Conquistar Gato rebelde

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
martafcg
Registado: sexta nov 01, 2013 5:40 pm

sexta nov 01, 2013 5:47 pm

Boa tarde,

Gostaria de solicitar toda a ajuda possível neste meu tópico pois quero mesmo uma solução rapidamente. Desde ha 4/5 meses apareceu um gato no meu terraço, chegava via-nos fugia. Comecei a dar-lhe comer mas nunca me deixou chegar ao pé, mudei comer para mais perto de casa quando começou a ficar mais calor. Chegou o tempo mais fresco e coloquei uma casota ao pé da porta de casa com mantinha e ele dorme la´, vem todos dias comer, senta-se e espera. Come e fica no tapete a olhar p dentro de casa com porta aberta. Mas não entra, foge, sempre atento a tudp, nem mia. terá sido abandonado? Maltratado? ou simplesmente nunca terá tido contacto com humanos? quero muito que ele entre em casa, já o desparasitei com comprimido, mas queria levá-lo ao veterinário e ficar com ele em casa. Como o poderemos conquistar e fazê-lo confiar em nós. Nem com pedaço de comer na mão ele se convence pois tem imenso medo e foge ao mais pequeno barulho.
Aguardo possiveis feedbacks e ajudas!
Obrigada
Marta
KatiaS
Membro
Registado: domingo nov 20, 2011 12:01 am

sábado nov 02, 2013 8:28 pm

Experimente, todos os dias vai aproximando de casa a tijela com o comer. Até ao dia em que fica dentro de casa e quando o gato for comer, fecha a porta.

Outra tentativa é pôr comer dentro daquelas caixinhas de transporte. Quando ele entrar para comer, fecha a portinhola.

Boa sorte!
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado nov 02, 2013 10:06 pm

Nestes casos é preciso sempre tempo e muita paciência. Possivelmente já deve ter tido contacto com humanos, pois aceita comida, embora não se aproxime. Agora se teve donos, possivelmente nunca se saberá. No entanto há gatos mais medrosos do que outros e se sofreram maus tratos possivelmente terão mais dificuldade em se aproximar dos humanos.

Mas neste caso já é bom aceitar comida e dormir na casinha que lhe arranjou. Dou-lhe uma sugestão: se alguma vez ele entrar em casa, nunca lhe feche a porta. Deixe sempre uma possibilidade de fuga pois se se sentir encurralado pode entrar em pânico e atirar-se contra a porta e aleijar-se. E ao querer fugir pode atacar e morder.

Como disse, tempo e muita paciência. E deixar que seja ele a aproximar-se. Se forçarmos tudo ao princípio. E boa sorte.
martafcg
Registado: sexta nov 01, 2013 5:40 pm

sábado nov 02, 2013 11:18 pm

Ele está neste momento nessas casinha de transporte, sem a grade, com duas mantinhas polares. Ele dorme lá, passa lá tempo, se dizemos para ir para lá vai. Responde ao nome que lhe pus e tudo. Come já á porta de casa, mas ao menos ruído assustasse e foge. Ele quer entrar mas tem muito receio. Deixo lhe sempre a porta de casa aberta e ele fica no tapete tb de vez em quando a olhar, mas não entra com receio. Tenho medo pois frio vai chegar e ele em casa estria bem melhor. Nem ao mostrar a comida na mão ele vem, foge qnd me baixo e estico a mão. É extremamente assustadiço, coitadinho.

Obrigada a todos,

Beijinhos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 04, 2013 9:09 pm

Não faça, ainda, aproximações... não force nada. Esse "namoro", por vezes, leva meses até que aprendam a confiar...
De todos os de rua que "namorei" para depois lhes arranjar um Lar, houve um que me levou quase 1 Ano a confiar em mim. Hoje, está adoptado por uma família 5*****, e é um melado de gato.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”