Gatinha operada - ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
eunamaral
Registado: quarta out 23, 2013 1:47 pm

quarta out 23, 2013 2:08 pm

Olá boa tarde todos,

É a minha primeira vez no fórum e precisava mesmo dos vossos concelhos.

Sou dona de uma gatinha que tem cerca de 4 meses, a gatinha este sábado apareceu em casa abatida e não queria comer, chichi fazia muito pouco e com sangue, no domingo de tarde achamos que o que ela tinha não era normal e tocamos na barriga dela e vimos que ela tinha a barriga estranha…. Liguei mesmo no domingo para a veterinária e ela claro que nos atendeu disse que ela tinha uma érnia e que ia ser operada na segunda feira, e assim foi a minha gatinha foi operada e castrada de vez na segunda feira, quando acabou a operação a veterinária ligou para nós e dissemos que a operação tinha sido muito complicada e que tínhamos que ver a reação dela nas próximas horas que ela tinha o musculo do abdómen rasgado e que o que saiu para fora foi gordura perguntei se ela tinha algum órgão danificado e ela disse que só tinha a bexiga magoada, e o que lhe tinha causado aquela rotura tinha sido algum pontapé que ela tenha levado, no sábado em que ela apareceu assim eu tive obras em casa e possivelmente foi algum dos mestres que lá estava mas não tenho como provar isso. Fomos lá visita-la na terça feira e a gatinha estava em pé a veterinária disse que ela mal tocou na comida que ainda fazia chichi com sangue e que ainda não consegui a fazer cocó mas que ainda era normal…. Hoje telefonei para lá 2 dias depois da cirurgia e a veterinária disse que ela ainda não tinha feito coco e que lhe tinham dado comida de seringa e o chichi era muito pouco e com sangue…. Por favor preciso da vossa ajuda e conselho conhecem alguém que já tenha passado pelo mesmo e como ficou? estou desesperada…. Acham normal?
:(
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta out 23, 2013 4:57 pm

eunamaral imagino o seu desespero mas ainda passou pouco tempo.
Sabe se fizeram análises à urina para despiste também de infecção urinária.
Antes da cirurgia foi feita alguma eco para ver se haveria alguma lesão também nos rins?

Votos de rápidas melhoras para a sua gatinha, vá dando notícias...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 23, 2013 5:40 pm

Olá eunamaral.

Sinto muito por tudo que a gatinha e vocês estão a passar...
O facto de não comer, pois...é o costume nas 48 horas seguintes a uma cirurgia, que acaba por dar falta de apetite a quase todos os animais intervencionados cirurgicamente. Se está a soro por certo que lhe darão soro glicosado... portanto, por aí, não vale a pena estar tão preocupada. Pelo sangramento, sim, já é um pouco preocupante. Sobre o músculo abdominal rasgado, isso é a hérnia em si. E é a essa ruptura (hérnia) que operam (cosem). Normalmente é uma cirurgia simples e nos humanos passou até a ser ambulatoria.

Que tal perguntar aos Vets para lhe fazerem ecografia abdominal ou até uma Tac caso seja necessário? Assim já poderiam avaliar melhor a situação e qual o orgão "tocado"... para agirem, medicamente, em conformidade...!
Podia até nem ser pontapé e sim ela estar deitada, de lado, e ter sido pisada, caso tenham descido dum escadote ou até cadeira, p.e., ou então ter levado com algo que tenha caído, de alguma altura considerável, para cima do abdomen dela. Isto são só suposições que não são de excluir á que o Vet referiu.

Entendo que ela já sangrava antes da cirurgia mas, numa castração, por vezes, se algo corre menos bem, também pode haver algum sangramento (hemorragia). Portanto, nada como uma eco para uma avaliação mais acertiva... se o sangramento deriva da lesão interna ou da castração...?

Boa sorte e votos das melhoras da gatinha.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
eunamaral

quarta out 23, 2013 8:28 pm

Obrigada pelas respostas serviu de conforto e de ajuda para assuntos que desconhecia, amanhã irei falar com a veterinária. obrigada mesmo :|
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta out 24, 2013 7:23 pm

Em que está esta situação? A gatinha está melhor?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
eunamaral

quinta out 24, 2013 10:06 pm

leonildecarvalho Escreveu:Em que está esta situação? A gatinha está melhor?

Leo

Olá, ela está muito melhor fui visita-la ontem já se espreguiça faz rom rom, ontem ao fim do dia o chi chi já estava normal e hoje telefonei para a clínica na minha hora de almoço a vet disse que ela ainda não tinha feito cocó e que só sai-a se o fizesse, felizmente quando sai do serviço telefonei para lá e a vet disse que ela já tinha feito um bocadinho de cocós mas para precaução só saia amanha de tarde.. tou tão contente :))))))))
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta out 24, 2013 11:08 pm

eunamaral Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Em que está esta situação? A gatinha está melhor?

Leo

Olá, ela está muito melhor fui visita-la ontem já se espreguiça faz rom rom, ontem ao fim do dia o chi chi já estava normal e hoje telefonei para a clínica na minha hora de almoço a vet disse que ela ainda não tinha feito cocó e que só sai-a se o fizesse, felizmente quando sai do serviço telefonei para lá e a vet disse que ela já tinha feito um bocadinho de cocós mas para precaução só saia amanha de tarde.. tou tão contente :))))))))
:D Boa! Esses Vets, com esses cuidados... nota-se que são muito cautelosos. Assim, sim, vale a pena ter Vets...! :wink:

Continuação das melhoras da gatinha e vá dando notícias, por favor.

Obrigada.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”