Preciso da ajuda do fórum...
Não percebo muito de gatos. Sempre tive e tenho cães. No entanto à cerca de 4 anos adotei 2 gatos (um gato e uma gata da mesma nimhada) que foram abandonados.
Sempre se deram bem. Se um ficava longe do outro por algum motivo começava logo a miar! Ele é completamente relaxado, ela é um pouco mais nervosa. Ambos se dão incrivelmente bem com o meu bulldog americano.
Tenho duas caixas de areia e duas tijelas para a ração, mas eles usam ou uma ou outra sem haver qq problema de território.
Até que ontem chego a casa e começo a ouvir uns "gemidos" horriveis, principalmente do gato, mas tb dela. Eram assustadores, e muito altos! Eles ficam numa sala da cave que tem acesso a um jardim interior. O gato estava encostado à porta por onde entro nessa sala e mal comecei a abrir a porta ele começou a "bufar" para mim! NUNCA ele me tinha feito tal coisa. Estava apavorado ele. Ela estava do lado de fora no jardim e sempre os dois sem tirarem os olhos um do outro e sempre a fazerem aqueles sons...
A custo tirei o gato da sala e ele de imediato se acalmou e o mesmo com ela! Deixaram logo de fazer aqueles gemidos horriveis!.
Passado um bom bocado, levei o gato até á sala e atraves de uma porta de vidro viram-se novamente e ficaram loucos novamente! Claramente ela ataca o gato de uma forma impressionante e ela fica completamente assustado!
Deixei passar a noite acda um numa sala e de manha voltei a repetir. Atraves do vidro parecia tudo normal. O gato relaxado, os dois a fazerem aquele miar normal e usual neles. Pensei que estava resolvido! Abro a porta e de imediato a gata ataca novamente o gato e lá ficam os dois a um metro um do outro de olhos postos um no outro e a fazerem aqueles gemidos assustadores!
O que eu preciso é de "explicações" para o que possa estar a acontecer! Ambos estão castrados. Sempre estiveram juntos. Nunca vi qq briga deles! E agora a gata parece louca!!
Que se passa? Que posso fazer?
Gata fica agressiva de repente para irmao!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Como já lhe foi referido, leve AMBOS ao Vet para avaliação...
Pode um retaliar ao outro por esse outro estar doente. Muitas vezes o gato doente é o "atacado" mas nem sempre. Também existe, no "Mundo dos gatos, gato doente que ataca outros", por não querer ser incomodado, por estar doente.
Boa sorte.
Leo
Pode um retaliar ao outro por esse outro estar doente. Muitas vezes o gato doente é o "atacado" mas nem sempre. Também existe, no "Mundo dos gatos, gato doente que ataca outros", por não querer ser incomodado, por estar doente.
Boa sorte.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Sim, vou fazer isso. Vou começar por ela...
Agora tenho o gato com liberdade de vir para o jardim e ela presa na sala só com a portada de vidro com uma pequena brecha para se poderem cheirar.
Ele vai de imediato para o pé do vidro, assim muito cauteloso, e nota-se que quer ficar perto dela. Ela através da brecha tenta logo lhe chegar com a pata... Mas estão mais perto um do outro e sem estarem a fazer aqueles sons agressivos e de medo.
No sabado levo-a ao vet...
Agora tenho o gato com liberdade de vir para o jardim e ela presa na sala só com a portada de vidro com uma pequena brecha para se poderem cheirar.
Ele vai de imediato para o pé do vidro, assim muito cauteloso, e nota-se que quer ficar perto dela. Ela através da brecha tenta logo lhe chegar com a pata... Mas estão mais perto um do outro e sem estarem a fazer aqueles sons agressivos e de medo.
No sabado levo-a ao vet...
O comportamento para ja continua igual...
Na net encontrei exactamente a situação deles de confronto. Vejam por volta dos 20 segundos em diante.
http://youtu.be/9qFH2QqIzVY
Alguem passou por isto?
O que acho estranho é que sempre se deram bem...
Na net encontrei exactamente a situação deles de confronto. Vejam por volta dos 20 segundos em diante.
Alguem passou por isto?
-
- Membro Veterano
Há gatos que, por motivos alheios à nossa vontade, não se dão. É mais frequente acontecer quando não se conhecem mas também os há que tendo convivido bem anteriormente, passam a não se "gramar", lá está... por motivos que nos são alheios... mas que algo se passou entre eles, passou!petucas Escreveu:O comportamento para ja continua igual...
Alguem passou por isto?
A dica utilizada no vídeo é para que o gato "atacante" demore mais a comer para dar tempo a que o "atacado" consiga acabar a refeição sem a interferência do outro. Neste caso, o "atacante" é "ocioso" e ataca o outro pela comida...
Veja se consegue perceber se o que acontece nos seus gatos é nalgum momento específico que esteja associado a algo... !
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Estou com um problema quase identico ao seu. Os dois mais novos, criados juntos, da mesma ninhada, sempre se deram muito bem. De há uns dias a esta parte, um deles resolveu ser ele a dominar o irmão. Ora, como o dominante era o outro, as coisas não têm corrido muito bem. Começam com o que parece uma brincadeira entre manos e depois descamba para a agressão. Tenho que, constantemente, fechar o que ataca! Fica fechado por meia hora de cada vez que o faz até que perceba que não deve ser agressivo para com o mano! Não estão doentes até prque foram ao Vet e estão otimos. Começa mesmo como uma luta de brincadeira que acaba numa luta séria. A continuar assim dou em "doida"
Leo

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Ai os malandros...leonildecarvalho Escreveu:Estou com um problema quase identico ao seu. Os dois mais novos, criados juntos, da mesma ninhada, sempre se deram muito bem. De há uns dias a esta parte, um deles resolveu ser ele a dominar o irmão. Ora, como o dominante era o outro, as coisas não têm corrido muito bem. Começam com o que parece uma brincadeira entre manos e depois descamba para a agressão. Tenho que, constantemente, fechar o que ataca! Fica fechado por meia hora de cada vez que o faz até que perceba que não deve ser agressivo para com o mano! Não estão doentes até prque foram ao Vet e estão otimos. Começa mesmo como uma luta de brincadeira que acaba numa luta séria. A continuar assim dou em "doida"![]()
Leo

-
- Membro Veterano
São completamente loucos, ambv, e estão a ar comigo em maluquinha
Leo

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Acho que é mesmo uma fase pois hoje o comportamento alterou para melhor, para mim, já que andam de costas voltadas um ao outro, andam amuadosambv Escreveu:Pode ser apenas uma fase. E espero que passe depressa. Mas que põe uma pessoa maluquinha, lá isso põe...leonildecarvalho Escreveu:São completamente loucos, ambv, e estão a ar comigo em maluquinha![]()
Leo

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>