Ajuda gatinha primeiro dia em casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tanisa14
Membro Júnior
Registado: quarta jun 04, 2014 4:42 pm

sábado jul 19, 2014 1:03 pm

Boa tarde a todos.

Ontem fui buscar a minha gatinha que vai fazer 2 meses já no dia 23.
Em casa tinha tudo preparado para a sua chegada.
Ela na viagem veio dentro da caixa transportadora com uma mantinha e veio o caminho a dormir.
Chegou cá em casa e tiramos a porta da transportadora ela acordou mas depois foi dormir lá para dentro.
como é o primeiro dia deixamos ficar no nosso quarto. Perto das 3:00 horas da manhã acordamos com a gatinha a fazer um barulho que parecia um boneco a chiar. Tentamos acalmar e de vez em quando fazia esse barulho. Calculo que seja a falta da mãe ou chamar por ela.
fiquei preocupada para ver se ela comia e bebia e até coloquei 3 bocadinhos da comida royal canin babycat perto dela para ela cheirar.
não sei se ela comeu da taça mas os bocadinhos que lhe dei ficaram no mesmo sitio.
Como podem imaginar não dormi pois estava e estou preocupada com ela.
Hoje de manhã saimos para ir ad compras e quando chegamos vimos que ela usou a areia.
a gatinha deve estar asdustada e esconde-se por baixo de um aqueceder ou dentro da caixa de transporte.
Continua com alguns chios do género de quando apertamos um pato de borracha mas de forma mais espaçada e mia de longe a longe.
o que posso fazer para ajudar a gatinha a ambientar-se e a não sentir um impacte por causa de não estar com os outros gatos e mãe?
Outra questão que coloco acham necessário dar leite para gatos?
Pois a mãe dela deixou de o fazer e outra gata dava.
Desculpem a longa explicação mas detesto ve-la assim e quero que ela se habitue a nós.
sofiaysabell
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

sábado jul 19, 2014 1:15 pm

Tenho 5 gatos e o que lhe posso dizer da minha experiência é que isso é completamente normal. Depende do caráter do gatinho claro, mas já passei por isso várias vezes. Não a force a sair dos esconderijos, mas é importante que ela se habitue à sua presença, à sua voz, ao seu toque, etc... Por isso, sempre que tiver oportunidade, perca algum tempo a chamá-la, a acariciá-la no seu colo.
Mas é essencial que coma. Qual era a ração que lhe davam antes de ir para sua casa? Convém que lhe dê a mesma ração ou que faça uma mudança gradual. Eu costumo misturar um bocadinho de nada de lata com a ração, só temporariamente, e costuma resultar, eles comem ou lambem pelo menos. Ela ter usado a areia é bom sinal, mas se vir que ela continua sem comer e que não faz o xixi nem cócó leve-a ao vet.
tanisa14
Membro Júnior

sábado jul 19, 2014 1:43 pm

Eu sei que deve ser normal mas é angustiante.
Ainda há pouco cheguei perto da caixa transporte para lhe fazer umas festas e ela estava com os dentes como se costuma dizer a"bufar".
A gatinha é uma persa foi-me dada a comida que ela comia não era a mais adequada pois o senhor que é amigo do meu irmão chegou a dar rc babycat mas como tem vários gatos persas eles comiam a comida. Ultimamente ele dava a gatinha a comida que dava aos outros Royal canin persian que é comida de adulto.
Eu ontem quando a fui buscar ele disse para lhe dar até aos 4 meses rc babycat e eu fui comprar.
Vimos que a areia estava molhada e com cocó. Por isso a caixa ela está a usar.
a comida e a água é que ainda não a vi a ir lá.
Coloquei no sítio onde ela está um peluche pequeno para simular companhia.
Só não sei se é necessário comprar leite especifico para gatos. Pois como a mãe já não lhe dava de mamar e uma outra gata que tinha crias mas nunca chegam a vingar morrem todas adotpou a gatinha. Tive de ir buscar uns dias msis cedo porque a mãe e a outra gataandavan a pegar-se por causa da gatinha.
Ela como tinha lá vários gatos grandes um pequeno com 4 meses que andava sempre a brincar com ela. Calculo que estes dias vai custar a habituar-se a nós.
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

sábado jul 19, 2014 1:44 pm

Tenho 4 gatos, e nunca nenhum deles se escondeu quando chegou a casa, pelo contrário foram explorar logo tudo! A minha gata mais velha veio da rua com 1.5 meses, sem problema nenhum. Ainda na semana passada fui buscar um bébé persa (sim, tenho mais um bebé :) ), tem 2 meses chegou e já é dono de tudo! Quanto ao leite com a idade que tem a gatinha, já não é necessário, tem é que saber o que ela já estava a comer! Boa sorte com a menina!
tanisa14
Membro Júnior

sábado jul 19, 2014 1:52 pm

A gatinha como disse é persa foi-me dada por pessoa amiga de família. Eu sei que tenho de a deixar habituar a mudança que fez. Só fiquei preocupada pois a gatinha emite aquele chiar como se estivesse a chamar pela mãe. Vou tentar ganhar a sua confiança com brincadeirad para ver se ela vai explorando o espaço.
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

sábado jul 19, 2014 2:28 pm

Se a areia tinha cocós é porque ela foi comer, o que é bom sinal. Suponho que não tem mais animais, eu também coloco sempre um peluche com os meninos mais novos, no caso deste que acabou de chegar não precisou porque a Alexa está sempre com ele. Brinque com ela e deixe-a explorar a casa á vontade, mesmo que ela se esconda, vai acabar por sair...o bufar num persa penso que não será muito normal, mas também não me parece que ela tivesse muita atenção antes de a ir buscar :roll:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda jul 21, 2014 9:33 am

sendo persa ou rafeira nenhuma gato deve ser separado da mãe antes das 12 / 16 semanas.
o animal é muito novo pelo que está simplesmente assustado.
com a agravante de não estar sociabilizado...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 21, 2014 10:09 am

homeless Escreveu:sendo persa ou rafeira nenhuma gato deve ser separado da mãe antes das 12 / 16 semanas.
o animal é muito novo pelo que está simplesmente assustado.
com a agravante de não estar sociabilizado...
Precisamente.

Já agora, deixo-lhe um link de um artigo meu:

Receber o seu Gato(a) no Novo Lar

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/receber ... vo_lar/317

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JPN761
Membro
Registado: segunda jun 02, 2014 9:44 am

segunda jul 21, 2014 3:17 pm

arranje uma bolinha, até mesmo feita em papel e brinque com a gata.
Faça-a sair da transportadora para ganhar confiança.

A minha gatinha saiu antes da idade de junto da mae mas encontrava-se numa parede de pladur ha 4 dias sem sinais de manos ou pais.
Resgatei-a e no inicio apesar de assustada vinha desvairada com fome onde bebia leite á seringa nem em agua pegava, só queria estar quente , com mta calma e só ao fim de 4 dias começou a explorar.
mas sempre perto de um de nós , se alguem se afastava e se visse sozinha ia no caminho mais curto para a transportadora e lá ficava.

é tudo uma questão de paciencia e interação
tanisa14
Membro Júnior

segunda jul 21, 2014 6:21 pm

Agradeço toda a ajuda dada. Mas a gatinha já joga futebol que e uma maravilha :-)
Quanto ao miar foi mais no primeiro dia. O mais engraçado é que quando ela não chega s alguma coisa ela mia.
É super meiga e come bem e bebe muita água só estranhou no primeiro dia. Só quer brincadeira e mimos mal faço festinhas começa logo a ronronar. No início de Agosto vai ao veterinário já está marcada a consulta.
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

segunda jul 28, 2014 10:06 pm

Olás

Ainda bem, de facto cada animal é diferente, a minha (que já tinha quase dois anos quando a fui buscar) passado aí umas três horas de estar na minha casa já estava de barriga para o ar a pedir gestas e ronronnar
Responder

Voltar para “Gatos”