Gatinho diagnosticado com PIF
Moderador: mcerqueira
Boa tarde, tenho andado freneticamente à procura de informação sobre esta doença maldita e que desconhecia, até o meu gatinho ter sido diagnosticado com PIF. Vejo-o a ficar mais fraco e a perder o apetite, com febres recorrentes, sei que é uma sentença de morte, mas fica-me cá dentro sempre a dúvida acerca do diagnóstico.
A titulação para anticorpos anti coronavirus é positiva em 1/1000 e a relação Albumina/Globulina é 0.3. As proteínas totais são superiores e 8.5 g/dl. Pelo que li, estes valores parecem confirmar o diagnóstico. Mas depois de ler a informação do site da Dr. Addie fiquei preocupada, porque não foi feita nenhuma análise à efusão retirada do abdómen, apenas a observação e a suspeita imediata de PIF. Mais alguém tem experiência com esta horrível doença e com a forma como costuma ser diagnosticada pelos nossos veterinários? Preocupa-me que o primeiro diagnóstico tenha sido logo esse, não poderiam existir outras causas, mesmo tendo o gatinho valores tão elevados para o coronavírus?
Obrigada
A titulação para anticorpos anti coronavirus é positiva em 1/1000 e a relação Albumina/Globulina é 0.3. As proteínas totais são superiores e 8.5 g/dl. Pelo que li, estes valores parecem confirmar o diagnóstico. Mas depois de ler a informação do site da Dr. Addie fiquei preocupada, porque não foi feita nenhuma análise à efusão retirada do abdómen, apenas a observação e a suspeita imediata de PIF. Mais alguém tem experiência com esta horrível doença e com a forma como costuma ser diagnosticada pelos nossos veterinários? Preocupa-me que o primeiro diagnóstico tenha sido logo esse, não poderiam existir outras causas, mesmo tendo o gatinho valores tão elevados para o coronavírus?
Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
smcb, infelizmente pode ver nos meus pets a doce Carlota que partiu com 8 meses com pif...em grande sofrimento algo a que nunca tinha assistido...mantive muita esperança,era 1 bébé lindo,ternurento e brincalhão mas...a doença não perdoou mesmo,foi adormecida quando entrou em sofrimento maior a conselho do Vet no entanto NUNCA vou acreditar que Pif seja contagioso,ela teria de ser separada dos manos e ficar em isolamento algo que recusei fazer pois se tinha de perder uma ficaria á mercê de Deus, o pouco tempo de vida doente ela estaria no seu sitio de sempre,ainda aqui está a linda Joaninha com 15 anitos e assim foi tambem companhia da maninha Carlota.
O Pif foi confirmado por analises claro e por observação, no seu caso sugiro que consulte outro Vet quem sabe a opinião seja outra e o diagnostico mude,tente rapidamente lutar pela vida dela mas caso seja positivo não a deixe sofrer demais siga a opinião dum Vet que lhe ofereça confiança,o meu é de absoluta confiança fica na Margem Sul e de alguns meses luta se pelo bem estar duma das gatuxas aqui de casa que idosa já ,desenvolveu coronavirus,ela estava mal demais sei que 1 dia a Zarinha vai embora mas ganhou qualidade de vida e conseguiu recuperar bastante,assim sempre será o nosso Vet de muitos anos.
Posso desejar que a sua gatinha embora doente recupere e tenha muitos anos de vida,se entender vá dando noticias gostava de saber que a gatuxa recuperou,muita sorte para ela
O Pif foi confirmado por analises claro e por observação, no seu caso sugiro que consulte outro Vet quem sabe a opinião seja outra e o diagnostico mude,tente rapidamente lutar pela vida dela mas caso seja positivo não a deixe sofrer demais siga a opinião dum Vet que lhe ofereça confiança,o meu é de absoluta confiança fica na Margem Sul e de alguns meses luta se pelo bem estar duma das gatuxas aqui de casa que idosa já ,desenvolveu coronavirus,ela estava mal demais sei que 1 dia a Zarinha vai embora mas ganhou qualidade de vida e conseguiu recuperar bastante,assim sempre será o nosso Vet de muitos anos.
Posso desejar que a sua gatinha embora doente recupere e tenha muitos anos de vida,se entender vá dando noticias gostava de saber que a gatuxa recuperou,muita sorte para ela

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
-
- Membro
- Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am
Lamento muito a sua situação, felizmente nunca passei por essa situação, mas conheço algumas pessoas que passaram por isso. Tenho feito muitas pesquisas sobre a matéria, pois tenho um gato positivo a coronavírus, 1/100.
No seu caso, de facto a titulação é um pouco elevada, mas só isso não chega para diagnóstico, normalmente fazem hemograma, a relação Albumina/Globulina de facto também deve ser feita. Só se retira líquido abdominal quando há mesmo efusão, infelizmente parece ser o caso do seu gatinho. Actualmente essa análise é fundamental para confirmar o diagnóstico quando se trata de PIF efusiva que parece ser o caso, e mesmo assim não é 100% conclusiva, pois existem várias doenças que provocam efusão abdominal. A doenção só é totalmente confirmada com necrópsia. No entanto a análise ao líquido parece-me de facto fundamental para se ter mais informação, e não haver percipitações da parte dos vet.
No seu caso procuraria uma segunda opinião, e sugeriria a análise ao líquido abdominal.
Desejo-lhe toda a sorte para o gatinho, e muita força para si.
No seu caso, de facto a titulação é um pouco elevada, mas só isso não chega para diagnóstico, normalmente fazem hemograma, a relação Albumina/Globulina de facto também deve ser feita. Só se retira líquido abdominal quando há mesmo efusão, infelizmente parece ser o caso do seu gatinho. Actualmente essa análise é fundamental para confirmar o diagnóstico quando se trata de PIF efusiva que parece ser o caso, e mesmo assim não é 100% conclusiva, pois existem várias doenças que provocam efusão abdominal. A doenção só é totalmente confirmada com necrópsia. No entanto a análise ao líquido parece-me de facto fundamental para se ter mais informação, e não haver percipitações da parte dos vet.
No seu caso procuraria uma segunda opinião, e sugeriria a análise ao líquido abdominal.
Desejo-lhe toda a sorte para o gatinho, e muita força para si.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
em maio, um dia depois de o flávio ter morrido com fiv, o Chiquinho adoeceu. ficou internado e como não apresentava grandes melhoras, fizeram-lhe análises. o vet disse que tinha pif. caiu-me o céu em cima. quando voltou para casa, continuava chochinho. logo após ter começado o corpete, arrebitou. eu não acreditei em melhoras tão repentinas. a partir daí, engordou e ficou o gato de sempre. há dias, levei-o ao vet e disse que não acreditava que o Chiquinho tivesse pif. o vet disse que estava a entrar em regressão.
tenho falado com vários vets e todos me dizem que isso não é possível. na semana passada, o Chiquinho apresentou i.u. fui a outro vet que me disse ser muito improvável, ele ter pif. podia ser portador do vírus, mas não tinha a doença.
no caso do Chiquinho, ele tinha 1/200, mas o protainograma estava alterado. atualmente, está ótimo. nunca mais apresentou outro sintoma da doença.
no caso do seu gato, procure outra opinião. no entanto, a febre e o estado geral pode ser preocupante.
tenho falado com vários vets e todos me dizem que isso não é possível. na semana passada, o Chiquinho apresentou i.u. fui a outro vet que me disse ser muito improvável, ele ter pif. podia ser portador do vírus, mas não tinha a doença.
no caso do Chiquinho, ele tinha 1/200, mas o protainograma estava alterado. atualmente, está ótimo. nunca mais apresentou outro sintoma da doença.
no caso do seu gato, procure outra opinião. no entanto, a febre e o estado geral pode ser preocupante.
-
- Membro
- Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am
Alguma novidade deste gatinho?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Hoje em dia o que mais se vê são Veterinários a darem diagnostico da PIF, aliás, a condenarem gatos á morte, pelo diagnostico, muitas vezes errado e precipitado, da pif.
Já por cá passaram, pelo forum, mais que um desses casos.... em que os gatos estão vivos e se tivessem pif, há muito que tinham "pifado".
E esse gatinho, como vai? Como está a situação?
Leo
Já por cá passaram, pelo forum, mais que um desses casos.... em que os gatos estão vivos e se tivessem pif, há muito que tinham "pifado".
E esse gatinho, como vai? Como está a situação?
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
É verdade, hoje em dia o mais fácil é dizerem que é PIF e arrumam a situação, na maior parte das vezes arrumam também o direito à vida de muitos gatos que acabam por ser eutanasiados.
Já foi diagnosticada PIF a dois dos meus gatos, só por imagens de eco e titulação de coronavírus um deu positivo 1/400, felizmente está cá para as curvas...
O outro foi internado com infecção urinária, diagnosticado com insuficiência renal grave. A veterinária que o estava a assistir não me deixou enquanto não autorizei a análise de titulação de coronavírus, que deu positiva 1/800, num gato que não confiava em humanos, com o stress em que estava seria de esperar.
Saiu do hospital com medicação para PIF, desprezando a IR.
Embora tratado por outro vet competente acabou por falecer passados uns meses com uma uremia aguda e não com PIF.
Com diagnósticos de PIF todo o cuidado é pouco...
As melhoras do gatinho.
Já foi diagnosticada PIF a dois dos meus gatos, só por imagens de eco e titulação de coronavírus um deu positivo 1/400, felizmente está cá para as curvas...
O outro foi internado com infecção urinária, diagnosticado com insuficiência renal grave. A veterinária que o estava a assistir não me deixou enquanto não autorizei a análise de titulação de coronavírus, que deu positiva 1/800, num gato que não confiava em humanos, com o stress em que estava seria de esperar.
Saiu do hospital com medicação para PIF, desprezando a IR.
Embora tratado por outro vet competente acabou por falecer passados uns meses com uma uremia aguda e não com PIF.
Com diagnósticos de PIF todo o cuidado é pouco...
As melhoras do gatinho.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

Procure uma segunda opiniao, e espero sinceramente que o seu gatinho seja um falso positivo, nenhum menino merece passar por tanto sofrimento, nem nos que os amamos tanto! O meu Nicolaus era o gato mais lindo que ja vi na vida, cores perfeitas e o pelo tao fofinho como algodao, tinha os olhos mais azuis que o ceu...era um anjinho que não merecia o que lhe aconteceu

-
- Membro Veterano
Alexa,Frederico.
Muito obrigada! Doi muito, nem saber que fiz tudo o que podia me serve de consolodinodane Escreveu:Elianarags, lamento muito a perda do seu gatinho... também já perdi um juvenil, uma pantera negra, para a PIF...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Sinto muito, Catkhatia e Elianarags.
Como está o seu gatinho, smcb ?
Leo
Como está o seu gatinho, smcb ?
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Boa noiteElianarags Escreveu:Infelizmente eu sou quase uma expert em PIF, o meu ragdoll faleceu hoje (eutanasiado) depois de 6 meses de muita luta, muita procura e muita pesquisa! Era PIF não efusiva, comecou com diarreias, fez tratamentos para isso, mas não passava, ate que a vet fez ecografia e viu algo estranho no intestino, operou e retirou 15cm de intestino que foi para analise em Espanha, deu positivo para PIF. Saiu da clinica no dia que fez 1 ano e veio para casa,esteve "bem" o Verao, e em Setembro achei que estava "palido" levei-o a clinica e estav com aanemia muito forte, não perdia sangue, mas não produzia...fizemos tudo, transfusao de sangue, cortisona para estimular a criacao de sangue, e ate o virbagen..infelizmente em Portugal não ha mais nada. Ainda pedi a alguem em Inglaterra para me trazer o PI mas infelizmente ja não foi a tempo
![]()
Procure uma segunda opiniao, e espero sinceramente que o seu gatinho seja um falso positivo, nenhum menino merece passar por tanto sofrimento, nem nos que os amamos tanto! O meu Nicolaus era o gato mais lindo que ja vi na vida, cores perfeitas e o pelo tao fofinho como algodao, tinha os olhos mais azuis que o ceu...era um anjinho que não merecia o que lhe aconteceu(
Nas últimas 3 semanas perdi dois dos meus 3 gatos para esta doença do Inferno que é a PIF.
Mas um deles ainda nos alegra a vida todos os dias. Também deu positivo para a presença de Coronavirus Felino 1:400 mas está hiper saudável.
Gostaria de saber se me pode aconselhar nesta situação pelo que pesquisou.
Sei que ele pode nunca ter os sintomas de PIF, mas pergunto se posso fazer alguma coisa que ajude nesta situação, para fortalecer o sistema imunitário dele... qualquer coisa.
Obrigado desde já.
-
- Membro Veterano
Alexa,Frederico.
Muitos gatos teem o coronavirus, há mesmo quem diga que a maior parte dos gatos vive com o vírus, o que por si não é um problema, nem existe maneira (segura) de o eliminar. Há quem diga que devemos limpar sempre as caixas de areia com lixivia e que isso é suficiente para eliminar o vírus do ambiente em que o gato vive, também pode acontecer o gato livrar-se do vírus por si. Ninguém sabe ao certo o que provoca a tal mutação que acontece e da origem ao PIF, de qualquer maneira devemos tentar evitar qualquer tipo de stress para o gato que tenha o coronavirus. Para fortalecer o sistema imunitário opte por uma ração de muita qualidade, e talvez um suplemento de vitaminas rico em ferro, cobre, enfim, minerais. Peça ao seu veterinário, há várias marcas. Eu tenho mais gatos, 2 ainda bebés e uma com quase 13 anos, só dou o suplemento a mais velha, aos outros só darei depois de fazerem 1 ano. Quando o meu Nicolaus adoeceu a vet. deu-me um suplemento, que é já bastante antigo chama-se Anima Strath (penso que só se vende em vets) tem imensas vitaminas, e ele adorava aquilo, serve para todo o tipo de animais, ate o meu cão gosta.maluhia Escreveu:Boa noiteElianarags Escreveu:Infelizmente eu sou quase uma expert em PIF, o meu ragdoll faleceu hoje (eutanasiado) depois de 6 meses de muita luta, muita procura e muita pesquisa! Era PIF não efusiva, comecou com diarreias, fez tratamentos para isso, mas não passava, ate que a vet fez ecografia e viu algo estranho no intestino, operou e retirou 15cm de intestino que foi para analise em Espanha, deu positivo para PIF. Saiu da clinica no dia que fez 1 ano e veio para casa,esteve "bem" o Verao, e em Setembro achei que estava "palido" levei-o a clinica e estav com aanemia muito forte, não perdia sangue, mas não produzia...fizemos tudo, transfusao de sangue, cortisona para estimular a criacao de sangue, e ate o virbagen..infelizmente em Portugal não ha mais nada. Ainda pedi a alguem em Inglaterra para me trazer o PI mas infelizmente ja não foi a tempo
![]()
Procure uma segunda opiniao, e espero sinceramente que o seu gatinho seja um falso positivo, nenhum menino merece passar por tanto sofrimento, nem nos que os amamos tanto! O meu Nicolaus era o gato mais lindo que ja vi na vida, cores perfeitas e o pelo tao fofinho como algodao, tinha os olhos mais azuis que o ceu...era um anjinho que não merecia o que lhe aconteceu(
Nas últimas 3 semanas perdi dois dos meus 3 gatos para esta doença do Inferno que é a PIF.
Mas um deles ainda nos alegra a vida todos os dias. Também deu positivo para a presença de Coronavirus Felino 1:400 mas está hiper saudável.
Gostaria de saber se me pode aconselhar nesta situação pelo que pesquisou.
Sei que ele pode nunca ter os sintomas de PIF, mas pergunto se posso fazer alguma coisa que ajude nesta situação, para fortalecer o sistema imunitário dele... qualquer coisa.
Obrigado desde já.
Não fique a pensar que o seu gato também vai adoecer, isso só lhe vai fazer mal, eu sou meio paranoica com isto do PIF, mas tento não pensar que todos os gatos vão ficar doentes, fiquei ate com medo de voltar a ter um ragdoll, porque segundo dizem são propensos a essa doença, mas não podemos pensar assim, e tenho agora um menino com 6 meses super saudável felizmente! Aliás, a criadora (super irresponsável

-
- Registado: quinta abr 10, 2014 9:03 pm
Como ficou seu gatinho?
Pessoal,
Perdi meu gatinho ontem... tudo indica que foi vitima da PIF.
Levei ao hospital apático..desanimado. Chegou la, drenaram um liquido do pulmao e acreditaram ser um quadro de PIF.
Ele estava com a temperatura baixa e a respiracao ruim.
Com um raio x viram que ele tinha um coracao grande e edema pulmonar.
Sofreu uma parada cardiorrespiratoria e veio a falecer.
Ele tinha apenas 2 meses! Eu o resgatei da rua.
Meu problema é que resgatei ele e mais um irmao...
O irmaozinho está bem, ate agora... Levei ele no veterinario que receitou vitaminas, para melhorarmos o sistema imunologico dele.
Por favor, me deem uma dica... eu estou perdida quanto ao que fazer!
Vou fazer um hemograma no gatinho...
Estou aflita..e extremamente triste com o que aconteceu com meu gatinho.
Pessoal,
Perdi meu gatinho ontem... tudo indica que foi vitima da PIF.
Levei ao hospital apático..desanimado. Chegou la, drenaram um liquido do pulmao e acreditaram ser um quadro de PIF.
Ele estava com a temperatura baixa e a respiracao ruim.
Com um raio x viram que ele tinha um coracao grande e edema pulmonar.
Sofreu uma parada cardiorrespiratoria e veio a falecer.
Ele tinha apenas 2 meses! Eu o resgatei da rua.
Meu problema é que resgatei ele e mais um irmao...
O irmaozinho está bem, ate agora... Levei ele no veterinario que receitou vitaminas, para melhorarmos o sistema imunologico dele.
Por favor, me deem uma dica... eu estou perdida quanto ao que fazer!
Vou fazer um hemograma no gatinho...
Estou aflita..e extremamente triste com o que aconteceu com meu gatinho.