Tobias no primeiro dia que chegou cá em casa, pesando apenas 3 kg

Quando os meus pais se mudaram para a pacata vila para ficarem ao pé de mim, apenas tinham uma gata, a Nita.
Com o decorrer do tempo a familia de gatos cresceu e salvaram da sua rua mais 3 gatos. Ficando a família felina composta por 4 gatos. Todos eles esterilizados/castrados e negativos a FIV/FELV.
Mas tirando a familia felina de casa, os meus pais alimentam mais 4 gatos na rua. Não podem salvar o mundo, e muito menos trazer todos para casa... Desses que eram a família da rua, encontrava-se o Tobias. O mais dado e carinhoso, que sempre que lhe iamos dar de comer, era o unico que ficava para pedir festas enquanto que os outros depois de comer iam à sua vida.
Sempre nos custou muito deixa lo na rua, mas sabiamos que ao menos lhe davamos de comer todos os dias, construimos um abrigo por trás do prédio para manter a comida protegida da chuva e fizemos o possível para que a familia felina da rua tivesse o minimo de condições.
Até que um dia o Tobias deixa de comer. Tentamos de tudo, até franguinho com arroz para ver se ele comia, mas simplesmente agarrava em dois graozinhos de ração e deitava fora e fugia para longe da comida e refugiava se atrás das nossas pernas.
Decidimos que iriamos com ele ao veterinário. Claro está que assim que entrou em casa para ser levado para o veterinário, não saiu mais.
Ficou devidamente isolado dos outros, e no outro dia de manhã lá fomos com ele para o vet.
Verificou-se que ele tinha uma grave estomatite entre outras mazelas na boquinha, daí não comer. Como teve de ser sedado para a vet conseguir fazer o diagnóstico, logo nesse dia foi castrado. E fez se colheita de sangue para se fazer analises e teste de FIV/FELV, os quais ambos deram positivo.
Quando a médica nos disse aquilo, caiu nos tudo... Como iriamos ter outro gato e juntar aos outros que estavam negativos e completamente sãos?
Nunca em hipotese alguma, ponderamos voltar a coloca-lo de novo na rua. Aceitamos a responsabilidade no momento em que ele entrou em casa, mas sentimo-nos completamente desmoralizados e sem qualquer ajuda, pois a médica da altura foi muito clara quando disse que NUNCA poderia estar em contacto com os nossos outros gatos. A melhor opção seria encontrar outra casa para ele.
Nunca mais lá voltamos a essa veterinária. Mas graças a isso, deu me forças para ser teimosa o suficiente para fazer pesquisa, para procurar alguém que tivesse a mesma situação que nós... O Tobias continuou isolado dos outros mas no entretanto desenvolveu parvovirose felina (tem outro nome, mas de momento não me estou a lembrar), um bonus trazido dessa clinica quando foi castrado....
Tendo em conta o seu sistema imunitário já tão fragilizado, e era um domingo à noite quando o começamos a ver assim muito quieto e quente. Nessa mesma noite, voei como ele para o veterinário aqui da vila. Melhor coisa que fiz na vida! Encontrei uma doutora não cinco mas dez estrelas! Apaixonada pelo que faz e também ela se apaixonou pelo nosso rapaz. Milagre ou não, o nosso menino venceu a parvovirose. E continuava a lutar. Devidamente medicado para o problema da boca, lá conseguimos que o saquinho de ossos de 3kg vira-se um gato de 5kg e com um apetite de fazer inveja.
O Tobias agora passado 3 meses e já com mais de 5 kg!

Como não queríamos abrir mão do nosso menino Tobias, fizemos de tudo para poder ficar com ele. Continuava isolado do resto da família de gatos. Pesquisamos muito, na esperança de encontrar uma possibilidade para mante-los todos juntos.
Numa das muitas idas ao vet a minha mãe teve a ideia de fazer uma caixa aonde separa-se a comida dos 4 gatos da comida do Tobias e partilhou com a doutora.
A doutora achou a ideia muito interessante e sugeriu as portas que usam chip para entrada de animais de estimação em casa, a SureFlap. Depois de mais um pouco de investigação sobre o assunto e um bruto arrombo no salário deste mês, lá encomendei 2 portas Sureflap. Fomos ao Aki e compramos uma placa de madeira bem grande e cortamos várias placas donde sairam 2 caixas.
Foi uma aventura em pêras, mas o meu paizinho é mestre no chamado "desenrasca" e lá montou 2 caixas, cada uma com uma janela de acrílico atrás para claridade lá dentro e a respectiva porta.
Os 4 gatos negativos foram vacinados contra a FELV e chipamos todos, sendo o Simba o ultimo a ter sido chipado e por isso ainda usou a coleira uns dias com a chapinha que vem com a porta, para poder entrar.
Uma das portas está programada para os chips dos 4 gatos que já tinhamos. E a outra porta apenas e unicamente para o chip do Tobias. São duas caixas, mas os 4 partilham uma e o Tobias tem direito à outra.
Os 4 que já cá estavam, aceitaram a nova mudança muito bem. Aprenderam no mesmo dia a usar a portinha.
O Tobias, sendo um gato que toda a sua vida viveu na rua, é lhe mais dificil associar o porquê de ter de passar pela porta para comer. Mas com calma e paciência lá vai aprendendo que para comer tem de entrar lá dentro. O click da porta já não o assusta, mas ainda está a aprender a entrar totalmente dentro da caixa e deixar a porta fechar atrás de si.
Claro que tudo isto é monitorizado por nós, para garantir que nenhum dos outros 4 entra na caixa do Tobias enquanto ele está a aprender.
Toda esta aventura, veio mostrar que com carinho, vontade e muita muita paciência se pode salvar um gatinho positivo a FIV ou FELV ou até a ambos e manter o gato junto com os outros. Todos se dão bem, aliás o Tobias é um grande amigo de todos os outros gatos, tem uma enorme paciência com todos eles e alinha em todas as brincadeiras. Portanto foi aceite e ele aceitou toda a família. E nós os humanos, aceitamos esta bela história em que o amor por um animal faz dar voltas ao mundo por uma solução para o manter.
Espero ajudar muitos mais gatinhos positivos a conseguir uma casa, com este exemplo.

Caso alguém tenha duvidas de como foi feito ou precise de medidas especificas é só pedir. Partilho de bom agrado toda a informação relacionada com este assunto. Eu também andei completamente desesperada à procura de uma solução, por isso sei bem o que é.
Se aprendi um coisa com tudo isto, é a nunca perder a esperança e não inventar desculpas para o que se poderia fazer e apenas fazer.
Fica aqui o link das fotos para verem a construção da caixa: http://s17.photobucket.com/user/Senslyn ... w/SureFlap
Abraço
Susana