Cio...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

quarta abr 09, 2014 8:19 pm

La venho eu com uma dúvida...como é o cio nas gatas? Só tive duas fêmeas ate hoje, e a Inês nunca chegou a ter o cio...a Alexa penso eu que sim, pelo menos a minha cara metade diz que sim(ele já tinha tido uma outra fêmea )...quantos dias dura? Se a gata não for coberta, o cio volta? É como nas cadelas há sangue? Eu não vi sangue na Alexa... :o ...
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

quarta abr 09, 2014 9:45 pm

Elianarags Escreveu:La venho eu com uma dúvida...como é o cio nas gatas? Só tive duas fêmeas ate hoje, e a Inês nunca chegou a ter o cio...a Alexa penso eu que sim, pelo menos a minha cara metade diz que sim(ele já tinha tido uma outra fêmea )...quantos dias dura? Se a gata não for coberta, o cio volta? É como nas cadelas há sangue? Eu não vi sangue na Alexa... :o ...
não não têm sangue, expelem é pela vulva um liquido que não sei qual é o nome, agora o cio manifesta-se é com miares loucos(as chamadas canções de amor) e ficam super meiguinhas a rebolarem loucas pelo chão..pelo menos com as minhas foi assim e são 4. quantos dias duram eu não sei :o uma das gatas quando entrava em cio durava semanas por causa da gata do vizinho apesar de o vet dizer que não tinha nenhum problema eu não achava normal :roll: e castrei na mesma pois fazia muito barulho a miar e os vizinhos não achavam piada(apesar que eu adorava ver a gata do vizinho e a minha a miarem uma pra outra tipo romeu e julieta :lol: )
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 09, 2014 11:04 pm

Não há sangue nem grandes secreções a sair pela vulva, se as houver é mau sinal...

Quando a sua gata tiver o cio, a Elianarags vai saber, não se preocupe. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cris94
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 11:07 pm

dinodane Escreveu:Não há sangue nem grandes secreções a sair pela vulva, se as houver é mau sinal...

Quando a sua gata tiver o cio, a Elianarags vai saber, não se preocupe. :)
dinodane as minhas 4 sempre tiveram assim umas gotinhas a sair da vulva que logo lavavam e começavam a rebolar no chão :/ depois de serem castradas nunca mais tiveram isso... e nunca o vet me disse que isso era anormal.. pode explicar-me?
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 11:16 pm

Não é suposto verem-se muitas secreções porque as gatas prontamente se lambem quando sentem a humidade. Se se vêem ou se é uma coisa abundante, pode ser sinal de infecção uterina.
Eu tive uma gata que fez uma piómetra no primeiro cio... quando elas estão "quentes" o colo do útero abre e por vezes entram bactérias no útero que provocam a infecção.

Elianarags, estava à procura deste site que explica bem o ciclo das gatas:
http://pets.webmd.com/cats/heat-estrus-cycle-cats

cris94
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 11:21 pm

dinodane Escreveu:Não é suposto verem-se muitas secreções porque as gatas prontamente se lambem quando sentem a humidade. Se se vêem ou se é uma coisa abundante, pode ser sinal de infecção uterina.
Eu tive uma gata que fez uma piómetra no primeiro cio... quando elas estão "quentes" o colo do útero abre e por vezes entram bactérias no útero que provocam a infecção.

Elianarags, estava à procura deste site que explica bem o ciclo das gatas:
http://pets.webmd.com/cats/heat-estrus-cycle-cats

há então é isso, eu perguntei porque uma delas tinha a mania de fazer a cena de acasalamento com a pata da cadeira :roll: era a maneira de se satisfazer enfim, encostava-se a ela e toca a dar com as patas de trás e as vezes via a vulva molhada mas ela ia logo lavar-se , e as outras também eram assim quando começavam a dar com as patinhas de trás o 'amassar as uvas' como lhe chamo eu reparava a vulva molhada mas elas lavavam-se logo e muito raramente as voltava a ver assim.
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 11:37 pm

Por isso é que eu escrevi "não há sangue nem grandes secreções". E pode crer, numa gata se as há, há problema. O ciclo reprodutivo das gatas é muito diferente do das cadelas.

cris94
Membro Veterano

quarta abr 09, 2014 11:40 pm

dinodane Escreveu:Por isso é que eu escrevi "não há sangue nem grandes secreções". E pode crer, numa gata se as há, há problema. O ciclo reprodutivo das gatas é muito diferente do das cadelas.
sim eu sei disso. por isso lhe ter perguntado estava a fazer confusão, é que já estava a ficar aflita, mas de facto nunca vi escorrimentos grandes a não ser aquela gotita na vulva quando começavam amassar as uvas. mas elas fanáticas da limpeza lavavam-se logo. obrigada dinodane pelo site tem lá muita coisa que desconhecia
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

quinta abr 10, 2014 12:30 pm

Obrigada :)
Sendo assim a Alexa já teve o cio, mas foi um pouco estranho (digo eu) teve uns 3 dias, com os miados, e os mimos...depois parou, e passado uns dias voltou ao mesmo, desta vez durou uns 4 ou 5 dias... é normal?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 14, 2014 5:07 pm

Elianarags Escreveu:Obrigada :)
Sendo assim a Alexa já teve o cio, mas foi um pouco estranho (digo eu) teve uns 3 dias, com os miados, e os mimos...depois parou, e passado uns dias voltou ao mesmo, desta vez durou uns 4 ou 5 dias... é normal?
Depende muito de gata para gata...
Aqui vai um link para uma página do Youtube, com várias gatas em cio:

https://www.youtube.com/results?search_ ... at+in+heat

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

segunda abr 14, 2014 5:20 pm

Obrigada Leonilde...isto para quem nunca teve uma gata com o cio, é tudo novidade, e não estava a espera que a menina o tivesse tão cedo, ainda estava nos 5 meses, mas pronto é da Primavera. Durou mesmo muito tempo, uns dias parecia que já tinha acabado, mas depois voltava ao mesmo. Agora só estou a espera de ter a certeza que acabou mesmo, para a esterilização...tenho receio de a levar antes de o cio ter acabado...li em algum sitio que pode ser perigoso... é verdade?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 14, 2014 5:24 pm

Elianarags Escreveu:Obrigada Leonilde...isto para quem nunca teve uma gata com o cio, é tudo novidade, e não estava a espera que a menina o tivesse tão cedo, ainda estava nos 5 meses, mas pronto é da Primavera. Durou mesmo muito tempo, uns dias parecia que já tinha acabado, mas depois voltava ao mesmo. Agora só estou a espera de ter a certeza que acabou mesmo, para a esterilização...tenho receio de a levar antes de o cio ter acabado...li em algum sitio que pode ser perigoso... é verdade?
Só é perigoso se o Vet não for minucioso, o suficiente, aquando da cirurgia :wink: É que depois duma gata ter começado com o cio, é complicado perceber quando este parou porque parece que, em muitas, logo começa outro :P

Vai-se aprendendo aos poucos...né? :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

terça abr 15, 2014 11:42 am

Exatamente, aos poucos vamos aprendendo :) ...mas penso que daqui a uns dias a menina la vai a esterilização! Tem que ser!
dinodane
Membro Veterano

terça abr 15, 2014 2:54 pm

O cio das gatas está ligado à duração da luz do dia. Há certas gatas que, em casa, expostas a luz artificial, estão praticamente permanentemente em cio...

Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

terça abr 15, 2014 7:17 pm

dinodane Escreveu:O cio das gatas está ligado à duração da luz do dia. Há certas gatas que, em casa, expostas a luz artificial, estão praticamente permanentemente em cio...
Não fazia ideia que assim fosse! Isto com machos é bem mais simples :) Por acaso a Alexa ate não esta exposta a muita luz porque o "pai" trabalha a noite, e tem que dormir durante o dia, por isso a casa ate costuma estar bem escura.
Responder

Voltar para “Gatos”