quinta set 12, 2013 10:00 am

pelo que me disseram alguem da area disse que a vacina do felv pode causar outras doentas inclusivo tumores
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta set 12, 2013 10:10 am

Tem alguma razão para pensar que o gato seja Felv positivo ?!
sabe quem é a mãe e se é ou não saudável ?
se o gato tem 2 meses - está consigo há quanto tempo ? - seria Felv por transmissão in-utero.
se sabe quem é a mãe ....

http://www.aspca.org/pet-care/cat-care/ ... emia-virus


tenho uma gata com 10 ?! 11 ?! anos que esteve em gatil 4 / 5 anos e teve vacinação Felv sem consequências até á data.
mesara
Mensagens: 4
Registado: segunda fev 08, 2010 5:58 pm

quinta set 12, 2013 10:28 am

homeless Escreveu:Tem alguma razão para pensar que o gato seja Felv positivo ?!
sabe quem é a mãe e se é ou não saudável ?
se o gato tem 2 meses - está consigo há quanto tempo ? - seria Felv por transmissão in-utero.
se sabe quem é a mãe ....

http://www.aspca.org/pet-care/cat-care/ ... emia-virus


tenho uma gata com 10 ?! 11 ?! anos que esteve em gatil 4 / 5 anos e teve vacinação Felv sem consequências até á data.
Ele está comigo desde sabado.
Ele foi apanhado na rua, não tenho mesmo qualquer informação sobre os pais, daí a minha duvida sobre a possibilidade de ter FELV ou não. :?

Quanto à vacina tenho algum receio das consequências devido a tudo o que li na net. Por isso queria opiniões sobre o que fariam no meu lugar, principalmente de quem já tenha grande experiência com gatos.
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta set 12, 2013 10:56 am

eu ...não vacinei quando trouxe um do caixote do lixo! 8)
mas, isso sou eu!
tenho gatos saudáveis e apostei que o Pipo Manuel era saudável (nnada indicava o contrário) e, que o sistema imunológico dos meus gatos o era igualmente.

mas, 1 vacinação ao seu gato não o vai matar.
logo que pequeno seja testado e se for saudável a re-vacinação estará posta de parte.
é preciso muito azar para o seu gato residente ficar mal na sequência de uma unica vacinação.
como lhe disse tenho uma gata que foi várias vezes vacinada contra o Felv e está finissima!!

há também o uso de medicação para estimular ambos os sistemas imunitários...
é uma decisão muito pessoal....

8)
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 12, 2013 11:25 am

Sei de uma gatinha que levou há pouco tempo a vacina do FeLV e, tirando uma ligeira reacção na primeira toma (ficou murchita no dia a seguir), está óptima. Como se considerava juntá-la com outra gatinha que é FeLV+, o veterinário recomendou a vacinação e desvalorizou a possibilidade de aparecimento de tumores.

De qualquer forma, e para jogar mais pelo seguro, a vacina foi administrada numa pata, bem como o reforço.

A veterinária recomendou que as duas gatinhas só fossem juntas uma semana após o reforço.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 12, 2013 11:27 am

Já agora, o Sushi está testado?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta set 12, 2013 11:46 am

ah....vacinação na pata ou na cauda!! 8)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta set 12, 2013 2:08 pm

A vacina da FeLv tem a possibilidade de causar tumores...confirmado por 3 veterinários e n leituras pela net e livros; existe uma percentagem pequena; mas existe. A vacina da raiva também apresenta riscos semelhantes.


Eu li que apartir das 20 semanas já é possível testar os animais em segurança.

No seu caso, compreende-se o receio; porque o pequeno esteve na rua. Eu provavelmente não vacinava, mas cada um... até concordo que é mais prudente manter separados ou vacinar.


A questão de dar a vacina na perna ou no ombro é simplesmente porque sem a perna o gato pode viver :? (não é lá muito animador)

Essa vacina é subcutânea o que pode acontecer é que o gato se mexer e for algum liquido para outros tecidos, aí poderá aumentar o risco de problemas. Foi a explicação da veterinária.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta set 12, 2013 2:29 pm

ainda não percebi qual o interesse de vacinar o gato na perna. pois, tem cancro e corta-se a perna. e se houver células cancerígenas a espalharem-se pelo corpo? quem pode garantir que isso não acontece?
AFreire1976
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am

quinta set 12, 2013 2:33 pm

No seu lugar eu não arriscaria dar a vacina ao antigo residente se nunca lhe deu. Preferia mantê-los separados até os resultados dos testes serem fiáveis, o que eu imagino que não seja fácil...

Ambos os meus gatos não têm a vacina do FELV, existe muita polémica sobre os efeitos adversos dessa vacina, eu conheço pessoas com gatos que desenvolveram fibrossarcomas e que tinham a vacina, embora possa ser coicidência, mas existem vários cassos destes. O que tenho lido na net é que a vacina do FELV à uns tempos atrás continha uma substância que neste momento já não tem que provocava o tumor.

Também já li que não é a substância que provoca o tumor, mas sim a injecção em si, e que qualquer injectável não dado de forma correcta pode desenvolver a doença.

Mesmo com as diferentes opiniões, eu não daria a vacina nem a primeira dose, porque apenas a primeira dose não provoca imunidade à doença, é necessário o reforço, e mesmo assim a vacina não é 100% fiável, como qualquer outra vacina.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta set 12, 2013 3:01 pm

anja-azul Escreveu:ainda não percebi qual o interesse de vacinar o gato na perna. pois, tem cancro e corta-se a perna. e se houver células cancerígenas a espalharem-se pelo corpo? quem pode garantir que isso não acontece?
E quase sempre espalha-se e o animal acaba por morrer algum tempo depois com tumor num outro órgão...é terrível.
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta set 12, 2013 7:36 pm

margoustink Escreveu:
anja-azul Escreveu:ainda não percebi qual o interesse de vacinar o gato na perna. pois, tem cancro e corta-se a perna. e se houver células cancerígenas a espalharem-se pelo corpo? quem pode garantir que isso não acontece?
E quase sempre espalha-se e o animal acaba por morrer algum tempo depois com tumor num outro órgão...é terrível.
Por acaso uma vet a quem falei na vacinação na perna era de opinião que não era vantajosa, pois caso ocorresse um fibrosarcoma no lombo é possivel a extração com boas margens e na pata a solução seria a amputação.

Vacinei os meus primeiros gatos contra o Felv durante algum tempo, pois entraram vários e cheguei a ser FAT. Entretanto deixei de receber gatos e os que estão são todos tão saudáveis que deixei de vacinar para Felv, embora não tenha testado nenhum. Mas isso são teorias minhas
materia
Membro
Mensagens: 58
Registado: terça ago 06, 2013 11:47 am

domingo set 15, 2013 5:43 pm

Há vacinas e vacinas..! Algumas mais recentes já se comprovou que não provocam tumores como antigamente. Agora depende da marca da vacina que o vosso vet usa
Responder

Voltar para “Gatos”