gato agressivo!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anacff
Membro Júnior
Registado: sexta nov 15, 2013 12:54 pm

sexta nov 15, 2013 1:01 pm

Quando damos falta do gato, procuramo-lo por todo o lado e quando não aparece vamos procurar no quintal. Ele está sempre a miar a querer ir para a varanda. Ontem fugiu e quando a mãe foi procura-lo no quintal ele atacou-a sem ela o ter visto.. amarrou-se à perna dela e mordeu-a e arranhou-a de uma forma mesmo agressiva. dei um cobertor à minha mãe para conseguir pegar nele (1/2 vezes que fugiu o pegar com o cobertor resultou porque ele fica mesmo agressivo) mas ele ainda ficava mais agressivo. chegou a um ponto que a minha mãe não se podia mexer ou ele atacava! atacou-a duas vezes e não parava de bufar! eu abanava a saca dos doces dele e ele não ligava nenhuma. só veio para casa porque o meu pai borrifou água várias vezes para o lugar onde ele estava escondido. de noite dormiu num sitio diferente de onde costuma dormir.. um senhor de uma loja de animais diz para o castigarmos.. ele agora está calmo.. está a dormir à minha beira. quando não está a dormir está na porta de entrada a miar para querer sair! o que fazemos? como o castigamos para que ele perceba? eu acho que ele atacou porque estava com medo! devemos proibir que ele vá mais para a varanda?
dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

sexta nov 15, 2013 1:44 pm

Tem aí uma fera :o

Antes de mais, que idade tem o gato? desde quando tem esse comportamento? sempre foi habituado a andar dentro e fora de casa?
anacff
Membro Júnior

sexta nov 15, 2013 3:07 pm

tem dois anos e não é castrado. ele quer sair de casa mas quando sai fica assustado e agressivo..
dmarracho
Membro Veterano

sexta nov 15, 2013 3:24 pm

O melhor é castrá-lo.. e evitar saídas...
anacff
Membro Júnior

sexta nov 15, 2013 3:28 pm

quanto custa o castramento? é que ele também não tem vacinas.. convém levar as vacinas antes do castramento? quantas são e já agora também qual é o valor..
dmarracho
Membro Veterano

sexta nov 15, 2013 3:37 pm

Os preços dependem muito de veterinário para veterinário. Varia mais ou menos dos 30€ aos 70€.
Penso que não é necessário vacinar antes, mas como ele anda muito no exterior é aconselhável para prevenir certas doenças..

Procure Veterinários ai na zona e pergunte preços (ligue ou mande email se não quiser perguntar directamente), já descobri um vet na minha zona que faz preços muito bons (37€) a minha vet levaria 60 a 70€...
Por isso é questão de procurar...

Seria aconselhável fazer uns exames de rastreio a certas doenças, vacinar se puder, e é importante a desparasitação interna/externa...
Mas quando tratar da castração o veterinário dará as melhores recomendações..
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta nov 15, 2013 3:54 pm

Leve o gato ao vet..... provavelmente ou anda agressivo á procura de gatas ou pode mesmo estar doente.... os gatos devem ser vacinados desde pequeninos, estão sujeitos a muitas doenças.... boa sorte....
anacff
Membro Júnior

sexta nov 15, 2013 3:57 pm

pois, uma pessoa disse-me o mesmo.. há uma gata, mais nova que ele, que vem sempre para o nosso quintal e ele sente sempre a presença dela.
vou-me informar dos preços nos veterinários, obrigada pelas respostas.
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sexta nov 15, 2013 4:32 pm

O meu gato anda na rua e antes de o castra só vinha a casa comer, agora está quase sempre junto de nós, só vai dar uma voltinha aqui no pinhal, mas volta rápido....
Devemos ajudar sempre os animais
anacff
Membro Júnior

sexta nov 15, 2013 4:53 pm

o meu não anda na rua. vai para a varanda apanhar sol mais nada. mas quando vê um outro gato quer fugir. se a porta de entrada estiver aberta, ele foge. e é por não estar habituado que se assusta e fica agressivo. ele dentro de casa é muito calminho, brinca e +e muito mimado!
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sábado nov 16, 2013 5:05 pm

anacff Escreveu:o meu não anda na rua. vai para a varanda apanhar sol mais nada. mas quando vê um outro gato quer fugir. se a porta de entrada estiver aberta, ele foge. e é por não estar habituado que se assusta e fica agressivo. ele dentro de casa é muito calminho, brinca e +e muito mimado!
É o instinto deles, vai ver que se o castrar, ele fica pela varanda com muita mais calma, e claro dá ainda mais qualidade de vida ao seu patudo....
Devemos ajudar sempre os animais
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado nov 16, 2013 6:27 pm

DeboraSilva Escreveu:Normalmente após a castração eles ficam mais calmos.
pofem ficar mais calmos mas menos agressivos. tudo depende da soxialização dos primeirps tempos. hoje não arramjei dono para uma gata de rua, aparentemente mansa. mas ontem quando a trouxe, ao fazer-lhe festas, mordeu-me. podia ser stress, mas é a 1ª que reaje assim. e para a porem na rua, antes aqui. sempre conhece o sítio, tem abrigo, comida e cuidados médicos.
estou mesmo no dilema com certos gatos. se não se habituam a humanos em pequenos, dificilmente têm atitudes dóceis
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

segunda nov 18, 2013 12:23 pm

Se ele só é agressivo quando vai para a rua das duas uma: ou é medo ou está a defender território/acesso a fêmeas.
NUNCA castigue um gato agressivo nem NUNCA tente apanhar um gato agressivo. Só se vão magoar mutuamente (mais o dono porque eles estão bem armados) e aumentar o stress.
Aqui é tentar acalmá-lo ou deixar acalmar-se.

O ideal é mesmo castrá-lo: acaba/diminui a agressividade territorial ou ligada à procura de fêmeas, que parece ser aqui o problema, já que em casa diz ser dócil.
Responder

Voltar para “Gatos”