leonildecarvalho Escreveu:Bom dia.
Se o gatinho fosse meu, teria "revirado o Mundo às avessas" até encontrar um bom Vet para segunda opinião e aprofundar a situação...!
Pode ser muuuuuuuuuuuuuita coisa, a origem dessa situação, desde bolas de pêlo a fazerem obstrução no aparelho digestivo, e daí a frequência dos vomitos, pode ser outro tipo de obstrução (objecto ingerido, fios, objectos pequenos, etc..p.e.), e muitas outras origens... contudo, o animal a continuar assim acabará por, para além do que já padece, ainda ficar com uma Lipidose hepática... que é muito difícil de tratar e raros são os gatos que se safam...!
Algo ele tem e os Vets não estão a acertar...! A que tipo de Locais foi? Hospital Vet, com equipamento apropriado de diagnostico complementar? A Vets com uma mesa e nada mais?
Fez exames, como eco, R/X, análises, p.e.?
A situação de "falsa IR", chega a acontecer o animal, na altura estar com níveis acima do normal em determinadas análises e levar a uma conclusão de IR e que, por vezes até é, mas que mais tarde se evidencia como caso agudo e não cronico.
A minha "siamêsa" que não era pura, daí as "aspas", faleceu com um Tumor do fígado e que só denotei reacções pouco antes de lhe ser diagnosticado o dito Tumor. Ela vomitava constantemente, emagreceu imenso e caí-lhe imenso pêlo, tal como no seu gato. Não sei se só dei conta pouco antes dela fazer uma eco e que ela já andasse a vomitar há mais tempo, pois tenho os meus gatos em regime de "liberdade controlada" e quiçá ela já andasse há mais tempo a vomitar pelo quintal? No exterior é difícil encontrar vestígios... para mais tenho cão, também solto, que quiçá não fosse "absorver" os conteúdos do vomito?
Portanto, revire o Mundo e vá a um Local Vet em que lhe façam TODOS os exames necessários de forma a obterem uma resposta atempada...!
Boa sorte e as melhoras do Kiko. Vá dando notícias, por favor.
Leo
Leonilde, muito obrigado por ter dado o seu parecer. Tenho estado constantemente a actualizar esta página a ver se tenho respostas de alguém desde que postei.
A questão é que o kiko está nos açores, e não há hospitais veterinários como no continente (e.g. hospital veterinário do restelo). As clínicas são simples e, posso estar profundamente enganado, mas duvido seriamente da competência dos veterinários da região, ou então a incapacidade de diagnóstico alternativo por falta de instrumentos.
Eu estou seriamente desconfiado de hipertiroidismo... Isto poderá explicar a perda de pêlo e de peso do kiko, e pode mesmo justificar porque se desconfiou de IR... Contudo o gato parece estar em depressão, pouco mexido, demasiado cismado e um dos sintomas do hipertiroidismo é a agitação/hiperactividade. Bem, a não ser que já esteja numa fase patológica já muito avançada...
Seria prudente levar o kiko comigo para lisboa (estudo em lisboa e a minha mãe é que tem o kiko nos açores) e leva-lo ao restelo? O problema é que lá tudo é demasiado caro, e se há coisa que agora não dá é estar às aranhas com diagnósticos e mais diagnósticos que poderão não levar a lado nenhum e pagar balúrdios
Eu não sei mesmo o que faça. A clínica que o tem visto primeiro diz que não tem nada... Depois diz que tem IR... Depois volta a dizer que não tem nada, que poderá ser do que come ou psicológico e depois já se desconfia que é não sei o quê. Está muito muito complicado e o kiko está extremamente debilitado, custa a acreditar, mas a verdade é que desconfio que mesmo que se encontre o problema será tarde demais :'(