gata com estomago sensivel

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

silvanus
Membro
Registado: sexta dez 27, 2013 2:50 pm
Casal de Caturras

sábado jan 04, 2014 8:03 pm

boa tarde, estou aqui com uma duvida e gostaria de saber se alguem tem algum gatinho que passe pelo mesmo ou conheça quem tenha o mesmo problema.
é o seguinte a minha gata de 9 meses já por duas vezes teve que ir ao veterenario por ter sangue nas fezes, a primeira vez porque comeu um pouco de bife e apanhou chouriço nas nossas costas, e a segunda vez por ter comido um pouco de fiambre (todos estes alimentos eram frescos ou seja nada disto tava fora de validade).
obviamente ja foi tratada com medicamentos e voltou a ter fezes normais mas nao compreendo porque ela fica doente com um pouco de fiambre ou carne cozinhada quando ha gatos que tem na dieta deles comida caseira feita em casa. a veterenaria a mim disse me só para nao lhe voltar a dar fiambre, mas eu ja li em imensos sites que de vez em quando um frango cozido, peixe cozido ou atum faz lhes bem.
tenho é imenso receio agora de lhe dar o que quer que seja, tem andado só a raçao seca e dou lhe paté uma vez por mes..
será que ela so tem um estomago sensivel? :|
Silvana Martins
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 04, 2014 11:19 pm

dar atum ao gato? já viu o teor de sal que tem? e porque há-de o gato comer comida humana? nís usamos a comida deles? então, esqueça. desde que seja uma boa ração ou um bom paté, não se preocupe. o animal fica bem. e andar sempre a mudar a alimentação é prejudicial para o gato
silvanus
Membro
Casal de Caturras

domingo jan 05, 2014 10:26 pm

sim eu concordo com a sua lógica, nós temos a nossa comida e eles tem a deles. eu não dou atum á minha, alias nem atum nem frango cozido, nada que faça disso uma refeição.
mas já li quem dê e diga que lhes faz bem de vez em quando, dai fiquei na duvida se será que faz falta á minha um frango cozido com arroz trinca de vez em quando. se bem que... não quero arriscar dar porque ela á minima "comida humana" sangra nas fezes dai penso que ela poderá mesmo ter um estomago sensivel. :(
Silvana Martins
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

terça jan 07, 2014 4:00 pm

O melhor e dar uma racao de veterinario e deixar-se de dar comida humana ao gato.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jan 07, 2014 7:32 pm

Pode perfeitamente dar comida natural ao gato, mas não chouriço ou fiambre. E nada de carne com temperos.

Existe no mercado poucos patés de realmente boa qualidade. A maioria é uma porcaria.

Rações de excelente qualidade: arden grange, acana, naturea...

Veja este site: http://www.cachorroverde.com.br/

:)
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça jan 07, 2014 7:39 pm

desculpem mas...não é nada vulgar um gato ficar com sangue nas fezes por causa de um bocado de fiambre.

tem a certeza que o animal é saudável ??
parasitas ?? Fiv ? Felv ?
se um gato meu tivesse sangue nas fezes por razão tão prosaica...virava-o do avesso.
silvanus
Membro
Casal de Caturras

quarta jan 08, 2014 6:04 pm

pedrocast - mudei a ração aconselhada pela vetrenaria estou a dar purina one, ela que diz que é uma boa raçao

ReginaVieira - obrigada pelo site, ando ja de volta dele a ver se aprendo mais alguma coisa :P

homeless - eu tive que lá voltar com ela esta semana e ela diz que se após a mudança da raçao assim continuar com este problema para se fazer um exame ao estomago (peço desculpa ela disse o nome do exame mas nao me recordo de momento) porque lá está eu tambem acho muito estranho um simples bocado de fiambre fazer-lhe assim mal, pois já tive um gato antes e nunca teve problemas destes. mas parasitas não é pois ela todos meses é desparasitada, e já se fez exames ao Fiv e Felv e deram negativo.
Silvana Martins
homeless
Membro Veterano

quarta jan 08, 2014 6:48 pm

:D
silvanus, o fiambre o comido, entra no estomago - se não está em condições o gato vomita. é o que nós fazemos.
para sair sangue nas fezes este vem do trato intestinal.
logo o fiambre foi aceite, digerido e...não sou vet mas não faz muito sentido.

conte depois o que aconteceu ao felpudo e que corra tudo bem.

ela é desparasitada todos os meses ??? desculpe mas....não é um bocadinho demais ???
interna e externamente ??
os meus são 2 vezes por ano. tá bem de ver que são gatos de interior.
silvanus
Membro
Casal de Caturras

quarta jan 08, 2014 7:18 pm

nao é vetrenario mas a verdade é que faz todo o sentido o que diz sim, se ele é comido e ela nao vomita so pode ser problema de trato intestinal e nao estou nada satisfeita so de pensar nisso :(
agora ela está bem mas anda a antibioticos durante 10 dias, (acaba proxima quinta) acho que so vou conseguir ver resultados apos o remedio acabar mas depois digo como ela está :wink:
ela só é desparasitada internamente porque é gata de apartamento e o problema das pulgas foi resolvido assim que ela chegou a minha casa, ela tem 9 meses e a vetrenaria diz que deve ser desparasitada todos meses até ter um ano de idade..
Silvana Martins
homeless
Membro Veterano

quarta jan 08, 2014 7:44 pm

se a vet o diz.... 8)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 12, 2014 1:55 pm

Boas.
silvanus:

Leve a sua gatinha a OUTRO VET! A presença de sangue nas fezes, como disse a homeless e bem, não é por causa do estômago porque ela faz as digestões correctamente. O problema é intestinal, por certo. E, o que pode estar na origem do sangramento, pode, quiçá (?) ser mesmo das desparasitações internas, MENSAIS!!!

Há gatos demasiado parasitados que necessitam de desparasitações variadas vezes até largarem todos os parasitas internos. Mas, essas desparasitações são efectuadas num curto período de tempo e acabam! Entretanto, como em todos os felinos, são desparasitados umas 3 a 4 vezes por Ano, dependendo do desparasitante, animal e ambiente... e dependendo até da recomendação de alguns Vets, já que uns recomendam 3 vezes por Ano, outros 4 e outros 2. Mas de Mês a Mês? :o Isso, por si só, pode estar a causar irritação intestinal ao animal. É uma enorme carga de químicos demasiado nocivos, ao intestino do animal, para mais sendo animal de apartamento e não de rua, portanto sem, provavelmente, precisar dessa sobrecarga...!

Se ela não ficar bem, leve-a a outro Vet para 2ª opinião, pois essas desparasitações.... hummmm

Ela até deveria estar a ser alimentada com uma ração intestinal (própria para gatos com problemas intestinais) e não com uma normal. A nível das rações de supermercados, a PurinaOne é boa mas para gatos que não apresentem sintomas de anomalias.....

As melhoras da gatinha e vá dando novidades.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
silvanus
Membro
Casal de Caturras

domingo jan 12, 2014 11:14 pm

Boa noite Leo,
realmente pensei que as desparasitações fossem feitas normalmente todos meses até 1 ano de idade e a partir dai 2x por ano no minimo. ela sendo que não anda na rua nao anda a comer porcarias e tudo o que apanha até poderá ser exagerado sim..mas nunca questionei a vetrenaria acerca disso pensei que era o "normal". eu expriencia com gatos, só tive um em mais nova e morreu com 6 anos porque eram os meus pais que se encarregavam dele e posso dizer que so foi ao vetrenario duas vezes, uma para castraçao e outra quando la foi abatido com um tumor sem cura. não foi propriamente uma boa expriencia :cry:
alias este mes ainda nao lhe dei desparasitante ela como já anda a antibioticos não quis estar a dar tudo ao mesmo tempo. e por este andar este mes nem leva é nada, ela tem sido muito medicada á conta disto nao a quero intoxicar mais ainda.
quanto á raçao a vetrenaria falou me logo da purina one, eu como sempre ouvi bem desta marca resolvi exprimentar mas ainda nao sei concretamente se ela já esta sem problemas porque enquanto anda a tomar medicação sangue ela nao tem, vamos ver é o depois.
se continuar com o mesmo problema se calhar terei que mudar de vet pois porque sempre que la vou dao lhe remedios e mandam para casa, isto até pode ser mais grave e precisar de um exame especifico, ouvir uma segunda opiniao de um outro vet é uma mais valia claro, vou ver que clinicas com boa reputação aqui existem na zona..

obrigada pelas dicas,
silvana martins
Silvana Martins
silvanus
Membro
Casal de Caturras

sexta jan 17, 2014 10:48 pm

e os antibioticos ja acabaram e a Hazel parece estar boa, não tem sangue nas fezes e estas tao normais, parece que posso respirar de alivio :)
anda a comer purina e assim vai continuar, pelos vistos dá-se bem com marca.
entretanto ja encontrei outra clinica caso as coisas voltassem a ficar feias já sei onde recorrer para fazer exames ou pedir uma segunda opiniao.

obrigada pelas dicas todas mais uma vez :)
Silvana Martins
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 17, 2014 11:30 pm

silvanus Escreveu:e os antibioticos ja acabaram e a Hazel parece estar boa, não tem sangue nas fezes e estas tao normais, parece que posso respirar de alivio :)
anda a comer purina e assim vai continuar, pelos vistos dá-se bem com marca.
entretanto ja encontrei outra clinica caso as coisas voltassem a ficar feias já sei onde recorrer para fazer exames ou pedir uma segunda opiniao.

obrigada pelas dicas todas mais uma vez :)
De nada, silvanus. Pela minha parte foi um gosto "tentar ajudar"
Fico feliz por saber que a situação está a normalizar, felizmente. :D
Pois, toda a gente deve ter mais que uma Clínica em caso da necessidade duma 2ª opinião. Eu tenho 3 :P :lol: apesar que uma nem conta para o caso pois é mais só para o meu cão, um oncologista que em boa altura lá fui pois salvou-o de morte certa. Para os gatos, tenho então 2. :wink:

Continuação de boa saúde para a Hazel e boa sorte para si,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

sábado jan 18, 2014 12:01 am

Boa noite.
Se o gatinho esteve com alguma doença gastrointestinal não me espanta a presença de sangue nas fezes. Mas o que interessa é que já está melhor.

E como as outras foristas referiram caso não se sinta segura com um diagnóstico procure uma segunda opinião.
Boa sorte
Responder

Voltar para “Gatos”