Preciso de uma ajuda de pessoas mais entendidas em gatos do que eu

Tenho um gatinho com um ano e alguns meses que pura e simplesmente não aceita pessoas estranhas. Às visitas que aparecem lá em casa, bufa e assanha-se. Raramente ataca alguém, mas bufa assim que as visitas passam a porta da rua e de vez em quando, numa passagem de alguém da cozinha para a sala, por exemplo, faz um "toca e foge": dá umas pataditas com mais força nas pernas das pessoas, sem lançar as unhas, e foge.
Foi um gato habituado desde bebé a conviver com outras pessoas, pois tenho sempre gente em casa para jantar, etc. Chegava até a ficar nos meus sogros quando eu e o meu namorado querÃamos passar um fim de semana fora. Só que, desde mais ou menos há 8 meses para cá, não há sequer possibilidade de equacionar isto. A última vez que passámos um fim de semana fora ainda o fomos por a casa dos meus sogros, mas fugiu para debaixo da cama e atirava-se a quem o tentasse alcançar (mesmo o meu namorado). Acabou por ficar em casa sozinho e os pais do meu namorado iam lá todos os dias dar comida e trocar a água.
No final de Outubro vamos passar uma semana fora e o meu namorado quer esterilizar o gato para ver se deixa de ser agressivo e o conseguimos deixar na casa dos meus sogros.
Por mim, eu não o esterilizava, uma vez que, fora este pequeno pormenor, é um gato super dócil (comigo e com o meu namorado), fazemos dele o que queremos, e nunca marcou território. Mas, de facto, deixar o gato sozinho sete dias em casa, mesmo com alguém a ir lá todos os dias deixar comida e trocar a água, parece-me um bocado desumano

Alguém já teve esta experiência? Os gatos tornam-se realmente mais dóceis com a esterilização ou não?
Desde já, obirgado a todos!