Esterilização de gatos em Guimarães
Moderador: mcerqueira
Boa tarde!
Eu vivo no Porto e aqui há diversas associações que ajudam na esterilização de colónias de gatos. Mas, e nas pequenas cidades também as há?
Em Guimarães, por exemplo, existe alguma?
No fim de semana passado visitei a minha família que vive numa pequena aldeia de Guimarães e como alguns aqui devem saber, nas aldeias os animais não são tratados com o mesmo respeito porque as mentalidades são outras. Não vamos aqui generalizar mas eu cresci nesse meio e sei o quanto é comum. Os gatos que por lá andam são os "gatos de todos", não são esterilizados e são fruto de acasalamentos com os gatos dos vizinhos e assim sucessivamente. E assim vão dando origem a cada vez mais ninhadas entre uns ou outros afogamentos, e por aí fora...
A minha questão seria se não existe alguma associação que possa entrar em contacto com estas pessoas e propor-lhes a esterilização gratuita dos gatos, para assim evitar futuras descendências.
Eu vivo no Porto e aqui há diversas associações que ajudam na esterilização de colónias de gatos. Mas, e nas pequenas cidades também as há?
Em Guimarães, por exemplo, existe alguma?
No fim de semana passado visitei a minha família que vive numa pequena aldeia de Guimarães e como alguns aqui devem saber, nas aldeias os animais não são tratados com o mesmo respeito porque as mentalidades são outras. Não vamos aqui generalizar mas eu cresci nesse meio e sei o quanto é comum. Os gatos que por lá andam são os "gatos de todos", não são esterilizados e são fruto de acasalamentos com os gatos dos vizinhos e assim sucessivamente. E assim vão dando origem a cada vez mais ninhadas entre uns ou outros afogamentos, e por aí fora...
A minha questão seria se não existe alguma associação que possa entrar em contacto com estas pessoas e propor-lhes a esterilização gratuita dos gatos, para assim evitar futuras descendências.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
RR, devem existir associações em Guimarães ou perto, sim. Há também a Animais de Rua, que se dedica essencialmente a esterilização de animais de rua ou de pessoas carenciadas, mas não sei se têm núcleo por lá.
A questão, aqui, é que também temos de ser nós a arregaçar as mangas e a fazer alguma parte do trabalho, como sensibilização das pessoas, capturas, pós-operatórios, angariação de fundos, etc.
As associações e os seus voluntários estão de tal maneira assoberbadas com animais, trabalho, despesas e problemas que não podemos esperar que elas, sozinhas, consigam acorrer a todas as situações.
A questão, aqui, é que também temos de ser nós a arregaçar as mangas e a fazer alguma parte do trabalho, como sensibilização das pessoas, capturas, pós-operatórios, angariação de fundos, etc.
As associações e os seus voluntários estão de tal maneira assoberbadas com animais, trabalho, despesas e problemas que não podemos esperar que elas, sozinhas, consigam acorrer a todas as situações.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Eu percebo o que quer dizer mas a parte da sensibilizaçao nao funciona tão facilmente quanto isso. E no que toca ao resto não estou numa situaçao muito favoravel para ajudar, infelizmente os meus meninos já me dão mais despesas veterinarias que as que posso sustentar no momento. Faço um sacrifício enorme. Uma das minhas gatas trouxe-a de la pois estava prestes a morrer e quem me dera traze-los a todos mas nao posso. Vao comendo raçao porque levo quando la vou senao so comiam restos. Mas gostava de saber como ajudar, se me puder dar umas dicas para angariaçao de fundos e outas formas de ajudar fico muito grata.
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Tente falar com os jovens da aldeia, talvez sejam mais receptivos à necessidade de esterilizar.
Peça a amigos, familiares, colegas seus para se quotizarem, faça umas rifas, venda coisas de que já não necessita...
Peça a amigos, familiares, colegas seus para se quotizarem, faça umas rifas, venda coisas de que já não necessita...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Haver há ... Mas não há dinheiro ... Se de facto conseguir seguir as ideias da TasseBem, e conseguir angariar dinheiro pode-me mandar um mp para se tratar da esterilização dos miaus que eu falo diretamente com as associações. Normalmente rondam os 30-50euros, gatos e gatas respetivamente.
antes de avançar com que o quer que seja....fale com as pessoas.
a maioria das populaçoes rurais (e não só as rurais) não são muito receptivas à ideia de esterilização/castração de animais.
(basta dar uma volta por este forum, de animais, e ler as autenticas barbaridades que aqui se dizem sobre esterilização /castração; anda aí um tópico em que "o gato gosta de fazer amor com a gata"!)
haverá concerteza jovens ? pessoas "mais influentes" ? e seria por elas que eu começaria a tentar avaliar a aceitação da coisa.
só sabendo com o que conta é que se pode arriscar a avançar....
€s ? primeiro terá de falar com o vet (da zona ?!) e ver os preços que pode conseguir.
depois pensar na captura dos animais (apanham-se á mão ?! armadilhas ?! transporte ?! )
os €s às vezes são o mais simples....
boa sorte!
a maioria das populaçoes rurais (e não só as rurais) não são muito receptivas à ideia de esterilização/castração de animais.
(basta dar uma volta por este forum, de animais, e ler as autenticas barbaridades que aqui se dizem sobre esterilização /castração; anda aí um tópico em que "o gato gosta de fazer amor com a gata"!)
haverá concerteza jovens ? pessoas "mais influentes" ? e seria por elas que eu começaria a tentar avaliar a aceitação da coisa.
só sabendo com o que conta é que se pode arriscar a avançar....
€s ? primeiro terá de falar com o vet (da zona ?!) e ver os preços que pode conseguir.
depois pensar na captura dos animais (apanham-se á mão ?! armadilhas ?! transporte ?! )
os €s às vezes são o mais simples....
boa sorte!
A sensibilização é muito difícil. Se é impossível convencer a dar-lhes ração, por mais barata que seja, em vez de restos, como é que se convence a esterilizar?! As pessoas por lá não gastam dinheiro com os animais. Eu vejo pela minha família... Tenho passado a minha vida a tentar sensibilizar, de toda a família sou a única que se "salvou", os restantes membros, mesmo os jovens ( e são muitos ) por mais que se lhes tente explicar como se devem tratar os animais não percebem. A conversa vira-se sempre contra mim e eu é que sou a paranóica, maluca e "viciada" em gatos (sim, já ouvi isso) que já devia ter abandonado os meus hà muito tempo... Enfim...
É impossível.
E pôr mãos à obra não é viàvel, uma vez que estou no Porto e só lá vou uma ou outra vez em meses.
Aqui o que eu pretendia mesmo era uma associação como a animais de rua, por exemplo, que agisse no local pedindo aos "donos" dos gatos se os poderiam levar para esterilizar e depois os devolvessem ao seu habitat.
É impossível.
E pôr mãos à obra não é viàvel, uma vez que estou no Porto e só lá vou uma ou outra vez em meses.
Aqui o que eu pretendia mesmo era uma associação como a animais de rua, por exemplo, que agisse no local pedindo aos "donos" dos gatos se os poderiam levar para esterilizar e depois os devolvessem ao seu habitat.
Mas claro que não era sem o consentimento da população. Teriam de falar com os donos e pedir para os levar para esterilizar e comprometer-se a devolvê-los depois. As pessoas são desligadas dos animais. Fazê-lo elas não o fazem mas duvido que se oponham a que outros o façam por elas.
Vivo no Porto mas sou natural de Guimarães. E eu acredito na receptividade das pessoas, ou melhor, acredito que não estão muito importadas com isso.
Penso que se lhes propuserem levar os gatos para esterilizar para evitar ninhadas para que não tenham de as afogar depois, as pessoas não vão dizer que não.
Penso que se lhes propuserem levar os gatos para esterilizar para evitar ninhadas para que não tenham de as afogar depois, as pessoas não vão dizer que não.
-
- Membro Veterano
Aí estou de acordo com a RR, sobretudo no que toca às fêmeas. Em relação aos machos, já podem encontrar mais relutância.
De qualquer modo, uma acção dessas teria de passar sempre pela sensibilização e informação das pessoas.
RR, não descure a oferta que a Regina Vieira fez acima.
De qualquer modo, uma acção dessas teria de passar sempre pela sensibilização e informação das pessoas.
RR, não descure a oferta que a Regina Vieira fez acima.