Passear gato com trela

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anacff
Membro Júnior
Registado: sexta nov 15, 2013 12:54 pm

sábado jun 28, 2014 10:26 am

Bom dia.
O meu gato sempre foi habituado a estar nas duas varandas cá de casa mas quando atingiu 1 ano e meio ele começou a atirar-se da varanda da frente (vivo num andar de moradia, e a varanda da frente dá para um pequeno quintal e para as escadas) e começou a fugir... e quando fugia, quando o tentávamos trazer para casa, ele atacava. Foi castrado no fim do ano passado e só o deixamos ir para a varanda traseira. Como sei que ele quer muito conhecer o mundo lá fora, compramos-lhe uma trela. o primeiro dia que lhe pus o arreio peitoral ele aceitou muito bem, a segunda fase (a guia) também aceitou lindamente. comecei a treiná-lo há 3 semanas. esta semana comecei a levá-lo para a tal varanda que ele adora (tem mais vista e pode tambem fugir) ando com ele pela varanda e ele não parece importar-se ter-me atras dele... o problema é que ele anda a "rondar" como se estivesse a planear a fuga ahah põe-se a olhar muito para baixo e com o corpo fora da grade... e eu puxo-o para tras (com as mãos, não puxo pela guia) e ele faz o tipico miar de amuado. Ontem fui com ele para a varanda, uns 40 minutos e ele decidiu vir para dentro de casa e sentou-se em frente à porta de entrada da casa e ficou a olhar... por azar apanhou a janela da cozinha mais aberta do que o normal e fugiu. fui busca-lo ao tal quintalzinho e ele deixou-se pegar e não atacou nem nada como fazia antigamente.
a minha pergunta é: como faço para o educar a não portar-se mal quando está com a trela?
e o que faço quando ele começa a miar para querer ir para a varanda? (ele agora põe-se na porta da varanda a miar, a arranhar a porta, vai para a janela da cozinha ver se pode fugir por lá etc) levo-o? ou espero que ele se acalme? ele habitou-se muito bem ao arreio e à guia mas é muito impaciente no que toca à espera para ir passear!
Responder

Voltar para “Gatos”