Dúvidas sobre gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta out 08, 2014 2:09 pm

Boa tarde, se alguém entendido puder ajudar... :D agradeço!

. quando mudam os dentes? conseguimos perceber essa mudança? ficam desdentados?
(supostamente o Sebastião tem uns 9 a 10 meses, pelo que li a mudança dar-se-ía pelos 7/8 meses. não nos apercebemos de nada...)

. é normal os gatos ronronarem alto, pedirem festas e depois morderem?

. o Sebastião passa a vida a "afinfar" as gentes lá de casa? é normal este comportamento? li que seria por falta de tempo com a mãe... este comportamento vai alterar-se? ele irá ser castrado brevemente. poderá este facto influenciar positivamente?

. temos de limpar o chão umas 20 vezes por dia, porque passa a vida a arrastar a taça da água, e a lavar as patas e a sacudi-las. porque é que fará isto? será que com o tempo pára?

. como é o nariz dos gatos? como o dos cães? o do Sebastião por vezes está frio e húmido, outras vezes está seco e quente.

. ele não gosta nem que lhe cortem as unhas, nem que o escovem. Como podemos fazer com que esta tarefa se torne mais agradável?

Mt obg
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

quarta out 08, 2014 3:37 pm

Vandocasmm Escreveu:Boa tarde, se alguém entendido puder ajudar... :D agradeço!

Não sou entendida, mas deixo na mesma a minha opinião :D

(supostamente o Sebastião tem uns 9 a 10 meses, pelo que li a mudança dar-se-ía pelos 7/8 meses. não nos apercebemos de nada...)

Acho que a mudança dos dentes é mais cedo, talvez por volta dos 2 ou 3 meses. De qualquer forma nunca me lembro de ter visto nenhum gato desdentado :lol:

Penso que sim, deve ser a forma dele mostrar afeto. Hoje quando me levantei o meu fez-me o mesmo. Deve ter sido a maneira dele de me desejar bom dia. Temos de os educar de forma a não fazerem isso.. Com o tempo, um NAO de cada vez que o fazem, deve bastar para aprenderem que não o devem fazer.

. o Sebastião passa a vida a "afinfar" as gentes lá de casa? é normal este comportamento? li que seria por falta de tempo com a mãe... este comportamento vai alterar-se? ele irá ser castrado brevemente. poderá este facto influenciar positivamente?

Não, não é normal. Isso indica que foi separado demasiado cedo da mãe e que esta não teve tempo de lhe ensinar que não pode morder, nem arranhar. Normalmente fazem-no a partir dos 2 meses do gatinho. (Por ex, o meu esteve com a mãe até aos 6 meses e não arranha nem morde durante as brincadeiras)

. temos de limpar o chão umas 20 vezes por dia, porque passa a vida a arrastar a taça da água, e a lavar as patas e a sacudi-las. porque é que fará isto? será que com o tempo pára?

Penso que aqui não há nada a fazer. Há muitos gatos que o fazem... :D

. como é o nariz dos gatos? como o dos cães? o do Sebastião por vezes está frio e húmido, outras vezes está seco e quente.

Convém estar assim penso eu, pois se alguma vez o sentir quente é sinal que está com febre.

. ele não gosta nem que lhe cortem as unhas, nem que o escovem. Como podemos fazer com que esta tarefa se torne mais agradável?

è uma questão de hábito, mas há gatos que ao longo da vida nunca vão gostar. Por acaso o meu deixa fazer isso tudo. Enquanto o estou a pentear então é um ronronar sem parar.
O que pode fazer é no final de cada processo dar-lhe uma recompensa. Se ele gostar de pasta de malte ou multivitaminada, dê-lhe um pouco quando tiver acabado.
Mt obg
Magnolya
Membro Veterano
Registado: sábado jul 05, 2008 12:04 am

quarta out 08, 2014 3:52 pm

Peço desculpa pelas respostas pouco percetíveis, mas neste pc nem sempre é fácil fcar algo de jeito... :roll:
Vandocasmm
Membro Veterano

quarta out 08, 2014 3:56 pm

Lendo com atenção são todas perceptíveis! :D

mt obg...

assim acho que não tenho um ET lá em casa :P ... a malta está habituada aos cães e dp sai na rifa um felino... é o que dá :D
Vandocasmm
Membro Veterano

quinta out 09, 2014 10:15 am

graferr27 Escreveu:Olá bom dia!
bem vinda ao mundo felino!!vai ver que é uma diversão eh eh! :)
a minha gatita já é uma Sra. tem 11 anitos mas ainda faz muitas tropelias!
a questão dos dentes de facto nunca vi nenhum gato desdentado mas ele ainda é muito novinho deve de facto estar a mudar a dentição.
em relação às arranhadelas a minha gata às vezes é tal a vontade de brincar que me arranha mas é raro e é mesmo sem querer! quanto aos nossos beijos à esquimó a mesma coisa a vontade é tanta que às vezes o meu nariz ressente-se (!) mas desculpo tudo porque é a forma dela de me mostrar carinho! quanto à limpeza pode preparar-se porque é um trabalho que nunca está feito eu mesmo que andasse a varrer de 5/5 min varria sempre pelos!!
o lavar das patitas é perfeitamente normal a minha Bonnie passa a vida a fazer isso!como vê faz tudo parte do universo felino e vai ver que há medida que o tempo vai passando vai-se apaixonando cada x mais por ele! boa sorte :)
Bom dia,

apaixonada estou desde o primeiro minuto. O marido que não queria gatos, tem uma paixão "assolapada" por ele.
São realmente animais tão diferentes dos cães. uma coisa que noto, ao contrário da guida que é "tresloucada", ele acalma-nos e transmite paz. acredito piamente quando dizem que os gatos limpam as energias negativas.
agora é aprender :P
Janaa
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 8:49 pm

quinta out 09, 2014 12:00 pm

Relativamente à taça de água, a solução cá por casa passou por ter um bebedouro tipo fonte.
Segundo li, muitos felinos têm esse habito em água parada. Ao mexer com as patas, fazem com que a água movimente e assim podem cheirar e verificar que é boa para consumo.
A fonte cá de casa foi feita por mim e custou menos de 5 euros, por isso é um problema de fácil resolução.
:wink:
Sheeva22
Membro
Registado: segunda ago 25, 2014 9:22 am

quinta out 09, 2014 12:08 pm

Vandocasmm Escreveu:Boa tarde, se alguém entendido puder ajudar... :D agradeço!

Mudam os dentes entre os 3 meses aos 5 meses. Uns mais tarde outros mais cedo. Não se nota pois os dentes só caem quando os outros já estão grandinhos. Eu tenho em casa os caninos do meu. :) tive sorte que ele não os engoliu.

Sim é normal. Principalmente os que têm caracter.
Tenho um gato com 15 anos que quando o apanhamos tinha cerca de 5 meses e era o terror. Mordia os calcanhares, se o agarrasse-mos mordia-nos. As visitas, fazia-se de muito meigo e quando lhe iam dar festas ele mordia. Inicialmente tentamos os "nao!" mas quanto mais agente ia contra ao que ele queria fazer mais ele enchia-se de raivas e pior ficava, então apercebemo-nos que ele tinha sido abandonado por causa disso. Qualquer outra pessoa tinha medo dele. Com o tempo fomos experimentando coisas e reparamos que tinhamos que enche-lo de miminhos e ele lá cedia. Então eu vestia um roupão de inverno grosso e agarrava-o. Ele mordia, estrebuchava mas depois rendia-se. Com cerca de 1 mês a enche-lo de mimo ficou um gato mais docil, masssss ainda ontem estive na casa da minha mãe ( onde ele está) e ele veio para o meu colo e claro.... levei duas mordidinhas de amor! Mas hoje já não magoam....

O comportamento vai mudar.

. temos de limpar o chão umas 20 vezes por dia, porque passa a vida a arrastar a taça da água, e a lavar as patas e a sacudi-las. porque é que fará isto? será que com o tempo pára? Eles fazem isso quando é aguas paradas. Acredito que ele iria gostar daquelas tipo fontes pequeninas (n m lembro do nome)

Seco e MUITO quente é mau sinal. MUITO húmido tambem.
Nem 8 nem 80.

Só com o tempo e dedicação. E quanto menos lhe doer melhor.

Mt obg
Vandocasmm
Membro Veterano

quinta out 09, 2014 1:12 pm

Mto obg a todas as respostas

poderiam por favor indicar que fontes são essas? onde posso comprar? aquela de menos 5 euros era o ideal...

obg
Vandocasmm
Membro Veterano

quinta out 09, 2014 2:38 pm

Janaa Escreveu:Relativamente à taça de água, a solução cá por casa passou por ter um bebedouro tipo fonte.
Segundo li, muitos felinos têm esse habito em água parada. Ao mexer com as patas, fazem com que a água movimente e assim podem cheirar e verificar que é boa para consumo.
A fonte cá de casa foi feita por mim e custou menos de 5 euros, por isso é um problema de fácil resolução.
:wink:
olá

pode dizer-me como fez a sua? e se possivel por uma imagem? andei a ver e os preços são absurdos

obg
Janaa
Membro

quinta out 09, 2014 5:06 pm

Cá está o bebedouro que fiz
Imagem

O que usei: (todos os materiais foram comprados numa loja dos chineses)
- "Tupperware"(usei um daqueles que é usado para transporte de comida, geralmente sopa, quando comprada num take away; o rebordo da tampa tem que ser alto para fazer com que a água não transborde);
- bomba de aquário submersível e tubo de ar também de aquário;
- Parte exterior de uma caneta "Uni ball" http://www.kaboodle.com/hi/img/2/0/0/9b ... 6106047000
Imagem

Na tampa faz-se uns furos para fazer passar a água para o compartimento de baixo, e um furo do diâmetro da caneta. O tubo de ar de aquário é para fazer a ligação entre a caneta e a bomba.
Imagem

Na parte de baixo da caixa faz uma pequena abertura para poder passar o fio eléctrico da bomba.
Imagem

Imagem

Espero ter ajudado, qualquer duvida é só dizer! :wink:
Vandocasmm
Membro Veterano

sexta out 10, 2014 8:44 am

Bom dia

Mt obg

estas mãozinhas não são jeitosas, mas vou apresentar as imagens ao prendado lá de casa :P mt obg!
Janaa
Membro

sexta out 10, 2014 10:07 am

Boa sorte! Qualquer coisa diga! :wink:
Vandocasmm
Membro Veterano

sexta out 10, 2014 3:39 pm

obg!
Responder

Voltar para “Gatos”