Ajuda, primeiro gato!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pip0ca2
Membro Júnior
Registado: sexta set 03, 2010 4:11 pm

segunda dez 02, 2013 2:28 pm

Boa tarde,

Ficamos com um gatinho abandonado no pátio do prédio!
Ele ficou no pátio os primeiros meses de vida e como nao tínhamos muitas possibilidades para leva-lo ao vet, uma senhora ajudou-nos e disse que havia um vet que com certeza o ia ajudar, e assim foi.
Levamos o gatinho e o Dr. disse que ele estava muito gripado e que nao podia mais ficar na rua, então trouxemos para casa até recuperar e tentar arranjar alguém para ficar com ele.
Mas como era de prever, apaixona-mo-nos pelo bichinho e já ninguém o quis fora de casa :)

Entretanto, fizemos um mealheiro só para ele, somos 3 cá em casa...todos a contribuir, é uma ajuda imensa.

Acontece que ele apesar de estar muito arrebitado e brincalhão, sem sinais de maior, noto que ao dormir e não só, faz um barulhinho pelo nariz como se tivesse entupido. Será motivo para ir ao veterinário de novo ou é apenas uma constipação?

Entretanto também tenho que lhe dar a pastilha que se dá ate aos seis meses de idade, podem ajudar-me na melhor maneira de lhe dar?

Obrigada!!!
:oops:
Drecster
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2014 10:54 am

quinta abr 10, 2014 10:47 pm

Sempre que quiser que algum animal engula um comprimido ou uma pastilha faça o seguinte :

Abra a boca do animal e mande-lhe para a garganta o comprimido
Feche a boca do animal
Aponte o focinho do animal para cima
Nâo deixe que ele abra a boca

Passado um tempinho ele engole
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

sexta abr 11, 2014 1:00 am

Drecster Escreveu:Sempre que quiser que algum animal engula um comprimido ou uma pastilha faça o seguinte :

Feche a boca do animal

:o :o :o :o :o oh valha-me santa mãe de deus :o :o :o :o :o

eu vou ter que mostrar isto alguém :lol:
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

sexta abr 11, 2014 1:50 pm

Pip0ca2 Escreveu:Boa tarde,

Ele ficou no pátio os primeiros meses de vida e como nao tínhamos muitas possibilidades para leva-lo ao vet, uma senhora ajudou-nos e disse que havia um vet que com certeza o ia ajudar, e assim foi.
Levamos o gatinho e o Dr. disse que ele estava muito gripado e que nao podia mais ficar na rua, então trouxemos para casa até recuperar e tentar arranjar alguém para ficar com ele.
Mas como era de prever, apaixona-mo-nos pelo bichinho e já ninguém o quis fora de casa :)

Entretanto, fizemos um mealheiro só para ele, somos 3 cá em casa...todos a contribuir, é uma ajuda imensa.

Acontece que ele apesar de estar muito arrebitado e brincalhão, sem sinais de maior, noto que ao dormir e não só, faz um barulhinho pelo nariz como se tivesse entupido. Será motivo para ir ao veterinário de novo ou é apenas uma constipação?

Entretanto também tenho que lhe dar a pastilha que se dá ate aos seis meses de idade, podem ajudar-me na melhor maneira de lhe dar?

Obrigada!!!
leve-o ao vet, como a outra user disse pode ser uma constipação mal curada e pode ser perigoso visto ser um gatinho ainda jovem.

entretanto para lhe dar medicação via oral ao animal, tem várias alternativas:
1º embrulhar o medicamento num pedaço de fiambre(ou outro petisco que ele goste)
2º misturar com um pouco de ração(há animais que tomam o medicamento sem grande esforço)
3º em casos mais complicados pode optar a técnica que muito veterinários usam sem causar dano ao animal e sem que este o deite fora, que é abrir a boca do animal e com a ponta dos dedos(ou só um dedo) colocar o medicamento no inicio da garganta, o animal automaticamente o engolirá.

boa sorte com o gatinho
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 14, 2014 2:22 pm

Pip0ca2 Escreveu:Boa tarde,

Obrigada!!!
Eu costumo embrulhar a medicação a dar, se for comprimido, num pouco de manteiga para que escorregue com maior facilidade pela garganta do animal.

Coloco o animal em cima da mesa, com a mão esquerda agarro-o pelo cachaço, tal como as mães o fazem com a boca, com a mão direita já com o comprimido, com os dedos livres abro-lhe a boquita e coloco o dito na garganta. Fecho-lhe a boca e dou uma "sopradela" para o focinho do gato para forçá-lo a engolir. Massajo o pescoço na zona da garganta, e tá!
Isto é como faço nos que se deixam manusear. Nos mais difíceis, embrulho-os numa toalha e com a ajuda duma segunda pessoa, ela coloca a medicação na boca do animal.

A minha filha tem um gato que basta colocar a medicação numa superfície plana que ele ingere-a sózinho :wink: :D

Dar medicação a gatos, por norma é complicado.

Leve o gatinho ao Vet, ou fale com ele nem que seja por telefone, explique a situação... para que o animal seja tratado à possível coriza de que deve estar a padecer. Um gato não tratado a uma coriza, pode desenvolver uma pneumonia em que o resultado pode ser a "morte" do animal. :( , ou ficarem sequelas MUITO graves para o resto da vida dele.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Drecster
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2014 10:54 am

segunda abr 14, 2014 6:07 pm

cris94 Escreveu:
Drecster Escreveu:Sempre que quiser que algum animal engula um comprimido ou uma pastilha faça o seguinte :

Feche a boca do animal

:o :o :o :o :o oh valha-me santa mãe de deus :o :o :o :o :o

eu vou ter que mostrar isto alguém :lol:

Desculpe o tempo que demorei a responder é que não tinha reparado no seu comentário desnecessário.
Como sabe um gato é um animal não é nenhum príncipe perfeito, frágil a qualquer coisinha.Não é por eu ser um bocado mais bruto que a minha maneira de o fazer seja errada pois sempre resultou em gatos e cães inclusive quando a minha cadela teve parvovirose que não tinha apetite nem queria comer nada eu fi-la engolir o medicamento que a fez sobreviver... E se a minha maneira de o fazer fosse errada ou magoasse, os meus animais queixavam-se e não é o caso! Provavelmente a maneira como eu escrevi as instruções podem estar um pouco "agressivas" ou parecerem mais "brutas"...
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda abr 14, 2014 7:37 pm

eu descobri que se envolver o gato com o braço à volta do corpo, consigo que ele abra a boca. isto para os complicadinhos. com os outros, abro a boca e meto o comprimido na garganta. com o max, cão não preciso fazer nada. mal vê os comprimidos, estica logo a cabeça , abre a boca e engole-os. toma comprimidos como quem come rebuçados. mas isto é ele, que é o super max :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 16, 2014 3:05 pm

Olá Drecster.

Medicar um canídeo é totalmente diferente, na maioria dos casos, do que medicar um felino :wink: Sempre tive canídeos e NUNCA tive problemas a medicá-los. Já nos felinos que possuo, cada um tem a sua "panca" e tenho que ter estratégias diferentes para cada um :wink:
Medicar um gato não é abrir a boca e atirar o comprimido para a goela como se faz com um cão. :wink: Requer astúcia, sangue frio, agilidade e senso comum...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”