Boa tarde a todos,
pela 1ª vez na minha vida entro no mundo dos gatos!
O meu marido já teve vários, eu é que fui sempre "dos cães". Neste momento adoptámos uma "menina", a Becas, com cerca de 5 semanas (pela conversa do vet e pelo nível de desenvolvimento que apresenta).
Está a comer Hills AD (paté/mousse). Já faz alguns xixis sozinha, mas ainda precisa de alguma estimulação.
As dúvidas:
Será boa altura para a introduzir ao seu wc? Qual a melhor areia para os gatinhos?
E como habituá-la a isso?
Rações......UI....pela experiência de cães as rações são um mundo!!!!
Assim pergunto: o que deve ter e o que não deve ter uma boa ração?
Qual a aconselhada, ou pela vossa experiência quais as melhores?
Devo comprar já uns arranhadores e brinquedos, certo?
Muito obrigada pela ajuda.
Dicas - Gatinha pela 1ª vez
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boa tarde.
Aqui lhe deixo um artigo meu em que talvez possa encontrar conselhos úteis:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
Boa sorte e se tiver alguma dúvida, exponha-a.
Faço votos para que se torne uma "felinodependente"
Leo
Aqui lhe deixo um artigo meu em que talvez possa encontrar conselhos úteis:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
Boa sorte e se tiver alguma dúvida, exponha-a.
Faço votos para que se torne uma "felinodependente"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Agradeço as vossas dicas.
Neste momento tudo é bem vindo!
A Becas é tãaaaooooo querida. Come bem, já faz xixi e cocó sozinha!
Os miúdos andam loucos com ela. Coloquei a transportadora a fazer de cama (para já) e dentro do "parque" que usei para as minhas cadelas quando eram bebés. Assim a Becas está protegida dos meus filhotes e das minhas grandes cadelas (que cheiram....cheiram....e cheiram....) se bem que a minha loba cão lobo checo deita a unharra à grade.....mas a abanar o rabo de felicidade, é uma cadela que se dá com todas as pessoas e com todos os animais....tem é que se habituar....
A Becas brinca e está muito activa. O que me deixa muito satisfeita! Estou a dar conta do recado.
Hoje já vou comprar a areia/aglomerado.
Mas continuo com uma dúvida: quando começar a dar ração seca? (Agora é paté/mousse) da Hills A/D - animais em convalescença.
Mantenho a hills?! E a gama?!
Ai....cães ou gatos...mas as rações são uma dor de cabeça!
Obg mais uma vez.
Neste momento tudo é bem vindo!
A Becas é tãaaaooooo querida. Come bem, já faz xixi e cocó sozinha!

Os miúdos andam loucos com ela. Coloquei a transportadora a fazer de cama (para já) e dentro do "parque" que usei para as minhas cadelas quando eram bebés. Assim a Becas está protegida dos meus filhotes e das minhas grandes cadelas (que cheiram....cheiram....e cheiram....) se bem que a minha loba cão lobo checo deita a unharra à grade.....mas a abanar o rabo de felicidade, é uma cadela que se dá com todas as pessoas e com todos os animais....tem é que se habituar....

A Becas brinca e está muito activa. O que me deixa muito satisfeita! Estou a dar conta do recado.
Hoje já vou comprar a areia/aglomerado.
Mas continuo com uma dúvida: quando começar a dar ração seca? (Agora é paté/mousse) da Hills A/D - animais em convalescença.
Mantenho a hills?! E a gama?!
Ai....cães ou gatos...mas as rações são uma dor de cabeça!
Obg mais uma vez.
-
- Membro Veterano
Boas.
Desfaça a ração seca, própria para Kittens, numa picadora, até a reduzir a pó. Pode até triturar uma quantidade considerável para futuras refeições, desde que guarde o pó da ração, num recipiente bem fechado e em local seco. Depois é só ir retirando desse recipiente o suficiente para a mistura, com água mineral, que irá fazer para cada refeição do gatinho. Coloque a pápa num pires. Para gatinhos não desmamados, aprendem melhor a comer por eles se lhe colocar a paparoca num pires.
Ainda, deve ter sempre uma taça, não muito funda, preferível até, nessa idade, um pires, com água fresca para a cria ir treinando o acto de beber e poder saciar a sua sede.
" http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
(…)fazer-lhe uma papa de ração misturando-a com o leite de substituição, mais consistente do que a mistura para biberão e, deixar-lhe à disposição numa tacinha. Esta papa também pode ser feita só com água e ração.
Esta papa não deve estar exposta mais de 2 horas. Além de ter a tendência de ficar muito espessa e ressequida pelo tempo… deteriora.
Para quem tenha de a deixar mais de 2 horas, pode fazê-la com água mineral, sem gás e, ou, água previamente fervida. Também não deve ficar exposta mais de 4 horas.
Além da papa numa taça, deve sempre deixar-lhe ração seca para que a cria se vá acostumando aos pequenos grânulos e aprenda a comer. “
Sobre a ração a dar... todos os que criei sempre me dei bem com a Royal Canin, gama Kitten
A ração para felinos bebés, dever ser sempre duma boa marca e de gama apropriada, a Kitten, ou a babycat que vai desde a idade de 1 Mês até aos 4 Meses.
Aqui lhe deixo mais um artigo meu em que pode encontrar alguns conselhos:
Receber o seu gato no novo Lar
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
Boa sorte com o piriri.
Leo
Desfaça a ração seca, própria para Kittens, numa picadora, até a reduzir a pó. Pode até triturar uma quantidade considerável para futuras refeições, desde que guarde o pó da ração, num recipiente bem fechado e em local seco. Depois é só ir retirando desse recipiente o suficiente para a mistura, com água mineral, que irá fazer para cada refeição do gatinho. Coloque a pápa num pires. Para gatinhos não desmamados, aprendem melhor a comer por eles se lhe colocar a paparoca num pires.
Ainda, deve ter sempre uma taça, não muito funda, preferível até, nessa idade, um pires, com água fresca para a cria ir treinando o acto de beber e poder saciar a sua sede.
" http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
(…)fazer-lhe uma papa de ração misturando-a com o leite de substituição, mais consistente do que a mistura para biberão e, deixar-lhe à disposição numa tacinha. Esta papa também pode ser feita só com água e ração.
Esta papa não deve estar exposta mais de 2 horas. Além de ter a tendência de ficar muito espessa e ressequida pelo tempo… deteriora.
Para quem tenha de a deixar mais de 2 horas, pode fazê-la com água mineral, sem gás e, ou, água previamente fervida. Também não deve ficar exposta mais de 4 horas.
Além da papa numa taça, deve sempre deixar-lhe ração seca para que a cria se vá acostumando aos pequenos grânulos e aprenda a comer. “
Sobre a ração a dar... todos os que criei sempre me dei bem com a Royal Canin, gama Kitten
A ração para felinos bebés, dever ser sempre duma boa marca e de gama apropriada, a Kitten, ou a babycat que vai desde a idade de 1 Mês até aos 4 Meses.
Aqui lhe deixo mais um artigo meu em que pode encontrar alguns conselhos:
Receber o seu gato no novo Lar
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
Boa sorte com o piriri.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Bom dia a todos!
Venho dar notícias da Becas!
Continuamos encantados com ela. Muito esperta...brinca imenso, come ainda melhor ...e usa tão, mas tão bem a caixinha de areia...como disse nunca tive gatos e surpreendo-me com estas coisas! ! AI....quando eram os cachorros...um horror!!! Mas realmente os gatos, nesse aspecto são fantásticos.
Estou a dar-lhe Hills Kitten (ração seca), mas ainda a amoleço. Ela come-a bem e "pede" comida, ou qualquer outra coisa. Mia bastante e lá percebo que há qualquer coisa que sua excelência necessita.....
Não quis estar a dar-lhe outra marca (tinha medo dos "desarranjos").
Estou a tentar conter as crianças....só querem andar com ela ao colo ou a brincar com ela, mas ela deixa-se mexer mas q.b.......
As minhas cadelas adoram-na! A pastora alemã mais contida e mais curiosa....a lobo checo mais "bruta" e amigável.
Gostava que me esclarecessem:
banhos - que champô? E em que idade? (já andei a ler imenso e rio-me a bandeiras despregadas com "determinados" relatos....Já me imagino trancada no wc....com um "terror" pendurado no tecto!!!!!)
Mas a sério...há tanta opinião divergente.....e já vi que aqui há alguns foristas que estão na vida felina há muito tempo, daí pedir a vossa ajuda.
Obg. mais uma vez
Venho dar notícias da Becas!
Continuamos encantados com ela. Muito esperta...brinca imenso, come ainda melhor ...e usa tão, mas tão bem a caixinha de areia...como disse nunca tive gatos e surpreendo-me com estas coisas! ! AI....quando eram os cachorros...um horror!!! Mas realmente os gatos, nesse aspecto são fantásticos.
Estou a dar-lhe Hills Kitten (ração seca), mas ainda a amoleço. Ela come-a bem e "pede" comida, ou qualquer outra coisa. Mia bastante e lá percebo que há qualquer coisa que sua excelência necessita.....
Não quis estar a dar-lhe outra marca (tinha medo dos "desarranjos").
Estou a tentar conter as crianças....só querem andar com ela ao colo ou a brincar com ela, mas ela deixa-se mexer mas q.b.......
As minhas cadelas adoram-na! A pastora alemã mais contida e mais curiosa....a lobo checo mais "bruta" e amigável.
Gostava que me esclarecessem:
banhos - que champô? E em que idade? (já andei a ler imenso e rio-me a bandeiras despregadas com "determinados" relatos....Já me imagino trancada no wc....com um "terror" pendurado no tecto!!!!!)
Mas a sério...há tanta opinião divergente.....e já vi que aqui há alguns foristas que estão na vida felina há muito tempo, daí pedir a vossa ajuda.
Obg. mais uma vez
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Por norma, os gatos não se sujam e são extremamente cuidadosos com a sua higiene: são "autolimpantes", por assim dizer. Portanto, banho é mais uma coisa com que não precisa de se preocupar no caso dos gatos. 

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Pois.... "por norma" mas eu acrescentaria, "os de apartamento" já que os de quem tenha quintal, ui, ui, "jajuje"Tassebem Escreveu:Por norma, os gatos não se sujam e são extremamente cuidadosos com a sua higiene: são "autolimpantes", por assim dizer. Portanto, banho é mais uma coisa com que não precisa de se preocupar no caso dos gatos.

Ziva2011; já percebi que temos cá mais uma felinodependente...

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Registado: quinta mai 29, 2014 2:28 pm
Boa noite, Ziva.
Também sou nova com gatos. Sempre tive cães. Agora tenho duas gatinhas.
Bom, vou contar como eh aqui em casa.
Moro em um apartamento de 50m2 e resolvi dar total liberdade para Agnes e Clara. Entao eu dou banho nelas de 15 em 15 dias. Pois elas ficam na cama, no sofá, nas cadeiras, sobem nas mesas etc. Em q lugar que seja seguro para elas.
Eu uso um shampoo próprio para gatos. E finalizo com um litro de água morna com 5 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Eu sei que tem gente que eh contra dar banho... Mas as lambidas não protegem os gatos de bactérias, fungos etc. E aqui eh muito pequeno elas ficam em todos os lugares. Ainda tenho lenços umedecidos para bebês sem álcool e perfume para eventualidades.
Também sou nova com gatos. Sempre tive cães. Agora tenho duas gatinhas.
Bom, vou contar como eh aqui em casa.
Moro em um apartamento de 50m2 e resolvi dar total liberdade para Agnes e Clara. Entao eu dou banho nelas de 15 em 15 dias. Pois elas ficam na cama, no sofá, nas cadeiras, sobem nas mesas etc. Em q lugar que seja seguro para elas.
Eu uso um shampoo próprio para gatos. E finalizo com um litro de água morna com 5 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Eu sei que tem gente que eh contra dar banho... Mas as lambidas não protegem os gatos de bactérias, fungos etc. E aqui eh muito pequeno elas ficam em todos os lugares. Ainda tenho lenços umedecidos para bebês sem álcool e perfume para eventualidades.
Sim, parece-me bem que sim....leonildecarvalho Escreveu:
Ziva2011; já percebi que temos cá mais uma felinodependente...![]()
![]()
Faltam fotos para ver a belezura...
![]()
Leo

Estou mesmo a adorar a experiência.
A pequena já sobe para cima do sofá e lá se aninha....(tão pequena ainda e já o consegue fazer!!!) E à noite sobre pelas pernas do meu marido e vem aninhar-se no peito dele...e lá começam os "ronrons"....

Por enquanto ainda utilizo as grades do parque das cadelas, para a "restringir" mais à sala, mas isto só quando está sozinha. Quando estamos anda por toda a casa.
Tudo serve para brincar e rebolar!!!
Assim que possível ponho fotos. Mas adianto já: ela é daquelas cinzentas com riscas pretas....mas é LINDA!!! E tem um olhar curioso, atento....
GOSTO!!!