Devolver gato... será?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta nov 21, 2013 4:04 pm

Boa tarde,

Venho aqui colocar uma questão sobre um assunto que tem estado a massacrar a cabeça de uma amiga minha, a ver se voçês me podem dar uma solução mais ou menos válida...

Faz mais ou menos 1 ano que uma amiga minha recolheu um gatinho da rua, que tinha uma coleirinha e como o gatinho estava bem tratado colou alguns cartazes pela zona a ver se aparecia um dono... mas nada! Chegou-se a ouvir dizer que aquele gatinho era de umas pessoas que se mudaram ou foram para fora, emigraram... ainda fomos a 2 vets da zona para saber se o gato era conhecido de algum e se se chegava a um dono real.

Como nunca ninguem apareceu a minha amiga ficou com o gato. É um tigradinho normal e muito meigo, que se adaptou logo a ela e vice-versa :)

Ora o que se passa, é que faz agora 2 semanas que apareceram os supostos donos, vindos de Espanha... e não se sabe como souberam que o gato estava em casa dela. Agora querem o gato...

A minha amiga não lho quer dar... e eles têm feito uma chinfrineira em todos os sitios comerciais da rua... :?

Pergunto: será que a minha amiga tem mesmo que devolver o gato? uma vez que os supostos donos o abandonaram e foi ela que o recolheu e alimentou e tratou desde essa altura?

Desculpem este meu testamento, mas vocês já sabem que eu não sei resumir...

Obrigada :)
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta nov 21, 2013 4:28 pm

Caso bicudo; não sei bem como será legalmente, mas se um animal é considerado um objecto, em princípio a sua amiga terá que o devolver. Claro que para isso os donos do gato têm que provar que esse gato é mesmo o deles. Ele tem microchip? Há um veterinário a reconhecer sem dúvidas o animal e a atestar que o gato é dessa família? Se ele não tem chip era a 1ª coisa que eu faria; chipá-lo e registá-lo na Junta de Freguesia. Os donos contestando e tendo provas; então se por lei fosse obrigada a devolvê-lo, iria pedir em troca do animal o custo do tempo de hospedagem e o custo de todas as despesas efectuadas com ele durante esse tempo. :wink:
Maria João
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta nov 21, 2013 4:36 pm

primeiro terão de provar que é o gato deles.microchip ??
e, porque o abandonaram ?? ou deixaram-no ao cuidadod e alguém ??
depois a sua amiga terá direito a ser ressarcida do que gastou em alimentação e veterinário... 8)
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta nov 21, 2013 7:41 pm

simples, só se o gato tiver chip é que eles podem provar que o gato lhes pertence, caso contrário.. batatinhas!

se ela tiver que devolver o gato, que o devolva na condição de ser ressarcida de todas as despesas que teve com ele durante o tempo que teve o gato aos seus cuidados! ;) vai ver que esquecem logo o gato!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

quinta nov 21, 2013 9:50 pm

Fogo como e possível abandonar assim um animal e agora o querer de volta pah...

Vá dizendo algo a ver como se resolve a situação
Drumonde
Membro
Registado: quinta abr 28, 2011 4:00 pm

sexta nov 22, 2013 11:48 am

Se fosse ela o registava e fazia tudo normal como se fosse dela e não lhes entregava o gatinho, achou ficou, achado não é roubado. O gatinho estava abandonado então quem ficou com ele adoptou-o logo é dela, ao abandonarem perderam o direito ao gatinho. Eu cá metia-lhe o chip, registava-o no meu nome e não dava o gato a eles, porque foram uns irresponsáveis, se não fosse essa senhora o gato nesta altura não estaria bem tratado e até já podia ter acontecia o pior estando nas ruas... isto é minha opinião... claro1
<p>Abra&ccedil;o dos A&ccedil;ores,</p>
<p>L&uacute;cia Drumonde</p>
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta nov 22, 2013 12:00 pm

Eu não devolvia!!!! deixaram-no para trás e agora querem-no de volta, grandes donos, sim senhor :evil: :evil: :evil:
Nem que o tivesse de deixar com alguém de confiança por uns tempos e dissesse que tinha fugido, um ano é muito tempo e criam-se laços muito grandes, eu vejo por mim que me custa sempre tanto separar dos meus pequeninos quando são adoptados, quanto mais dá-lo a quem já o abandonou :evil:
breakpulse
Membro
Registado: quarta jun 26, 2013 8:58 am

sexta nov 22, 2013 2:53 pm

Só o devolvia caso houvessem provas que eram os reais donos, não havendo, não há gato para ninguém :lol:
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta nov 22, 2013 4:36 pm

Boa tarde amigos,

Só agora consegui vir aqui ver as vossas respostas...
Pois... vocês todos dizem o mesmo que nós!! A minha amiga não quer devolver o gato... até porque já gosta muito dele, é como se fosse um filhote... e o gatinho adora-a! Dorme com ela, anda sempre atrás dela e até na mesa está sempre sentadinho num banco ao lado dela! É um amor de gatinho... muito meigo.

Mas aquela gente, tem feito a vida num inferno à minha amiga! Desde bilhetes na caixa do correio e conversas da treta por toda a vizinhança... uma coisa sem lógica nem sentido! Tudo por causa do gato...

Se as coisas em Portugal fossem fáceis de resolver, e baratas... mereciam ser postos em tribunal por difamação! Mas tudo leva tanto tempo e custa tanto dinheiro, que por isso é que a minha amiga anda num desespero :(

Ela não vai dar o gatinho, mas anda receosa com o que aquela gente pode fazer, embora o gatinho não tenha aceso à rua...

Não sabemos de nenhum vet que possa ter assistido o animal, essa foi logo uma das primeiras preocupações que tivemos. E na verdade, não nos lembrámos de lhe ir colocar o chip e registá-lo em nome dela. Logo à noite já lhe vou dizer e falamos com a minha vet, para ver essa possibilidade...

Obrigada por essa ideia :)

Vamos lá a ver o que isto vai dar... é uma tristeza!
Na verdade, se o gatinho for deles e como já o abandonaram, ninguem garante que não o voltem a fazer...

Obrigada amigos. se eu souber mais alguma coisa eu digo.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta nov 22, 2013 11:31 pm

Há com cada um, puff..... primeiro mandam o gato para a rua como se fosse lixo e agora querem-no de volta??? Nem pensar.... eu jamais o devolveria, não teem como provar que é deles e ia colocar-lhe o chip :evil:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado nov 23, 2013 11:51 pm

Pelo que li, e se li bem, a sua amiga preocupou-se em saber se o gato tinha donos. Colocou cartazes, foi a vets ver se algum conhecia o gato. E se em Portugal os animais são tratados como coisas, posso dizer que se encontrarmos algum bem (carteira por exemplo), ao fim de um ano podemos reclamar esse bem como nosso. Se bem entendo, ao fim de um ano pode reclamar a posse do gato.

E concordo com os restantes foristas: se os tais supostos donos dizem que o gato é seu, que provem que o gato é seu. E se por infelicidade tiver que o devolver (e espero que não) que exija ser ressarcida de todos as despesas que teve até ao último cêntimo!

Mas que gentinha... Se fosse comigo também ficava com o coração partido.

Aconteceu-me um caso comigo que fiquei com o coração apertado porque pensava que teria que devolver uma gata que encontrei, mas não tem nada a ver com esta situação.

Faço votos para que o caso do gato da sua amiga se resolva a bem.
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

domingo nov 24, 2013 2:15 am

Recentemente recolhi um Pastor Alemão da rua. Fui à GNR dar participação do cão. Informaram-me que como o cão não tinha chip, se o dono aparece-se teria que pagar uma multa, pois o animal estaria "abandonado" e ilegal (uma vez que o chip é obrigatório) e que só o teria que devolver mediante pagamento de todas as despesas que já tinha tido com ele, e se tivessem provas físicas de que realmente o cão tinha dono.

Esse é realmente um caso difícil, e eu se fosse a sua amiga não lhes entregaria o gato. Tratem de registar o gatinho, e se for necessário vão à GNR dar conhecimento da situação e saber como funciona a nível de lei nestes casos.

Boa sorte.
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"
JT2008
Membro Júnior
Registado: sexta abr 11, 2008 6:51 pm

domingo nov 24, 2013 5:06 pm

Também concordo que a sua amiga não deve devolver o gatinho. Mesmo partindo do princípio que são os supostos donos, já não bastava terem saído do país e deixado o gatinho para trás, ao menos podiam ver o que é melhor para ele neste momento. Afinal ele teve a sorte de ser recolhido e de ser bem tratado durante um ano e há agora uma pessoa que para ele é a dona, retirá-lo daquele que é o seu lar ao fim deste tempo seria muito mau para o gatinho. Se querem um gato, há imensos à espera de um lar.

Eu também recolhi uma gatinha que apareceu dentro do meu prédio. Ao fim de um mês encontrei a dona dela, morava aqui perto e até veio a minha casa. Quando viu como a gatinha estava a ser bem tratada disse logo que ela ficava melhor aqui (nem sequer fui eu que sugeri isso, nessa altura até pensava que ia ter que a devolver). Na casa dela ela tinha acesso ao exterior, mas quando saía não voltava e a dona andava sempre a chamar por ela na rua (ela tem mais gatos e tinha trazido esta para a sua casa há pouco tempo). Conclusão, ela ficou comigo pois aqui não tem acesso ao exterior e, tal como esse gatinho, esta também tem um lugar à mesa :lol: Infelizmente estes casos dependem muito do bom senso das pessoas. Espero que tudo se resolva.
Responder

Voltar para “Gatos”