Gata poderá ficar traumatizada??????

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sofia6m
Registado: segunda out 21, 2013 7:39 pm

segunda out 21, 2013 8:34 pm

Olá a todos. Estou com uma situação em braços e como é a primeira vez que isto me acontece, preciso de conselhos de quem sabe.

Em Agosto apareceu no meu quintal uma gata, que deu à luz 5 gatinhos. Comecei a dar de comer à gata que estava bastante debilitada e desde set comecei igualmente a alimentar os gatinhos. Como não tenho possibilidades de ficar com todos, comecei a procurar pessoas a quem dar os gatinhos. Como é obvio os gatinhos são mais fáceis de dar do que a gata adulta. No entanto não a quero deixar desamparada. Ainda continuo à procura de alguém que a queira mas em último caso fico eu com ela. No entanto, nunca tive gatos e estou com algumas dúvidas. Agradeço desde já a quem me possa ajudar.

1) A gata é super calma, tranquila, nunca atacou, nunca mostrou qualquer sinal de agressividade, é meiguice em pessoa. No entanto estou preocupada que ela fique traumatizada por ficar sem os filhos, uma vez que numa das vezes em que se tentou dar um gatinho ela não atacou nem foi agressiva mas colocou-se entre as pessoas e os gatinhos, dando a entender que percebia o que se estava a passar. Poderá ela ressentir-se quando não tiver nenhum dos seus filhotes? Poderá ela mudar o seu carácter?

2) Quando ninguém estiver em casa, qual a melhor coisa a fazer? Deixá-la à vontade pela casa? Deixá-la só numa divisão? Preciso mesmo de ajuda nesta matéria.

Já agora, quem estiver interessado/a em adoptar uma gata branca e acastanhada, com a cauda listada a cinza, uns olhos azuis lindos, super meiga, calma, tranquila, uma paz de alma, entre em contacto. E de preferência da zona de santarém.

Obrigada
bjs
Sofia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 21, 2013 8:55 pm

sofia6m Escreveu:Olá a todos. Estou com uma situação em braços e como é a primeira vez que isto me acontece, preciso de conselhos de quem sabe.

Em Agosto apareceu no meu quintal uma gata, que deu à luz 5 gatinhos. Comecei a dar de comer à gata que estava bastante debilitada e desde set comecei igualmente a alimentar os gatinhos. Como não tenho possibilidades de ficar com todos, comecei a procurar pessoas a quem dar os gatinhos. Como é obvio os gatinhos são mais fáceis de dar do que a gata adulta. No entanto não a quero deixar desamparada. Ainda continuo à procura de alguém que a queira mas em último caso fico eu com ela. No entanto, nunca tive gatos e estou com algumas dúvidas. Agradeço desde já a quem me possa ajudar.

1) A gata é super calma, tranquila, nunca atacou, nunca mostrou qualquer sinal de agressividade, é meiguice em pessoa. No entanto estou preocupada que ela fique traumatizada por ficar sem os filhos, uma vez que numa das vezes em que se tentou dar um gatinho ela não atacou nem foi agressiva mas colocou-se entre as pessoas e os gatinhos, dando a entender que percebia o que se estava a passar. Poderá ela ressentir-se quando não tiver nenhum dos seus filhotes? Poderá ela mudar o seu carácter?

Obviamente que se estava a amamentá-los sentiu que lhos estavam a retirar... mas não será por isso que fica traumatizada, desde que não sejam todos retirados duma só vez.
O único "senão" é caso lhos tenham retirado antes do desmame, ela ficar com problemas nas mamas... para além de que pode ser traumatizante para as crias! E, outro "senão" é ela entrar novamente em cio!!!

sofia6m Escreveu:2) Quando ninguém estiver em casa, qual a melhor coisa a fazer? Deixá-la à vontade pela casa? Deixá-la só numa divisão? Preciso mesmo de ajuda nesta matéria.
Depende de muita coisa, como p.e., se tem mais gatos em casa?
Se sim, deve tê-la separada dos seus até ser examinada por um Vet e desparasitada. Enquanto estiver separada, vai-se ambientando com os cheiros existentes na casa e outros animais...
Deverá fazer a socialização dela com os outros animais, caso os tenha. E, NUNCA a deixar ir á rua. Ela a primeira coisa que fará é "pisgar-se".

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sofia6m
Registado: segunda out 21, 2013 7:39 pm

quarta out 23, 2013 6:13 pm

Desde já muito obrigada pela resposta ;-)

[Depende de muita coisa, como p.e., se tem mais gatos em casa?
Se sim, deve tê-la separada dos seus até ser examinada por um Vet e desparasitada. Enquanto estiver separada, vai-se ambientando com os cheiros existentes na casa e outros animais...
Deverá fazer a socialização dela com os outros animais, caso os tenha. E, NUNCA a deixar ir á rua. Ela a primeira coisa que fará é "pisgar-se".

Leo[/quote]

Não tenho mais gatos em casa. Ela é super calma e em principio não deve dar grandes problemas, até pk nota-se que ela já foi animal de companhia de alguém. Mas como não tenho experiencia com gatos, não sei cm agir.

Mais uma vez obrigada
Sofia ;-)
Responder

Voltar para “Gatos”