Gata fica agressiva de repente para irmao!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
petucas
Membro
Registado: quinta set 25, 2008 9:44 am

quarta abr 09, 2014 8:28 pm

Preciso da ajuda do fórum...
Não percebo muito de gatos. Sempre tive e tenho cães. No entanto à cerca de 4 anos adotei 2 gatos (um gato e uma gata da mesma nimhada) que foram abandonados.
Sempre se deram bem. Se um ficava longe do outro por algum motivo começava logo a miar! Ele é completamente relaxado, ela é um pouco mais nervosa. Ambos se dão incrivelmente bem com o meu bulldog americano.
Tenho duas caixas de areia e duas tijelas para a ração, mas eles usam ou uma ou outra sem haver qq problema de território.
Até que ontem chego a casa e começo a ouvir uns "gemidos" horriveis, principalmente do gato, mas tb dela. Eram assustadores, e muito altos! Eles ficam numa sala da cave que tem acesso a um jardim interior. O gato estava encostado à porta por onde entro nessa sala e mal comecei a abrir a porta ele começou a "bufar" para mim! NUNCA ele me tinha feito tal coisa. Estava apavorado ele. Ela estava do lado de fora no jardim e sempre os dois sem tirarem os olhos um do outro e sempre a fazerem aqueles sons...
A custo tirei o gato da sala e ele de imediato se acalmou e o mesmo com ela! Deixaram logo de fazer aqueles gemidos horriveis!.
Passado um bom bocado, levei o gato até á sala e atraves de uma porta de vidro viram-se novamente e ficaram loucos novamente! Claramente ela ataca o gato de uma forma impressionante e ela fica completamente assustado!
Deixei passar a noite acda um numa sala e de manha voltei a repetir. Atraves do vidro parecia tudo normal. O gato relaxado, os dois a fazerem aquele miar normal e usual neles. Pensei que estava resolvido! Abro a porta e de imediato a gata ataca novamente o gato e lá ficam os dois a um metro um do outro de olhos postos um no outro e a fazerem aqueles gemidos assustadores!
O que eu preciso é de "explicações" para o que possa estar a acontecer! Ambos estão castrados. Sempre estiveram juntos. Nunca vi qq briga deles! E agora a gata parece louca!!
Que se passa? Que posso fazer?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 09, 2014 11:07 pm

Sugiro uma visita ao veterinário... por vezes as alterações de comportamento estão associadas a problemas de saúde.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 10, 2014 10:48 am

Como já lhe foi referido, leve AMBOS ao Vet para avaliação...

Pode um retaliar ao outro por esse outro estar doente. Muitas vezes o gato doente é o "atacado" mas nem sempre. Também existe, no "Mundo dos gatos, gato doente que ataca outros", por não querer ser incomodado, por estar doente.

Boa sorte.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
petucas
Membro

quinta abr 10, 2014 11:08 am

Sim, vou fazer isso. Vou começar por ela...
Agora tenho o gato com liberdade de vir para o jardim e ela presa na sala só com a portada de vidro com uma pequena brecha para se poderem cheirar.
Ele vai de imediato para o pé do vidro, assim muito cauteloso, e nota-se que quer ficar perto dela. Ela através da brecha tenta logo lhe chegar com a pata... Mas estão mais perto um do outro e sem estarem a fazer aqueles sons agressivos e de medo.
No sabado levo-a ao vet...
petucas
Membro

quinta abr 10, 2014 10:39 pm

O comportamento para ja continua igual...
Na net encontrei exactamente a situação deles de confronto. Vejam por volta dos 20 segundos em diante.

http://youtu.be/9qFH2QqIzVY

Alguem passou por isto?
O que acho estranho é que sempre se deram bem...
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda abr 14, 2014 5:17 pm

petucas Escreveu:O comportamento para ja continua igual...
Na net encontrei exactamente a situação deles de confronto. Vejam por volta dos 20 segundos em diante.

http://youtu.be/9qFH2QqIzVY

Alguem passou por isto?
O que acho estranho é que sempre se deram bem...
Há gatos que, por motivos alheios à nossa vontade, não se dão. É mais frequente acontecer quando não se conhecem mas também os há que tendo convivido bem anteriormente, passam a não se "gramar", lá está... por motivos que nos são alheios... mas que algo se passou entre eles, passou!
A dica utilizada no vídeo é para que o gato "atacante" demore mais a comer para dar tempo a que o "atacado" consiga acabar a refeição sem a interferência do outro. Neste caso, o "atacante" é "ocioso" e ataca o outro pela comida...

Veja se consegue perceber se o que acontece nos seus gatos é nalgum momento específico que esteja associado a algo... !

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 16, 2014 3:00 pm

Estou com um problema quase identico ao seu. Os dois mais novos, criados juntos, da mesma ninhada, sempre se deram muito bem. De há uns dias a esta parte, um deles resolveu ser ele a dominar o irmão. Ora, como o dominante era o outro, as coisas não têm corrido muito bem. Começam com o que parece uma brincadeira entre manos e depois descamba para a agressão. Tenho que, constantemente, fechar o que ataca! Fica fechado por meia hora de cada vez que o faz até que perceba que não deve ser agressivo para com o mano! Não estão doentes até prque foram ao Vet e estão otimos. Começa mesmo como uma luta de brincadeira que acaba numa luta séria. A continuar assim dou em "doida" :P

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta abr 17, 2014 11:45 am

leonildecarvalho Escreveu:Estou com um problema quase identico ao seu. Os dois mais novos, criados juntos, da mesma ninhada, sempre se deram muito bem. De há uns dias a esta parte, um deles resolveu ser ele a dominar o irmão. Ora, como o dominante era o outro, as coisas não têm corrido muito bem. Começam com o que parece uma brincadeira entre manos e depois descamba para a agressão. Tenho que, constantemente, fechar o que ataca! Fica fechado por meia hora de cada vez que o faz até que perceba que não deve ser agressivo para com o mano! Não estão doentes até prque foram ao Vet e estão otimos. Começa mesmo como uma luta de brincadeira que acaba numa luta séria. A continuar assim dou em "doida" :P

Leo
Ai os malandros... :P 8) :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça abr 22, 2014 9:00 pm

São completamente loucos, ambv, e estão a ar comigo em maluquinha :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça abr 22, 2014 10:04 pm

leonildecarvalho Escreveu:São completamente loucos, ambv, e estão a ar comigo em maluquinha :roll:

Leo
Pode ser apenas uma fase. E espero que passe depressa. Mas que põe uma pessoa maluquinha, lá isso põe... :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 23, 2014 2:05 pm

ambv Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:São completamente loucos, ambv, e estão a ar comigo em maluquinha :roll:

Leo
Pode ser apenas uma fase. E espero que passe depressa. Mas que põe uma pessoa maluquinha, lá isso põe... :wink:
Acho que é mesmo uma fase pois hoje o comportamento alterou para melhor, para mim, já que andam de costas voltadas um ao outro, andam amuados :P .

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”