Sebastião, o Gato Cinza

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

quinta jan 23, 2014 3:45 am

Boa noite,

Queria partilhar convosco a história do menino que alimento na rua dos meus pais.
É um menino que apareceu mais ou menos à 1 ano ali.
Sempre ficou ao longe à espera que nos fossemos embora para lá ir comer. Agora à coisa de uns meses, tava eu a colocar-lhe a comida e vejo-o a vir disparado para as minhas mãos. Encolhi-me à espera do pior, mas nada de mal aconteceu! Deu-me uma valente turrinha que a colher foi ao ar e continuou a dar turrinhas na minha mão para que eu lhe fizesse festinhas... Caiu me tudo. Fartei me de chorar porque aquilo de facto comoveu-me. Já à um ano que o viamos e ele é lindo tão lindo. Era ainda mais quando apareceu lá. Gordo e com um pêlo brilhante. Agora tá mais escanzelado. Mas de facto ninguém diz a ternura que este gato é, tendo em conta que podia ter ficado melindrado por ter sido abandonado, mas não. Voltou a confiar nos humanos.

Todos os dias espera por nós à noite ao pé do abrigo que fizemos para a comida. Não interessa se aparecemos às 23h, ou às 3 da manhã. Ele está lá aninhadito e quando nos vê lá começa a miar e a ronronar desenfreadamente. Não descansa enquanto eu não lhe faço festas. Mesmo se eu pego na lata da comida para lhe dar, ele dá turras nas mãos até eu a largar e primeiro dar lhe uma sessão de festas.

Custa me imenso agora neste tempo frio, saber que ele continua ali todos os dias ao frio à nossa espera. Ele tem lá comer e agua que podia muito bem ir comer e depois abrigar-se. Mas sabe que nós todas as noites vamos lá e ele espera por nós para que lhe possamos dar aqueles 10 mins de miminhos e festinhas. E deixa-se pegar sem qualquer problema, faço lhe festas na barriguita e na cauda e também tudo ok. Não há bufos ou rosnadelas ou encolher de medo. Tá completamente 100% à vontade com humanos.

Demorou a perceber que eramos boas pessoas, mas assim que se aproximou nunca mais fugiu. E não é só connosco, se for um humano simpático e com boas intenções, ele deixa-se chegar. Mas o meu medo é se aparece algum humano sem boas intenções....

Não sei o que fazer. Pois não podemos ter mais gatos, já temos 6 e 6 já são muitos!
Mas que me parte o coração todas as noites deixa-lo ali depois de lhe dar de comer e de todas as festas e saber que amanhã ele vai lá estar à espera fiel como sempre, é muito triste. Chamamos lhe o Sebastião, por causa da canção "Sebastião come tudo tudo tudo", dado que sempre que lhe estou a dar a comida humida, ele rapa o "tacho" e ainda vem rapar a colher também. :P

Partilho esta história porque adorava dar lhe uma casa, pode ser que haja alguém que também se apaixone por ele, alguém que gostasse de ter um menino todo cinza com olhos de caramelo, extramamente meigo e que merecia de facto um sofá quentinho para estar todas as noites.

Deixo aqui umas fotos do menino e um pequeno video para verem o quanto ele ronrona com a sessão de mimo:

Video: http://s17.photobucket.com/user/Senslyn ... 7.mp4.html

Fotos:

Aqui está ele, junto ao abrigo que lhe fizemos junto à arvore aonde está a comida e a agua.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já agora, quem quiser é livre de partilhar a história dele pelos meios que quiserem. Quanto mais pessoas virem este apelo, mais hipóteses tem de haver alguém interessado em ficar com ele.

Abraço.
Última edição por Senslyn em sábado jun 14, 2014 12:55 am, editado 2 vezes no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 23, 2014 2:29 pm

Boas.

O Sebastião é linnnnnnnnnnnnnnnnnnndíssimo. E, assim meiguinho, corre mais riscos na rua, infelizmente, que um gato mais arredio... :(

Ele é um "cinza azul" :D É de cor idêntica aos "Azuis Russos", lindo, lindo.

Um gato que tenha tido um Lar e depois se veja abandonado, será um gato reconhecido para a vida com quem lhe proporcione, de novo, um Lar. São muito reconhecidos e a prova está que antes de comer, prefere as festinhas... :)
Já retirei da rua, vários como esse, assim carentes... que felizmente estão com boas famílias.

Vá-nos contando, tipo diário, o dia a dia desse menino... quiçá um coração de ouro se apaixone e compadeça...

Coloque, também, um tópico no sector das adopções, com a descrição/ficha do gatinho, tipo: "idade (+/-) sexo, carácter, se castrado, ou não, se desparasitado, ou não?!

Boa sorte e aguardo leitura sobre este gatinho tão bonito.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

quinta jan 23, 2014 8:09 pm

Vou torcer por este ;).
Senslyn
Membro

segunda jan 27, 2014 4:07 pm

Muito obrigada pelas respostas.

Infelizmente ainda não apareceu um humano 5 estrelas que queira este menino.

Ele continua por aqui. Querido e carente, é mesmo um crime. Mas pronto, vamos desejar que haja alguém por aí para este menino lindo.

Vou tentar fazer como a D. Leonilde disse (muito obrigada pela ajuda ;) ) e colocar aqui uma espécie de diário sobre o nosso menino.

Para hoje deixo mais um vídeo que fiz do nosso menino a pedir as festas antes da papinha como sempre faz.

Vídeo:
http://s17.photobucket.com/user/Senslyn ... sort=3&o=0

E mais uma foto:

Imagem

Abraço a todos.
Última edição por Senslyn em segunda jan 27, 2014 5:10 pm, editado 1 vez no total.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

segunda jan 27, 2014 4:43 pm

Coitadinho, é tão mansinho! Gosto imenso desta cor e se pudesse bem que ficava com ele...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 27, 2014 5:23 pm

Dá gosto ver a meiguice deste gatinho...

Senslyn: parece-me que ele está a chorar dos dois olhitos. Não tem possibilidade de lhos limpar com uma gase embebida em soro fisiológico, ou até água de rosas, p.e.? Pode ser do vento mas também pode ser uma coriza a instalar-se... :? Só mesmo limpando pode chegar a alguma conclusão... se, será pús, ou simplesmente secreções normais...?!

Obrigada pelo vídeo :D Donos... hão-de aparecer, é uma questão da pessoa certa se apaixonar por esse gatão tão bonito. :wink: E, uma questão de tempo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

segunda jan 27, 2014 5:41 pm

O Sebastião é lindíssimo... Infelizmente também já tenho a lotação esgotada, senão era certinho!!!
Senslyn, fica uma ideia... não consegue ao menos arranjar-lhe uma FAT (família de acolhimento temporário)? É que assim na rua corre imensos riscos e assim, pelo menos ficava resguardado desses perigos!
Felizmente, de todos os gatinhos que tratei e que não ficaram na minha casa consegui dá-los a todos rapidamente a famílias "às direitas"... Acho que se tratasse de um menino assim e ele estivesse na rua morria de ansiedade e medo que lhe acontecesse alguma coisa!!! :(
Desejo tudo de bom ao Sebastião.... e um dono 5 estrelas!!!
SorayaF
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2013 12:20 pm

segunda jan 27, 2014 11:45 pm

Que gato lindo, espero que encontre uma família rapidamente!!
Senslyn
Membro

terça jan 28, 2014 2:12 am

leonildecarvalho Escreveu:Dá gosto ver a meiguice deste gatinho...

Senslyn: parece-me que ele está a chorar dos dois olhitos. Não tem possibilidade de lhos limpar com uma gase embebida em soro fisiológico, ou até água de rosas, p.e.? Pode ser do vento mas também pode ser uma coriza a instalar-se... :? Só mesmo limpando pode chegar a alguma conclusão... se, será pús, ou simplesmente secreções normais...?!

Obrigada pelo vídeo :D Donos... hão-de aparecer, é uma questão da pessoa certa se apaixonar por esse gatão tão bonito. :wink: E, uma questão de tempo.

Leo
Olá D. Leonilde.

Sim, também já reparei nisso e até comentei com a nossa veterinária na semana passada quando levamos o Tobias ao vet. E ela passou-nos o Azydrop para colocar 2 vezes por dia durante 3 dias. E era tudo muito fácil se ele aparece-se todos os dias. Agora com o Janeiro, ele às vezes aparece dia sim, dia não. Suponho que são as gatas algures que o desencaminham, porque ele sempre foi muito certinho. E outra coisa que dificulta é que durante o dia nós não o vemos. Ele esconde-se muito bem e só aparece mesmo à noite.

Portanto está dificil fazer-lhe o tratamento para a coriza, porque senão for constante. não ajuda em nada.

Quando o vejo, eu limpo-lhe os olhinhos como disse com uma gaze embebida em soro. Ontem é que não o fiz, porque eu vinha das compras e ainda não tinha subido a casa, quando ele apareceu.

Hoje por exemplo, lá vim eu toda loda lampeira com a gaze e o soro na mão e ele não apareceu. Chamei, chamei, chocalhei os snacks e nada. Maldito mês de Janeiro....

AnaVil88 Escreveu:Senslyn, fica uma ideia... não consegue ao menos arranjar-lhe uma FAT (família de acolhimento temporário)? É que assim na rua corre imensos riscos e assim, pelo menos ficava resguardado desses perigos! [...] Acho que se tratasse de um menino assim e ele estivesse na rua morria de ansiedade e medo que lhe acontecesse alguma coisa!!
AnaVil88, infelizmente não tenho possibilidade de o ter como FAT cá em casa nem conheço aqui ninguém em Pinhal Novo para ser FAT. Eu sou nascida e criada em Lisboa, mudei-me para cá à pouco menos de 3 anos quando me casei. Portanto os meus conhecidos por esta zona são muito muito escassos. E família, mesmo em Lisboa, já tudo tem animais e não tem hipoteses também de terem mais. Vem sempre aquela desculpa (que não é desculpa mas sim realidade infelizmente) que a situação financeira não dá para mais.
Não posso forçar o gatinho a ninguém. Eu bem que gostaria de ficar com ele, mas como disse anteriormente, já temos 6 (dividido entre mim e os meus pais). É muito triste, mas não consigo mesmo fazer muito mais do que faço. Eu sei, é frustrante.... Eu bem sei o quão frustrante é.

E pronto, vamos lá ver se ele amanhã aparece..

Abraço a todos.
Última edição por Senslyn em terça jan 28, 2014 4:49 pm, editado 1 vez no total.
Senslyn
Membro

terça jan 28, 2014 3:22 pm

Acabei de abrir um post para adopção dele, na secção para adopção. Tinha me esquecido dessa parte, mas já está criado.

Vamos lá ver se o Sebastião tem mais sorte assim.

Hoje está a chover aqui. Lá fica o meu coração mais apertadinho outra vez... Só espero que esteja bem, e que hoje apareça.

Abraço.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça jan 28, 2014 3:39 pm

Oxalá tenha sorte, ele é tão lindo. Hoje meti um dos meus pequeninos de rua para adopção, é o único que consegui domesticar, as outras são umas feras, e estou com o meu coração tão apertadinho :( Já está comigo quase há 3 meses e foi com muita dedicação e muito amor que consegui fazer alguma coisa dele, vamos lá ver se aparece alguém...
Eu coloco os meus anuncios no OLX e no Custo Justo e já tenho dado muitos desta forma, experimente, quem sabe se não aparece alguém :wink:
Senslyn
Membro

terça jan 28, 2014 3:42 pm

Alexpat Escreveu:Eu coloco os meus anuncios no OLX e no Custo Justo e já tenho dado muitos desta forma, experimente, quem sabe se não aparece alguém :wink:
Tenho tanto medo desses sites. Não sei até que ponto posso confiar. Mas vou tentar. E experiências menos boas nesses sites, já teve alguma?

Abraço.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça jan 28, 2014 4:04 pm

Senslyn Escreveu:
Alexpat Escreveu:Eu coloco os meus anuncios no OLX e no Custo Justo e já tenho dado muitos desta forma, experimente, quem sabe se não aparece alguém :wink:
Tenho tanto medo desses sites. Não sei até que ponto posso confiar. Mas vou tentar. E experiências menos boas nesses sites, já teve alguma?

Abraço.
Já tive uma sim, mas podia ter acontecido em qualquer outro, o ano passado consegui dar 12 para adopção, sendo que dos quais, 8 foram através destes sites, e tenho tido noticias, e até mesmo de outros de ninhadas anteriores da gatinha que tenho na rua e que não consegui nunca apanhar para esterilizar...
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

terça jan 28, 2014 4:08 pm

Não tenha receio... tanto podem aparecer "maus donos" no OLX como em outros sites que nos pareçam mais confiáveis... Desde que se dê "ao trabalho" de conhecer a futura família do seu menino tudo correrá bem! Eu, por exemplo só oficializo a adopção do animal, mediante assinatura por ambas as partes de determinadas condicionantes, como o animal ser castrado, ter acesso a cuidados veterinários, não ter acesso a rua e que a família mantenha um contacto constante comigo, dando notícias do animal e até permitindo visitas da minha parte...Muitas pessoas têm receio que o exigir determinadas condicionantes possa "aborrecer" o adoptante, mas verá que se realmente se quiserem comprometer com o animal, aceitam sem problemas...
Se correr mal (que pode acontecer) cabe-lhe a si agir! Posso contar-lhe que, numa das últimas adopções em que estive envolvida, cerca de 2 semanas após ter dado 1 gato de 2 anos FIV/FELV positivo a 1 família que, a principio se mostrou preparada para o adoptar, tive de o resgatar pois a família dava-me notícias que não correspondiam à realidade... Já está numa nova família que o adora e estima!!!
Responder

Voltar para “Gatos”