Bom dia!
Temos um gato com 4 anos, que veio bébé, "filho unico", de apartamento, vacinado e castrado.
Nos ultimos tempos temos vindo a apercebermo-nos que o nosso gato revela alguns problemas de visão - por vezes, choca com os moveis, bate nas paredes ou não consegue saltar para cima de moveis para onde habitualmente saltava.
A vista está limpa, sem secreções, nem inchaços - enfim...parece normal.
Poderá ser uma catarata num animal tão jovem?
Alguém já passou por esta experiencia? Qual poderá ser o tratamento e quanto pode custar?
Desde já agradeço as informações que possam prestar!
Problema de visão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça fev 11, 2014 5:29 pm
Ele tem alguma mancha branca em algum olho?
Problemas de visão costumam apresentar sintomatologia visível a olho nu e, esperando que não, é possível a hipótese de ele ter algum problema neurológico. A melhor solução é ir ao veterinário para diagnosticarem o problema correctamente.
Problemas de visão costumam apresentar sintomatologia visível a olho nu e, esperando que não, é possível a hipótese de ele ter algum problema neurológico. A melhor solução é ir ao veterinário para diagnosticarem o problema correctamente.
Rita Teixeira da Silva
Ola Rita!RitaTSilva Escreveu:Ele tem alguma mancha branca em algum olho?
Levantou aqui uma questão que ainda não tinha pensado!
Mas não creio que seja esse o problema -ele não tem descordenação motora, não tomba a cabeça, come bem, ou seja, nada me leva a concluir que possa estar a desenvolver um problema neurologico.
Obrigada pelo seu comentario que me levou a fazer mais umas pesquisas na internet.
-
- Membro
- Registado: terça fev 11, 2014 5:29 pm
De qualquer das maneiras isso são sintomas que podem significar problemas de vários tipos, a melhor opção é levá-lo ao veterinário para diagnosticar e tratar o problema
as melhoras!

Rita Teixeira da Silva
Retomo este assunto, embora já há alguns meses saiba do problema que está a afectar o meu gato.
O meu gato desenvolveu atrofia degenerativa da retina, ou seja está a cegar.
É uma doença que surge em gatos de raça ( persa, siamês, etc), mas neste caso desenvolveu-se num gato rafeiro.
A doença progride com alguma rapidez e temos notado que ele vê mesmo muito mal. Ao longo do dia que tem fases de humor - tão depressa aceita miminhos como a seguir "rosna" se lhe tocamos e afasta-se.
Durante o Verão, as defesas imunitarias ficaram em baixo e desenvolveu conjuntivite e apareceu-lhe tinha - foram dias muito complicados para lhe fazer o tratamento, mas agora já está bem.
Embora já não corra, nem brinque com os brinquedos, continua a fazer as suas coisas e a escolher os mesmos sitios para "dormiscar".
Um dia de cada vez!!!
O meu gato desenvolveu atrofia degenerativa da retina, ou seja está a cegar.
É uma doença que surge em gatos de raça ( persa, siamês, etc), mas neste caso desenvolveu-se num gato rafeiro.
A doença progride com alguma rapidez e temos notado que ele vê mesmo muito mal. Ao longo do dia que tem fases de humor - tão depressa aceita miminhos como a seguir "rosna" se lhe tocamos e afasta-se.
Durante o Verão, as defesas imunitarias ficaram em baixo e desenvolveu conjuntivite e apareceu-lhe tinha - foram dias muito complicados para lhe fazer o tratamento, mas agora já está bem.
Embora já não corra, nem brinque com os brinquedos, continua a fazer as suas coisas e a escolher os mesmos sitios para "dormiscar".
Um dia de cada vez!!!