gato que morde

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anacff
Membro Júnior
Registado: sexta nov 15, 2013 12:54 pm

quinta jan 30, 2014 6:34 pm

O meu gato gosta muito de mimos, vem à nossa beira, estica-se, faz força nas nossas mãos para lhe fazermos umas festinha e etc.. mas ultimamente ele faz isso tudo, nós fazemos-lhe festinhas e de repente ele dá uma mordida na mão ou então na perna. Porquê?
AnaVil88
Membro
Registado: quarta jul 18, 2012 11:30 pm

quinta jan 30, 2014 6:47 pm

Para ter a certeza, acho que terá que lhe perguntar a ele! :wink:
Agora fora de brincadeiras, se as mordidas não forem com força acho que poderá simbolizar afecto e disposição para brincar... Também tenho uns quantos que fazem o mesmo...
anacff
Membro Júnior

quinta jan 30, 2014 6:53 pm

Eu também acho que é ele a puxar-nos para a brincadeira porque realmente são mordidas sem força.. mas ele andou este mês muito agitado quando sentia ou via um gato aqui perto e atacava, mesmo já com força, talvez por frustração, nós temos medo que se o deixarmos dar essas mordidelas de amor ele depois pense que o pode fazer e talvez depois, quando se sentir frustrado volte a atacar-nos
AnaVil88
Membro

quinta jan 30, 2014 7:09 pm

As mordidelas são uma coisa...o atacar-vos é outra!
Que idade tem o rapaz? Está castrado?
anacff
Membro Júnior

quinta jan 30, 2014 7:19 pm

tem 2 anos e foi castrado em dezembro..
AnaVil88
Membro

quinta jan 30, 2014 7:27 pm

Mesmo estando castrado esses "ataques" podem ser territoriais. Cada animal reage à sua maneira. Por exemplo tenho 1 gato que se vir um na rua pela janela nem liga, enquanto que o outro começa logo a rosnar e a "bufar". Ambos foram castrados quando eram pequenos... Não acho que essas mordidas inofensivas que ele vos dá possam levar a ataques, uma vez que não são para demonstrar agressividade e sim afecto... No entanto se virem que ele começa a abusar podem sempre mostrar-lhe que está a passar das marcas!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 30, 2014 9:32 pm

anacff Escreveu:tem 2 anos e foi castrado em dezembro..
O sistema hormonal ainda leva tempo a "neutralizar"...
De qualquer forma, não existem gatos iguais... cada um tem o seu carácter e há que saber distinguir "dentadinhas de amor", vulgo: manifestações carinhosas aquando numa de brincadeira, portanto sem intenção de magoar, entre manifestações de agressividade... São situações bem diferenciadas...!
Caso sejam ataques agressivos, tem que saber lidar com a situação de forma a corrigi-la enquanto é tempo. Portanto o mais cedo possível. Os animais são como as crianças; tentam de forma a nos "medirem"... para ver até onde podem ir. Se deixar, pois a "coisa" pode tornar-se cada vez mais violenta. se não deixar, desincentivando-o, pode melhorar a situação... :wink: mas primeiro tem que saber qual é qual...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anacff
Membro Júnior

sexta jan 31, 2014 1:20 pm

Nós sabemos diferenciar. ele só fica agressivo quando vê algum gato pela janela, ele fica com um olhar estranho e aí nós não o deixamos aproximar de nós e fechamo-lo num quarto para se acalmar. O que ultimamente tem feito é pedir mimo, começa a ronronar e depois dá umas mordidas sem força alguma.
a minha questão era se o deixarmos dar essas mordidinhas sem maldade alguma, será que com isso ele pode, quando vir um gato, ficar agressivo e atacar-nos?
AnaVil88
Membro

sexta jan 31, 2014 4:17 pm

Anacff, tal como já tinha dito, acho que de maneira nenhuma essas dentadinhas se irão transformar em ataques a vocês...
Até porque se ele, quando vê um gato rosna é precisamente por querer proteger o seu território, donos inclusive... Não sei se este é o seu primeiro gatinho, mas acredite que se ele vos quiser atacar violentamente voces vão perceber! Acredito também que os gatos, como outros animais conseguem sentir quando alguém tem medo deles... tente por isso, e apenas se vir que ele se está a tornar agressivo, impôr-lhe respeito!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 31, 2014 11:05 pm

Há gatos, especialmente gatos que sejam dominantes, que fazem uma algazarra quando vêem, através da janela, outros gatos. 2 dos da minha filha que são amigos inseparáveis, chegaram ao ponto de se pegarem numa luta renhida por causa de um outro que eles viam a aproximar-se da janela. Numa das vezes, até na minha filha morderam. Mas, não quer dizer que todos sejam assim e, nem ninguém pode garantir qual seja o comportamento que irão ter em determindas circunstancias... não existem "gatos chapa 1" :wink:
Não vale a pena "sofrer por antecipação" trata-se cada situação, de cada vez, consoante se apresentam...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”