"Guerra" entre gatos após castração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lizzypico
Registado: sábado out 26, 2013 2:45 pm

sábado out 26, 2013 3:18 pm

Boa tarde a todos!

Sou a dona orgulhosa de dois bonitos gatinhos: a Lizzy e o Pico.

Adoptei a Lizzy numa associação e tenho-a comigo há quase 2 anos. Em Maio deste ano decidi adoptar mais um gatinho, o Pico. Nos primeiros dias mantive o Pico separado da Lizzy e juntava-os por algumas horas, sempre na minha presença, de modo a que interagissem. Também trocava brinquedos e mantas entre eles para que se adaptassem um ao outro. Fiquei tão feliz quando se tornaram grandes amigos. Lambiam-se mutuamente, brincavam horas com bolinhas e corriam pela casa toda assustando-se e caçando-se um ao outro. Os tempos de separação foram encurtando e ao fim de uma semana ficaram definitivamente juntos o tempo todo.

Esta sexta o Pico foi castrado e quando regressou a casa, por inocência minha confesso, juntei-os logo. Na minha mente aquela amizade mantinha-se...porém apanhei um dos maiores sustos da minha vida. A Lizzy assanhou-se e o Pico começou a bufar-lhe. Após este arrufo inicial cada um foi para um canto da casa e pensei que ficaria por isso mesmo, umas bufadelas e roncos ocasionais e dentro de dias estaríamos bem novamente. Esta madrugada porém eles pegaram-se a sério, separei-os logo, um na sala outro num quarto. Penso que este comportamento esteja relacionado com algum cheiro que o Pico tenha trazido do veterinário, a Lizzy tem horror a veterinários e talvez seja por isso que o ataca...será?

Estou a pensar em manter a separação por uns dias e tentar novamente a aproximação gradual, até porque a Lizzy está aterrorizada e não quer descer dos móveis nem com guloseimas. Em vez de os confinar a uma divisão, tenho uma porta que basicamente divide a casa ao meio que ficará fechada, assim terão mais espaço.

A minha questão é, será que posso fazer mais? Peço ajuda, é a primeira vez que tenho gatos e tenho a cabeça às voltas, não quero que eles se ataquem :-(

Aguardo sugestões!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 28, 2013 9:45 pm

Tudo regressará ao normal. É uma questão de tempo e paciência! Deixe-os resolverem as situações... e tenha as unhas de ambos aparadas para não se ferirem.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lizzypico
Registado: sábado out 26, 2013 2:45 pm

domingo dez 08, 2013 7:25 pm

Os arrufos duraram pouco, no domingo à noite já estava tudo bem, na segunda-feira era só beijinhos, turrinhas e ronrons :-) pude respirar de alívio.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 15, 2013 11:47 pm

lizzypico Escreveu:Os arrufos duraram pouco, no domingo à noite já estava tudo bem, na segunda-feira era só beijinhos, turrinhas e ronrons :-) pude respirar de alívio.
:wink: Eu não disse...?! :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”