Chichi e mais chichi.... HELP ME!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoanaBMPM
Registado: domingo out 20, 2013 1:04 pm

domingo out 20, 2013 1:18 pm

Olá a todos,
Tenho uma gata com cerca de 5 anos, esterilizada, que tem feito chichi em todo o lado...

Em pouco tempo mudei de casa 2 vezes, o que me parece ser a explicação mais óbvia. Apesar de não me parecer minimamente stressada, a verdade é que tem feito chichi em imensos sítios, para além da caixa da areia, que utiliza normalmente.
É muito desagradável pois tenho de estar sempre a lavar as coisas... Almofadas, tapetes, cortinados, até um cadeirão onde costumo pousar o casaco ela "marcou" :(
Tenho lavado as coisas muito bem e ponho um spray repelente mas não faz efeito nenhum, é como se não pusesse nada.
Compreendo que terá a ver com a mudança de casa, a minha dúvida é: existe alguma solução? Acabará por passar?

É muito desagradável pois acabo por ter de fechar a porta do quarto e da sala e ela fica apenas com a cozinha e com o hall...
O que mais me intriga é o facto de ela fazer também chichi na areia, o que demonstra não existir qualquer problema com a areia ou com a localização da caixa.
Comprei uma wc fechada mas via que ela não se sentia à vontade lá, mal fazia os cocós saía logo disparada sem tapar. Tirei a portinhola mas mesmo assim ela fazia tudo "a despachar". Acabei por tirar a parte de cima e ficar com uma caixa normal e ela já me parece mais tranquila a fazer as necessidades, ainda assim, continua com os chichis pela casa. Não os faz todos os dias, mas volta e meia lá aparece aquele cheiro terrível...

Estou a ficar desesperada... Preciso de dicas e possíveis soluções para conseguir que ela não faça mais chichis a não ser na caixa...

Obrigada!! :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 20, 2013 2:01 pm

Boas.

A primeira coisa a fazer é levar o animal ao Vet para despiste de possíveis doenças que possam estar na origem do problema relatado.

Contudo, ocorreu-me pensar que, quiçá, poderá estar com uma cistite "nervosa" (?) pelas consecuticas mudanças no ambiente do animal e se assim for, deixo-lhe aqui alguns paragrafos de boa leitura de um site Veterinário:
http://medfelina.blogspot.pt/2009/09/pa ... stite.html
O caráter neurogênico da cistite interticial felina já é quase um consenso.Sabe-se que o distúrbio é bem semelhante à cistite humana e que em ambas ,tanto em gatos como em humanos,as situações estressantes agravam ou desencadeiam os sintomas.
Alterações no diário do felino como viagens,hospedagens,internamentos,mudanças no ambiente físico,disposição e localização de liteiras,entrada de novos animais ou humanos,tudo isso pode ocasionar o disparo de um quadro de cistite.” (…)

“A formulação sintética do hormônio facial felino(Feliway) foi desenvolvido para diminuir a ansiedade relacionada ao comportamento dos gatos.Situações como marcação territorial por urina ou arranhaduras são reduzidas,principalmente por diminuição da vigilância do felino,em consequência de uma percepção mais "amigável" de seu ambiente.Esta redução da vigilância provavelmente esteja relacionada à diminuição da ativação do sistema nervoso simpático,assim,o ferormônio pode ser utilizado para gatos com cistite interticial,reduzindo esse impacto do estresse sobre o desarolho da doença.Ele é um componente valioso dentro da terapêutica desta enfermidade,muitas vezes associando-o com um enriquecimento ambiental.”
“É necessário destacar a multifatorialiedade da cistite interticial felina,seu tratamento deve ser baseado nisto.Outras medidas como mudança na consistência da dieta,fármacos antidepressivos,anti-inflamatórios e GAG's, podem ser integradas.”
Boa sorte

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”