O meu gato tem 8 anos e está a passar por uma situação complicada que passo a relatar na esperança de "escutar" alguma opinião ou conselho de alguém que já tenha passado ou tenha tido conhecimento de situação semelhante.
É um gato castrado desde os primeiros meses de vida que veio viver comigo aos 6 meses, vindo de uma associação de protecção aos animais. É muito saudável (até há 3 dias atrás) e tem sido vacinado e desparasitado todos os anos, ainda que neste momento já não o era há 14 meses (mais 2 que o suposto).
Na quinta-feira à tarde (faz 2 dias e meio) vomitou umas 3 vezes. Não o vómito normal dele em que 1 ou 2 vezes por mês vomita a comida geralmente acabada de comer, mas desta vez era um vómito muito liquido, alternando entre o esbranquiçado e o transparente (tipo água). A última vez que vomitou já era praticamente apenas espuma.
Desde então não voltou a comer salvo 2 excepções em que comeu uma quatidade irrisória de comida e que penso que é como se não tivesse comido, até porque uma das vezes acabou por vomitar o que tinha comido. Mas os vómitos cessaram na quinta-feira, até porque ao não comer não tinha nada para vomitar, como é óbvio. Ele reage quando lhe dou comida, até a pede e procura, mas no momento da verdade acaba por nem lhe tocar. Nota-se que tem vontade de comer, tem apetite, mas algo está a inibi-lo de comer.
Fui com ele ao veterinário na sexta-feira à tarde, quando fez 24 horas que estava sem comer, sem urinar nem defecar. Foram feitas 3 radiografias para se conseguir observar o estômago e intestinos, mais numa de confirmar se ele não teria engolido nada ou identificar algum tumor ou malformação. Nada disso, o que se verificou sim foi que tinha (e tem) os intestinos cheios de fezes tipo até não caber mais.
Posto isto a veterinária deu-lhe 3 vacinas: uma anti-emética; uma para proteger o estômago (ranitidina); e ainda uma final com analgésico para passar a noite sem eventuais dores. Também me deu sucralfato em estado líquido para eu lhe deitar na boca com uma seringa, 2 vezes ao dia (foi complicado e a primeira aplicação foi mais para o chão que para a boca dele).
Pouco depois de voltarmos da veterinária ele urinou um pouquinho. Passado mais uma hora vi ele a ir direito à caixa de areia, aparentando vontade de fazer qualquer coisa mas quando lá estava a chegar de repente virou-se para trás e vomitou os 7 ou 8 grãos de ração que tinha comido ao início da tarde, envoltos num líquido espesso de cor verde.
Passou essa noite toda acordado, quando eu pensava que a injecção de analgésico o ia fazer dormir a noite toda. Ele dorme muito, umas 18 horas por dia, mas agora não tem dormido nada, está sempre tipo em estado de alerta, fica sentado, parado a olhar fixamente para o mesmo sitio durante meia hora e depois apenas se limita a mudar de sitio e fazer o mesmo. Está quase sempre numa das varandas a olhar para a rua.
No sábado à hora de almoço a veterinária telefonou para saber como estava a correr e depois de saber que continuava sem comer, nem ir ao wc e nem sequer dormir pediu para eu lá passar durante a tarde. Fui lá e decidiu passar ao passo seguinte: laxantes. Via oral e via rectal. Comprei e o rectal foi muito difícil de aplicar, penso que a maioria acabou por escorrer pelo pêlo ou directamente para o chão. Mais tarde com uma pipeta consegui certificar-me de que algo entrava, mas não foi mais que uns 5ml quando a veterinária tinha "receitado" 16ml.
O laxante oral apliquei sem problemas de maior, 2 vezes já. Mas ele continua sem defecar, quando o expectável no caso da aplicação rectal é entre 5 e 30 minutos depois o animal defecar. No caso do oral pode demorar umas horas mas neste momento já se passaram 12 horas e nada, nem demonstrou sequer vontade de se aproximar da caixa de areia.
Na noite de sábado tive que forçá-lo a comer, pois já estava a fazer 2 dias que não comia nada e existe o risco de ficar com lipidose hepática, já que o fígado dos gatos não está preparado para converter gordura em energia e começa-a a acumular (à gordura) nas células do fígado. Há quem diga que é uma complicação crónica e irreversível e que causa um efeito bola de neve em que o gato dificilmente melhora, vai sempre piorando.
Por isso forcei mas mesmo assim ele pouco acabou por comer. É que mesmo uma lata de comida húmida ele recusa, quando o habitual é ficar doido com esta comida de lata pois ele na rotina diária só come ração seca. Lá lhe enfiei uns bocados da comida dentro da boca, na expectativa de o ver saborear e não resistir a comer um pouco da taça, mas não comeu nada, apenas cheirou durante uns segundos e recusou comer.
Dei-lhe uns bocados directamente na boca, uns caíram em parte, outros acho que ele acabou por engolir, mas não terá comido mais que o volume de uma noz. Depois dei-lhe um total de uns 10ml de leite com uma pipeta, para hidratar. E também uns 5ml de água. Em seguida acho que não chegou a adormecer profundamente mas esteve deitado de olho fechado um bom bocado.
Hoje (domingo) volto com ele ao veterinário certamente, teria que haver um milagroso indício de melhoría para eu não ir lá com ele, coisa que não prevejo, mas ainda que vá lá voltar dentro de poucas horas se alguém entretanto ler isto e quiser opinar é sempre de louvar.
Pelo que ouvi quando lá estive o próximo passo é fazerem-lhe análises ao sangue para ver se há algo de errado.
Além de tudo isto eu não faço ideia de há quanto tempo andava ele sem defecar. Pode ter sido desde quarta-feira, terça-feira... Não sei, só depois de o ver passar uma tarde a vomitar e de ter deixado de comer é que fiquei atento e sei que desde então não fez absolutamente nada pois coloquei areia nova na caixa e neste momento continua a existir apenas areia na caixa.
Preocupa-me por 2 dias porque já são mais de 2 dias e meio sem beber, sem comer, sem defecar, praticamente sem urinar e praticamente também sem dormir. Parece-me mesmo muito estranho e não augura um prognóstico assim lá muito bom de momento. É um gato que eu imaginava ver viver até aos 12/14 anos...

Bom, já foi longo o relato, desculpem lá

Abraços para todos!
-