Dicas gato bebé

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cripton26
Membro Júnior
Registado: sábado set 21, 2013 3:47 pm

sábado set 21, 2013 4:06 pm

Boa tarde.

Sou novo no fórum e desde já apresento-me como sendo o dono do Chang, um gatinho de 2 meses que encontrei abandonado na zona de Évora. Desde logo levei o Chang ao Veterinário e foi-lhe feita a desparasitação (para além de imensas pulgas tinha também lombrigas) :(:(. Não lhe pode ter sido administrada a primeira vacina uma vez que apenas pesava 450 gramas. Para a semana terá então a sua primeira vacina.

É a primeira vez que tenho contacto com gatos. Este é muito meiguinho e apenas quer comer, dormir e brincar. E sobretudo: estar sempre ao pé de nós (quer seja em cima da cama ou ao colo).

Bem a razão por ter feito registo no fórum foi, como é a minha primeira vez com gatos, gostaria de saber se me podem dar algumas informações ao longo desta minha jornada com este meu amigo de quatro patas.

Gostaria de saber, por exemplo, qual a areia para gato mais indicada (razão qualidade/preço), uma vez que me pus a comprar daquela areia que supostamente aglomera (marca Catsan - diga-se de passagem bastante cara) e não aglomera nada, tendo sigo um gasto de dinheiro infeliz.

Deixo-vos ainda a foto do Chang :) --> Imagem

Cumprimentos a todos! :D
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

sábado set 21, 2013 4:47 pm

antes de mais, parabéns por ter recolhido esse belo gatinho da rua!

eu própria passei por essa experiência há pouco mais de um ano (mas calharam-me 4 gatinhos de 2 semanas na rifa :lol: ). também eu não tinha qualquer experiência com gatos.

quanto à ração, eu optei por comprar Arden Grange, que era a marca que dava às minhas cadelas e com a qual estava extremamente satisfeita. tem uma óptima relação qualidade/preço. há inúmeras marcas, com as mais variadas composições, por isso aconselho-o a discutir o assunto com o seu vet, que é quem perceberá mais do assunto. não caia na asneira de comprar friskies ou whiskas por as ver na tv, já que são ambas de fraca qualidade.

em relação à areia e wc, optei por um wc fechado, de modo a evitar maus odores na casa-de-banho (se bem que a minha tem janela e, como tal, é bem arejada). areia, uso da normal, sem perfumes, nada, já que acho que o efeito é o mesmo e a perfumada é mais cara. também já usei a aglomerante do continente; é verdade que aglomera (e tem grãos mais finos, o que faz com que a minha casa-de-banho não vire uma praia, como de costume), mas acho que o preço não justifica adquiri-la (em comparação com a normal). retiro os cocós diariamente e limpo o wc semanalmente, com água quente e lixívia.

qualquer coisa, disponha ;)
Cripton26
Membro Júnior

sábado set 21, 2013 5:04 pm

Olá bamkorn.

Desde já obrigado pela forma acolhedora como me respondeu.
Eu infelizmente quando à comida caí no erro de comprar Cat Chow Kitten e pelos comentários já vi que ocorri num erro. No entanto terei de acabar com esta saca (1,5 kg) e só depois apostar em outra com mais cabeça e sem tanta pressa na escolha.

Ainda relativamente à comida, estou a fazer o que a veterinária me recomendou: conciliar alimentação seca e húmida em iguais proporções. Relativamente à alimentação húmida estou-lhe a dar Felix da Purina. Não sei se é boa ou não mas pelo menos ainda não li comentários desagradáveis quanto à mesma (e o Chang gosta).

O wc do chang também é fechado, embora nestes primeiros dias de adaptação decidi abrir para que ele não tivesse receio de entrar e sair do wc. Tem tudo corrido às mil maravilhas neste aspecto. O único descuido do Chang foi ter feito xixi em cima de um puff que tenho no quarto, mas isto porque estava muita gente estranha junto ao seu wc na altura. Quanto a limpeza recomendaram-me trocar de areia de 3 em 3 dias e lava-la com água quente e lixívia como você também disse (também retiro os cócós todos os dias).

Muito obrigado.
bamkorn
Membro Veterano

sábado set 21, 2013 5:17 pm

também costumo comprar latinhas, mas apenas de vez em quando. há uns tempos aproveitei uma promoção da Hill's e comprei umas 6 latas, a 1€ cada (ou se comprasse 2, ofereciam outra, algo do género). em supermercados, costumo comprar ou da Gourmet ou da Sheba (devora ambas em menos de um minuto).

o meu gato habituou-se bem ao wc fechado. mas o meu vet na altura sugeriu tirar a cobertura e pôr já quando estivesse bem habituado ao wc, para não estranhar (não foi necessário, no meu caso).

aconselho-o a comprar um arranhador, antes que ganhe o hábito de arranhar o que não deve :lol: o meu arranha sobretudo o arranhador, mas de vez em quando lá o apanho nas cadeiras :evil: como forma de reprimenda, arranjei um borrifador e quando faz asneiras, borrifo-o ao de leve e ele foge. (foi assim que supostamente aprendeu a não arranhar o que não deve e a não comer o que não é dele - a nossa comida, ou a das cadelas).

quando à ração que comprou, não diria que é das melhores, é um facto :? purina, penso que a melhor gama seja mesmo a proplan.
bamkorn
Membro Veterano

sábado set 21, 2013 5:25 pm

sem parecer que lhe estou a impingir a AG :lol:,

tem aqui o site http://www.ardengrangeportugal.com/

(apenas se encontra à venda por aí)

pode confiar, sou cliente deles há mais de 2 anos e por cá, todos comem essa marca :D (as 2 cadelas e o gato)

o Sr. Barbosa é extramente simpático e o serviço de entregas é óptimo (2-3 dias depois de encomendar, tenho a ração em minha casa). o único problema é os portes (apenas são gratuitos em encomendas de peso superior a 6kg), mas aproveito sempre para juntar a ração do gato à das cadelas. não tenho a certeza, mas se calhar até dá para pedir 6kg em 3 sacos de 2kg (da última vez pedi 4kg e vieram 2 de 2kg).

pode pedir amostras (gratuitas), basta enviar um e-mail.
Cripton26
Membro Júnior

sábado set 21, 2013 5:32 pm

Desde já muito obrigado mais uma vez.

Vou pesquisar sobre essa marca e quiçá comprar no futuro.

Relativamente ao arranhador foi a primeira coisa que comprei e o Chang também se habituou logo a ele, uma vez que me viu a mim arranhar o próprio do arranhador (acho que percebeu).

Obrigado,

Daniel
bamkorn
Membro Veterano

sábado set 21, 2013 5:43 pm

óptimo! o gato do meu primo, por exemplo, nunca se habitou ao dito e prefere arranhar o sofá :twisted:

qualquer dúvida que tenha, não hesite perguntar! não é que seja muito experiente, porque não o sou, mas ajudarei no que puder ;)
bamkorn
Membro Veterano

sábado set 21, 2013 5:47 pm

quanto a desparasitações,

interna: inicialmente fiz com vitaminthe, pois era em pasta e mais fácil de administrar aos gatinhos. quando acabou (estava ele já crescido), passei a dar milbemax (comprimido). aproveitei uma promoção em que, se comprasse 3 doses, ofereciam a última (ficando com protecção para todo o ano). até aos 6 meses, é feita mensalmente. depois, passa a ser trimestralmente.

externa: sempre usei (e uso) advantage (1x/mês). compro na farmácia, pois, geralmente, é mais barato que no vet.
Cripton26
Membro Júnior

sábado set 21, 2013 6:00 pm

Relativamente a desparasitação interna o Chang fez na semana passada o Flubenol (pomada). Agora fará no final desta semana quando completar 15 dias :) quanto a externa no veterinário fizeram advocate. Terá de fazer no próximo dia 12 e terei de comprar (também na farmácia) :)

Hoje em vez de comida húmida (caso excepcional) e como ia fazer frango para o jantar, resolvi cozer um pouco de peito de frango só em água e desfiei. O Chang adorou o mimo :) ficou todo contente...
bamkorn Escreveu:quanto a desparasitações,

interna: inicialmente fiz com vitaminthe, pois era em pasta e mais fácil de administrar aos gatinhos. quando acabou (estava ele já crescido), passei a dar milbemax (comprimido). aproveitei uma promoção em que, se comprasse 3 doses, ofereciam a última (ficando com protecção para todo o ano). até aos 6 meses, é feita mensalmente. depois, passa a ser trimestralmente.

externa: sempre usei (e uso) advantage (1x/mês). compro na farmácia, pois, geralmente, é mais barato que no vet.
Cripton26
Membro Júnior

sábado set 21, 2013 6:06 pm

Relativamente a desparasitação interna o Chang fez na semana passada o Flubenol (pomada). Agora fará no final desta semana quando completar 15 dias :) quanto a externa no veterinário fizeram advocate. Terá de fazer no próximo dia 12 e terei de comprar (também na farmácia) :)

Hoje em vez de comida húmida (caso excepcional) e como ia fazer frango para o jantar, resolvi cozer um pouco de peito de frango só em água e desfiei. O Chang adorou o mimo :) ficou todo contente...
bamkorn Escreveu:quanto a desparasitações,

bamkorn
Membro Veterano

sábado set 21, 2013 8:32 pm

em relação à ração (entre outras coisas), em sites espanhóis geralmente encontra preços mais baixos que cá em Portugal (em vets ou petshops).

entre eles, a t*endanimal e a z*oplus, por exemplo. com a 1º já tenho experiência: quando o meu gato foi esterilizado, passei a dar-lhe RC Kitten Sterilised e aí foi onde encontrei o preço mais barato; agora vou passar a dar Acana à minha cadela mais nova e também foi nesse site que encontrei mais barato. não tive qualquer problema com a entrega, pelo contrário, as encomendas chegaram quando era esperado e ainda tive uns biscoitos de oferta.
bamkorn
Membro Veterano

sábado set 21, 2013 8:33 pm

Cripton26 Escreveu:Hoje em vez de comida húmida (caso excepcional) e como ia fazer frango para o jantar, resolvi cozer um pouco de peito de frango só em água e desfiei. O Chang adorou o mimo :) ficou todo contente...
um miminho desses não faz mal nenhum e eles ficam todos contentes :)
Cripton26
Membro Júnior

sábado set 21, 2013 9:50 pm

bamkorn Escreveu:
Cripton26 Escreveu:Hoje em vez de comida húmida (caso excepcional) e como ia fazer frango para o jantar, resolvi cozer um pouco de peito de frango só em água e desfiei. O Chang adorou o mimo :) ficou todo contente...
um miminho desses não faz mal nenhum e eles ficam todos contentes :)
verdade :D
Cripton26
Membro Júnior

domingo set 22, 2013 3:34 pm

Olá boa tarde.

Desde ontem que tenho visto que o Chang está aflito com o olho direito. Embora coma, brinque e faça tudo normalmente noto que fecha muito o olhinho e que esta sempre a passar por lá a pata (mais do que o olho esquerdo).

Já lhe tive a ver os olhos e nada noto de anormal.

Alguém me sabe dizer o que pode ser? O Chang tem consulta na sexta-feira caso piore é só levá-lo lá mais cedo.

Cumprimentos a todos.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo set 22, 2013 4:04 pm

Cripton26 Escreveu:Olá boa tarde.

Desde ontem que tenho visto que o Chang está aflito com o olho direito. Embora coma, brinque e faça tudo normalmente noto que fecha muito o olhinho e que esta sempre a passar por lá a pata (mais do que o olho esquerdo).

Já lhe tive a ver os olhos e nada noto de anormal.

Alguém me sabe dizer o que pode ser? O Chang tem consulta na sexta-feira caso piore é só levá-lo lá mais cedo.

Cumprimentos a todos.
Atenção a isso, seja o que for, o facto de ele coçar pode piorar muito a situação.
Corte-lhe as unhas se o conseguir fazer, ou coloque um pouco de adesivo á volta das patinhas da frente tapando aquela unha que eles têm mais acima da pata (atenção para nao ficar apertado).
Digo isto pois eles a coçar podem provocar ulceras nos olhinhos.

As melhoras
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Gatos”