GATO CASTRADO MARCA TERRITÓRIO
Moderador: mcerqueira
O meu filho e família adoptaram um gato que encontraram na rua e que se agarrou à minha neta e os seguiu para casa.
Têm outro gato com 5 anos que não o está a receber muito bem, mas o adoptado sente-se bem e não hostiliza o de casa.
Ao fim de 2 semanas, como não apareceu ninguém a reclama-lo, foi castrado. Uma semana depois de ser castrado começou a urinar por todo o lado.
Alguém sabe o que fazer neste caso?
Têm outro gato com 5 anos que não o está a receber muito bem, mas o adoptado sente-se bem e não hostiliza o de casa.
Ao fim de 2 semanas, como não apareceu ninguém a reclama-lo, foi castrado. Uma semana depois de ser castrado começou a urinar por todo o lado.
Alguém sabe o que fazer neste caso?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Beta, em primeiro lugar eu falaria com o vet, não vá haver qualquer causa física para esse comportamento.
Excluído isso, talvez tentasse o Feliway, que dizem ser eficaz nesse e noutros casos de comportamentos indesejáveis motivados por stress.
Excluído isso, talvez tentasse o Feliway, que dizem ser eficaz nesse e noutros casos de comportamentos indesejáveis motivados por stress.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
O meu Ulisses faz em Dezembro sete anos que está connosco e desde sempre, volta e meia há xixis por todo o lado. Ele tem cálculos renais, sempre que começavam os xixis fora do sítio, eu recolhia a urina para análise, os resultados foram sempre negativos até há bem pouco tempo em que teve uma cistite. Pensa-se que a origem do problema seja comportamental, ele é um gatinho muito ciumento especialmente com a Diana, cama mais utilizada por ela ele vai deitar-se lá e de seguida vai um xixi….Até na cama das cadelas faz e, ele que tem uma adoração por elas. No caso dele o Feliway não tem resolvido mas há gatos que ficam mais calmos com o seu uso. A ração calm da Royal canin também pode ajudar, tenho visto bons resultados na Joaninha, no caso dela para soltar mais o medo que tem dos outros.
Talvez depois de excluído problema de saúde pudesse experimentar o Feliway e a ração para os dois gatos. No caso do meu não posso dar esta ração tem que comer urinary.
Talvez depois de excluído problema de saúde pudesse experimentar o Feliway e a ração para os dois gatos. No caso do meu não posso dar esta ração tem que comer urinary.
Eu tenho o Feliway em spray, mas não me faz mt sentido utilizar neste caso.
Ele faz xix em cima da bancada, em cima das coisas da miúda, na camita... e assim onde se coloca o spray?
Estou com receio de que se aborreçam com o gato por causa disso...
Ele faz xix em cima da bancada, em cima das coisas da miúda, na camita... e assim onde se coloca o spray?
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Também há em difusor, que se liga a uma tomada.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Nem se põe muito o prob do stress, pq ele anda numa boa pela casa e parece ser o dominante, visto que o da casa tem medo dele, esconde-se, bufa e rosna.
De facto, eles com os prob urinários fazem xixi fora do sítio... mas é às pinguinhas no sítio onde permanecem mais tempo. Pelo menos com o Felini foi assim qd teve problems.
De facto, eles com os prob urinários fazem xixi fora do sítio... mas é às pinguinhas no sítio onde permanecem mais tempo. Pelo menos com o Felini foi assim qd teve problems.
Nem sempre fazem às pinguinhas. No caso do Ulisses, os xixis eram abundantes, mas a análise mostrou que a urina tinha sangue, a olho nu não se notava, a cor era clara. Os cálculos renais também foram descobertos por acaso, nunca teve queixas, aparentemente estava saudável só que em curto espaço de tempo engordou muito, as análises mostraram problema hormonal. Entretanto fez uma ecografia e foi então que se verificaram os cálculos no rim e na altura também tinha alguns "areias" na bexiga.
O Ulisses quando anda na fase de "mijão" também faz onde calha, além das camas também não escapam a bancada da cozinha e o que lá estiver em cima, papeis na secretária, cadeiras até uma impressora já foi bem regada.
Pode pôr o Feliway spray nas caminhas ou onde ele se deita, e o difusor no local onde estão mais ou na divisão onde acontecem mais esses desaires.
Costumo ter aqui em casa mais do que um, na cozinha, na zona onde comem e têm o arranhador.
Habitualmente compro o feliway na zooplus, costuma ser muito mais barato, pois passou a fazer parte da lista dos bens essenciais embora, me pareça que para os xixis do Ulisses não resulta,mas para ser menos travesso com a Diana acho que sim, e para a Joaninha ficar menos medrosa também.
Experimentem também mais do que um caixote de areia postos em locais diferentes.
Pois, vai ser preciso tempo e muita paciência, mesmo muita...eu sei que é desesperante. No caso do meu o "mal é crónico" quem sabe não foi por isso que o abandonaram e quem o encontrou ficou com ele um mês e foi entregá-lo na UZ.
Há quem dê medicação e ao que parece resolve, em tempos havia uns tópicos no felinus sobre gatos e donos que viviam o mesmo problema e ao que parece controlaram a situação com o tal medicamento, ao meu nunca dei para esse fim, respiro fundo, dou meia volta e volto para limpar o mijado...chego a pôr uma cama lavada e acabada de secar e no minuto seguinte já está pronta para lavar de novo.
Boa sorte para donos e gatinho....
O Ulisses quando anda na fase de "mijão" também faz onde calha, além das camas também não escapam a bancada da cozinha e o que lá estiver em cima, papeis na secretária, cadeiras até uma impressora já foi bem regada.
Pode pôr o Feliway spray nas caminhas ou onde ele se deita, e o difusor no local onde estão mais ou na divisão onde acontecem mais esses desaires.
Costumo ter aqui em casa mais do que um, na cozinha, na zona onde comem e têm o arranhador.
Habitualmente compro o feliway na zooplus, costuma ser muito mais barato, pois passou a fazer parte da lista dos bens essenciais embora, me pareça que para os xixis do Ulisses não resulta,mas para ser menos travesso com a Diana acho que sim, e para a Joaninha ficar menos medrosa também.
Experimentem também mais do que um caixote de areia postos em locais diferentes.
Pois, vai ser preciso tempo e muita paciência, mesmo muita...eu sei que é desesperante. No caso do meu o "mal é crónico" quem sabe não foi por isso que o abandonaram e quem o encontrou ficou com ele um mês e foi entregá-lo na UZ.
Há quem dê medicação e ao que parece resolve, em tempos havia uns tópicos no felinus sobre gatos e donos que viviam o mesmo problema e ao que parece controlaram a situação com o tal medicamento, ao meu nunca dei para esse fim, respiro fundo, dou meia volta e volto para limpar o mijado...chego a pôr uma cama lavada e acabada de secar e no minuto seguinte já está pronta para lavar de novo.
Boa sorte para donos e gatinho....
desculpe mas....já o viu "urinar/marcar" ?!
qual a posição em que o faz ??
os gatos urinam e marcam em posições completamente diferentes.
o marcar é feito com a cauda levantada e é um "jacto" curto.
o urinar é de cocoras e mais ou menos abundante.
há na amazon.co.uk coleiras com o efeito do felliway - sempre andam ao pescoço e acompanham o animal.
usei coleiras desse tipo (embora de outra marca) em gatos com bons resultados.
qual a posição em que o faz ??
os gatos urinam e marcam em posições completamente diferentes.
o marcar é feito com a cauda levantada e é um "jacto" curto.
o urinar é de cocoras e mais ou menos abundante.
há na amazon.co.uk coleiras com o efeito do felliway - sempre andam ao pescoço e acompanham o animal.
usei coleiras desse tipo (embora de outra marca) em gatos com bons resultados.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Betapat sei de quem utilizou com sucesso o Feliway,sei de quem utilizou e nada mudou,aqui foi igual a zero mas não era a situação de marcação quando o usei paguei 35 euros e na zoo é bastante mais economico,tem recargas mas sugerem que mude o difusor por completo após a 3ªou 4ªutilização,o porquê não questionei.
De momento creio que tal como os humanos tambem os animais começam a sentir-se com tanta situação de stress que acabamos por lhes transmitir,deste lado tenho a problematica Kelly e foi de inicio pelo ambiente causado que comprei o difusor,entretanto com 1 animal a descontrolar tudo tive outro com IU foi tratado,vai fazer eco na proxima semana a confirmar se tudo está em ordem pois as regadas continuam...segundo o Vet que me merece toda a confiança o pequeno estará com cistite ideopatica... e assim continuamos no massacre da medicação...
já não sei o que diga pois logo que algum animal muda habitos penso em doença por ser o modo que teem de se exprimir,assim resta desejar que desse lado tudo se componha para não se cansarem dele e deste lado que tambem tudo se componha pois já não posso ver a esfregona nem o balde

Segundo o que me foi dito o feliway difusor abrange area de cerca de 60 metros,deve ser colocado entre 20 cms ate 1 metro de altura desde o chão pois assim surtirá mais efeito.
De momento creio que tal como os humanos tambem os animais começam a sentir-se com tanta situação de stress que acabamos por lhes transmitir,deste lado tenho a problematica Kelly e foi de inicio pelo ambiente causado que comprei o difusor,entretanto com 1 animal a descontrolar tudo tive outro com IU foi tratado,vai fazer eco na proxima semana a confirmar se tudo está em ordem pois as regadas continuam...segundo o Vet que me merece toda a confiança o pequeno estará com cistite ideopatica... e assim continuamos no massacre da medicação...
já não sei o que diga pois logo que algum animal muda habitos penso em doença por ser o modo que teem de se exprimir,assim resta desejar que desse lado tudo se componha para não se cansarem dele e deste lado que tambem tudo se componha pois já não posso ver a esfregona nem o balde

Segundo o que me foi dito o feliway difusor abrange area de cerca de 60 metros,deve ser colocado entre 20 cms ate 1 metro de altura desde o chão pois assim surtirá mais efeito.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
O que me faz confusão é ele não fazer qd o levaram para casa e fazer agora depois de ter sido castrado.
Claro que agora fica fechado na cozinha para não molhar as camas. Tenho mt pena dele pq ele adorava a cama da miúda e dormia com ela e tudo, coisa que o outro nunca fez.
O meu receio é que a minha nora se farte dele andar a estragar coisas... Coitadinho... é tão meiguinho... e se for doente é mais o prob do vet, pq o orçamento lá de casa está falido... Enfim... se calhar vai sobrar para mim...
Claro que agora fica fechado na cozinha para não molhar as camas. Tenho mt pena dele pq ele adorava a cama da miúda e dormia com ela e tudo, coisa que o outro nunca fez.
O meu receio é que a minha nora se farte dele andar a estragar coisas... Coitadinho... é tão meiguinho... e se for doente é mais o prob do vet, pq o orçamento lá de casa está falido... Enfim... se calhar vai sobrar para mim...
-
- Membro Veterano
Não quer dizer que seja doente, no sentido de um problema crónico, mas pode estar doente e ser uma coisa simples de tratar.
Continuo a sugerir que se consulte o veterinário, o que o castrou ou outro, como entenderem.
Continuo a sugerir que se consulte o veterinário, o que o castrou ou outro, como entenderem.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O gato pçode estar com uma cistite nervosa, ou não?!BetaPat Escreveu:Eu tenho o Feliway em spray, mas não me faz mt sentido utilizar neste caso.

O facto dele ser dominante pode, só por si, fazer com que ele tenha esse comportamento. Com a castração, houve uma mudança "interna" no sistema dele que pode estar na causa do "conflito"... isto atendendo que ele não demarcava antes da mesma.
Existe uma série de comportamentos, nos felinos, que são extremamente difíceis de detectar as causas... há é que tentar contorná-las.
O meu Matateu, desde sempre que demarcou, antes e após a castração. Continua a fazer da mesma forma e na mesma posição que fazia antes da castração. E, sim, foi castrado, comigo a ver a remoção das "bolinhas", cá em casa. Se eu não visse iria pensar que o gato estava inteiro!
A Mota do meu marido perdeu os cromados lindíssimos que tinha. Tudo o que era cromado e que o meu marido tanto gostava, foi-se e agora parece alumínio do mais reles que há

O Peewee da minha filha, é castrado e de vez em quando demarca. São manias na cabecita deles que a nós nos causam transtorno. Mas o carinho e apego por um gato, leva-nos a aturar estas situações tão terríveis.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Também a minha opinião é, de que levem rapidamente o gatinho ao veterinário para despiste de problema de saúde.
Descartada possível doença, também o veterinário aconselhará o que será melhor fazer.
Pelo que entendi, só ao fim de três semanas em casa começaram os xixis. Ele esteve junto com o gato residente desde que chegou?
Como a Betapat diz que ele é hostilizado pelo outro, pode ser a maneira que ele encontrou de se afirmar, de qualquer maneira antes que a sua nora se canse do gato e pense em livrar-se dele, consultem um profissional de saúde.
Oxalá que não fique com esse” vício” para sempre, o meu tem meses em que não faz nada alternados com períodos terríveis. Mas eu já me habituei que é assim… quando ele começa, não ralho com ele, até tem mais umas doses de mimo pois acredito que é por estar mais carente …a cistite idiopática pode ser causada pelo stress, quando começa recolho urina para análise se dá positivo faz tratamento além da ração urinária que tem sempre, sei que é assim que tenho que conviver com ele…O Ulisses não borrifa, faz mesmo grandes xixis...
Não podem esquecer também que um local ou coisa onde o gato marcou/urinou o vai atrair para voltar a fazer. Uma simples lavagem não basta, o vinagre ajuda, mas há outros produtos no mercado mais eficazes.
Descartada possível doença, também o veterinário aconselhará o que será melhor fazer.
Pelo que entendi, só ao fim de três semanas em casa começaram os xixis. Ele esteve junto com o gato residente desde que chegou?
Como a Betapat diz que ele é hostilizado pelo outro, pode ser a maneira que ele encontrou de se afirmar, de qualquer maneira antes que a sua nora se canse do gato e pense em livrar-se dele, consultem um profissional de saúde.
Oxalá que não fique com esse” vício” para sempre, o meu tem meses em que não faz nada alternados com períodos terríveis. Mas eu já me habituei que é assim… quando ele começa, não ralho com ele, até tem mais umas doses de mimo pois acredito que é por estar mais carente …a cistite idiopática pode ser causada pelo stress, quando começa recolho urina para análise se dá positivo faz tratamento além da ração urinária que tem sempre, sei que é assim que tenho que conviver com ele…O Ulisses não borrifa, faz mesmo grandes xixis...
Não podem esquecer também que um local ou coisa onde o gato marcou/urinou o vai atrair para voltar a fazer. Uma simples lavagem não basta, o vinagre ajuda, mas há outros produtos no mercado mais eficazes.