Boa noite,
Pequeno Frederico, de mais ou menos 7 meses, irá ser castrado daqui por um mês, logo, por volta dos seus 8 meses.
A partir dessa altura convém passar a dar-lhes já ração para gatos esterilizados, ou devo continuar a dar-lhe ração para gatinhos até ter 1 ano de idade.
Ele viveu praticamente na rua até o termos adoptado, há 3 ou 4 semanas atrás, e era mal alimentado e penso inclusive que chegou a passar fome. O que será o mais acertado?
Quando formos à consulta da 2ª dose da vacina, daqui a 2 semanas, pretendo tirar essa dúvida com o vet, mas como quero já fazer a encomenda online do mês para ele, gostaria de saber por qual das rações optar, mesmo se para já ainda tenho uma embalagem de ração para gatinhos de 5kg praticamente cheia e que penso que me deve dar para mais do que um mês ainda. Como chegou tão pequeno, não tenho estado, por enquanto ainda, a racionar a ração, tenho sempre o cuidado de ter a tigela dele cheia.
Gostaria ainda de perguntar como conservam grandes quantidades de ração?
Qual é a melhor forma de manter a ração saborosa depois de se ter aberto a embalagem. Acho todos os recipientes, próprios para o efeito, demasiado grandes para a ração dele que só é vendida em sacos de 5kg.
Gostaria ainda de saber o que acham acerca da utilidade de se fazer o despiste do fiv e felv. Acham realmente indispensável? Se o teste for positivo, existe algum tipo de tratamento?
Já percebi que em caso do teste ser negativo haverá a necessidade de vacinação, mas e se for positivo...?
Vivemos numa vivenda com quintal e jardim, mas não permitimos que saia à rua (devido a más experiências do passado). Por vezes, deixamo-lo sair alguns minutos para o quintal, mas sempre sob vigilância). Mesmo assim, essa vacina será útil?
Agradeço desde já a atenção de quem me poderá tirar estas dúvidas.
Ração para gatinhos ou esterilizados? ... e outras questões
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
a ração para gatos castrados serve para eles não engordarem. se ele veio magrinho, é melhor continuar com uma ração para gatos adultos. fiz isso com o jerry. foi castrado mas não está gordo. deixo-o comer à vontade.
eu tenho um latão da proplan para guardar a ração, mas como só dura um mês
há sacos que já têm um fecho incorporado.
pode fazer os testes. nem quero imaginar que possa ter alguma dessas doenças. se tiver, pode ser assintomático. o vet logo aconselhará
eu tenho um latão da proplan para guardar a ração, mas como só dura um mês

há sacos que já têm um fecho incorporado.
pode fazer os testes. nem quero imaginar que possa ter alguma dessas doenças. se tiver, pode ser assintomático. o vet logo aconselhará
Ração de esterilizados é menos calórica e em teoria ajuda a prevenir problemas urinários.
Sinceramente na sua posição eu optava por acabar a ração kitten que ainda tem e depois optava por passar para uma de esterilizado ou de adulto.
Para guardar grandes quantidades de ração tento fechar o saco o melhor possível e retirar o ar, e arrumo dentro de uma caixa. Antes disso, e para não estar diariamente a abrir o saco, retiro para um tupperware ração que dê para uma semana ou mais.
O teste, se pode fazer não vejo razão para não o fazer. No caso de ser positivo não há cura, mas já sabe que terá de ter cuidados redobrados e que qualquer sinal de doença deve ser razão para veterinário rapidamente.
Se for negativo pode fazer a vacina contra o Felv. Sinceramente se o gato não tem acesso à rua ou contacto com outros gatos não vejo necessidade da vacina, mas converse com o vet.
Sinceramente na sua posição eu optava por acabar a ração kitten que ainda tem e depois optava por passar para uma de esterilizado ou de adulto.
Para guardar grandes quantidades de ração tento fechar o saco o melhor possível e retirar o ar, e arrumo dentro de uma caixa. Antes disso, e para não estar diariamente a abrir o saco, retiro para um tupperware ração que dê para uma semana ou mais.
O teste, se pode fazer não vejo razão para não o fazer. No caso de ser positivo não há cura, mas já sabe que terá de ter cuidados redobrados e que qualquer sinal de doença deve ser razão para veterinário rapidamente.
Se for negativo pode fazer a vacina contra o Felv. Sinceramente se o gato não tem acesso à rua ou contacto com outros gatos não vejo necessidade da vacina, mas converse com o vet.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Agradeço muito as respostas!
Sendo assim, talvez opte por passar para a ração para esterilizados, quando acabar os 5 kg que ainda ali tenho e que devem dar à vontade até para depois da castração.
A chatice dos sacos da ração que compro é que não têm qualquer sistema de fecho. Estou a pensar em encomendar este contentor:
http://www.petracoes.com/loja/bebedouro ... -6-kg.html
Na tienda têm o mesmo mas custa mais 4€, pelo que vou pedir igualação de preço e assim não ter de pagar os portes.
Na próxima consulta da 2ª vacina vou então pedir ao vet que faça o teste do despiste da fiv e felv. O resultado é imediato, não é? Já não me lembro.
Até lá vou rezando para que seja negativo
(a mãe de pequeno Fred já tem alguns aninhos e as ninhadas têm sido sucessivas, penso que as chances de ele ser saudável a esse nível sejam mínimas, ainda por cima ficaram juntos até aos 6 meses dele )
Vamos ver ...
Sendo assim, talvez opte por passar para a ração para esterilizados, quando acabar os 5 kg que ainda ali tenho e que devem dar à vontade até para depois da castração.
A chatice dos sacos da ração que compro é que não têm qualquer sistema de fecho. Estou a pensar em encomendar este contentor:
http://www.petracoes.com/loja/bebedouro ... -6-kg.html
Na tienda têm o mesmo mas custa mais 4€, pelo que vou pedir igualação de preço e assim não ter de pagar os portes.
Na próxima consulta da 2ª vacina vou então pedir ao vet que faça o teste do despiste da fiv e felv. O resultado é imediato, não é? Já não me lembro.
Até lá vou rezando para que seja negativo

Vamos ver ...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
eu tive o latão à borla. era uma promoão da proplan
se a gata tem tido muitas ninhadas, em princípio, é saudável, se não os gatinhos morriam cedo. se não puder castrar, de-lhe a pílula. do mal o menos

se a gata tem tido muitas ninhadas, em princípio, é saudável, se não os gatinhos morriam cedo. se não puder castrar, de-lhe a pílula. do mal o menos

O problema é que a gata é de um vizinho! Sem ordem de entrar em casa, passa o tempo no quintal e no terreno traseiro. Até são muito boas pessoas, mas a esse nível ...anja-azul Escreveu:eu tive o latão à borla. era uma promoão da proplan![]()

Aliás todos os meus gatos vieram de lá, à exceção do persa que tive. Houve uma altura que ele chegou a dar-lhe a pílula, depois não sei o que se passou.
Essa gata e outro que ele têm, volta e meia estão no meu quintal a miar para lhes irmos dar comida. Vão e vêm e nem dizem nada para irmos dar uma olhadela aos gatos. Quando os gatos fazem isso, já sabemos que não há lá ninguém e vamos deitar-lhes comida. Aí há uma semana, quando lá chegámos nem água tinham

Ando a tentar arranjar alguém que possa estar interessado em ficar com esse último gatinho. É igualzinho ao meu Frederico. Parece-me ser também um rapaz e se tiver o temperamento da mãe, tal como o meu, vai também ele ser um gatinho adorável e muito mansinho.
Se acha que o facto da gata conseguir ter gatinhos saudáveis pode ser bom sinal, isso deixa-me bastante mais sossegada!!