Transporte de gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

segunda jun 30, 2014 10:03 am

Tenho dois gatos, um com 11 meses e outro com 9 meses. O mais velhinho quando o fui buscar tinha 4 semanas e era muito sensivel se nos visse de mão no ar para lhe dar carinho devia pensar que era para lhe bater pous guinchava alto com medo. Aos poucos foi perdendo esse medo mas acho que é um animal muito nervoso. Este fim de semana fomos para fora e levei-os numa viagem de 60 km meti-os na transportadora, quando chegou a uma determinada altura o mais velho começou a miar alto e a vomitar, uns km mais à frente continuou a gritar e teve diarreia tudo isto em cima do outro. Ontem à noite de regresso já não o pus na transportadora, veio muito relaxado no colo da minha filha sem miar muito calmo e até dormiu, alguns kms depois começou o outro a miar baixinho, destapei a transportadora e juntei os dois vieram a dormir o resto do caminho coladinhos um ao outro como se estivessem em casa.
Gostava de saber, como voces têm mais experiencia do que eu, como posso viajar com eles sem ser na transportadora.
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda jun 30, 2014 6:17 pm

viajo sempre com os gatos em transportadora por óbvias razões de segurança.
miam ? uns mais que outros.
vomitam ? não. se vomitassem, há medicação.

especificamente para gatos não conheço mas, há "cintos de segurança" para cães; talvez o modelo mais pequeno se adapte a gatos.
os meus gatos vêm a transportadora como uma coisa normal pois estão sempre acessiveis. Têm tendência para irem para lá dormir.
ClaudiaLG
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda fev 17, 2014 1:18 pm

terça jul 01, 2014 10:47 am

Bom dia!

O meu Diego é um gato viajado... de 3 em 3 semanas, mais ou menos vamos passar o fds a casa dos "avós" (200km). Quando era mais pequenino, miava ao inicio da viagem mas depois acabava por adormecer. Acontece que, com o passar do tempo, a situação começou a complicar-se... desde vómitos, diarreia, um stress terrível (dele e meu!) de se mandar contra a portinhola da transportadora a ponto de quase se ferir.
Um belo dia, depois de voltarmos do fds, começou a ter dificuldade em fazer xix... fomos à vet que me disse que a infeção urinária, mto provavelmente, poderia ter sido provocada pelo stress da viagem...
Mandei vir da Golpet um cinto de segurança para gatos e digo-vos, uma maravilha!!! vai calminho (embora durante os primeiros km esteja assim em estado de alerta), dorme, vê o que se passa fora do carro e posso fazer-lhe festinhas para o tranquilizar.
É barato e uma ótima solução! pelo menos para mim foi :)

http://g9zoo.pt/cintos-de-seguranca/102 ... 01294.html[/url]
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça jul 01, 2014 11:16 am

é isto mesmo!
só conhecia para cães!
amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

quarta jul 02, 2014 8:38 am

ClaudiaLG Escreveu:Bom dia!

O meu Diego é um gato viajado... de 3 em 3 semanas, mais ou menos vamos passar o fds a casa dos "avós" (200km). Quando era mais pequenino, miava ao inicio da viagem mas depois acabava por adormecer. Acontece que, com o passar do tempo, a situação começou a complicar-se... desde vómitos, diarreia, um stress terrível (dele e meu!) de se mandar contra a portinhola da transportadora a ponto de quase se ferir.
Um belo dia, depois de voltarmos do fds, começou a ter dificuldade em fazer xix... fomos à vet que me disse que a infeção urinária, mto provavelmente, poderia ter sido provocada pelo stress da viagem...
Mandei vir da Golpet um cinto de segurança para gatos e digo-vos, uma maravilha!!! vai calminho (embora durante os primeiros km esteja assim em estado de alerta), dorme, vê o que se passa fora do carro e posso fazer-lhe festinhas para o tranquilizar.
É barato e uma ótima solução! pelo menos para mim foi :)

http://g9zoo.pt/cintos-de-seguranca/102 ... 01294.html[/url]
Foi isso mesmo que aconteceu com o meu mais velho, dava arranhadelas contra a grade, nem mesmo o facto de ir junto ao amigo o acalmava. Na viagem de regresso como vinha ao colo até adormeceu, muito calmo depois juntei os dois na transportadora destapada e lamberam-se um ao outro. Foi muito mais tranquilo.
O cinto de segurança é realmente seguro? Dá para irem sozinhos no banco de trás?
ClaudiaLG
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda fev 17, 2014 1:18 pm

quarta jul 02, 2014 10:14 am

É muito seguro sim! sem problema :) Tenha cuidado é com o ajuste do peitoral. O Diego a primeira vez conseguiu soltar-se... mas depois ajustei e nunca mais!! O peitoral tem uma faixa no peito assim meio almofadada para ser mais confortável. Sou fã!! :)
amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

quarta jul 02, 2014 11:41 am

Boa! Obrigada pela ideia, vou ter em atenção ao peitoral. Sendo assim tenho que lá ir e comprar 2 uma para cada um. E quando for eu a conduzir levo um dos meus filhos com eles, quando for o meu marido vou eu para perto deles. Você foi lá à loja ou encomendou? Sabe mais ou menos onde fica?
ClaudiaLG
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda fev 17, 2014 1:18 pm

quarta jul 02, 2014 12:21 pm

Mandei vir pela net da Goldpet, mas há à venda noutros sites e em lojas. na Goldpet penso que custa 5,95€ mais portes.
amdps
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta ago 21, 2013 10:41 am

quarta jul 02, 2014 12:39 pm

Ok, muito obrigada. :D :D Assim vou procurar noutro sitios aqui perto de mim, em lojas com produtos para animais.
ClaudiaLG
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda fev 17, 2014 1:18 pm

quarta jul 02, 2014 12:58 pm

JPN761
Membro
Mensagens: 100
Registado: segunda jun 02, 2014 9:44 am

segunda jul 07, 2014 9:56 am

ha uns valentes anos atrás qd tinha um siamês ele detestava andar fechado, um dia tornou-se mesmo insuportavel o desespero do miar e as unhas ja em sangue por tentar abrir a portinhola, eu tinha alguns 14 aninhos e o meu pai sempre disse para nao abrir a porta mas vendo aquele quadro resolvi abrir a porta ele veio par ao meu colo pedir festas e passados uns minutos subiu para a chapeleira e deitou-se ao sol. O meu pai passou-se comigo pois vio-o pelo retrovisor mas depois como foi o resto do caminho sossegado passou a andar solto (embora eu segurasse a trela) , nunca mais houve problemas.

Cuidado que os gatos podem ter tendência para enjoar assim como qualquer um de nós, e aí há medicação para enjoo.

Recentemente a minha gatinha foi passear conosco até ao sul e optei de inicio precaver qq situação e deixei parte da mala livre abri o banco e coloquei a transportadora nas costas do meu tendo ela ficado com o um banco traseiro e metade da mala do carro para brincar. A "carga" foi devidamente acondicionada com uma rede afim de nao resvalar para cima da bicha. maravilha de viagem, embora ela nao estranhe nada andar de carro e até goste. todos os dias vou buscar a mulher ao metro e a gata ja anda dentro do carro á solta tendo a mala do carro e os 2 bancos baixos, tem uma caixa a todo o tamanho onde brinca com a bolas . nao passa para a frente do carro pois ja percebeu que nao pode e claro ando numa velocidade mais reduzida pois pode sempre acontecer algo.
Menoita
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda fev 04, 2013 4:36 pm

terça jul 08, 2014 2:30 pm

Aqui na minha zona há um senhor que anda sempre com a gata deitada no tablier do carro. Tem lá a sua mantinha e lá vai sossegadinha a acompanhar o dono para qualquer lugar. É tudo uma questão de hábito.

No entanto, e desejo fortemente que nunca aconteça a ninguém, em caso de ocorrer um acidente é importante que o animal esteja seguro. Este pode fugir com o medo, e pior, pode estar ferido e não se deixar apanhar.
Habituem os vossos animais a andar de transportes desde pequenos. Levem-nos num passeio de carro só porque sim, e não apenas porque têm de ir ao vet ou de férias.
Habituem-nos às transportadoras. Usem-nas como se fossem uma caminha deles, deixem-nas à disposição deles. Não lhas mostrem apenas na altura que é para sair.
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

terça jul 08, 2014 4:18 pm

É isso mesmo Menoita. Tenham as transportadoras num local acessível para os gatos, brinquem com eles dentro da transportadora sem está estar trancada.
Depois por curtos períodos de tempo comecem a fechar o gato lá dentro, mas com o dono ao pé num sítio onde o gato possa ver o dono. Depois comecem mesmo dentro de casa a transportar o gato de divisão em divisão da casa. Isto sempre aliado a recompensas e festinhas.

Mais tarde comecem a levar a transportadora até ao carro e voltem para casa ,ponham o carro a trabalhar e desliguem. Pequenas voltas de carro também ajudam. Dar um volta de carro só porque sim. De forma a que o animal não associe sempre o carro a unicamente idas ao vet ou viagens longas.

Por vezes também resulta bem por uma manta que tenha o cheiro dele dentro da transportadora e outra por cima da transportadora de forma a que ele não veja para fora. O meu ao início no percurso que eu tinha que fazer até ao carro se metesse a manta por cima da transportadora ficava mais calmo, quando chegava ao carro, lá dentro destapava.

Isto com o meu resultou, não deixou de miar completamente mas mia um bocado e depois adormece durante o resto da viagem e faço uma viagem muito mais descansada. Agora quando chega a um sítio novo quer é explorar e conhecer, assim que o tiro do carro começa logo a cheirar. Quando é para ir ao vet a complicação não é entrar dentro da transportadora é mm o sair quando está já no consultório. XD
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta jul 09, 2014 11:01 am

Para quem transporte animais SOLTOS no interior do veículo, pois saiba que é proibido, dá multa se tiver um "auto-Stop" pela polícia de trânsito. Para além da multa, todos deveriam de ter a noção de que um animal, por muito bem comportado que seja, é "uma caixinha de surpresas", portanto é IMPREVISÍVEL, e a qualquer momento pode escapar-se para debaixo dos pés do condutor, podendo provocar a impossibilidade de controlar o veículo e por sua vez causar um enorme acidente. :|

Quanto a boas dicas sobre transporte... já tudo foi dito :wink:

RESGUARDEM a vossa vida, E DE OUTROS, bem como a do vosso animal, mantendo-o seguro durante toda a viagem, seja em transportadora, seja com cinto de segurança.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”