Limpar gato em recuperação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Menoita
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

terça mai 06, 2014 11:09 am

Bom dia a todos.

Resgatei um gato, com cerca de 2/3 anos, que está a recuperar em minha casa.
Como o meu veterinário habitual está para fora (ainda por cima no estrangeiro) tive de o levar a um outro veterinário, que apesar de eu ter insistido na minha pergunta não soube ser suficientemente claro.
O gato além do estado de magreza, apresenta pneumonia. Tem estado a tomar umas injecções de antibiótico, já começou a ganhar peso e melhorou bastante em tudo.
Sei que o banho não é aconselhável por enquanto, mas o veterinário onde fui não me soube esclarecer a partir de quando poderia dar-lhe banho. Foi muito vago e só me disse que teria de esperar uns tempos...
Acontece que o gato tem o pelo longo, e tem um cheiro horrível que empesta a casa toda. Já o tentei tosquiar, mas não fui muito bem sucedido. Além do bicho estar magríssimo e eu ter receio de o magoar, também não pára muito tempo quieto e não me deixa tocar nas patas e barriga. Também já tentei aqueles shampoos de aplicar no pelo seco e uma toalha húmida, mas o resultado foi mt pouco pois com o pelo tão longo e emaranhado a limpeza é apenas superficial.
O meu vet só volta daqui a 2 semanas e como o outro vet estava com pouca vontade de me esclarecer (talvez até nem soubesse dar-me resposta), será que alguém aqui pode dar-me umas dicas de como posso tirar aquele cheiro ao gato até o meu vet voltar e poder-me dizer: Vai dar banho ao gato!
De referir que não tenho acesso a groomers na minha área de residência.
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça mai 06, 2014 11:51 am

toalhetes de bébé sem cheiro.
falo dos toalhetes que se usam para limpar o traseiro dos bébés.
sempre usei sem cheiro.
boa sorte.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça mai 06, 2014 12:06 pm

tente tb. escová-lo. e nada de banhos.
o max vinha numa lástima. trazia lixo por todo o lado. só pela magreza, o vet não me deixava dar-lhe banho. é cão. mas assim que tomou, ficou outro
Menoita
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

terça mai 06, 2014 6:02 pm

Obrigado pelas respostas.
Vou tentar os toalhetes.
A escova não e fácil pois tem o pelo muito emaranhado. Tenho-lhe dado umas tesouradas quando deixa, mas afasta-se logo quando tento cortar nas patas e barriga.
Hoje começou a querer lavar-se, e bom sinal.
Menoita
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

quinta jul 31, 2014 4:21 pm

Vim aqui para dar um feedback deste tópico.

Passado cerca de 3 meses e já depois de banho tomado, o magricela mencionado neste tópico permanece comigo.
Depois de recuperado, não consegui entregá-lo para adoção, pois o sacana conquistou todos lá em casa.
O ex-Stinky Fred, agora denominado Freddie Mercury, é atualmente um gato com 5,9Kg (gato grande e não gordo), preguiçoso e de feitio cola/sombra.
A pneumonia com que chegou deixou sequelas na sua respiração, fazendo uns barulhos estranhos e cómicos em vez de miados e digamos que é um gato com sinalizador sonoro incorporado.
O Freddie é FIV+ , e que o seja por muitos anos. :D
Alexpat
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta jul 31, 2014 4:34 pm

Um SR gatão :D
Ainda bem que está tudo bem e que a cola dele funcionou :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”