Gato pouco felino.. :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

sexta jan 31, 2014 8:19 pm

Boa noite malta,

Tenho uma amiga minha que tem um gato e hoje veio-me contar sobre a "peça" que tem em casa e sobre as coisas que o pequenote (não) faz.

Eu como gatos não é a minha praia lembrei-me de expôr aqui as duvidas dela:

- O pequenote (ainda não fez um ano) ao fazer as suas necessidades faz dentro do WC como é regra mas depois não tapa o servicinho. :lol: Em vez de usar a areia para tapar o "assunto" sai do WC e esfrega a pata na parte plastica e vai-se embora... A minha colega já comprou até um WC maior mas ainda assim o sacana faz-lhe sempre o mesmo.. Ora pergunta: Isto é normal? Ele nunca mais vai aprender? Há maneira de se ensinar?

- Depois existe o problema do arranhador. O gajo não liga puto ao aparelho e prefere afiar as "láminas" no belo do sofá da minha amiga.. já tentou bricar com ele no arranhador e mesmo assim ele acha mais piada ao sofá... As perguntas são as mesmas da de cima :lol:

Desculpem se são perguntas um pouco parvas mas eu de gatos tou mesmo "á nora" e a veterinária do bichano dela não lhe soube dizer nada em concreto..

Obrigado desde já pela ajuda!

Pedro
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta jan 31, 2014 10:50 pm

Existem 2 interpretações sobre felinos X dejectos:

Tapam para que os predadores não sintam a sua presença nas redondezas

E sobre não os taparem: Ou porque são dominantes ou porque aquando inseridos num ambiente que lhes transmita confiança.

Quanto ao arranhador, pulverizar com catnip costuma ajudar. Para fazer menos estragos nos sofás, é manter as unhas do bichano, aparadas.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sexta jan 31, 2014 11:37 pm

O meu gato só raspa fora da caixa quando não gosta da areia...ou sujou o plástico. E ainda a situação de haver areia espalhada que também acontece volta e meia.

O resto das questões ia referir a leonildecarvalho.:-P
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

sábado fev 01, 2014 1:38 am

Obrigado! Já da para lhe dar umas luzes. :wink:

Essa questão da dominância/confiança mantém-se mesmo quando o bichano dá a entender que quer tapar mas bate com a pata no plástico? Será que mudar de areia pode ser uma solução?

Quanto ao arranhador vou-lhe dizer para comprar então catnip. E para quando for ao vet para lhe aparar as unhas :wink:

Pedro
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

sábado fev 01, 2014 2:23 am

ElMariachi Escreveu:Obrigado! Já da para lhe dar umas luzes. :wink:

Essa questão da dominância/confiança mantém-se mesmo quando o bichano dá a entender que quer tapar mas bate com a pata no plástico? Será que mudar de areia pode ser uma solução?

Quanto ao arranhador vou-lhe dizer para comprar então catnip. E para quando for ao vet para lhe aparar as unhas :wink:

Pedro
O meu gato não gosta de areias perfumadas, a sanicat verde com cheiro a pinheiro ele não a usava. Há outras que usa mas pouco tapa e raspa no plástico.
Quando tem uma areia que gosta tapa melhor e não raspa no plástico, só se tiver cheiros anterior.

A explicação de que não tapam porque estão muito tranquilos e confiantes, também considero ter muito sentido.

Nos sofás também usei um cobertor nos braços do sofá... para que não houvesse a resistência necessária para arranhar e nem ele ver que ficou marcas...tornar o processo ineficaz. E usei vários arranhadores, uns mais pequenos e outros maiores. Incentivava o uso deles e desviava a atenção dos móveis.
Elianarags
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Localização: Afonso,Samuel,Inês,Lúcio,
Alexa,Frederico.

sábado fev 01, 2014 10:25 am

O meu ragdoll também não tapa...e arranha as unhas no sofá...tem 6meses...ja tenho gatos há uns anos...mas não acho o comportamento nada anormal...e gato :)
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado fev 01, 2014 2:52 pm

Uma técnica a usar para que os gatos não façam certas coisas como arranhar sofás ou trepar cortinas, é ter um borrifador com água à mão e, quando ver que ele está a fazer tal coisa, atirar-lhe um jacto de água com o borrifador. Os gatos detestam a água (excepto para beber :) )
Responder

Voltar para “Gatos”