Boa Noite
Tenho duas gatinhas que foram resgatadas da rua e fizeram um ano em Novembro, a Donatella e a Lana, o que se passa é o seguinte a Lana teve o primeiro cio no dia 10 de Novembro e desde ai vem tendo sempre o cio parece que é intermitente leva duas semanas bem depois começa o miado, depois fica outro tanto tempo normal depois volta, a irmã teve o cio na semana passada e parece que correu tudo bem até esta mais gordinha.... A Lana é que ficou um pouquinho mais magra, mas nada de preoucupante, aliás ela estava a engordar um pouqinho mas depois do cio vai, cio vem ficou mais "esbelta", o que poderá ser? já se passou algum episodio igual com alguem? é que dos poucos gatos que tive foi quando era muito pequeno e eram sempre gatos machos. P.S. Nenhuma delas tem possibilidade de entrar em contacto com gatos do sexo masculino.
Primeiro cio
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Mesmo não tendo possibilidade de ter qualquer contacto com machos, aconselho-o a pensar na esterilização, já que esta é sempre recomendável.
O cio é um desconforto enorme para as suas gatinhas e para além disso a esterilização reduz bastante a possibilidade de virem a desenvolver tumores mamários, previne outros problemas igualmente graves e consequentemente tende a aumentar a esperança média de vida.
Informe-se junto de um veterinário e dê uma melhor qualidade de vida às suas meninas
O cio é um desconforto enorme para as suas gatinhas e para além disso a esterilização reduz bastante a possibilidade de virem a desenvolver tumores mamários, previne outros problemas igualmente graves e consequentemente tende a aumentar a esperança média de vida.
Informe-se junto de um veterinário e dê uma melhor qualidade de vida às suas meninas

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
Já foi tudo dito pela Nita77... 
Se realmente gosta e estima as suas "meninas" como eu acredito que sim, considere seriamente a esterilização o mais depressa possivel uma vez que, não considerando já o stress e desconforto que lhes causa, pode trazer-lhes graves problemas num futuro não tão distante!!!

Se realmente gosta e estima as suas "meninas" como eu acredito que sim, considere seriamente a esterilização o mais depressa possivel uma vez que, não considerando já o stress e desconforto que lhes causa, pode trazer-lhes graves problemas num futuro não tão distante!!!
Em relação à castração, esta sempre teve na agenda das "madames" mas depois do primeiro cio, agora tenho é medo de ir com a Lana em pleno cio fazer uma esterilização e algo correr mal, porque aliás, tenho lido que este procedimento não deve ser feito enquanto o animal esta no cio, agora com cios intermitentes nunca sei bem quando é que ela parou e se parou realmente... 

A ideia da castração ter de ser feita depois do 1º cio já não é tida como correcta!... Inclusive, se a gatinha for esterilizada antes do 1º cio tem bastantes menos probabilidades de desenvolver tumores mamários...
Agora, em relação a esterilizar as suas meninas, acho que o melhor seria falar com um veterinário/a da sua confiança, para averiguar quando seria possível fazer o procedimento... Se estiver à espera que ela não esteja no cio então nunca mais, uma vez que eles já estão muito próximos... Discuta com o vet a melhor opção... Boa sorte!
Agora, em relação a esterilizar as suas meninas, acho que o melhor seria falar com um veterinário/a da sua confiança, para averiguar quando seria possível fazer o procedimento... Se estiver à espera que ela não esteja no cio então nunca mais, uma vez que eles já estão muito próximos... Discuta com o vet a melhor opção... Boa sorte!
Vai ver que correrá tudo bem... Acredite que está a fazer o melhor por elas!!!
Só mais um conselho... Informe-se junto do veterinário/a que realizará as esterilizações qual é o procedimento (sendo que o mais indicado é OVH - ovariohisterectomia completa), uma vez que muitas vezes consegue-se mais barato, pois o procedimento não é o mais correcto. Falo por experiência própria, uma vez que já conheci casos de grandes diferenças de preços em esterilizações, mas também com grande diferença no procedimento. Se se informar bem e tiver confiança no vet vai ver que corre tudo bem...!!!
Só mais um conselho... Informe-se junto do veterinário/a que realizará as esterilizações qual é o procedimento (sendo que o mais indicado é OVH - ovariohisterectomia completa), uma vez que muitas vezes consegue-se mais barato, pois o procedimento não é o mais correcto. Falo por experiência própria, uma vez que já conheci casos de grandes diferenças de preços em esterilizações, mas também com grande diferença no procedimento. Se se informar bem e tiver confiança no vet vai ver que corre tudo bem...!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
Aproveitando este tópico...venho colocar uma questão, será verdade que as gatas ficam mais agressivas se forem esterilizadas antes do primeiro cio? Tenho uma menina com quase 13 anos que foi esterilizada aos 7 meses, nunca teve o cio...digamos que e arisca, no mínimo. E agora tenho outra menina com 3 meses, e tenho essa duvida. Por outro lado, tenho uma amiga que tem uma gata que só foi esterilizada já depois de ter bebés e também é muito mazinha. 

Pela minha experência, até agora (e acredite que já é bastante pois já tive perto de 17 gatas) a única que esterilizei depois de ter o primeiro cio era a mais agressiva e arisca... todas as outras, que esterilizei antes do 1º cio não eram mazinhas... claro que há sempre diferenças de temperamento, mas penso que se deva mais a personalidade dos próprios animais... 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
Uma em 17...parece-me uma boa estatistica 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Qualquer gata pode ser "castrada" estando com o cio. A única diferença é que estando no cio, os orgãos estão mais irrigados o que requer uma maior concentração e cuidado por parte do Vet que irá operar.
Leo
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>