Custos de um Gato Persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

001Lopes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado set 20, 2014 7:13 pm

sábado set 20, 2014 7:22 pm

Olá, sou novo no forúm.
Vivo num apartamento e sempre quis ter um gato persa, e eis que surgiu a oportunidade.

Fiz montes de pesquizas e sei que os persas devem ser escovados diariamente, os olhos devem ser limpos diariamente, banho mensal e tudo mais..

a minha dúvida é a seguinte:
fica muito caro manter um persa? no que diz respeito à comida própria, champô, areia própria etc etc

outra questão: li na net que os persas são normalmente mais esquesitos em relação à sua caixinha das necessidades e que é preciso ensina-los a usa-la. é verdade isto? sempre julguei que todos os gatos actuavam da mesma forma em relação à sua caixinha de areia por instinto próprio da raça...

agradeço ajuda :D
Elianarags
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Localização: Afonso,Samuel,Inês,Lúcio,
Alexa,Frederico.

domingo set 21, 2014 9:13 am

Olà. Também sou nova nisto de ter um persa, mas pelo que jà fui aprendendo com pessoas mais experientes aqui do forum, os persas não precisam de rações especiais, precisam de uma boa ração como qualquer gato. O pentear o pelo também não precisa ser todos os dias, sabem sim usar o litter como qualquer otro gato, pelo menoa pela minha experiência. São gatos apenas preciam de mais cuidados com o pelo. Ainda estou a aprender a tratar do pelo do meu Fred que tem sò 4 meses, ele é branco por isso tenho o cuidado de limpar os olhos, porque jà tem machas (vinha assim quando o fui buscar). Fora isso é o de sempre, veja bem onde vai buscar o gatinho, o meu não veio de criador, mas sei exatamente as condições em que foi criado. Boa sorte para si.
001Lopes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado set 20, 2014 7:13 pm

domingo set 21, 2014 11:01 am

Elianarags Escreveu:Olà. Também sou nova nisto de ter um persa, mas pelo que jà fui aprendendo com pessoas mais experientes aqui do forum, os persas não precisam de rações especiais, precisam de uma boa ração como qualquer gato. O pentear o pelo também não precisa ser todos os dias, sabem sim usar o litter como qualquer otro gato, pelo menoa pela minha experiência. São gatos apenas preciam de mais cuidados com o pelo. Ainda estou a aprender a tratar do pelo do meu Fred que tem sò 4 meses, ele é branco por isso tenho o cuidado de limpar os olhos, porque jà tem machas (vinha assim quando o fui buscar). Fora isso é o de sempre, veja bem onde vai buscar o gatinho, o meu não veio de criador, mas sei exatamente as condições em que foi criado. Boa sorte para si.
obrigado pelas dicas :)
O seu gatinho costuma deixar muito pelo?
já vi algumas opiniões que até é mais facil limpar a casa do pelo de um persa do que de um gato de pelo curto, pois o pelo do persa como é longo é facil de conseguir apanhar ao contrário dos pelos curtos que se entrenham :)
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo set 21, 2014 12:33 pm

Já tive também um persa de criador.
As despesas maiores vão ser ao início, temos de comprar uma data de coisas, mas isso também acontece com os sem raça.

Relativamente à ração dava-lhe a RC para gatinhos persas. Mas também sou da opinião que há muito marketing à volta das rações. Desde que lhe dê uma ração de boa qualidade, é o principal.

Por desgostos antigos, jurei não voltar a ter gatos e pus tudo o que tinha deles no lixo.
Há 1 Mês voltamos a adotar um rafeiro, sem estar à espera, e tenho gasto imenso dinheiro em objetos e consultas e ainda me faltam algumas coisas. Mas pronto, isso sou eu que tenho o defeito de gostar de os mimar.

O meu persa era escovado todos os dias (o meu rafeirito atual também e adora :lol: ) e dava-lhe banho todos os meses.

A maior chatice era de ser branco e nunca consegui que tivesse os olhos completamente impecáveis.

Onde poderá ter mais despesas é com os produtos de higiene, mas isso o criador vai aconselhar sobre o que deve comprar e onde, até porque há shampoos pr´prios para cada tipo de cor. Acho que tinha 3 ou 4 produtos para os banhos. Mas também não vai andar a comprar todos os meses, pois duram algum tempo.
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo set 21, 2014 12:37 pm

Quanto à areia nunca ouvi dizer nada em relação ao que refere.
O meu ia normalmente à casinha. Usava areia aglomerante da marca classic.

Verifique sempre se depois do cocó, não traz nada agarrado ao pelo, pois em pequenos acontecem alguns incidentes menos bem cheirosos :lol:
001Lopes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado set 20, 2014 7:13 pm

domingo set 21, 2014 1:12 pm

Magnolya Escreveu:Já tive também um persa de criador.
As despesas maiores vão ser ao início, temos de comprar uma data de coisas, mas isso também acontece com os sem raça.

Relativamente à ração dava-lhe a RC para gatinhos persas. Mas também sou da opinião que há muito marketing à volta das rações. Desde que lhe dê uma ração de boa qualidade, é o principal.

Por desgostos antigos, jurei não voltar a ter gatos e pus tudo o que tinha deles no lixo.
Há 1 Mês voltamos a adotar um rafeiro, sem estar à espera, e tenho gasto imenso dinheiro em objetos e consultas e ainda me faltam algumas coisas. Mas pronto, isso sou eu que tenho o defeito de gostar de os mimar.

O meu persa era escovado todos os dias (o meu rafeirito atual também e adora :lol: ) e dava-lhe banho todos os meses.

A maior chatice era de ser branco e nunca consegui que tivesse os olhos completamente impecáveis.

Onde poderá ter mais despesas é com os produtos de higiene, mas isso o criador vai aconselhar sobre o que deve comprar e onde, até porque há shampoos pr´prios para cada tipo de cor. Acho que tinha 3 ou 4 produtos para os banhos. Mas também não vai andar a comprar todos os meses, pois duram algum tempo.


Entendo o que disse, o medo de os perder é enorme e é um desgosto terrivel, mas temos de ter em mente, que um dia morrerão e o importante é terem uma vida longa, e divertida :)


quanto ao que disse dele sujar o pelo com as necessidades, nesse caso costumava limpa-lo como?


e acham que devem comer 4 vezes em pequeninos e 2 em adultos como já li?
É que com o meu anterior (e uníco gato) que tive, eu costumava deixar sempre o pratinho dele cheio para quando ele quizesse comer..
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

domingo set 21, 2014 1:30 pm

Olhe eu lavava-lhe o rabo.

Se ele não tiver excesso de peso e se comer sem ser sôfrego, sou de opinião que deve ter sempre ração à disposição (principalmente por ser bebé). Até porque desde que sejam gatinhos equilibrados, eles próprios acabam por saber racionar-se sozinhos.


O meu Fred (o rafeirito, portanto) comia imenso quando veio para casa. Agora já não come nem metade do que comia ao princípio. Mas isso é o meu, que passou fome antes de vir para cá.

O seu, partindo do principio que vem de criadores sérios, não deverá ter esse problema, pelo que não se deve preocupar muito.
Elianarags
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Localização: Afonso,Samuel,Inês,Lúcio,
Alexa,Frederico.

domingo set 21, 2014 1:43 pm

001Lopes Escreveu:
Elianarags Escreveu:Olà. Também sou nova nisto de ter um persa, mas pelo que jà fui aprendendo com pessoas mais experientes aqui do forum, os persas não precisam de rações especiais, precisam de uma boa ração como qualquer gato. O pentear o pelo também não precisa ser todos os dias, sabem sim usar o litter como qualquer otro gato, pelo menoa pela minha experiência. São gatos apenas preciam de mais cuidados com o pelo. Ainda estou a aprender a tratar do pelo do meu Fred que tem sò 4 meses, ele é branco por isso tenho o cuidado de limpar os olhos, porque jà tem machas (vinha assim quando o fui buscar). Fora isso é o de sempre, veja bem onde vai buscar o gatinho, o meu não veio de criador, mas sei exatamente as condições em que foi criado. Boa sorte para si.
obrigado pelas dicas :)
O seu gatinho costuma deixar muito pelo?
já vi algumas opiniões que até é mais facil limpar a casa do pelo de um persa do que de um gato de pelo curto, pois o pelo do persa como é longo é facil de conseguir apanhar ao contrário dos pelos curtos que se entrenham :)
Sim largam muito pelo, os pelos curtos talvez espetem mais, mas para mim dà no mesmo, porque jà convivo com pelos hà imenso tempo, jà nem faz diferença, o quw tento é ter sempre aqueles rolos autocolantes em casa, mais para a nossa roupa e sofàs. De qualquer maneira hà sempre aquela altura do ano que sabemos que vamos ter a casa cheia de pelo...whatever :-D
Última edição por Elianarags em domingo set 21, 2014 1:45 pm, editado 1 vez no total.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 21, 2014 1:44 pm

001Lopes Escreveu:
Magnolya Escreveu:Já tive também um persa de criador.
As despesas maiores vão ser ao início, temos de comprar uma data de coisas, mas isso também acontece com os sem raça.

Relativamente à ração dava-lhe a RC para gatinhos persas. Mas também sou da opinião que há muito marketing à volta das rações. Desde que lhe dê uma ração de boa qualidade, é o principal.

Por desgostos antigos, jurei não voltar a ter gatos e pus tudo o que tinha deles no lixo.
Há 1 Mês voltamos a adotar um rafeiro, sem estar à espera, e tenho gasto imenso dinheiro em objetos e consultas e ainda me faltam algumas coisas. Mas pronto, isso sou eu que tenho o defeito de gostar de os mimar.

O meu persa era escovado todos os dias (o meu rafeirito atual também e adora :lol: ) e dava-lhe banho todos os meses.

A maior chatice era de ser branco e nunca consegui que tivesse os olhos completamente impecáveis.

Onde poderá ter mais despesas é com os produtos de higiene, mas isso o criador vai aconselhar sobre o que deve comprar e onde, até porque há shampoos pr´prios para cada tipo de cor. Acho que tinha 3 ou 4 produtos para os banhos. Mas também não vai andar a comprar todos os meses, pois duram algum tempo.


Entendo o que disse, o medo de os perder é enorme e é um desgosto terrivel, mas temos de ter em mente, que um dia morrerão e o importante é terem uma vida longa, e divertida :)


quanto ao que disse dele sujar o pelo com as necessidades, nesse caso costumava limpa-lo como?


e acham que devem comer 4 vezes em pequeninos e 2 em adultos como já li?
É que com o meu anterior (e uníco gato) que tive, eu costumava deixar sempre o pratinho dele cheio para quando ele quizesse comer..
os gatos não são como os cães e mesmo estes quando vão para velhotes devem comer com mais frequ~encia.
o gato come muitas vezes e pouco de cada vez o ideal é deixar a comida á disposição. eu não deixo porque tenho 5 e cada um come a sua coisa :roll: passam o dia a pedinchar :(
001Lopes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado set 20, 2014 7:13 pm

domingo set 21, 2014 6:22 pm

obrigado pelas opiniões :)

em relação ao pelo, apesar de deixarem muito pelo, também nao é nada de assim tao extraordinário certo?
nada que um aspirador ou assim nao resolva certo?
sei lá digo eu xD
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo set 21, 2014 6:35 pm

eu tenho 5 gatos e 4 cºaes. eu não sei de onde vem tanto pelo, mas nunca me preocupei. limpar é uma forma de fazer exercício :P
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda set 22, 2014 5:44 pm

O pêlo dos Persas, em termos de higiene da casa, é muito mais fácil de controlar do que o pêlo dos Exóticos (Persas de pêlo curto). Forma uns amontoados de pêlo que aspiramos com facilidade.

Aliás nos cães também é muito mais fácil controlar o pêlo comprido que o curto.

Os Persas, ao contrário de outras raças, não engordam com a esterilização e podem comer a ração que sempre comeram. Pessoalmente tenho sempre ração à disposição e não tenho um único Persa ou Exótico gordo. Têm diversas idades, entre os 5 e os 14 anos e foram castrados também em diversas fases das suas vidas. Fui criadora/expositora.

O branco não é de todo uma cor que recomende para iniciantes, mas quem sou eu para falar: o meu macho de linha e primeiro Persa de qualidade era branco. Bem me lixei. :D
001Lopes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado set 20, 2014 7:13 pm

segunda set 22, 2014 5:52 pm

WaterMonitor Escreveu:O pêlo dos Persas, em termos de higiene da casa, é muito mais fácil de controlar do que o pêlo dos Exóticos (Persas de pêlo curto). Forma uns amontoados de pêlo que aspiramos com facilidade.

Aliás nos cães também é muito mais fácil controlar o pêlo comprido que o curto.

Os Persas, ao contrário de outras raças, não engordam com a esterilização e podem comer a ração que sempre comeram. Pessoalmente tenho sempre ração à disposição e não tenho um único Persa ou Exótico gordo. Têm diversas idades, entre os 5 e os 14 anos e foram castrados também em diversas fases das suas vidas. Fui criadora/expositora.

O branco não é de todo uma cor que recomende para iniciantes, mas quem sou eu para falar: o meu macho de linha e primeiro Persa de qualidade era branco. Bem me lixei. :D

Muito Obrigado, respondeu a todas as dúvidas que eu tinha neste momento :D cumprimentos para si e para os seus gatinhos e cães :)
001Lopes
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado set 20, 2014 7:13 pm

segunda set 22, 2014 10:10 pm

só mais uma questão:

o que acham dos chamados "champôs secos" para gatos?
seram úteis? podem substituir um banho normal digamos, ou nem por isso??
Magnolya
Membro Veterano
Mensagens: 298
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

quarta set 24, 2014 9:39 pm

Eu diria que não.
Responder

Voltar para “Gatos”