UM FINAL FELIZ DE UMA GATO ESPECIAL

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

sexta abr 04, 2014 8:28 pm

olá a todos venho aqui com muita pena minha pedir opiniões concelhos dicas de alguém que tenha em mãos um gato com os mesmo problemas que eu(e não me venham com eutanásia como uma senhora de idade me aconselhou no vet :evil: ).
resgatei uma ninhada de 5 gatinhos bebes a uns dias(tem aproximadamente 1 mês e meio) levei-os logo ao vet e qual foi a minha surpresa que um dos gatinhos tinha paralisia dos membros traseiros(meu pensamento foi logo mais um para a família) o vet fez exames e estamos a espera do dia da ressonância para saber o grau da paralisia, ainda não sabemos se já nasceu assim ou se foi algum acidente mas internamente está tudo bem.
3 machos e 1 fêmea arranjaram logo dono menos o gatinho que ficará comigo.
agora a minha duvida seria ter concelhos de alguém que tenha um gato com deficiência física que me possa dar toda a informação possível para ele crescer e ter uma boa vida.

será que com fisioterapia ele poderá voltar andar?
sendo ele macho e tendo eu 4 fêmeas(uma ainda não se encontrar castrada) terei que castra-lo na mesma?
terei que o estimular a fazer as necessidades? e como?
que tipos de cuidados tenho que ter no dia a dia dele?
terá que usar fraldinhas?
que preço teria uma cadeirinha especial para ele?
como facilitar-lhe a vida para que tenha uma rotina normal como as companheiras dele?
Última edição por cris94 em quinta mai 08, 2014 3:24 pm, editado 1 vez no total.
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
sabras1996
Membro
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sexta abr 04, 2014 8:44 pm

Eu tenho uma gata com uma deficiência física mas que nunca lhe incapacitou para nada mas penso que o veterinário lhe dará todas as dicas necessárias. é um ato de coragem ficar com o gatinho parabéns
cris94
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 9:00 pm

sabras1996 Escreveu:Eu tenho uma gata com uma deficiência física mas que nunca lhe incapacitou para nada mas penso que o veterinário lhe dará todas as dicas necessárias. é um ato de coragem ficar com o gatinho parabéns
sim o vet esclareceu-me na teórica e eu queria saber a pratica se é que me entende, pois já vi casos em que veterinários dizem que o animal não vai voltar andar e com fisioterapia voltaram andar.

coragem não seria a palavra mais apropriada é mais amor aos animais, pois bem sei que na zona onde vivo era mais do tipo 'morria o gato e nem dono aparecia' é muito difícil alguém daqui querer algum animal que seja 'incapacitado'
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
sabras1996
Membro
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sexta abr 04, 2014 9:15 pm

coragem não seria a palavra mais apropriada é mais amor aos animais, pois bem sei que na zona onde vivo era mais do tipo 'morria o gato e nem dono aparecia' é muito difícil alguém daqui querer algum animal que seja 'incapacitado'
eu compreendo perfeitamente quando dei os irmão da minha gata foram todos para a mesma familia e a única coisa que me disseram foi não quero a deficiente apesar de eu já ter decidido ficar com ela

quanto ao seu gatinho:
não sei se será necessário castrar o gato desde que as gats estejam castradas
se tiver que estimular para ele fazer as necessidades deve esfregar suavemente com algodão húmido morno
para ver as cadeirinhas https://www.facebook.com/aparelhosdefisioterapia

espero ter ajudado não percebo muito do assunto
cris94
Membro Veterano

sexta abr 04, 2014 9:21 pm

sabras1996 Escreveu:
eu compreendo perfeitamente quando dei os irmão da minha gata foram todos para a mesma familia e a única coisa que me disseram foi não quero a deficiente apesar de eu já ter decidido ficar com ela

quanto ao seu gatinho:
não sei se será necessário castrar o gato desde que as gats estejam castradas
se tiver que estimular para ele fazer as necessidades deve esfregar suavemente com algodão húmido morno
para ver as cadeirinhas https://www.facebook.com/aparelhosdefisioterapia

espero ter ajudado não percebo muito do assunto

a gata será castrada já em Agosto(se tudo correr bem até lá)
obrigada pela ajuda, veremos como ele se vai safar, visto ele arrastando-se atrás da brincadeira dos irmãos aparenta estar ciente que é diferente mas ao mesmo tempo normal.

A minha maior preocupação e se as anfitriãs da casa se adaptaram ao novo elemento, a mais velha sei que sim já o adoptou como filho e a gata mais recente castrada(foi castrada devido a estar gravida pelo gato da minha mãe quando fui de ferias) como ficou com aquela coisinha maternal é ela que anda a tentar dar de mamar aos 5 e sou eu que tenho os biberos mas veremos como a coisa corre. e se alguém mais expert no assunto me venha acalmar estes nervosismos de nada
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado abr 05, 2014 8:16 pm

já se sabe porque tem as patinhas paralisadas? há tempos vi uma gata no vet. tinha levado um chumbo na coluna e tinha as patinhas traseiras paralisadas. isso não a impedia de correr que nem uma desalmada. calculo que ao arrastar-se, possa ficar ferida.
cris94
Membro Veterano

domingo abr 06, 2014 10:54 am

anja-azul Escreveu:já se sabe porque tem as patinhas paralisadas? há tempos vi uma gata no vet. tinha levado um chumbo na coluna e tinha as patinhas traseiras paralisadas. isso não a impedia de correr que nem uma desalmada. calculo que ao arrastar-se, possa ficar ferida.

este aqui ainda é bebé, não tinha ferida externa e no rx não deu para saber detalhadamente mas amanha vai fazer uma ressonância. este aqui não é bem arrastar-se, corre mas usa a coluna como se fosse uma minhoca para correr, enfim só de correr daquela maneira fica super fofo e vai ser o rodinhas cá de casa e pronto dependendo de o que o vet diga.
se puder se operado e voltar a usar as patas de trás operado será se não uma cadeirinha e fraldas não se livra :lol:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda abr 07, 2014 11:00 am

tenho uma gata com hipoplasia cerebelar que é uma condição congénita que se manifesta em dificuldade de locomoção (tem cerca de 80% de capacidade de locomoção, desiquilibra-se muito) e os outros gatos aceitam-na perfeitamente.
ok...de quando em vez saltam-lhe por cima mas....não vem daí mal ao mundo.
a Rosie está comigo desde o 1 anos de vida. terá cerca de 5 anos.

refere que o seu gatito precisa de fralda ?? não tem controle dos esfincteres ?!
já tem o resultado da ressonancia ?!

não terá ele HC ?! há poucos vets a reconhecer esta deficiencia pois é raro sobreviverem.
google "wobbly cat" e veja se é assim que o seu gatito se mexe.
a HC advem de a mãe ter tido contacto com o virus da panleucopenia durante a gravidez.
cris94
Membro Veterano

terça abr 08, 2014 12:07 am

homeless Escreveu:tenho uma gata com hipoplasia cerebelar que é uma condição congénita que se manifesta em dificuldade de locomoção (tem cerca de 80% de capacidade de locomoção, desiquilibra-se muito) e os outros gatos aceitam-na perfeitamente.
ok...de quando em vez saltam-lhe por cima mas....não vem daí mal ao mundo.
a Rosie está comigo desde o 1 anos de vida. terá cerca de 5 anos.

refere que o seu gatito precisa de fralda ?? não tem controle dos esfincteres ?!
já tem o resultado da ressonancia ?!

não terá ele HC ?! há poucos vets a reconhecer esta deficiencia pois é raro sobreviverem.
google "wobbly cat" e veja se é assim que o seu gatito se mexe.
a HC advem de a mãe ter tido contacto com o virus da panleucopenia durante a gravidez.

não ele não se mexe assim ele não chega apoiar as patinhas de trás, arrasta as patinhas de trás e com as patinhas da frente move-se mas movendo a coluna parecendo uma minhoca com duas patinhas, não conheço a progenitora por isso não sei lhe dizer ao certo, hoje fez a ressonância e o vet ira analisar bem o historial da coisa para ver de onde veio este 'insignificante' problema e se trará problemas com o crescimento e se será possível fazer uma cirurgia de correcção(se não for possível veremos outras soluções como a cadeirinha).
esse problema não tenho reparado aqui as 4 madames de casa passam a vida a estimula-lo a eles e aos outros maninhos(tem a mania que podem ser mães adoptivas :lol: ) mas de facto tenho reparado que ambas as 4 já se devem ter apercebido que dos 5 gatinhos aquele é o 'especial' pois andam sempre junto a ele e deitam-se de tal maneira juntinhas a ele pro aquecer que parecem que foram elas a te-lo :lol:

veremos o que o vet diz da ressonância e das analises só espero e rezo a Deus que me diga que não trará problemas com o crescimento(eu nem quero saber se pode ou não ser operado desde que não traga problemas aceito de bom grado o minhoquinha que aqui anda a ronronar)

off topic: o único video que encontrei em que mostre mais ao menos como ele anda é este:
www.youtube.com/watch?v=IfkI7wmXavM

mas o meu minhoquinha não apoia tanto as patas, tem as patinhas na lateral mas move-se assim mais ao menos
Última edição por cris94 em terça abr 08, 2014 12:14 am, editado 1 vez no total.
cris94
Membro Veterano

terça abr 08, 2014 12:10 am

graferr27 Escreveu:Olá bom dia cris94!
pronto já me fez abrir a torneira e eu que não sou nada chorona!!
mas que amor, que abnegação que pessoa especial.
só alguém muito especial ficaria com um gatito assim e falaria como fala!
tenho a certeza que qualquer procedimento que tome vai ser dispendioso mas que lufada de ar fresco não a ouvi dizer a costumeira frase "vai ficar muito caro".no seu caso sinto e sei que fará tudo para dar a melhor qualidade de vida ao bichano.fico tãaaao feliz por ainda haverem pessoas assim!!!se bem que se contam pelos dedos de uma mão....
eu de facto não tenho experiência com patudinhos especiais tenho a minha Bonnie que amo há dois anitos mas nem me tem dado muitas preocupações. por isso a nível de experiências não posso ajudar mas também não queria deixar de dar os PARABÉNS a alguém tão especial!vá dando notícias e desejo-lhe toda a sorte e felicidade que bem merece!!

olhe o que eu puz a negrito tenho a resposta que dou a toda a gente(as vezes chamam-me louca e tal) 'prefiro andar a agua e a pão mas não faltar nada aos meus filhotes de 4 patas'
de certo aconteça o que acontecer ele será amado pois não vejo nada de diferente dos outros gatos, tem bigodes bufa ronrona e mia para mim é um gato seja sem uma pata um olho ou sem orelha que diferença faz? as pessoas também nascem ou ficam assim e nem por isso deixam de ser pessoas, direitos iguais mas claro que este leva miminhos extras não vá ele sentir-se 'diferente'
homeless
Membro Veterano

terça abr 08, 2014 8:05 am

conte depois o qual o diagnostico!
pois....mia, ronrona, bufa...é gato!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 08, 2014 10:20 am

É impressionante como os animais, ao contrário dos humanos, se adaptam na perfeição com os seus handicaps...

Parabéns a todas as pessoas cujos corações são fortes o suficiente para albergar animais com deficiencias físicas...
Vi o vídeo... nota-se que arrasta as patinhas. Mas, fazendo o tal movimento que refere, tipo minhoca, com o avançar da idade, irá ter graves problemas na coluna... fale com a vet acerca disso para verem qual a melhor forma de lhe manter a coluna mais estável.

Boa sorte.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
homeless
Membro Veterano

terça abr 08, 2014 11:26 am

cris, neste videos de gatos com CH há, no ultimo video um gato com um aparelho para o ajudar a manter o equilibrio e movimentar-se.

http://lifewithchcats.com/2011/09/30/de ... ypoplasia/
Responder

Voltar para “Gatos”