Gengivite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado abr 12, 2014 2:18 pm

há muito tempo que não venho cá e agora volto não por boas razões.
a cinderela, a minha princesinha brana tem 15 aninhos.

por vezes, passo-me porque às 7 da matina já berra para comer. pois, anteontem, quando me levantei, não ligou à comida. nestes casos, faço logo o teste do paté. abri uma latinha e ela comeu. pensei - a tua doença é a fartura. à noite, comeu menos. aí, comecei a preocupar-me. ontem, de manhã, não quis comer. parecia-me que devia ser alguma coisa na boca, porque via-a a lamber mais do que comer.

fomos ao vet e ele realmente confirmou que ela tinha uma inflamação nas gengivas e ainda mais na zona da garganta. não fez exames, porque o vet achou que ela estava em excelente forma para a idade e a crise aperta.
a menina está mais arrebitadinha, mas continua a comer muito pouco.
eu fiquei logo com a pulga atrás da orelha. terá fiv? a gengivite será "só" uma doença passageira? já alguém teve um gato com gengivite sem esta estar associada a uma doença oportunista?
se ela não melhorar, irá fazer análises para confirmar. o flávio só manifestou a doença no fim da vida. a menina tb. não é nova :roll:
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado abr 12, 2014 6:34 pm

Tenho vários gatos com gengivites, eu não testo para o FIV e nem o vet referiu necessidade de o fazer. Vários deles já arrancaram muitos ou até todos os dentes, já que muitas vezes existe uma reação inflamatória a estes, que se resolve com a extração.
Ainda hoje ficou uma da colónia internada para fazer cirurgia na segunda, já tinha perdido imensos dentes (o próprio organismo os faz cair).
Embora o FIV possa ser um factor despoletador das gengivites não creio que seja o único. O vet refere que a exposição em bebé/juvenil ao calicivirus pode ser uma origem destes problemas.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado abr 12, 2014 6:40 pm

hoje estou mais animada. esta tarde, a menina teve apetite. só consegue comer paté, mas já é bom sinal. não terá tantas dores. a inflamação era ligeira nos dentes mas grande na garganta.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda abr 14, 2014 1:56 pm

o Homeless já teve gengivite e é negativo a Fiv e Felv.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 14, 2014 2:10 pm

Que chatice... :( Quando é gengivite é doloroso e muito prolongado o tratamento. Em muitos casos tem mesmo que se extrair os dentes.
Nem sei que lhe diga, Anja. Eu remeti um caso desses para Carcavelos... porque o animal andava de Clínica em Clínica e a piorar. Foi um caso muito complicado e moroso, mas salvou-se, felizmente. Teve extracção de alguns dentes. Ao que me parece, o do caso em que sugeri ir a Carcavelos, ficou fora de perigo mas de vez em quando lá aparece uma mazela ou outra, tudo relacionado com o sistema himunitário... e não é nem fiv ou felv positivo.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano

segunda abr 14, 2014 2:27 pm

ontem já estava a desesperar. a cinderela não mostrava apetite. comprei-lhe uma latinha de recovery e comeu lindamente. esta manhã foi direitinha aos secos. nunca fiquei tão feliz. parece que está no bom caminho.
o vet disse que ela tinha os dentes bons. a infeção era mais na garganta. está a tomar antibiótico, um homeopático e uma pasta. hoje arranhou-me quando lhe dei a medicação :P
a doença deu-lhe para a higiene. ontem lambeu o pelinho que se desonhou. vamos ver a velhota :)
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

terça abr 15, 2014 5:23 pm

Vai ver que vai melhorar, nós também andamos doentes e nem sempre é grave, vamos ter esperança.....
Devemos ajudar sempre os animais
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 16, 2014 2:34 pm

Como é que vai a "pikena"?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”