Não come nem vai ao wc

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
BlackJack
Membro Júnior
Registado: domingo out 20, 2013 3:25 am

domingo out 20, 2013 5:37 am

Olá caros amigos.

O meu gato tem 8 anos e está a passar por uma situação complicada que passo a relatar na esperança de "escutar" alguma opinião ou conselho de alguém que já tenha passado ou tenha tido conhecimento de situação semelhante.

É um gato castrado desde os primeiros meses de vida que veio viver comigo aos 6 meses, vindo de uma associação de protecção aos animais. É muito saudável (até há 3 dias atrás) e tem sido vacinado e desparasitado todos os anos, ainda que neste momento já não o era há 14 meses (mais 2 que o suposto).

Na quinta-feira à tarde (faz 2 dias e meio) vomitou umas 3 vezes. Não o vómito normal dele em que 1 ou 2 vezes por mês vomita a comida geralmente acabada de comer, mas desta vez era um vómito muito liquido, alternando entre o esbranquiçado e o transparente (tipo água). A última vez que vomitou já era praticamente apenas espuma.

Desde então não voltou a comer salvo 2 excepções em que comeu uma quatidade irrisória de comida e que penso que é como se não tivesse comido, até porque uma das vezes acabou por vomitar o que tinha comido. Mas os vómitos cessaram na quinta-feira, até porque ao não comer não tinha nada para vomitar, como é óbvio. Ele reage quando lhe dou comida, até a pede e procura, mas no momento da verdade acaba por nem lhe tocar. Nota-se que tem vontade de comer, tem apetite, mas algo está a inibi-lo de comer.

Fui com ele ao veterinário na sexta-feira à tarde, quando fez 24 horas que estava sem comer, sem urinar nem defecar. Foram feitas 3 radiografias para se conseguir observar o estômago e intestinos, mais numa de confirmar se ele não teria engolido nada ou identificar algum tumor ou malformação. Nada disso, o que se verificou sim foi que tinha (e tem) os intestinos cheios de fezes tipo até não caber mais.

Posto isto a veterinária deu-lhe 3 vacinas: uma anti-emética; uma para proteger o estômago (ranitidina); e ainda uma final com analgésico para passar a noite sem eventuais dores. Também me deu sucralfato em estado líquido para eu lhe deitar na boca com uma seringa, 2 vezes ao dia (foi complicado e a primeira aplicação foi mais para o chão que para a boca dele).

Pouco depois de voltarmos da veterinária ele urinou um pouquinho. Passado mais uma hora vi ele a ir direito à caixa de areia, aparentando vontade de fazer qualquer coisa mas quando lá estava a chegar de repente virou-se para trás e vomitou os 7 ou 8 grãos de ração que tinha comido ao início da tarde, envoltos num líquido espesso de cor verde.

Passou essa noite toda acordado, quando eu pensava que a injecção de analgésico o ia fazer dormir a noite toda. Ele dorme muito, umas 18 horas por dia, mas agora não tem dormido nada, está sempre tipo em estado de alerta, fica sentado, parado a olhar fixamente para o mesmo sitio durante meia hora e depois apenas se limita a mudar de sitio e fazer o mesmo. Está quase sempre numa das varandas a olhar para a rua.

No sábado à hora de almoço a veterinária telefonou para saber como estava a correr e depois de saber que continuava sem comer, nem ir ao wc e nem sequer dormir pediu para eu lá passar durante a tarde. Fui lá e decidiu passar ao passo seguinte: laxantes. Via oral e via rectal. Comprei e o rectal foi muito difícil de aplicar, penso que a maioria acabou por escorrer pelo pêlo ou directamente para o chão. Mais tarde com uma pipeta consegui certificar-me de que algo entrava, mas não foi mais que uns 5ml quando a veterinária tinha "receitado" 16ml.

O laxante oral apliquei sem problemas de maior, 2 vezes já. Mas ele continua sem defecar, quando o expectável no caso da aplicação rectal é entre 5 e 30 minutos depois o animal defecar. No caso do oral pode demorar umas horas mas neste momento já se passaram 12 horas e nada, nem demonstrou sequer vontade de se aproximar da caixa de areia.

Na noite de sábado tive que forçá-lo a comer, pois já estava a fazer 2 dias que não comia nada e existe o risco de ficar com lipidose hepática, já que o fígado dos gatos não está preparado para converter gordura em energia e começa-a a acumular (à gordura) nas células do fígado. Há quem diga que é uma complicação crónica e irreversível e que causa um efeito bola de neve em que o gato dificilmente melhora, vai sempre piorando.

Por isso forcei mas mesmo assim ele pouco acabou por comer. É que mesmo uma lata de comida húmida ele recusa, quando o habitual é ficar doido com esta comida de lata pois ele na rotina diária só come ração seca. Lá lhe enfiei uns bocados da comida dentro da boca, na expectativa de o ver saborear e não resistir a comer um pouco da taça, mas não comeu nada, apenas cheirou durante uns segundos e recusou comer.

Dei-lhe uns bocados directamente na boca, uns caíram em parte, outros acho que ele acabou por engolir, mas não terá comido mais que o volume de uma noz. Depois dei-lhe um total de uns 10ml de leite com uma pipeta, para hidratar. E também uns 5ml de água. Em seguida acho que não chegou a adormecer profundamente mas esteve deitado de olho fechado um bom bocado.

Hoje (domingo) volto com ele ao veterinário certamente, teria que haver um milagroso indício de melhoría para eu não ir lá com ele, coisa que não prevejo, mas ainda que vá lá voltar dentro de poucas horas se alguém entretanto ler isto e quiser opinar é sempre de louvar.

Pelo que ouvi quando lá estive o próximo passo é fazerem-lhe análises ao sangue para ver se há algo de errado.

Além de tudo isto eu não faço ideia de há quanto tempo andava ele sem defecar. Pode ter sido desde quarta-feira, terça-feira... Não sei, só depois de o ver passar uma tarde a vomitar e de ter deixado de comer é que fiquei atento e sei que desde então não fez absolutamente nada pois coloquei areia nova na caixa e neste momento continua a existir apenas areia na caixa.

Preocupa-me por 2 dias porque já são mais de 2 dias e meio sem beber, sem comer, sem defecar, praticamente sem urinar e praticamente também sem dormir. Parece-me mesmo muito estranho e não augura um prognóstico assim lá muito bom de momento. É um gato que eu imaginava ver viver até aos 12/14 anos... :oops:

Bom, já foi longo o relato, desculpem lá :?

Abraços para todos!

-
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 20, 2013 10:59 am

Bom dia BlackJack.

Algo preocupante o seu gatinho tem! E, se fosse meu, eu já o tinha levado a outra Clínica para 2ª opinião.
R/X, mostra o que tiver a mostrar se, a máquina for boa, se foi bem tirado e se quem o "interpreta" sabe o que está a ver?!!!
Que diagnostico deu a Vet que o examinou? Não percebo por que raio a Vet não fez logo analises de sangue? E, se viu que tinha os intestinos a abarrotar de fezes, por que é que não fez uma ecografia abdominal?
Quando tenho um dos meus felinos doentes, como qualquer pessoa recorro ao Vet mas, caso o animal não apresente melhoras, pareço um relâmpago a "cair noutra Clínica"... :wink:
Sou da zona de Cascais e se por acaso precisar duma referencia por esta zona, envie-me mensagem privada que eu indico-lhe alguém que é do melhor no mercado...!

Faço votos para que a situação do seu gato se resolva e que ele melhore.
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior

domingo out 20, 2013 3:28 pm

Olá Leonilde.

Muito obrigado pela resposta e conselhos.

O R/X penso ter sido bem feito, até porque foram feitos 3, um com o gato deitado para o lado direito, outro para o lado esquerdo e ainda outro com ele de barriga para o ar. E entretanto os R/X já foram vistos por 2 veterinários (mas ambos do mesmo hospital veterinário).

A vet que o examinou não deu diagnóstico, disse que, numa primeira fase, íamos esperar a primeira noite com o analgésico, o anti-emético, o sucralfato e o "omeprazole" e observar a evolução no dia seguinte. Na esperança de não ser necessário utilizar laxantes. No dia seguinte a evolução não estava a ser positiva e por isso decidiu ir para os laxantes (oral e rectal), que até aqui não deram resultado nenhum, continua a não ir ao wc.

Não fez logo análises ao sangue porque achou que primeiro se devia seguir este procedimento. Eu julgo que fui muito claro quando disse que ele estava sem dúvida diferente e que nunca esteve mais que 3 ou 4 horas sem comer, que come muito e que nunca teve problemas em ir ao wc, pelo que também concordo que se deveria ter dado desde logo outra atenção ao caso. Mas por outro lado não sou um entendido nestas coisas e preferi confiar.

Não decidi entretanto ir a outro veterinário porque estamos a tentar seguir os conselhos e "tratamento" receitado por estes. Claro que se de hoje para a amanhã não houver um diagnóstico ou um esforço por fazer o gato sentir-se melhor enquanto se chega a alguma conclusão, terei que procurar amanhã ajuda noutro lado.

Sobre a ecografia abdominal eu nem sabia que a ecografia poderia identificar coisas não identificadas nos R/X e por isso nem perguntei, portanto não sei porque não terão feito...

Infelizmente não sou da sua zona, nem perto, vivo a mais de 300km, caso contrário agradeceria a sua sugestão.

Já telefonámos para o hospital veterinário onde ele tem sido acompanhado e ficou marcada uma hora para eu passar lá com ele esta tarde. Portanto daqui a pouco vou lá com ele e depois mais tarde logo passo por aqui a dar noticias.

Obrigado mais uma vez!

-
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo out 20, 2013 8:43 pm

BlackJack Escreveu:(...)
Já telefonámos para o hospital veterinário onde ele tem sido acompanhado e ficou marcada uma hora para eu passar lá com ele esta tarde. Portanto daqui a pouco vou lá com ele e depois mais tarde logo passo por aqui a dar noticias.
Em que ficou a situação...?

Não o quero assustar, de forma alguma, mas há situações que não podem nem devem prolongar-se...
Já agora, deixo-lhe aqui um caso relatado de um gato em que após R/X e Ecografia, não apresentava corpos estranhos que pudessem fazer obstrução. No entanto... caso não fizessem uma endoscopia, rapidamente, o gato não se safava.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 3o&start=0

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 2:21 am

Olá Leonilde.

Estive com ele no veterinário, tirou sangue para fazer análises mas como só lá estava um veterinário (por ser domingo) entre os dois não conseguimos segurá-lo para tirar uma quantidade decente de sangue. O veterinário só conseguiu tirar um pouquinho de sangue que deu para o hemograma mas não deu para as outras análises que ele queria fazer (ao fígado, pancreas, etc).

Vou lá outra vez amanhã porque com mais alguém a ajudar já devemos conseguir tirar mais algum sangue.

O vet deu-lhe 180ml de soro (subcutâneo e não na veia). Deu-lhe o mesmo analgésico que tinha tomado na sexta-feira. Deu-lhe ainda injecção de anti-emético e deu-lhe um anti-inflamatório com esteroides. Disse para continuarmos a dar-lhe laxantes, oral e rectal, em casa.

O hemograma está mais ou menos normal. Tudo dentro dos parâmetros excepto glóbulos vermelhos e brancos que estão nos limites, mas ele diz que devido ao estado do gato é normal aqueles valores e que não permitem por si só chegar a nenhuma conclusão.

Ele disse que efectivamente pode existir algum corpo estranho nos intestetinos que não apareça nas radiografias. Disse também que ecografia nos gatos é complicado por causa do ar nos intestinos já que a imagem na ecografia atravessa tecido muscular e as próprias fezes mas o ar serve de bloqueador da imagem.

Concluíu dizendo que se depois das análises de amanhã tudo estiver normal e não se chegar a nenhuma conclusão poderão ter que "o abrir" (cirurgia) para observar o interior e ver se assim encontram alguma coisa. E que se encontrarem pode não só fazer o diagnóstico como resolver a situação no momento. Penso que com isto ele quer dizer que se tudo estiver bem nas análises há fortes hipóteses de ter algo a obstruir os intestinos e justifica a cirurgia para investigar essa hipótese.

A parte boa é que quando chegou a casa tem comido um bocadinho. Ele anda louco por comer, só pede comida e "ronrona" que se farta quando vê que lhe estamos a dar comida. Damos de uma que ele adora e que só come exporádicamente, mas sempre que damos adora, já conhece o som da lata e tudo e fica logo louco. Neste dias tem-lhe resistido, mas esta noite desde que viemos do vet eu coloco-lhe um pouco no focinho, ele lambe e depois não resiste e come uns bocadinhos da taça. Não comeu muito mas tudo junto já foi mais do que comia desde 5ª feira, terá comigo quase 1/3 de uma lata de 85gr.

Coitado, custa ver que quer comer mas no momento da verdade não consegue.

A parte má é que continua sem defecar. Urinar tem urinado, com a hidratação do soro não teria outra alternativa e já urinou 2 vezes desde que chegámos do vet.

O vet disse para continuar a dar o laxante oral e rectal, mas o rectal não vou dar porque quando cheguei a casa é que reparei que ele tem o "buraco" muito avermelhado, parece tipo inflamado. Não sei se será das tentativas de lhe aplicar o laxante ontem ou se será parte do problema aquela inflamação. Amanhã vou referir isso aos vets.

E pronto. A expectativa é amanhã conseguir-se fazer a colheita de sangue que falta e depois seja com base nesse resultado ou com base noutra alternativa qualquer chegar-se a uma conclusão. E se ele continuar a comer e for comendo cada vez mais e se defecasse então também era muito bom. Caso contrário na terça-feira entramos na fase das medidas drásticas :(

Obrigado pelo link. Nunca se sabe se não poderá ser algo do género. Não poderia ser esse tipo de linhas ou lã porque não temos disso cá por casa, mas pode ser outra coisa qualquer que não aparece nos R/X. Quero confiar que os vets sabem que se for isso ele aguenta pelo menos até terça ou quarta e que, por isso, não quiseram já forçar o diagnóstico. Ou isso, ou como é domingo e só estava uma pessoa também não dava para muito mais...

Vou dando noticias. Obrigado uma vez mais pelo apoio. Se ele se safar desta e em breve voltar ao normal prometo postar uma fotografia em forma de agradecimento.

-
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda out 21, 2013 2:58 am

Aqui existe de tudo um pouco e tive há quase 2 anos 1 caso de obstipação com 1 das minhas gatas,foi examinada na 6ªf.ao fim da tarde veio medicada e até Domingo o maximo ao fim da manhã tinha de fazer as necessidades caso contrario teriam de ser retiradas no Vet,com a medicação felizmente ao final do dia de Sabado tudo começou a normalizar.

Para tirar sangue ao animal podem sedá-lo ligeiramente por causa dos traumas que daí adveem e digo isto porque estou há meses com 1 animal bastante doente e idoso e foi quase forçada num Vet onde fui a tirar sangue,os gritos dela agarrada por 3 pessoas ouviam-se na rua e eu na rua chorei por ela,isto porque o meu Vet habitual e de total confiança estava ausente.

Fez ecografias a minha gatuxa e nada acusou ,o problema dela vem dos dentes ou melhor vai cair na boca mas é algo bem complicado e de muito sofrimento...por acaso ninguem na Clinica lhe observou a boca?o seu gatuxo tem fome mas não come,penso na minha gatinha que sucedia isso hoje felizmente tudo esta controlado tente ver essa parte com o Vet mas posso dizer que caso não fosse o meu Vet de sempre (total confiança) eu dava volta e ia a outro sitio acho que nunca ia deixar "abrir " 1 animal sem certezas e se sucede algo menos positivo numa cirurgia que não se sabe a que vai ser?sugiro que não arrisque ,a minha gatuxa doentinha tem apenas 16 anitos,assim desejo boa sorte ao seu gatuxo que é 1 jovem ainda e vá dando noticias.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 3:31 am

Olá Carlota!

Muito obrigado pela mensagem e pelo apoio.

Sim, eu não sei se eles descartaram a hipótese dos dentes mas inspeccionaram-lhe a boca até porque é um dos locais onde vão ver se ele está hidratado ou não. Amanhã posso mencionar a eles essa hipótese mas como o principal problema dele, tendo em conta o que sabemos, é a "prisão de ventre", penso que eles não vão atentar muito nos dentes, pelo menos para já, pois há outras hipóteses que eles vão querer investigar primeiro.

Eu vivo agora numa cidade diferente da que vivia antes e então tive que mudar de veterinário. De qualquer das formas também devo dizer que não considerava a clinica onde ia na outra cidade uma clinica muito boa, mas pronto, para ele ir levar as vacinas e desparasitar chegava e sobrava.

Agora estando a viver noutra cidade tive que escolher uma "à sorte" e então preferi optar por aquele que me dá mais garantias em termos de horário, pois tem atendimento permanente 24 horas por dia, incluindo domingos e efectivamente está lá sempre alguém e tem as luzes acesas toda a noite. É, aliás, o "hospital veterinário" da cidade em que me encontro e, sendo leigo na matéria, penso que deverá ter sido a melhor opção tendo em conta que não conheço nenhum veterinário conceituado na zona.

Por acasa conheço um a alguma distância onde até posso ir mas a clínica onde ele atende não tem nem de perto nem de longe as condições desta onde agora estou a ir, pelo que se ele precisar de alguma intervenção mais séria e cuidada suponho que é preferível que o faça nesta onde tenho ido.

Eu gostava muito de o poder ajudar melhor e mais rápido mas dadas as alternativas não me sobra outra opção senão esperar mais 12 horas pelas análises completas e depois consoante o que nos sair logo se vê qual vai ser o próximo passo. Posso procurar uma segunda opinião, não está fora de hipótese esse cenário.

Relembro que ele está pelo menos desde 5ª feira de manhã sem evacuar. Está quase a fazer 4 dias. E nos últimos 3 dias só comeu hoje mas tudo junto o que comeu equivale a uma refeição normal dele, das que ele costuma comer umas 6 vezes ao dia...

Vou dando noticias e penso que as próximas 36 horas vão ser decisivas.

Obrigado e até breve!
amdps
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

segunda out 21, 2013 9:48 am

Bom dia,

Nunca tive nenhum animal a passar por uma situação dessas, mas acompanhei o caso de uma colega minha que quando chegou de ferias a gatinha dela estava muito magra, não comia, não ia ao wc e nem dormia, aconselhei-a a ir ao vet do meu gatinho e ele apalpou-a e deu-lhe medicação que pouco adiantou. Continuou a ir lá para ver a evolução, então o conselho foi fazer clister de azeite o que resultou e muito, começou a ir ao wc e como já tinha espaço dentro dela começou a comer normalmente e ficou muito bem.

Experimente esta solução, mas não deixe de ir fazer o que tinha planeado com as consultas todos os outros exames.

Vá dando noticias.
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 6:42 pm

Olá amdps!

Obrigado pelo comentário e sugestão. Nesse caso sería uma prisão de ventre a originar todo o problema que ele atravessa neste momento. É uma possibilidade, nunca se sabe. Amanhã falarei nisso ao vet, ainda que ele esteja a planear fazer algo que vai ao encontro disso, ainda que não seja com azeite.

Hoje...

Então hoje lá estive com ele outra vez e já conseguiram tirar-lhe sangue suficiente (da jugular, no pescoço) para fazer o resto das análises. E do resultado das análises não resultou nenhuma conclusão (infelizmente, ou não...). Tinha algumas coisas muito ligeiramente fora do normal mas o vet atribui isso ao facto de ele estar fragilizado em função da própria situação, não sendo portanto os resultados propriamente reveladores de patologia e nem sequer oferecem pistas.

Poderá ser alguma doença do pancreas ou da vesícula (biliar), mas não dá para ter certezas, é muito vago e penso que na opinião do vet provavelmente não será nada disto.

Levou soro mais uma vez e 4 injecções (anti-emético, analgésico, anti-inflamatório com esteroides e algo mais para lhe proteger o estômago). O vet diz para continuarmos a insistir em dar-lhe água, forçando com uma seringa pela boca. Igual para a comida, temos que lhe a enfiar na boca e não estar muito tempo sem o fazer. Também deu umas carteiras de sucalfato para nós irmos dando 5ml de cada vez.

Também é suposto continuarmos com os laxantes, pelo menos o via oral. Ele diz que se lhe dermos muita água e os laxantes poderá haver sucesso na tão desejada evacuação...

Amanhã vou lá outra vez com ele para ver como está a evoluir (e para mais soro, suponho). Segundo o vet se ele não mostrar sinais de melhorias a única coisa que se pode fazer em seguida é dar-lhe uns sedativos e forçar a evacuação.

Perguntei se o facto de as análises ao sangue não revelarem nada poderia ser um indício de que ele terá ingerido algo (que não seja visível em R/X) e que esse algo lhe esteja a obstruir os intestinos. Ele diz que essa possibilidade é tão remota que recorrer à cirurgia invasiva para descartar essa possibilidade é algo que devemos deixar para último recurso.

Vai é fazer outro R/X em breve (amanhã ou quarta-feira) para comparar com o que fez no primeiro dia pois poderá eventualmente permitir tirar conclusões com base na evolução do estado dos intestinos.

Entretanto temos dado "volta à cabeça" a tentar imaginar se ele poderá ter ingerido algo que tenha provocado isto. Pensamos que há a possibilidade de ele ter bebido àgua do bidé que nesse dia tinha roupa de molho em água com detergente de roupa para bebés. Como ele vomitou durante essa tarde muita espuma temos tendência a pensar que esta poderá ser uma hipótese.

Quanto a esta possibilidade do detergente o vet opina que depende muito dos compostos do detergente mas que é uma possibilidade. Nesse caso acho que explicação sería que o estômago e intestinos terão ficado irritados com o detergente e agora estão inflamados e a tentar recuperar.

Alguém faz ideia se a ingestão de água com detergente para roupa pode provocar estes sintomas? (não comer, não beber nem evacuar).

Pronto, de momento é isto. Infelizmente não me ocorre nada mais que possa fazer além de continuar a alimentá-lo pacientemente enfiando-lhe a comida na boca, bem como dando-lhe àgua com uma seringa, o laxante e o sucralfato. Além disto resta-me confiar na equipa de veterinários que o tem atendido, já são 4 dias seguidos que ele lá vai e têm feito tudo excepto as medidas drásticas como abrir-lhe o estômago, que querem deixar para último recurso.

Obrigado a quem vai acompanhando este tópico.

-
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 7:28 pm

Boas, BlackJack.

Há situações que não dá mesmo para entender... se era para lhe tirarem sangue pela jugular, poderiam tê-lo feito quando não conseguiram o suficiente pela pata e assim tinham os resultados mais atempadamente em vez de estarem a deixar passar o tempo...
Que eu saiba o sucralfato, só por si, causa obstipação.

Sei de um caso em que o gato bebeu água com detergente e teve foi uma valente desenteria acompanhada de vomito intenso, e não obstipação. Mas, talvez dependa dos químicos contidos no detergente, não sei.

Cuidado ao dar alimento ou água pela seringa. Espero que lhe tenham explicado como dar?!

As melhoras do bichano,

Leo

PS- lembrei-me agora de um caso duma gatinha que dei para adopção em que meses depois fui com ela para a castração e a Vet que a operou, no final entregou-me a gatinha "com um brinde" que lhe retiraram do intestino :arrow: Um elástico de cabelo, daqueles revestidos a tecido.
Nem os donos sabiam que ela o havia ingerido.
Última edição por leonildecarvalho em segunda out 21, 2013 7:32 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AFreire1976
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:26 am

segunda out 21, 2013 7:29 pm

Tenho seguido este tópico com muito interesse, tive uma situação muito parecida o mês passado. O meu gato começou com vómitos, prostração, e falta de apetite. Um vet que já tinha ido fazer domicílio a minha casa, via telefone (eu não devia ter permitido mas era fim-de-semana) apontou para uma gastrite bacteriana prescrevendo-lhe um antibiótico que ainda o fazia vomitar mais. Chegou a ter 39,9 de temperatura. Eu andava obcecada com a "suposta gastrite", só me preocupava com a temperatura, se ele comia, e se vomitava...resultado, não havia maneira de melhorar, até que fui com ele a um hospital de urgência e o que ele tinha era o intestino "entupido" de fezes confirmado por RX. Ele sempre teve tendência para a obstipação, durante estes dias deixei de reparar se ele ia ao wc defecar. Perante as imagens radiológicas as fezes já deviam estar no intestina à uns 3/4 dias. A vet sentiu-lhe dor ao toque, e abdómen distendido (sinal também de dor).

Veio para casa com Lasa (protector estomacal), laveolac (laxante oral), e bebegel (clister). A recomendação foi, se ele não defecasse nesse dia, no dia seguinte teria de lá ir com ele para fazerem um enema, ou retirarem-lhe as fezes manualmente. Felizmente não foi necessário, o bebegel resultou, mas com muita dificuldade minha em conseguir coloca-lo. Fez 3 dias de bebegel, depois passou apenas para o laxante oral que não resultou tão bem, mas consegui que ele normalizasse com seringadelas de água (ele quase que não bebia água), ração húmida, latinhas RC Recovery, são muito nutritivas para animais convalescentes, e dei-lhe também um estimulante do apetite e vitamínico (Nutri-Plus Gel). Aos pouquinhos foi recuperando. Resta-me acrescentar que ele chegou a desidratar, e a perder em 3 dias 300 Gr, tudo devido à acumulação de fezes no intestino. Não fez análises porque tinha análises gerais recentes, e eco abdominal também recente. No entanto a vet disse que se ele não melhorasse teria de fazer mais análises nomeadamente à função renal, e hepática.

Foi complicado, mas felizmente recuperou, por isso certamente o seu gatinho também irá recuperar, esperemos que não tenha nada a obstruír-lhe o intestino!

Vá-lhe forçando a água, tente dar-lhe latinhas, essas que eu falo atrás para além de serem muito nutritivas, são também muito palatáveis, e estimulam-nos a comer por eles. Faça-lhe também umas massagens no abdómen (com o meu resulta).

Desejo-lhe as sinceras melhoras do gatinho, e coragem para si. Aguardo mais notícias.

A ração RC Fibre Response é muito boa para gatos obstipados, pode também experimentar, e pedir opinião ao vet.
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 7:45 pm

Olá. Obrigado às duas.

Não explicaram como dar a água (apenas que o devo fazer com a seringa) mas eu há dias li algures que tem que se dar com a cabeça dele em posição normal. Não se pode cair na tentação de lhe colocar a cabeça virada para cima pois pode ir parar aos pulmões. E é assim que tenho feito tanto para lhe dar água como para lhe dar o laxante oral.

É isto? Ou algo mais?

Sobre a colheita de sangue pela jugular ontem também se tinha tentado mas o vet não encontrava a veia e foi então que passámos para as patas. Hoje já se conseguiu pela jugular e logo à primera. Por um lado eramos 3 pessoas a segurá-lo mas penso que o que fez a diferença foi que a vet que lhe tirou hoje o sangue tinha mais jeito...

O "bebegel" não será semelhante a este que nós usámos? É o "Clyss-Go".

-
BlackJack
Membro Júnior

segunda out 21, 2013 7:51 pm

Esqueci-me de dizer que o vet hoje também lhe deu um antibiótico. Porque apesar de não haver nenhum resultado que indique uma infecção ele acha que há fortes probabilidade de em breve poder surgir infecção e então deu o antibiótico já como preventivo.

-
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 8:39 pm

A seringa deve entrar na boca, pela lateral com o bico a apontar para a bochecha contrária ou para o céu da boca (palato), seja para água ou alimento. NUNCA apontar para a garganta.
Aqui lhe deixo uma foto do tópico dos gatinhos que criei à mão, a seringa:

Imagem

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 8:45 pm

BlackJack Escreveu:(...)
O "bebegel" não será semelhante a este que nós usámos? É o "Clyss-Go".

-
Ambos têm acção laxante apesar de diferentes.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”