Sílica ? Opinião

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

FDFernandes
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 16, 2014 8:58 pm

sábado ago 23, 2014 3:18 pm

Ola amigos dos gatos :)

Gostava de pedir-vos opinião acerca da sílica.

Tenho 4 gatos, dois caixotes(wc) fechados grandes e costumo usar areia aglomerante.
Gosto bastante, é bastante higiénico. O problema é que ando sempre a pisar areia pela casa :x

Tinha pensado em experimentar silica... Qual e a vossa opiniao acerca deste produto?

Obg pelas respostas, bom fim de semana
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado ago 23, 2014 7:55 pm

Eu gosto bastante da silica desde que seja da partida. A silica em bolinhas é um pesadelo e espalha-se por todo o lado.

Mas a areia aglomerante, se for mesmo boa, é mais higiénica porque retiramos fezes e urina. A silica, com urina, tem tendência a acumular-se no fundo da casa de banho.
FDFernandes
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 16, 2014 8:58 pm

sábado ago 23, 2014 11:18 pm

hum... pois ja tinha pensado nisso de ser mais higienico.
tiro diariamente o xixi e o coco e a areia fica sempre limpa.
so é chato pelo facto de ter sempre areia espalhada pela casa, tipo "festa na praia" :P
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo ago 24, 2014 12:21 pm

Acontece sim. Também tenho "retroescavadoras" que espalham a areia.
Tfvs
Membro
Mensagens: 57
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

domingo ago 24, 2014 8:23 pm

Uso silica e não trocava por nada. É muito fácil de limpar e em termos de odor é melhor
lidialima
Membro Veterano
Mensagens: 379
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

segunda ago 25, 2014 9:24 am

Tenho 5 gatos e uso aglomerante e gosto muito (dá pouco trabalho), tiram-se as bolinhas e está sempre limpo... Quanto à silica comprei uma vez um saco e uma das gatas nem entrava no WC (acho que não gostava do barulho da silica nas patas :lol: ) Tive de andar a gastá-la misturada com areia normal para acabar com ela. Nunca mais comprei.
Também há o aglomerado (tipo pelets) mas ao desfazer eles "transportam" o serrim nas patas.
Sou fâ da areia aglomerante e tenho comprado a bom preço na Tienda.
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 9:40 am

bom dia,
areia aglomerante é a normal? correcto?
dmarracho
Membro Veterano
Mensagens: 399
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

segunda ago 25, 2014 10:27 am

Não. Areia aglomerante é uma areia que faz bolinhas/torrões em contacto com liquido, neste caso o xixi. :)

É muito melhor em relação à areia normal.
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 10:42 am

eu tenho o Sebastião, fez ontem uma semana, nunca tinha tido um gato.

temos comprado areia normalíssima de Lineu... 10 kg 1,88€.

passamos é a vida a limpar a areia... nunca vi ninguém obrar tanto. e também o chão à volta.

pode por favor explicar-me as vantagens dessa areia? e quanto custa?

obg
dmarracho
Membro Veterano
Mensagens: 399
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

segunda ago 25, 2014 11:14 am

A principal vantagem da areia é que é fica muito mais limpa e não precisa de a trocar diariamente: como o xixi fica em torrão, basta fazer uma limpeza diária do cocó e do xixi que a areia fica limpinha. Depois é só ir acrescentando mais areia consoante achar necessário.

Como vai ficando mais limpinha também não há cheiros tão desagradáveis.

Tem de várias marcas. A mais barata e que não é má, encontra-se no continente, marca sanicat, um saco alaranjado que custa perto de 4€.

Claro que consoante as marcas à umas que aglomeram melhor que outras, mas esta aqui nem é má de todo comparada com outras...

Da minha experiência, após vários usos de areias aglomerantes, normal e silica, a minha preferência foi a silica misturada com a areia normal sanicat (saco rosa), cheirava me sempre bem, ia removendo a areia molhada diariamente e acrescentava mais... Nunca sentia maus cheiros, e ao juntar a areia, a silica durava sempre mais tempo.


A opção mais económica é sem duvida a areia normal, terá é que fazer limpeza todos os dias (tentar tirar com uma pá a areia molhada ajuda a que dure mais tempo) e mudar a areia toda com frequência quase diária para não haver maus cheiros por perto :)
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 1:35 pm

Obg!

hoje quando for ao supermercado, vou ver e logo decido. também já pensámos num tapete, para a saida do wc (vimos desses no Deborla)
dmarracho
Membro Veterano
Mensagens: 399
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

segunda ago 25, 2014 2:10 pm

Os tapetes dão imenso jeito :)
Eu usava um de tecido fácil de sacudir.. Nem era daqueles adequados para gatos, mas sempre ficava a areia em cima dele :)

PS:. Lembrei-me: A areia misturada com a sílica contribui (não sei porque) que não seja espalhada tanta areia e/ou silica pelo chão.
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 2:18 pm

dmarracho Escreveu:Os tapetes dão imenso jeito :)
Eu usava um de tecido fácil de sacudir.. Nem era daqueles adequados para gatos, mas sempre ficava a areia em cima dele :)

PS:. Lembrei-me: A areia misturada com a sílica contribui (não sei porque) que não seja espalhada tanta areia e/ou silica pelo chão.
obg, o orçamento é curto mas vamos tentar :P

Sua ExceLência o D. Sebastião que era esperado numa manhã de nevoeiro, decidiu antes aparecer numa bela noite de verão... e pronto lá veio estragar o orçamento :P a ração que lhe damos a cat show, não sei se é de vir da rua, mas "marcha" que é uma maravilha :P
dmarracho
Membro Veterano
Mensagens: 399
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

segunda ago 25, 2014 2:25 pm

Vandocasmm Escreveu:
obg, o orçamento é curto mas vamos tentar :P

Sua ExceLência o D. Sebastião que era esperado numa manhã de nevoeiro, decidiu antes aparecer numa bela noite de verão... e pronto lá veio estragar o orçamento :P a ração que lhe damos a cat show, não sei se é de vir da rua, mas "marcha" que é uma maravilha :P
O importante é dar-lhe amor :)
Em relação às rações, não sei se sabe, mas online encontra rações com um preço qualidade excelente :D
A cat show dizem não ser grande coisa a nível nutricional.... principalmente até ao 1.º ano convém papar algo bomzito... não sei quanto está a pagar por kg, mas encontra online rações melhores a +- 4€ por kg, claro que vem em sacas grandinhas... Mas no final compensa porque dura bastante tempo :)

E Fotos desse sebastião? :D
Vandocasmm
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda ago 25, 2014 2:39 pm

Foi no VET, que disseram que essa tinha boa qualidade/ preço, e para darmos.

paguei por um saco de 1,5 kg €6,70 sabor frango.

o que a vet disse é que como o Sebastião está na margem jovem/ adulto, para misturar a de adulto com a de kitten. mas como estava esgotada a de kitten trouxemos (por indicação desta) só a de adulto.

o vet onde fomos é uma instituição sem fins lucrativos e que tem também um canil para abrigar animais abandonados. não sei se será por isso que compreendem e ou mesmo aceitam que rações mais baratas sejam boas.

a Guida a cadela começou depois de ter estado internada a comer dog Show...

eu as fotos punha, se conseguisse, tenho-as no telemóvel mas aqui no trab não me parece que consiga, e tenho de ir ler para ver como se faz. (a não ser que me possa fazer o favor de as por :oops: )

P:S. ele deu um salto no tamanho, numa semana, que nós não sabiamos que era assim.

amor tem, incondicional, desde o primeiro minuto que surgiu do matagal :P
Responder

Voltar para “Gatos”