sera sinais de cio?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

segunda mar 17, 2014 10:44 am

Ola, nao sei bem se os gatos tambem tem cio ou se chamam de outr coisa qualquer mas o meu gato de 7 meses anda com um comportamento estranho. Agarra com a boca uma pontinha do meu robe de quarto e depois comeca a amassar com as patas e com as unhas (tipo.ruido.de quando estao a fincar as unhas nos sofas! Que quererá ele dizer com isto?!

Bom dia para todos ;)
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda mar 17, 2014 12:29 pm

isso chama-se "amassar" e é sinal de contentamento.
imagino que o ruido que acompanha seja "ronronar" (os gatos repetem o movimento que fazem quando mamam).

os macho não têm "cio" -apenas reagem aos sinais de cio das femeas (mesmo que os humanos não os ouçam ou sintam).
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

segunda mar 17, 2014 2:06 pm

Mas é que ele nao nos amassa a nós, por ex. deixo o roupao em cima da cama e vai na volta ele vai fazer aquilo ao roupao! ele nunca nos fez massagens nenhumas. :S
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
silvanus
Membro
Registado: sexta dez 27, 2013 2:50 pm
Casal de Caturras

segunda mar 17, 2014 9:17 pm

a minha faz em abril 1 ano de idade e faz o mesmo desde novinha :)
eu chamo de "amassar o pão", ela faz na mantinha dela, na minha roupa, na minha barriga e até na minha cara quando calha lol
Silvana Martins
JPFA
Membro Júnior
Registado: quarta ago 20, 2008 12:29 am

terça mar 18, 2014 5:25 am

Nem sempre o amasso é sinal de contentamento, principalmente se for acompanhado de mordidas como se estivesse a prender o pescoço de uma fêmea. O instinto sexual não tem obrigatoriamente que acontecer na presença de fêmeas no cio. O macho pode andar sexualmente excitado apenas por sentir o odor hormonal de uma gata que passou na rua, ou da vizinha do lado ou mesmo sem nenhuma destas hipóteses.
Isso é bastante comum de acontecer tanto em felídeos como em canídeos.
Se o animal não é castrado, considere fazer isso o quanto antes. Essa cirurgia otimiza a manutenção da saúde do felino, diminui drasticamente o risco de fuga do animal e evita na maioria dos casos comportamentos desadequados, como urinar fora da liteira.
&laquo;Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais.&raquo; Alexandre Herculano<a href="http://pensador.uol.com.br/autor/fiodor_dostoievski/" class="autor"></a>
mliza
Membro Júnior
Registado: sexta mai 29, 2009 10:53 am
Localização: Pipa (Golden Retriever), Faísca (Europeu Comum) e a Coelha Maria

quarta mar 19, 2014 5:49 pm

O meu tem 3 anos e faz isso desde sempre e é castrado!! :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 20, 2014 9:31 pm

Os amassos não têm relação com o comportamento sexual, tanto é que os machos não o fazem às fêmeas na cópula, são antes um resquício do comportamento das crias com as mães, em que os "amassos" servem para estimular a lactação na gata.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

sexta mar 21, 2014 9:20 pm

Acho que não tem nada a ver, a minha gata mais velha, tem quase 13 anos, e nunca teve o cio, e no entanto faz isso quase todos os dias, gosta especialmente das mantinhas polares e dos roupões :)...os 2 mais novos ainda não castrado e esterilizada, também fazem, mas estes 2 preferem as nossas barrigas :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mar 22, 2014 2:21 pm

"Amassar pão", como chamamos a esse comportamento, são provas de afetividade a nós, por parte do nosso felino "por demonstrarem que nos colocam ao mesmo nível da progenitora...". Esses movimentos faziam-nos à progenitora aquando da hora de mamar. Amassando, estimulavam a glândula mamária da mãe com a finalidade de extrairem um maior fluxo e leite materno".

Gatos, machos, não têm cio :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
goten
Registado: segunda nov 16, 2015 12:10 am

segunda nov 16, 2015 12:20 am

Olá a todos.
Tenho um gatinho com 1,5 anos, castrado quando tinha 1 ano.
Ultimamente, tem tido um comportamento que não sei se é "normal".
Morde uma manta com a boca e faz o movimento de amassar com as patas dianteiras e traseiras mas fica também fisicamente excitado e com alguns movimentos de quem está a tentar "algo mais" com a manta!
Responder

Voltar para “Gatos”